Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

+2
Andremoura
bruno pietoso
6 participantes

Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qua Nov 17, 2010 3:42 pm

Olá pessoal,

Eu andei recebendo umas propostas para fazer uma troca num baixo que tenho por um Washburn XB 600 fretless Bantan se não me falha a memória.
Eu não me interesso tanto assim por um 6 cordas mas andei pensando se de repente é possível afinar esse baixo de 6 cordas e utiliza-lo como se fosse uma "guitarra" barítona? Estilo o Fender Jaguar VI? Ou nada a ver?

Se alguém puder dar uma idéia em relação a isso agradeceria!

Abraços!
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por Andremoura Qua Nov 17, 2010 3:53 pm

Pode sim, sem problema nenhum, mas talvez vc precise usar um encordoamento adaptado, pois as cordas originais Fender VI não são encontradas tão facilmente por aqui, sem contar o preço...

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qua Nov 17, 2010 4:00 pm

Oi André,

Obrigado pela resposta.

É tinha pensado em de repente procurar encordoamento específico pra isso e acho que acabei encontrando um da D'Addario - D'Addario XL156 - que parece que é pra 6 cordas no estilo Fender VI - interessante isso!

Bom vamos ver, ainda não deu negócio...

Abraços
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qua Nov 17, 2010 11:22 pm

Uma outra coisa que me veio - e o tamanho da escala em relação ao tamanho das cordas? Pois vi que as cordas para o Jaguar VI são para os baixos jaguares que são de 30 e o baixo normal de 6 é maior não? Servem essas cordas mesmo assim?
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por DUDUBASS Qua Nov 17, 2010 11:49 pm

Cara, a guitarra barítona é tocada como guitarra mesmo, com acordes... Vc pretende tocar um baixo FRETLESS 6 cordas como guitarra ?? parabéns se conseguir, quero ver o vídeo depois dessa façanha... affraid lembrei agora do Jeff Schmidt, pancada este cara.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qui Nov 18, 2010 12:47 am

Bem lembrado, na verdade eu já tinha esquecido que era fretless....
Anos de estrada e um pouco de burrice fazem isso com o cara.
Abrasssssssssssss
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por nukebass Qui Nov 18, 2010 10:39 am

Eu já passei um tempo afinando meu antigo 6 cordas assim: F-C-G-D-A-E

É muito legal mesmo, abre muitas possibilidades.
Principalmente para touchstyle...

Para ficar com a mesma configuração intervalar de uma guitarra, basta você pegar essa afinação que eu usava e diminuir meio-tom das duas primeiras cordas.

Quanto ao encordamento, relaxa, é mais fácil que você pensa... Você vai precisar de um encordamento de 6 cordas convencional e uma corda D de guitarra, que será usada como primeira corda. Na maioria dos Baixos de 34" essa corda vai caber sem problemas, pois a tarracha da primeira corda de um 6 cordas é normalmente muito próxima ao nut. Teste várias tensões dessa corda D de guitarra, até chegar na melhor opção para você e seu estilo de pegada e técnica.

Converse com um bom luthier e ele te orientará.

Deu saudade agora de fazer essa afinação! Rsrsrs
Em breve vou acabar comprando um 6 cordas novamente Smile

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qui Nov 18, 2010 12:37 pm

nukebass escreveu:Eu já passei um tempo afinando meu antigo 6 cordas assim: F-C-G-D-A-E

É muito legal mesmo, abre muitas possibilidades.
Principalmente para touchstyle...

Para ficar com a mesma configuração intervalar de uma guitarra, basta você pegar essa afinação que eu usava e diminuir meio-tom das duas primeiras cordas.

Quanto ao encordamento, relaxa, é mais fácil que você pensa... Você vai precisar de um encordamento de 6 cordas convencional e uma corda D de guitarra, que será usada como primeira corda. Na maioria dos Baixos de 34" essa corda vai caber sem problemas, pois a tarracha da primeira corda de um 6 cordas é normalmente muito próxima ao nut. Teste várias tensões dessa corda D de guitarra, até chegar na melhor opção para você e seu estilo de pegada e técnica.

Converse com um bom luthier e ele te orientará.

Deu saudade agora de fazer essa afinação! Rsrsrs
Em breve vou acabar comprando um 6 cordas novamente Smile


Olá Nuke!!

Valeu pelas dicas!! Muito legal! Caso eu fique com o baixo vou fazer isso com certeza!!!

Abraços!
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por Cesar Passos Qui Nov 18, 2010 8:03 pm

Fala Bruno , gostei da idéia , bem inovadora , devo admitir , porém como o DUDU falou , tocar com acordes num baixo fretless talvez seja um pouco trabalhoso ...... rsrsrsrs ...... Eu no seu lugar , iria ver se vale a pena trocar e caso positivo , com um baixo fretless 6 cordas dá pra vc explorar muita coisa, muitos timbres e escalas . Para fazer um projeto de guitarra barítona no Bass , deve-se atentar a largura do braço , para que possa fazer os acordes de maneira correta . Caso troque , bom proveito , e caso não , bom proveito tb ..... rsrsrsrssrrs Abrass .......
Cesar Passos
Cesar Passos
Membro

Mensagens : 680
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por bruno pietoso Qui Nov 18, 2010 9:44 pm

Cesar Passos escreveu:Fala Bruno , gostei da idéia , bem inovadora , devo admitir , porém como o DUDU falou , tocar com acordes num baixo fretless talvez seja um pouco trabalhoso ...... rsrsrsrs ...... Eu no seu lugar , iria ver se vale a pena trocar e caso positivo , com um baixo fretless 6 cordas dá pra vc explorar muita coisa, muitos timbres e escalas . Para fazer um projeto de guitarra barítona no Bass , deve-se atentar a largura do braço , para que possa fazer os acordes de maneira correta . Caso troque , bom proveito , e caso não , bom proveito tb ..... rsrsrsrssrrs Abrass .......


Po, valeu Cesar!!
Obrigado pelo apoio e pelas dicas. Vou ficar de olho nisso e ver no que dá. Na verdade eu estou vendendo um contrabaixo acustico que eu comprei faz pouco tempo mas infelizmente como estou tocando em praticamente 3 bandas estou sem tempo de estudar esse instrumento então teve um cara aí que ofereceu um 6 cordas como parte do pagamento e eu até aceitaria mas vamos ver no que dá.
bruno pietoso
bruno pietoso
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por NETOULTRA Sex Nov 19, 2010 12:04 am

Rapaz nunca tinha pensado em fazer esse teste com o 6 cordas, está anotado, quem sabe um dia...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 Cordas! Dúvida... Empty Re: Baixo de 6 Cordas! Dúvida...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos