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Dicas de Normalização

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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 2:35 pm

Normalização é um processo em que elevamos o nível máximo do sinal gravado (sob forma de arquivo sonoro no HD) de forma a que ele ocupe quase toda a gama dinâmica disponível. Ou seja: os picos de sinal devem se aproximar do limite prático (0dB). Na prática, por questões de segurança, esse limite deve estar um pouco abaixo disso (uns - 6dB nos picos). Quando normalizamos todas as faixas de um determinado projeto (um CD), elas terão o mesmo volume sonoro aparente. Muitas vezes, é um processo automático, realizado por um software de edição/pré- masterização. Veja que nada tem a ver com compressão, pois a dinâmica não muda, apenas existe uma mudança de ganho.

Normalizar não é exatamente um erro, mas deve ser feito com bom senso, de preferência manualmente, música por música, sempre confiando em seu ouvido. E sabe por que? Ao contrário do que parece, nem sempre queremos que todas as músicas em um CD tenham o mesmo nível. Se fosse assim, uma musica romântica e suave teria igual volume sonoro aparente de um rock pesado no mesmo CD. É isso que acontece quando normalizamos sem prestar atenção ao que estamos fazendo.

Ao fazer a pré-masterização de um CD (é esse o termo correto, já que masterização e remasterização são outros 500), escolha a que deverá soar mais alto e normalize apenas ela. Ouça bem e veja se o resultado saiu a contento. Estando OK, ajuste manualmente o nível das outras, em relação a esta. Comece pelas mais fortes e termine com a mais suave, que deverá soar nitidamente mais fraca em relação à primeira, mas sem exagero. Compare sempre cada música com a anterior e com a primeira (antes de passar para a seguinte), para não perder o "fio da meada".

A função Normalize pode operar de duas maneiras diferentes:

PEAK: Ajusta o nível de toda a seleção de modo que o pico mais alto chegue ao valor escolhido na escala vertical (geralmente 0 ou - 0.01 ou algo logo abaixo de zero).

RMS: Ajusta o nível RMS máximo num valor à escolha. Se o pico máximo passar de zero, deverá ser usada compressão dinâmica.

Dicas de nível RMS:

- 20dB: baixo, usado quando os picos são muito intensos e se deseja transparência total;
- 15dB: média ideal para música pop, MPB, etc..
- 12dB: bem alta, usada para rock pesado.
- 10dB ou menos: muito alta e com som muito achatado, mas pode ser usado para obter um peso absurdo.

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Mensagem por Alex Guimaraes Ter Nov 25, 2008 2:58 pm

Eu aprendi isso na prática...

Gravei uma banda tocando ao vivo mixado em 2 can, só pra ser usado como referência.

De posse do material gravado, fiz o que pude com eq e compressão.

Por fim, caí na asneira de normalizar todas as faixas.

Moral da história: Tinha uma musica que era só piano (teclado) e voz, nem preciso dizer que quando fui ouvir o CD essa faixa ficou absurdamente alta. Horrível!!!!

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Mensagem por Gabriel Oliveira Sáb Nov 21, 2009 6:21 pm

Não entendi as dicas de nível RMS. Rolling Eyes
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Mensagem por Claudio Sáb Nov 21, 2009 8:00 pm

Gabriel... pra compreender melhor essas dicas, uma das saída que indico é que você normalize uma mesma triha de áudio nas 4 opções, gerando 4 arquivos distintos, e depois compare o resultado final entre cada uma deles.

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Mensagem por Gabriel Oliveira Sáb Nov 21, 2009 8:16 pm

Hum... ok. Farei isso Smile
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Mensagem por Henrique Alencar Dom Nov 22, 2009 10:55 am

Boas dicas.
Cláudio a normalização vem antes ou depois da compressão?

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Mensagem por Claudio Dom Nov 22, 2009 11:37 am

Pra mim, a normalização é o último passo antes de fechar a Master. A compressão eu aplico individualmente em cada trilha e a normalização aplico na pré-master.

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Mensagem por Henrique Alencar Dom Nov 22, 2009 1:01 pm

Vou postar como eu fazia quando gravava algo, para ver se bate com o jeito que você faz as suas.

Depois de gravada as trilhas:
Colocava compressor e e efeitos;
Depois ia ajustando os volumes;
E por utilizava um plugin da waves para fechar a música deixando bem perto de 0db, parecia um compressor mas acho que era esse normalizer.


É por aí seu processo também, Cláudio?

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Mensagem por Claudio Dom Nov 22, 2009 1:25 pm

Sim, é por aí mesmo: captação de áudio "bruto", sem efeitos externos e com o mixer flat... depois, equalização e outros efeitos.... tratamento individual de volumes.... compressão individual e por fim normalização.

Depois de gerar a pré-master, eu costumo ouvir o produto final em vários meios... computador, CD do carro, MP3 Player, Home Theater e tudo mais que tiver pela frente... anoto todas as "deficiências" e volto pro Sonar pra efetuar as correções... vou fazendo isso até que eu consiga obter uma resposta bem uniforme em todos os meios de testes, e que meus ouvidos digam que está bom!

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