Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão...

Ir em baixo

Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão... Empty Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão...

Mensagem por shmenezes em Seg Out 18, 2010 10:45 am

Pessoal,

Na falta do que fazer e de uma palavra mais adequada, tenho pensado em customizar meu Arrow velho de guerra - esse do avatar - cada vez que olho para ele ou toco com ele.

Explico: sempre o achei bonito, mas é bem pesadinho e no que se refere ao desenho, a ergonomia dele deixa a desejar. A curva traseira superior, onde meu antebraço direito costuma ficar apoiado, faz um ângulo de 90º graus em relação à parte frontal, um belo de um canto vivo. Para piorar, um gaiato para quem emprestei o baixo uma vez - que queime no mármore do Inferno - fez o favor de dar uma estragada no verniz/madeira bem ali, o que me incomoda já há uns 20 anos, pois ficou meio lascado e áspero. Suspect

Pois bem: minha ideia já há algum tempo é retirar o verniz original - encomendando o serviço a um luthier, obviamente - do corpo e arredondar/suavizar todo o outline dele, à la Pedulla, como este aqui - que até me lembra o meu, com o devido respeito e ressalvas... Razz

Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão... Pedullabuzz4goldf

É viável? Ficaria muito caro? Vale a pena? Não iria deixar na madeira crua, ia querer alguma proteção - até porque não dá para ver a aparência dela por baixo de todo o verniz, pode ter variações de cor etc. Eu iria aproveitar e mexer na parte elétrica dele também, que está barulhenta demais e, talvez, trocar a ponte. E uma vez, vi a baixista da Mercenárias - nossa, tirei isso do fundo do baú Shocked - com um desses Arrow (SNME) com um captador adicional, um "J" colocado logo à frente da ponte, achei interessante - mas talvez desnecessário.

E aí? Opiniões dos baixistas e luthiers serão super bem vindas, obviamente... Wink

Valeu pela atenção!!

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão... Empty Re: Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 18, 2010 1:11 pm

Não creio que, nem seja viável, nem seja possível deixá-lo dessa forma aí. Ademais, ao perder a originalidade, vc depõe contra um instrumento que já não tem muito valôr de revenda mesmo. O máximo que se pode fazer nele sería arredondar um pouco mais as bordas, mas isso implicaría no reacabamento total do instrumento.
Uma coisa que eu, como luthier e baixista recomendaría para esse seu "formigão", sería "re-shapear" o braço, deixando-o mais fino e estreito. Isso sim alteraría (para melhor) a tocabilidade do instrumento, bem como a colocação de novos trastes.
Trocar a ponte não vai lhe render muito benefício também. A não ser que vc instale uma Badass, que custa uma fortuna; a parte elétrica dele também não precisa de nada, pois o capt (se for o original) é fabricado pela Gotoh e é de boa qualidade. Apenas torcaría os potenciômetros e faria uma boa blindagem. Nada mais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão... Empty Re: Customização de um Giannini AE04B Arrow, aka Formigão...

Mensagem por shmenezes em Seg Out 18, 2010 2:03 pm

Nah, Bertola... Não quero fazer transformar uma orelha de porco numa bolsa - ou seja, meu Giannini em Pedulla. Very Happy

Estou pensando apenas em conforto, as bordas arredondadas do Pedulla são apenas uma referência visual. Originalidade e revenda não são minhas preocupações também, esse baixo é de estimação e não pretendo me desfazer dele nunca. Quanto ao captador "J" que mencionei, o fiz apenas como curiosidade, não acho que tecnicamente - e mesmo visualmente - seja válido. Mas achei interessante essa informação sobre o captador Gotoh... O meu é de 1986, seria original?

Não tenho problemas com o braço dele, até acho confortável. O que me mata é a borda em que apoio meu braço. Aí juntou com a vontade de ter algo diferente e pronto - desastre à vista!! Razz

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 18, 2010 4:06 pm

Sim, me parece ser original. Esses capts são muito bons. Não mexa neles! Rs,rs...
O arredondamento da borda pode ser feito sem problemas; porém, como disse acima, todo o acabamento (verniz PU e corante vermelho) terá que ser refeito.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por shmenezes em Seg Out 18, 2010 4:40 pm

Bertola, minha ideia era exatamente essa: retirar todo o acabamento e , feitas as modificações, aplicar um novo - de preferência, algo incolor e acetinado. Você tem idéia da coloração original da madeira usada nesse baixo? Eu não entendo nada disso, o verniz PU é incolor e recebe o corante ou a madeira é tingida e depois recebe o verniz?

O meu não é realmente vermelho, é um marrom médio, com os veios da madeira visíveis sob o verniz. Me lembro que existia mesmo um vermelho "transparente" e um amigo tinha um que era um marrom muito escuro, quase sólido, SNME.

Grande abraço,

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 18, 2010 6:55 pm

O corante é aplicado ao verniz.
A madeira do corpo e do braço é o mogno, madeira rara hoje em dia, de sonoridade ímpar.
Recomendo que o seu luthier retire todo o acabamento original e, depois de feito o abaulamento da lateral, refaça-o com verniz de nitrocelulose, que proporciona um acabamento mais "vintage".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edu_carvalho em Seg Out 18, 2010 8:25 pm

^Desvirtuando: Bertola: MP enviada.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 18, 2010 9:39 pm

edu_carvalho escreveu:^Desvirtuando: Bertola: MP enviada.

[ ]´s
Tá falado!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Andremoura em Seg Out 18, 2010 10:41 pm

Cara, não mexeria nesse instrumento, talvez no máximo essa alteração (desgaste) pra apoio do braço. Já tive um desses a muitos anos atrás e é um baixo bem legal, bom timbre. Se a vontade é de se aventurar na luthieria, eu compraria peças de um luthier e montaria um instrumento aos poucos. Ou ainda compraria um baixo barato e começaria a fazer as alterações que eu tivesse vontade.
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por shmenezes em Seg Out 18, 2010 10:57 pm

Não, André...

Eu sou maluco, mas nem tanto... Se fizer algo, será através de um luthier qualificado e apenas o arredondamento do contorno, remoção/restauração do acabamento, troca dos potenciômetros e colocação de blindagem.

O resto fica como está... O som dele é muito legal mesmo, bem encorpado e tem um sustain bem legal.

Sergio Smile
shmenezes
shmenezes
Membro

Mensagem por Janning em Sab Out 23, 2010 3:34 pm

Tenho um baixo igual ao seu e vou dizer: também tenho vontade de dar uma mexida no apoio do antebraço, mas acabar com o acabamento original vai tirar todo aquele aspecto legal de baixo velho....

Lembro que quando restaurei o meu (a escala tava empenada e a parte elétrica chiando) os caras da lutheria queriam ficar com ele...

Não vendo de jeito nenhum, gosto muito dele.
Janning
Janning
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: