Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apoio de pé e o baixo elétrico

+3
MINGO
LuCaSbass
Filipe Castro
7 participantes

Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 6:03 pm

Estudei violão erudito um tempo, e é uma escola com bastante preocupação técnica e postural. A escola tradicional usa apoio de pé ou algum acessório para deixar o braço do instrmento inclinado, e uma melhor tocabilidade e posicionamento da coluna. Queria saber se alguém já viu ou usa o apoio de pé (foto) tocando baixo, e como usa.

O baixo elétrico por ser um instrumento mais moderno não tem escola de técnica como os instrumentos centenários, o que tem é um tanto de baixista que toca cada um de um jeito, e os novos músicos vão copiando, adaptando, e até tentando criar essas tradições.

Eu tenho usado por conta própria (nunca perguntei a um professor sobre), levantando a perna esquerda, apoiando o baixo nela como numa postura tradicional de violonista. Buscando o mesmo ângulo do braço quando se toca em pé.

Outra coisa que tô tentando estudar é o floating thumb (polegar flutuante) na mão direita.

Alguém já fez o teste ou conhecem quem use?

Apoio de pé e o baixo elétrico 6384g
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:18 am

Infelizmente, essa seção deve ser a menos explorada do forum.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por LuCaSbass Seg Out 11, 2010 9:23 am

Eu ja tentei usar isso mas nao senti tanto conforto, acho por ja estar acostumado do jeito "errado". O Gary Willis usa uma posição interessante, baseado nisso ai, mas sem usar o pézinho... o baixo dele tem dois botões pra correia, um pra ficar mais inclinado e outro da forma "tradicional" dos outros baixos:

Acho que se vc prefere assim, talvez fosse uma boa fazer isso... até porque violonista classico toca sempre sentado então não tem problema... o problema é quando vc for tocar em pé ai pode ficar estranho.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:37 am

Muito doido, mas acho que ainda prefiro o pézinho, pra não ter peso algum na coluna... E Lucão não sinto tanta diferença de inclinação e altura quanto toco em pé. O lance é que estudar sentado com a posição mais comum e dpois tocar em pé a diferença é gritante, cê num acha não? Até dei uma olhada num método do Dan Dean e as fotos de postura em pé e sentada são completamente diferentes.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por MINGO Seg Out 11, 2010 9:42 am

Filipe, coloca umas fotos desta postura pra gente dar uma olhada.

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:49 am

Parece com essas das fotos aí, mas no caso do baixo eu uso o pé na altura mais perto do chão, deve dar uns 14cm. O lance é a coluna, que não fica espremida em direção ao chão e também não precisa ficar torta.

Apoio de pé e o baixo elétrico Barton-hanlon
Apoio de pé e o baixo elétrico Postura

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:50 am

Esteticamente não é "poderoso" hehe masss pensando na saúde do músico pode ser uma opção.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por DUDUBASS Seg Out 11, 2010 10:15 am

Eu, em casa, uso a banqueta de pé com o baixo apoiado na perna direita que é o mais comum para baixistas, senão o braço vai parar lá não sei onde... quanto ao polegar flutuante, muita gente usa, particularmente uso uma forma diferente de abafamento com os dedos polegar, mínimo e anelar nesta sequencia mesmo. A dificuldade do abafamento vai aumentar com o quantidade de cordas do contrabaixo, porém vc pode usar uma mesma forma de abafamento para todos os contrabaixos.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 10:58 am

Eu acho que essa parte técnica/postural tinha que ser mais dialogada, agente vê muito baixista com problemas na mão, na coluna, etc... aliás, muito músico no geral, principalmente na zona popular...

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por NESCAU Seg Out 11, 2010 11:27 am

Quando eu fiz aula de contrabaixo elétrico, na primeira aula (lá pelos idos de 1997 eu acho), a primeira coisa que o professor me disse foi o seguinte:
1- Se você vai tocar sentado, existem 2 formas. a) coloque o contrabaixo entre as suas pernas (como faz o Gary Willis) ou b) cruze as pernas de modo que a perna mais alta, a cruzada, seja a que você vai apoiar o baixo. SE não quiser cruzar as pernas UTILIZE UM APOIO no pé para a perna ficar mais alta. Foi aí que ele me apresentou o apoio que os violonistas usam e que eu prontamente substituí por um tijolo que utilizo até hoje. Resultado: coluna sempre ereta e saudável.

2- Outra coisa que o meu professor, hoje grande amigo disse: A correia/alça/tirante, deve ficar regulada na altura que você toca SENTADO.

Mais uma dica que segui à risca e que é ótima.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 11:54 am

Muito doido NESCAU! Bom saber que tem mais adeptos!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 12:17 pm

Filipe Castro escreveu:Infelizmente, essa seção deve ser a menos explorada do forum.

Triste isso.

Filipe Castro escreveu:Eu acho que essa parte técnica/postural tinha que ser mais dialogada, agente vê muito baixista com problemas na mão, na coluna, etc... aliás, muito músico no geral, principalmente na zona popular...

Também acho, estou mudando radicalmente minha técnica de mão esquerda e direita, muito baseado em algumas coisas que o Willis fala.

Passei 2 meses em turnê e a rotina de shows + viagens (sobretudo puxar a mala), castigaram minha mão direita. As mudanças tem me ajudado muito.

Tem um pouco a ver com o que vc está fazendo, Filipe, mas não sei se me adaptaria com o apoio (pelo mesmo motivo que o Lucas hehe). De qualquer forma, faz todo o sentido e se vc está curtindo, não desista da idéia por ser diferente do que a maioria faz.

up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 12:23 pm

E técnica de Alexander, tem algum adepdto aqui?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Convidado Seg Out 11, 2010 12:26 pm

Se não me engano, a Voila sabe alguma coisa a respeito...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 12:27 pm

Cara eu sou afim de fazer umas aulas, pena que ainda não tenho condições pra isso, mas que é do c****** é!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por dibass Qua Out 13, 2010 9:44 am

se nao me engano ja vi o AJ usando o apoio para o pé so que ele apoia a perna direita
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por arthur_21 Qua Out 13, 2010 9:55 am

Um dos meus professores me ensinou a usar o apoio e colocar o baixo apoiado na perna direita (baixo destro), assim ele fica "encaixado" nas pernas, achei muito mais confortavel.

____________________________
Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Apoio de pé e o baixo elétrico Empty Re: Apoio de pé e o baixo elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos