Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

+11
Delvan Rodrigues
Maurício_Expressão
marujo
MauKnop
Normando
João Marcel
GusVCD
Renato
Daniel
Cantão
Vlad
15 participantes

Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Vlad Ter Nov 23, 2010 12:58 pm

Pessoal, pra ñ dizerem q só falo besteira (rs), resolvi compartilhar algumas informações q precisei buscar estes dias. Pode ser q eu fale algumas besteiras, pois a maior veio de observações; fiquem a vontade p/corrigir.

Como estou vendendo um escudo de JB tenho recebido dúvidas se a furação seria correta de acordo com o modelo dos baixos dos compradores em potencial... do tipo: 'será que este escudo serve no meu Fender'; 'tem os mesmos números de furos'... etc.

Minha idéia ñ é falar das dimensões, pq sabemos q muitos JB de marcas diferentes ñ utilizarem os msms padrões de medidas na definição do corpo, aí ñ é nem questão de furação é dimensão msm. Vou falar do que tenho visto em relação aos Fenders, que em sua maioria (teóricamente) tem as mesmas dimensões (existem alguns que diferentes, vou até um exemplo no final).

A furação padrão do escudo de Jazz vai ter sempre 10 furos. Há dois modelos de furação q se pode ver na maior parte dos baixos, a diferença entre eles é o furo superior esquerdo:
Nos modelos usados na maior parte dos JB, o furo superior esquerdo fica alinhado um pouco à direita do buraco do captador (veja imagem 1).
Há um outro modelo (imagem 2) em que esse furo fica posicionado quase que acima do captador. Este modelo foi utilizado na segunda metade da década de 70.

Estes 10 furos são os relacionados às bordas do escudo e tem a função de 'segurá-lo'. Mas é comum que alguns escudos tenham mais furos do que estes. Estes furos eram usados para:

imagem 3) furos centrais (ao lado do captador) para melhor fixação do escudo. Foi utilizado até o início da década de 80;

imagem 4) furos para finger rest (dois furos adicionais na parte inferior, utilizados até o início da década de 70) ou thumb rest (um furo adicional na parte superior, já que se utiliza tb um dos furos padrões do escudo, foi por causa deste rest q a furação destes escudo ficou diferente - utilizado no final da década de 70);

imagem 5) furos do cover de captador, dois furos (um acima, um abaixo) próximos ao captador (usados até o final da década de 70).

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Escudo10

Assim, pode acontecer de vc ver combinações diferentes destes furos adicionais... mas o escudo é 'sustentado' por 10 furos... e vc pode ter algum furo adicional relacionado a alguns dos pontos acima descritos.

Existem modelos de JB, msm Fenders, fabricados em dimensões diferentes... aí a situação muda. Vejam abaixo um escudo de um American Deluxe:

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Resize?sq=500&uid=739363323

...mas são exceções. Nos modelos fabricados antes da década de 90 e na maior parte dos que vieram após este período, o critério segue os padrões...

Se tiver um baixo com todos os furos possíveis (como na imagem 5) e comprar um escudo com 10 furos, ñ terá problemas em usá-lo, o único ponto é que vc ñ poderá parafusar acessórios como o cover ou os rests... a ñ ser q abra os furos por sua conta.

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Cantão Ter Nov 23, 2010 2:05 pm

Excelente tópico Vlad.... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21705
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Daniel Ter Nov 23, 2010 3:17 pm

Muito boa sua pesquisa.

A título de curiosidade, o SX tem furação número 1, acrescendo o finger rest e cover em alguns modelos.

Esse tópico vai tirar dúvida de muita gente. Abraço.


Última edição por Daniel em Ter Nov 23, 2010 5:10 pm, editado 1 vez(es)
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Renato Ter Nov 23, 2010 3:59 pm

Daniel escreveu:Muito boa sua pesquisa.
...
Esse tópico vai tirar dúvida de muita gente. Abraço.
Concordo inteiramente. Excelente tópico!! up

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por GusVCD Ter Nov 23, 2010 4:42 pm

Realmente Vlad, para não falar q vc só diz besteira, um tópico de qualidade! jocolor

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por João Marcel Ter Nov 23, 2010 11:53 pm

Ótimo tópico Vlad...

Eu mesmo nunca tinha me atentado para aquele "detalhe" da altura dos furos que ficam ao lado do captador do braço!

Parabéns e obrigado!

____________________________
Baixista do Bendito é o Rock
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU7JjYbcYVQAz-1I_fX51hA
Instagram: @benditoeorock
João Marcel
João Marcel
Membro

Mensagens : 978
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Normando Sex Dez 03, 2010 4:51 pm

É isso ai Vlad.

Vale lembrar da diferença(óbvia) a qual não observei facepalm , que é o número de cordas do baixo.

Nessa loja encontrei algumas referências que também podem ajudar:

http://www.greasygroove.com/JBassPGStyles.php

Tem para todos os gostos.

____________________________
O inteligente aprende com  os próprios erros, já o sábio aprende com os erros do inteligente!
Normando
Normando
Membro

Mensagens : 88
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por MauKnop Qui Ago 18, 2011 12:08 pm

Vlad... Camarada... Se isso é falar besteira imagino no dia que falar sério!!!! Parabénssssssssssss!!!! up

____________________________
"A Vida com El!!"
MauKnop
MauKnop
Membro

Mensagens : 203
Localização : SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por marujo Qui Ago 18, 2011 2:56 pm

Bastante interessante isso
belo tópico brother :curti:
marujo
marujo
Membro

Mensagens : 405
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Ago 18, 2011 10:36 pm

Só faltou o escudo do Fender Jazz Bass 1983, que é bem diferente. É inteiriço e não tem a plaquinha metálica onde fica os knobs. É todo de plástico.
Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Fender1983

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Delvan Rodrigues Qua Ago 08, 2012 9:07 am

Bom dia gurizada!!

Alguém teria as medidas para posicionamento do Thumb Rest no PB? comprei um escudo novo perolado e não tem os furos. Quero fazer eu mesmo, mas queria colocar na posição mais próxima do original. agradeço desde já.

Delvan Rodrigues
Membro

Mensagens : 4
Localização : Pinheiro Machado

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Qua Ago 08, 2012 9:12 am

^ Com uma das fotos acima e uma régua fica fácil...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Delvan Rodrigues Qua Ago 08, 2012 10:16 am

Allexcosta, até pensei em imprimir maior e tal, mas daí fiquei na dúvida, pois os escudos das imagens acima são do JB e o meu baixo, conforme postei é o PB. Daí fica a pergunta: A posição é a mesma do Thumb Rest no PB e no JB?

Delvan Rodrigues
Membro

Mensagens : 4
Localização : Pinheiro Machado

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por allexcosta Qua Ago 08, 2012 10:22 am

^ Ah tá...

Vê se ajuda:

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass PBassSpec

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass 1974%20Fender%20Precision%20bass%202%20039%20copy

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Delvan Rodrigues Qua Ago 08, 2012 10:32 am

Very Happy Sim, melhor que isso só se já tivesse a medida da furação do Thumbrest. Vou imprimir, sobrepor com a foto e ver a medida mais próxima. Depois coloco no escalômetro e vai me dar ao resultado final!!! Valeu!!!

Delvan Rodrigues
Membro

Mensagens : 4
Localização : Pinheiro Machado

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Jackson Qua Ago 08, 2012 12:05 pm

O furo da esquerda do thumb rest coincide com o furo do escudo, aí fica fácil vc achar o a posição do segundo furo.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por BigBoy Sáb Ago 11, 2012 1:33 pm

Muito bom o tópico!!
Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Salvatopico
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Rauser Seg Nov 10, 2014 12:33 am

Galera, ressucitando o tópico, gostaria de comprar um novo escudo para meu baixo um fender jazz bass 72, pela descrição do Vlad posso comprar qualquer modelo da fender american 4 cordas e a furação vai bater normalmente? Com excessão é claro dos furos do viver e finger rest.
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass Empty Re: Furação dos Escudos de Fender Jazz Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos