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Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos!

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Mensagem por Carlosrzz Seg Dez 13, 2010 9:25 pm

Versão Brasileira


Abaixo a versão Americana que para mim faz mais jus à levada e à pedida da música gravada só com músicos famosos


E ai o que vocês acham ? Mandem a opiniões de vocês!

Alterei o texto do post para ver se facilita a compreensão do pessoal.

ps. Srs moderadores procurei e não encontrei nada parecido, caso esteja no lugar errado, favor mover para o local devido, obrigado! Laughing Laughing Laughing


Última edição por Carlosrzz em Ter Dez 14, 2010 7:00 am, editado 2 vez(es)

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Mensagem por andremega Seg Dez 13, 2010 9:49 pm

nao entendi a critica, até pq discordo complementametne que "a coisa cai pro rock". A segunda versão realmente é muito mais suingada que a primeira.

Porem acho bem parecidas as interpretaçoes. Não vi nenhuma mudança tão absurda assim. A segunda fica bem melhor realmente, mas é o que acontece com musicos de altissimo nivel: ao vivo sempre é melhor que estudio.

O que tem que ser analisado é a época da gravação do disco e do programa ao vivo: lá pros idos de 86 slap ainda nao era das mais difundidas tecnicas de baixo no brasil (logo depois virou moda, até cair no "esquecimento" perto dos anos 2000) em trabalhos populares. Afinal a moda também conta!! Não fosse assim Ed Van Hallen jamais teria gravado o genial solo de Beat It, ou mesmo não teriamos tanto "efeito autotune" nas musicas atuais, como foi moda "voz de telefone" na decada passada.

Não vejo relação nenhuma entre pizzicato e "rocalização" do baixo. Vários são os musicos e as musicas executadas assim com extremo suingue.

E lembre-se: geralmente uma musica termina a turne (por vezes até começa) muito mais elaborada do que quando termina sua gravação no estudio. Ordem natural das coisas, o bom e velho amadurecimento, que vem com as repetidas execuções.

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Mensagem por Carlosrzz Seg Dez 13, 2010 10:06 pm

André na verdade não é nem uma crítica, é uma observação! Mesmo hoje em dia as músicas mais suingadas no Brasil, com algumas exceções é claro são tocadas de forma normal (pizzicato). O ponto não é este de relação entre pizzicato e rocalização, aliás não sei de onde vc tirou isto.
O que quis mencionar com esta frase "No Brasil não é novidade ou a coisa cai para o Rock ou entra nesta linha de Pizzicato, poucos procura interpretar o que a música realmente pede." é que, a maioria das músicas tocadas e ou produzidas são interpretadas numa levada rock ou da maneira que o baixista escolheu para fazer a música acima na base do pizzicato mesmo. No meu modo de ver teve muita alteração na música pela interpretação dos gringos, se você percebeu o estou ressaltando a levada do baixo, pois o forum é de contrabaixo. Quanto aos músicos de altissimo nivel, Djavan sempre usou músicos muito bons, Arthur Maia mesmo tocou com ele muitos anos entre outros como o tecladista Paulo Calazans que por sinal manda muito. Entendo o ponto que você disse de amadurecimento após várias execuções, claro, é normal, mas falo de preservar o estilo que a canção pede ou sugere!

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Mensagem por andremega Seg Dez 13, 2010 10:21 pm

bicho, entao continuei nao entendendo. A enorme maioria das musicas levadas no baixo eletrico sao feitas no dedão mesmo. Palheta, slap, polegar, tapping (que não vejo com bons olhos pra levada) costumam estar associados a genero musical, ao contrario do dedilhado. Não tem novidade nem no Brasil nem no mundo pq a musica POPULAR E COMERCIAL é a arte de reinventar a roda!!! Inventa-se técnicas sinistras em outros gêneros, mas no final, para aquela, vale o simples que faz sucesso.



E o que a musica REALMENTE pede?


Isso então acho que varia de musico pra musico, produtor pra produtor... nem o compositor tem muito controle sobre isso. Basta ver que a maioria dos compositores passa a vida refazendo suas grandes canções e seus intérpretes vivem dando "a sua cara" da forma mais diferenciada possivel. Como disse antes, depende do momento, tanto de quem executa como da "moda" vigente para a audiência.


Se não for nada disso, confesso que não entendi sua proposta... mas concordo que a 2a vesao é muito mais maneira.


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Mensagem por Carlosrzz Seg Dez 13, 2010 10:29 pm

Cara é isto ai! rsrrs
Vária de músico para músico, produtor para produtor.... o compositor muitas vezes fica refém do produtor que para vender empurra o "gosto do mercado".
Para você ter uma idéia um monte de banda que no começo tinha estilo próprio alterou por causa do produtor ou da ganancia rs Shocked olho grande mesmo! kkk Um caso clássico no Brasil foi a banda mineira J Quest que começou com um som mais black e hoje tem um som com tendência mais para o rock, aliás não gosto do Liminha como produtor! Wink
Tem mais uma coisa; no Brasil rola uma máfia ou entre Brasileiros porque sempre são as mesmas figurinhas carimbadas que tocam com A ou B.
Com os Americanos é diferente, se o cara vai fazer uma onda mais pop chama um músico que tem a pegada ou mais experiência com pop, se é levada mais funk, um que tem a técnica melhor para esta praia e por ai vai!
Obrigado por comentar, abraco!

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Mensagem por Christian Seg Dez 13, 2010 10:39 pm

Pera aí, não da pra comparar porque são épocas e músicos diferentes.
Acho que la nos Eua tava rolando outra onda, sei lá se os musicos de lá sabiam tocar música brasileira, acho que a banda brasileira tava mais clean, nam inha parca opinião. Seria tipo uma ilustração básica da música de cada país, algo assim...
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Mensagem por SILVIAO Seg Dez 13, 2010 10:56 pm

Cara na minha opinião as duas versões são excelentes.Considerando que a musica foi provavelmente gravada no Brasil, na segunda versão o Tio Marquinhos deu uma puxada na sardinha pro prato dele, mas veja bem que ele conservou a linha original,alias ele o Tio Marcus Miller é fã do Djavan,e gosta do trabalho do Sizão Machado!(não sei se foi ele quem gravou esta linha).abraço
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Mensagem por Cantão Seg Dez 13, 2010 11:05 pm

Duas roupagens diferentes , sem alterar o conteudo da musica...épocas e músicos diferentes , não tem nada demais , ainda mais no segundo video que cada fera ali empresta um pouco de seu swing próprio , dando um destaque diferente na música...prefiro a primeira versão...é ali que está a receita , com a receita pronta , se faz variações do mesmo prato...rsrsrs...deu pra ver que não jantei ainda... Laughing

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 13, 2010 11:15 pm

As duas versões são fantásticas e tocadas por músicos profissas...
Cabe observar que a 2ª versão é posterior, ou seja, claramente é uma releitura, acho até que o Djavan "deu" essa liberdade por se tratar de uma "gig" na TV "da gringa", até porque ele é conhecido por não dar muita liberdade aos músicos ("ao vivo").
Não vejo porque o uso dessa ou daquela técnica ou intenção não possa ser utilizada livremente pelo(s) músico(s), sem "juízos-de-valôr"
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Mensagem por André Souza Seg Dez 13, 2010 11:31 pm

Feijoada é Feijoada >>> Pizza é Pizza >>> Churrasco é Churrasco. Gosto de todos e escolho pela vontade do momento. Penso estes arranjos da mesma forma.

A música pede diferente pra cada um, mas o que vale é o que você dá. O bom slap será cabido se bem feito. A "velha condução" também. Gosto de avaliar o resultado: bom, mais ou menos e ruim.

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Mensagem por danielcastrobp Seg Dez 13, 2010 11:34 pm

Caro Carlozzz, também não entendi o seu questionamento, mas tá tudo certo.
Cara, o trabalho do Sizão Machado com o Djavan é simplesmente maravilhoso, aula de suingue, bom gosto, enfim, obrigatório. A versão com a galera gringa é muito boa também, cada um pôs a sua "cara" (como já foi dito..)
Em tempo: Um amigo me falou que o Miller certa vez declarou que o seu disco preferido dentre todos é o "Seduzir" do Djavan...
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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 7:01 am

SILVIAO escreveu:Cara na minha opinião as duas versões são excelentes.Considerando que a musica foi provavelmente gravada no Brasil, na segunda versão o Tio Marquinhos deu uma puxada na sardinha pro prato dele, mas veja bem que ele conservou a linha original,alias ele o Tio Marcus Miller é fã do Djavan,e gosta do trabalho do Sizão Machado!(não sei se foi ele quem gravou esta linha).abraço
Silvião as duas versões são muito boas,mas prefiro a interpretação Americana e não sei também quem gravou com o Djavan, talvez tenha sido Arthur Maia.

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 7:02 am

Cantão escreveu:Duas roupagens diferentes , sem alterar o conteudo da musica...épocas e músicos diferentes , não tem nada demais , ainda mais no segundo video que cada fera ali empresta um pouco de seu swing próprio, dando um destaque diferente na música...prefiro a primeira versão...é ali que está a receita , com a receita pronta , se faz variações do mesmo prato...rsrsrs...deu pra ver que não jantei ainda... Laughing
Claro que deu para ver que ainda não jantou kkkkk

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 7:06 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:As duas versões são fantásticas e tocadas por músicos profissas...
Cabe observar que a 2ª versão é posterior, ou seja, claramente é uma releitura, acho até que o Djavan "deu" essa liberdade por se tratar de uma "gig" na TV "da gringa", até porque ele é conhecido por não dar muita liberdade aos músicos ("ao vivo").
Não vejo porque o uso dessa ou daquela técnica ou intenção não possa ser utilizada livremente pelo(s) músico(s), sem "juízos-de-valôr"
Bertola concordo com você, talvez o Djavan deu este mole "pros" gringos, pela data do vídeo deve ter pelo menos uns 20 anos a versão gringa e parece que você foi o único que entendeu a idéia que eu coloquei. Por isto coloquei a ressalva de o produtor ou o compositor permitir ou não que se faça uma levada assim ou de outra forma, também não vejo o porque o uso desta ou daquela técnica ou intenção não poder ser usada livremente pelo músico!
Obrigado pela opinião up

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 7:25 am

André Souza escreveu:Feijoada é Feijoada >>> Pizza é Pizza >>> Churrasco é Churrasco. Gosto de todos e escolho pela vontade do momento. Penso estes arranjos da mesma forma.

A música pede diferente pra cada um, mas o que vale é o que você dá. O bom slap será cabido se bem feito. A "velha condução" também. Gosto de avaliar o resultado: bom, mais ou menos e ruim.
André esta prosa já está dando fome... mas não concordo com o que você disse sobre "a música pedir algo diferente para cada um" Mad, penso que cada um vê uma possibilidade diferente e isto dentro do conhecimento e capacidade de cada um e para mim o que vale é você, dentro da sua capacidade/conhecimento extrair da música as possibilidades que está implícita nela!
Obrigado por comentar! Mad

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 7:31 am

danielcastrobp escreveu:Caro Carlozzz, também não entendi o seu questionamento, mas tá tudo certo.
Cara, o trabalho do Sizão Machado com o Djavan é simplesmente maravilhoso, aula de suingue, bom gosto, enfim, obrigatório. A versão com a galera gringa é muito boa também, cada um pôs a sua "cara" (como já foi dito..)
Em tempo: Um amigo me falou que o Miller certa vez declarou que o seu disco preferido dentre todos é o "Seduzir" do Djavan...
Grande Daniel brother aqui não tem questionamento nenhum, somente apresentei diferentes formas de interpretar a mesma canção. Não sei se foi o Sizão Machado que gravou este cd e conheço o trabalho do Sizão Machado a pelo menos uns 17 anos quando ele ainda gravava com o finado trumpetista Brasileiro Márcio Montarroyos tocando "Nigh in Tunisia" do grande Dizzy Gillespie num programa que tinha na TV Cultura ou algo assim, mas obrigado pela opinião, abraços.

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Mensagem por DUDUBASS Ter Dez 14, 2010 8:47 am

Também acho que a versão de estúdio foi mais "dirigida" mesmo, arranjo prontinho e tal, até por ser estúdio. Na versão "ao vivo", programa americano, só músico americano famoso... "vai lá velho, faz o que tu sabes..." Em tempo: na primeira o baixista é o Sizão e o ano 1986. Mas também, em uma levada mais funk, o Miller vai fazer uma diferença né? como se fosse em um samba o Sizão também faria a diferença... cada qual, com o seu cada qual...


Última edição por DUDUBASS em Ter Dez 14, 2010 10:05 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Guilé Ter Dez 14, 2010 9:24 am

Eu achei ma segunda melhor pq é o Marcus Miller q tá tocando. Rolling Eyes

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Mensagem por J.Adalberto Ter Dez 14, 2010 10:03 am

Fala Galera,

esse eh um tipo de discussão interessante, porém que IMHO não chega a lugar nenhum...

tem milhões de fatores a serem considerados...como já foi dito...época, musico que executou....equipamento ... gosto pessoal etc....

mas a verdade é uma só Djvam é muito bom!!!! Marcus Miller tbem!!! somando os dois só pode dar algo maravilhoso ehehe hehhe

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 10:31 am

DUDUBASS escreveu:Também acho que a versão de estúdio foi mais "dirigida" mesmo, arranjo prontinho e tal, até por ser estúdio. Na versão "ao vivo", programa americano, só músico americano famoso... "vai lá velho, faz o que tu sabes..." Em tempo: na primeira o baixista é o Sizão e o ano 1986. Mas também, em uma levada mais funk, o Miller vai fazer uma diferença né? como se fosse em um samba o Sizão também faria a diferença... cada qual, com o seu cada qual...

É isto ai Dudú falou e disse, cada qual com o seu cada qual! Obrigado por comentar!

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Mensagem por Bruno Alcântara Ter Dez 14, 2010 10:32 am

Miller + fretted = Slap

Se fosse "garota de ipanema", "Nem um dia", Seria o mesmo esquema

Por isso que eu gosto quando ele veste o fretless!

Antes que pensem o contrário, gosto pra caramba de slap, curto miller,
mas acho que tudo que ele toca no fretted fica meio, digamos, igual Smile

Meu gosto hoje é pelos brasileiros! Serginho Carvalho conduz o som do
Djavan sem exageros, no ponto certo, e com um groove matador!

Sem contar as outras dezenas de baixistas brasileiros, de todas as gerações
que enchem nossa música de bom gosto, bom senso (que falta em muito músico por aí),
swing, groove bem característicos, com notável influência do samba,
trazem nossa marca brasileira pro baixo elétrico.

Viva o baixista brasileiro! claps
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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 10:34 am

Guilé escreveu:Eu achei ma segunda melhor pq é o Marcus Miller q tá tocando. Rolling Eyes
Bro IMHO eu gostei mais da "versão" gringa porque é o que a música pede, temos baixistas que poderia executar esta canção tão bem quanto ou quem sabe melhor que o MM! Valeu por comentar!

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 10:41 am

J.Adalberto escreveu:Fala Galera,

esse eh um tipo de discussão interessante, porém que IMHO não chega a lugar nenhum...

tem milhões de fatores a serem considerados...como já foi dito...época, musico que executou....equipamento ... gosto pessoal etc....

mas a verdade é uma só Djvam é muito bom!!!! Marcus Miller tbem!!! somando os dois só pode dar algo maravilhoso ehehe hehhe

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Adalberto valeu por participar, mas discordo da primeira parte do seu comentário. O questionamento e a discurssão saudável pode sim nos levar a algum lugar, apesar de que nada está sendo questionado no tópico que propus. Creio que muitos dos que estão participando do bate papo na hora que apresentarem uma música para tocar numa gig você vai lembrar deste assunto e procurar ver o que a canção propõe e o que você tem a oferecer na interpretação, a menos que, como dizia o Nico: "Você tem que deixar a sua marca/seu estilo na música a ser tocada, se começarem a podar demais você diz para eles: Me dá a partitura escrita que vou tocar do jeito que você quer"! "Não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas, os questionamentos" Wink

Quanto à segunda parte do seu comentário estou de acordo 100 % Djavan e Marcus Miller só podia dar em algo maravilhoso!






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Mensagem por J.Adalberto Ter Dez 14, 2010 10:56 am

Relaxa Carlão,

o que quiz dizer com não leva a lugar nenhum. é que nunca vamos chegar a uma conclusão devido aos todos aspectos que envolvem o assunto....que no final é o gosto de cada um.

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 11:25 am

J.Adalberto escreveu:Relaxa Carlão,

o que quiz dizer com não leva a lugar nenhum. é que nunca vamos chegar a uma conclusão devido aos todos aspectos que envolvem o assunto....que no final é o gosto de cada um.

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Brother aqui está tranquilo, não me esquentei com isto kkkkkk Laughing Laughing

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Mensagem por Tripa Bass Ter Dez 14, 2010 1:05 pm

pow da hora... tem mais vídeos do djavan tocando com marquinhos?
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Mensagem por Jackson Ter Dez 14, 2010 1:11 pm

Bruno Alcântara escreveu:
Meu gosto hoje é pelos brasileiros! Serginho Carvalho conduz o som do
Djavan sem exageros, no ponto certo, e com um groove matador!

conduzia, ele saiu dessa gig...
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Mensagem por Guilé Ter Dez 14, 2010 3:11 pm

Tripa Bass escreveu:pow da hora... tem mais vídeos do djavan tocando com marquinhos?

Eu tenho um la em casa de qdo o Miller veio tocar com o Al Jarreau no FREE Jazz ai o Miller tocou Flor de Liz com o Dja...


Aqui tem duas dobradinhas deles:




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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 3:31 pm

Cara esta primeira gravação acima do album M2 o Marcus Miller usou o Fretless para começar a música, e depois pos os overdubs, em algumas partes com uma pegada mais slap e retornou ao fretless e ficou muito massa, ainda mais com o Djavan solfejando ao fundo em algumas partes! Nota 10!

up up up up
Só para não passar batido rsrs a segunda canção também ficou muito legal... Valeu pelo vídeo e por enriquecer a prosa! claps claps


Última edição por Carlosrzz em Ter Dez 14, 2010 3:56 pm, editado 1 vez(es)

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Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos! Empty Re: Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos!

Mensagem por CaQuinhO Ter Dez 14, 2010 3:37 pm

Pra mim, o melhor baixista que fez gig com Djavan foi o André Vasconcellos. E a melhor faixa para baixo, na minha opinião, chama-se "VOCÊ É" gravado por ele mesmo no album 'Bicho solto'.
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Mensagem por danielcastrobp Ter Dez 14, 2010 3:46 pm


Fala Carlos, tudo certo bro, não tinha realmente entendido a sua colocação, mas agora acho que entendi.
Pra ilustrar como a interpretação do "que a música pede" varia conforme a percepção de cada um curta essa versão da mesma música com Lee Ritenour e o "monstruoso" Anthony Jackson.
Grande Abraço parceiro!
Enjoy it!
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Mensagem por Cantão Ter Dez 14, 2010 3:57 pm

Esse outro guitarista é o Steve Lukather né ? pelo jeitão e estilo de tocar....só pode ser... up

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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 4:09 pm

danielcastrobp escreveu:
Fala Carlos, tudo certo bro, não tinha realmente entendido a sua colocação, mas agora acho que entendi.
Pra ilustrar como a interpretação do "que a música pede" varia conforme a percepção de cada um curta essa versão da mesma música com Lee Ritenour e o "monstruoso" Anthony Jackson.
Grande Abraço parceiro!
Enjoy it!

Eu ví este vídeo e o Adalberto falou algo que talvez eu não tenha pensado e sou obrigado a concordar com ele pale "que no final é o gosto de cada um."
No mais o Lee Ritenour quis ver qual era a interpretação do Anthony Jackson, mas tem um outro sujeito que toca com o Lee Ritenour o Melvin Davis que manda muito bem e com certeza faria uma outra leitura desta música, valeu pelo vídeo!

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Mensagem por danielcastrobp Ter Dez 14, 2010 4:37 pm

É justamente isso, cada um tem uma leitura up
Abraço!
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Mensagem por cristianosantos Ter Dez 14, 2010 5:56 pm

danielcastrobp escreveu:É justamente isso, cada um tem uma leitura up
Abraço!
+1
Que por sinal são duas ótimas leituras. Bom tópico Carlos.
up


Última edição por cristianosantos em Ter Dez 14, 2010 11:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia.)
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Mensagem por Carlosrzz Ter Dez 14, 2010 6:23 pm

cristianosantos escreveu:
danielcastrobp escreveu:É justamente isso, cada um tem uma leitura up
Abraço!
+1
Quem por sinal são duas ótimas leituras. Bom tópico Carlos.
up
Valeu pela contribuição, só não sei se consegui passar a idéia que queria, mas está valendo! Wink

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Mensagem por SILVIAO Ter Dez 14, 2010 8:46 pm

Vendo este tópico e curtindo o som da banda americana é realmente uma pena pensar que não temos mais Don Alias e Hiram Bullock! RIP!
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Mensagem por Romano Ter Dez 14, 2010 9:50 pm

E esse groove ,é groove de americano,né... A batera tum tá tum tá... Caixa e bumbo smp no chão!!!

Muito som tODAS as versões!
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Mensagem por André Souza Ter Dez 14, 2010 10:16 pm

danielcastrobp escreveu:É justamente isso, cada um tem uma leitura up
Abraço!

Concordo... Música antes de qualquer coisa é sentimento. Sentimento este que é pessoal. Ninguém senti da mesma forma.


Entendo que quando "no contexto" podemos avaliar comparativamente. Avaliamos diferente uma música quando já ouvimos uma versão dela, quando a música é inédita para nós "o que ela pede" é muito mais vago. Quero dizer mais pessoal e depende muito do músico, de sua técnica e de como ele entende a música. Não acho que seja unânime.

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Mensagem por Vlad Qua Dez 15, 2010 1:51 am

Carlosrzz escreveu:
E ai o que vocês acham ? Mandem a opiniões de vocês!

Todas mt boas... a diferença ñ é de americanos, brasileiros, romenos, dinamarqueses... são pessoas e ocasiões diferentes, só isso...

Poderia ter sido 2 bandas só de americanos, ou 2 só de brasileiros e seria diferente tb...

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Mensagem por bruno the manager Qua Dez 15, 2010 2:32 am

Vlad escreveu:
Poderia ter sido 2 bandas só de americanos, ou 2 só de brasileiros e seria diferente tb...

Perfeito! eu não diria melhor! cheers
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Mensagem por Carlosrzz Qua Dez 15, 2010 2:43 pm

Vlad escreveu:
Carlosrzz escreveu:
E ai o que vocês acham ? Mandem a opiniões de vocês!

Todas mt boas... a diferença ñ é de americanos, brasileiros, romenos, dinamarqueses... são pessoas e ocasiões diferentes, só isso...

Poderia ter sido 2 bandas só de americanos, ou 2 só de brasileiros e seria diferente tb...
Brother concordo com você em partes na primeira frasemas cada nacionalidade ou individuo percebe de acordo com o que ele ouve ou vive, no caso Americanos, ainda que eu sei que o pessoal que nunca viveu nos EUA não vai entender isto creio eu, se estiver errado, já penso desculpas antecipado. Nos EUA Branco é Branco e Negro é Negro são culturas diferentes, claro que existem as excessões, mas não são tantas assim, neste caso eu concordo mais com o que disse o adalberto que disse que é questão de gosto e eu adiciono de capacidade, porque meu que alguém veja que determinada canção tem uma levada tal e ele não tem a técnica ela não conseguirá passar para o instrumento o gosto/interpretação dele.

Quanto a segunda frase eu diria que poderia ter sido 2 bandas de americanos um só de Brancos e ou trasó de Negros ai sim seria diferente e o caso de Brasileiros é ponto passivo, pois conhecemos bem a realidade do Brasileiro quanto a contrabaixo e sua execução!
Abraço e obrigado pelo comentário!

Estes tópicos podem ser subjetivos em alguns aspectos, mas se procurarmos entender a proposta que apresentei vai gerar um aprendizado para todos nós, a idéia é ampliar nossa forma de enxergar as coisas, neste caso específico nossa música e musicalidade e forma de expressão!

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Mensagem por Vlad Qua Dez 15, 2010 6:16 pm

^^ cada pessoa tem um universo cultural diferente (pode ter nascido na mesma rua, pode ser filho do msm pai) e vai levar pra sua interpretação musical estas diferenças... em alguns casos as diferenças podem ser mais significativas, sem dúvida.

É natural q as versões sejam diferentes, foi isso q comentei... as duas são ótimas... mas tem mt mais q diferenças regionais...

Em um dos casos é uma gravação de um CD... pra um artista como o Djavan o CD tem um significado, existe uma razão pra escolha dos instrumentos e arranjos q vão definir a música... além disso existe uma razão maior pq a música vai compor este Cd especificamente... o disco tem uma história e a música ajuda a construir esta história...

No outro caso, não é apenas um registro sonoro. Primeiro ponto: o artista em questão no segundo vídeo ñ é o Djavan (ele é convidado)... e se pretende apresentar ao público do show (q ñ é ó público do Djavan) um novo artista, por meio de uma releitura de sua obra...

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Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos! Empty Re: Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos!

Mensagem por Vlad Qua Dez 15, 2010 6:19 pm

Se fossemos propor uma análise da real diferença entre bandas formadas por brasileiros e estadounidenses, teríamos q montar o seguinte cenário:

Formemos duas bandas com a mesma quantidade de integrantes (e de instrumentos representados, no caso);

Uma banda será formada pelos gringos; outra pelos brazucas;

Temos que garantir que o nível seja relativamente igual para cada um dos caras escolhidos... eles tem q ter um tempo atuando como músico e um tempo de dedicação ao estudo da música não mt diferente;

Botamos as duas bandas no mesmo estúdio/palco, damos a cada um o mesmo equipamento e o mesmo instrumento; e colocamos exatamente a mesma partitura (respectivamente) para cada um dos instrumentistas em questão...

Utilizamos o mesmo recurso de gravação, os mesmos parâmetros de mixagem e conferimos o resultado final...

Desta forma podemos tentar estruturar esta comparação que você nos propôs com o título "Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos!", mas ainda assim mt mais dq questões regionais ou etnográficas estabelecerão as diferenças (de interpretação) resultantes desta análise...

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Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos! Empty Re: Djavan - Diferênças entre interpretação entre Brasileiros e Americanos!

Mensagem por Vlad Qua Dez 15, 2010 6:29 pm

(só pra constar... acho bem legal um tópico como este... mas acho q ele deveria estar localizado em "Miscelânia")

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