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Mensagem por Claudio em Sab Fev 07, 2009 7:14 pm

Apresento aos amigos o mais novo membro 3/4 da familia ClaudioBass... o coitado ainda está "pelado", essa semana vou leva-lo ao Luthier pra fazer os devidos ajustes... assim que estiver tudo OK posto mais fotos e som!

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Mensagem por LuCaSbass em Sab Fev 07, 2009 7:37 pm

Só preciso de UM desse! Aceito doações Claudio! ehuehueh
qual a origem desse? Luthier, chines?
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Mensagem por Ivanov_br em Sab Fev 07, 2009 8:14 pm

Cláudio rumo ao seu sonho! OSB!
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Mensagem por Claudio em Sab Fev 07, 2009 11:25 pm

LuCaSBass escreveu:
qual a origem desse? Luthier, chines?

Esse baixo é um Michael, fabricado em Belo Horizonte. Tem pouquíssimo tempo de vida, mas já passou pelas mãos de 2 Luthiers. O primeiro trocou o tampo e o fundo por Abeto e refez o verniz com a tal pigmentação avermelhada envelhecida. O segundo trocou a Escala e o Estandarte por Ébano, e colocou um outro Espigão. Aí, o cidadão que era proprietário desse instrumento foi "forçado" a vendê-lo, ele foi transferido pra Alemanha e ficará por lá pelo menos 3 anos. Pra poder vender rápido, ele me cobrou o preço original do baixo, sem as melhorias feitas pelos Luthiers... o baixo do jeito que está hoje, vale pelo menos uns 3 Mil, e eu peguei apenas 1.700, e ainda veio com Bag acolchoada, Arco de Escola Francesa e Breu. Comprei esse baixo pra colocar "na guerra", quero deixar o Nhureson fixo lá no studio só pra ensaios e gravações. A partir de agora, esse aí vai ser o baixo das GIGs.

Pra vocês terem uma idéia de como está esse baixo, dá pra ensaiar com ele (violão, voz e percussão) só na acústica, sem precisar de captação. Assim que fechei o negócio, imediatamente retirei as cordas...ainda estava com as cordas originais Michael, que são péssimas, e ser humano nenhum merece tocar com cordas Michael. Encomendei as Thomastik Spirocore, que deve chegar na semana que vem. Levarei ao Luthier pra recolocar o Cavalete, o Estandarte, as cordas e fazer a regulagem da ação pra Pizzicato e a primeira afinação. Assim que estiver tudo OK eu posto um som pra vocês... quem sabe um vídeo!

Ivanov_br escreveu:Cláudio rumo ao seu sonho! OSB!

Xiii...esse sonho tá longe demais... acho que vai ficar só no sonho mesmo... dá mais tempo não!
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Mensagem por LuCaSbass em Sab Fev 07, 2009 11:51 pm

Poxa Claudio, otimo negocio que vc fez! um amigo meu aqui comprou um Michael usado por uns 900 reais, mas vai ter que reformar ele todo, trocar espelho, estandarde, corda, cavalete, espigão e ainda vai colocar captação e comprar um arco... resumindo, ele vai gastar mais 3000 reais ainda(é, os luthiers daqui são bem careiros, ainda mais de instrumentos 'classicos')
alias, vc vai colocar alguma captação?
estou esperando o video!
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Mensagem por Gabriel Oliveira em Sab Fev 07, 2009 11:58 pm

Sinceramente...

Comprar um Michael todo reformado com preço de estado original de fábrica é uma compra inteligente.

Mas... comprar um Michael pra reformar não me parece tão inteligente.

Com R$ 3900 (R$ 900 do Michael + R$ 3000 de luthier) não dava pra pegar um Nhureson? Ou pelo menos pra pagar uma boa parte?

Wink
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Mensagem por LuCaSbass em Dom Fev 08, 2009 12:01 am

Gabriel Oliveira escreveu:Sinceramente...

Comprar um Michael todo reformado com preço de estado original de fábrica é uma compra inteligente.

Mas... comprar um Michael pra reformar não me parece tão inteligente.

Com R$ 3900 (R$ 900 do Michael + R$ 3000 de luthier) não dava pra pegar um Nhureson? Ou pelo menos pra pagar uma boa parte?

Wink
Talvez um Nhureson usado... eu tbm acho que vale mais a pena juntar uma grana a mais e pegar algo mais de qualidade e que nao precise trocar tudo hehe
Tem uns Michael por ai que os luthiers trocam ate o tampo, que em alguns é de compensado para maciço... ai é custo demais!
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Mensagem por Gabriel Oliveira em Dom Fev 08, 2009 12:21 am

Pois é... esse do Cláudio foi trocado: tampo, fundo, escala, espigão, estandarte e verniz, ou seja: quase construíram outro contrabaixo.


Lindo filho, Claudio! Very Happy
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Mensagem por Claudio em Dom Fev 08, 2009 12:41 am

LuCaSBass escreveu:
alias, vc vai colocar alguma captação?

Atelier Áudio, a mesma captação que uso no Nhureson!

Gabriel Oliveira escreveu:
Comprar um Michael todo reformado com preço de estado original de fábrica é uma compra inteligente.

Mas... comprar um Michael pra reformar não me parece tão inteligente.

A compra considerei como um golpe de sorte, daqueles que acontecem raramente e tem que estar "ligado" pra não deixar escapar. Agora, concordo com você, o antigo dono do baixo gastou quase 1.5K pra mandar fazer tudo... aí, é perder dinheiro, vendeu porque estava precisando muito!

Gabriel Oliveira escreveu:
Com R$ 3900 (R$ 900 do Michael + R$ 3000 de luthier) não dava pra pegar um Nhureson? Ou pelo menos pra pagar uma boa parte?

Não... um Nhureson hoje está saindo na faixa de 7 Mil. Mas, daria pra comprr um outro usado que fosse feito com boas madeiras.
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Mensagem por Gabriel Oliveira em Dom Fev 08, 2009 1:12 am

R$ 7 k? Shocked

É... vou deixar a idéia de decorar minha sala com um grandão mais pra frente Razz
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Mensagem por Osmar Oliveira em Dom Fev 08, 2009 5:31 pm

Cláudio, da próxima vez que pintar um oportunidade dessa pra você me avisa beleza? Hehehehe.
Um acústico é a próxima meta agora Very Happy
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Mensagem por Claudio em Dom Fev 08, 2009 7:46 pm

bassosmar escreveu:
Cláudio, da próxima vez que pintar um oportunidade dessa pra você me avisa beleza? Hehehehe.
Um acústico é a próxima meta agora Very Happy

No sábado último, testei alguns desses baixos mais baratos feitos em Spruce, e pra ser honesto, fiquei impressionado com o bom acabamento e nível sonoro proporcionado só na caixa acústico, sem captação... estou começando a mudar meus conceitos com relação a esses baixos mais baratinhos. Esses baixos estão variando de 1.9K a 2.5K... pra tocar música popular com pizzicato, esses baixos são tranquilos, o problema é se você quiser estudar Música Erudita e houver necessidade de estudar direto com Arco, aí sim você vai sentir dificuldades, e nessa hora um baixo construído com madeiras maciças, faz toda a diferença do mundo. Um baixo com construção em madeiras de segunda linha, vão te dar o som de cordas, já o baixo construído com madeiras maciças de primeira linha, vão te proporcionar som de madeira... essa é a diferença/exigência pra quem toca Erudito.

Tô certo Wotan, ou falei besteira? Question
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Mensagem por Wotan em Sex Fev 13, 2009 1:20 pm

ClaudioBass escreveu:Tô certo Wotan, ou falei besteira? Question
Muito bem colocada essa coisa de "som de madeira" Claudião!
Apenas uma observação: pelo que me consta, segundo meus modestos conhecimentos, os melhores instrumentos eruditos têm tampo de spruce, pelo menos os cellos e violinos. Não sei se isso vale também para baixos.
As demais madeiras de um bom instrumento erudito são: braço, faixas e fundo de maple, escala, cravelhas e estandarte de ébano. O spruce também é usado na confecção do cavalete e da alma.
A propósito: spruce(ing.) e abeto(port.) são a mesma coisa, com pequenas variações dentro da famíla de pinheiros europeus, as árvores de natal.
Parbéns pelo novo filho.
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Mensagem por Claudio em Sex Fev 13, 2009 1:49 pm

Wotan escreveu:
Apenas uma observação: pelo que me consta, segundo meus modestos conhecimentos, os melhores instrumentos eruditos têm tampo de spruce, pelo menos os cellos e violinos. Não sei se isso vale também para baixos.

Bem... meu conhecimento em madeiras é bem parco, mas o que pude perceber em alguns baixos é que o pessoal faz uma classificação um pouco estranha. Tipo: Spruce (laminado) e Solid Spruce. Um baixo da mesma marca e modelo, se for Spruce custa 1.5K, mas se for Solid Spruce chega a custar 3.5K. Quanto mais eu tento buscar informações sobre essas variações na Internet, menos eu compreendo!

Wotan escreveu:
A propósito: spruce e abeto são (praticamente?) a mesma coisa. São pequenas variações da mesma famíla de pinheiros europeus, as árvores de natal.

Eu imaginava algo desse tipo, na prática, tocando popular e usando captação, eu não consigo ver diferenças entre uma e outra... pode ser que o pessoal de Erudito consiga distinguir com facilidade!
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Mensagem por Wotan em Sex Fev 13, 2009 2:05 pm

Bem, o spruce mesmo de verdade é o sólido, o usado nos melhores instrumentos. O laminado (que eu não conheço) deve ser uma espécie de compensado de spruce.
Obs.: editei o post anterior. Releia o que escrevi sobre spruce e abeto.
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Mensagem por Claudio em Sex Fev 13, 2009 2:19 pm

Wotan escreveu:
Obs.: editei o post anterior. Releia o que escrevi sobre spruce e abeto.

Isso explica então a minha dificuldade de diferenciar os tipos Very Happy

Isso, na verdade, é uma desculpa esfarrapada... eu deveria tomar vergonha na cara e ler/estudar mais sobre esse assunto, é inadimissível pra um cara que toca um instrumento dessa natureza há tantos anos, ter esse conhecimento ridículo sobre madeiras como o meu (auto-esculacho).

Você tem algum material sobre esse assunto?
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Mensagem por Wotan em Sex Fev 13, 2009 2:39 pm

ClaudioBass escreveu:Você tem algum material sobre esse assunto?
Há alguns anos fiz um mini-curso de pequenos reparos, ajuste de alma e cavalete, etc. com um luthier, o Fernando, o mesmo que citei para você um dia desses (ainda não consegui o endereço dele). Aí aprendi alguma coisa sobre madeiras.
Tinha também um livro sobre o mesmo assunto que comprei pela internet nos EUA, mas não está mais comigo. Acho que dei para o meu filho. Mas tem muito site sobre luthieria. Pesquise.
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Mensagem por Gabriel Oliveira em Qui Maio 14, 2009 10:55 am

ClaudioBass escreveu:... e a primeira afinação. ...

Como assim? A primeira afinação precisa ser feita pelo luthier?
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