Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ghost notes no samba (bossa nova)

+12
Fernando Zadá
fma
Renato Leite
Daniel
Nando Vasques
Gama
GilliamGatto
DUDUBASS
LuCaSbass
bodhan
LFBruschi
gutojaco
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Renato Leite Qui maio 26, 2011 12:52 am

É realmente importante testar as possibilidades teorias e aprender a ouvi-las. Tem coisa que você vai tocar e não vai gostar do som. Eu lembro da primeira vez que usei uma escala alterada em um acorde dominante... foi horrivel.

Com esse treino você aprende a descobrir o som das novas saídas harmonicas que estudou, mas tambem aprende a fazer soar certas coisas. Fazer soar é muito importante nesses casos.


Polli

Tem uma cifragem que você citou que eu discordo. Ela é muito comum em songbooks mas mesmo assim eu sou um pouco contra usa-la: G7b5

O "correto"seria falar G711+ pois o acorde continua tendo a quinta justa. A nota que é modificada é a quarta justa. A escala para esse acorde é o mixo 11+, uma escala com quarta aumentada e quinta justa.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Kassio Rafael Qui maio 26, 2011 2:30 am

O "correto"seria falar G711+ pois o acorde continua tendo a quinta justa. A nota que é modificada é a quarta justa. A escala para esse acorde é o mixo 11+, uma escala com quarta aumentada e quinta justa.

ia comentar exatamente isso, o acorde de dominante precisa ter a quinta justa...enarmonicamente a nota "é a mesma", quinta diminuta e quarta aumentada...mas no contexto harmonico são beeem diferentes.

mas a qustão de usar o Db7 como SUBV é uma delicia eu particularmente adoro e assumo q exagero as vezes e, dominates substitutas
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Polli Qui maio 26, 2011 7:05 am

Renato Leite escreveu:É realmente importante testar as possibilidades teorias e aprender a ouvi-las. Tem coisa que você vai tocar e não vai gostar do som. Eu lembro da primeira vez que usei uma escala alterada em um acorde dominante... foi horrivel.

Com esse treino você aprende a descobrir o som das novas saídas harmonicas que estudou, mas tambem aprende a fazer soar certas coisas. Fazer soar é muito importante nesses casos.


Polli

Tem uma cifragem que você citou que eu discordo. Ela é muito comum em songbooks mas mesmo assim eu sou um pouco contra usa-la: G7b5

O "correto"seria falar G711+ pois o acorde continua tendo a quinta justa. A nota que é modificada é a quarta justa. A escala para esse acorde é o mixo 11+, uma escala com quarta aumentada e quinta justa.


Sim,de acordo...eu disse b5 pensando na enarmonia já que o assunto eram quintas,tanto que citei a escala Mixo com quarta aumentada,e também citei que neste caso soa melhor quando a quinta justa é omitida nos demais instrumentos,mas claro..sempre usando de bom senso,não é porque existe a resolução teórica que vai soar bem,no fim é isso que realmente importa.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 26, 2011 7:54 am

lfbruschi escreveu:
Sá Reston escreveu:
lfbruschi escreveu:Tem como aprender isso com matemática???
Parabéns pelo nível do debate!!

Isso é matemática. affraid

Música é outra coisa!! :-)

Dependendo do estilo de música que o cara tocar, o cara não precisa se ligar ou estudar nada disso. Eu busco, com todo ou a maioria das coisas teóricas que estudo, tornar ela intuitiva e procuro (pelo menos tento) passar aquilo pra cabeça sonoramente.

Eu particularmente acho que a compreensão teórica de certas coisas pode ter seu valor, desde que seja colocada no seu devido lugar e tenha sua devida importância. E claro, que se busque vivenciar musicalmente aquilo, em outras palavras, ouvir como é o som de tudo aquilo que nos é passado em livros, etc...

Sá,
Muito interessante esse estudo de "ouvir a teoria", logo quando estudar já posso colocar em prática.
abração

Pra mim esse é o caminho natural afinal a teoria veio depois do som e não contrário. A teoria serve pra explicar e analisar o que já foi feito e não o contrário. Bach compos o Cravo bem temperado e depois fomos analisar e teorizar e não contrário.
Estudar sem ser dessa forma é o mesmo que estudar tabela periódica sem entrar num laboratório ou cozinhar um feijão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Kassio Rafael Qui maio 26, 2011 3:32 pm

Estudar sem ser dessa forma é o mesmo que estudar tabela periódica sem entrar num laboratório ou cozinhar um feijão.


claps
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por LFBruschi Qui maio 26, 2011 3:54 pm

Kassio Rafael escreveu:
Estudar sem ser dessa forma é o mesmo que estudar tabela periódica sem entrar num laboratório ou cozinhar um feijão.


claps

Por isso nunca entendia na escola
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por fma Sex maio 27, 2011 11:39 am

[quote="Fernando Zadá"][quote="lfbruschi"]
Sá Reston escreveu:
lfbruschi escreveu:Tem como aprender isso com matemática???
Parabéns pelo nível do debate!!
Pra mim esse é o caminho natural afinal a teoria veio depois do som e não contrário. A teoria serve pra explicar e analisar o que já foi feito e não o contrário. Bach compos o Cravo bem temperado e depois fomos analisar e teorizar e não contrário.
Estudar sem ser dessa forma é o mesmo que estudar tabela periódica sem entrar num laboratório ou cozinhar um feijão.

Exato, por isso não se aprende nada na escola.
Eu tento cada vez mais quebrar essa barreira que divide teoria e prática nas minhas aulas, porque na verdade é tudo a mesma coisa.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por LFBruschi Sex maio 27, 2011 12:14 pm

Parabéns pela iniciativa
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Ghost notes no samba (bossa nova) - Página 2 Empty Re: Ghost notes no samba (bossa nova)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos