Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE"

Ir em baixo

Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE" Empty Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE"

Mensagem por VictorLuigi em Ter Dez 28, 2010 1:17 pm

Aos entendidos de circuito de plantão:

Eu estava querendo fazer algumas modificações em um baixo que tem um circuito ativo e caps passivos.

O baixo, hoje em dia, tem:
1 – Dois humbuckers soap bar passivos;
2 – Um circuito de duas bandas ativo;
3 – Controles de volume e balanço;

No total eu tenho 4 potenciômetros.

O que eu queria é:
1 – Trocar o circuito ativo por outro de duas bandas também. Porém, este segundo tem as duas bandas em um potenciômetro concêntrico.
2 – Colocar trocar o potenciômetro do balanço ou do volume (não sei qual) por um potenciômetro “PUSH/PULL” para deixar o baixo ATIVO/PASSIVO;
3 – Até agora usamos 3 dos 4 furos do baixo. Com o furo que me sobrou eu queria colocar um potenciômetro de “TONE” que só seria habilitado no modo passivo.

Minha pergunta é:
É possível fazer um negócio desses?

Desculpem se a pergunta é muito besta, é que eu realmente não manjo nada disso!

Abraços!
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE" Empty Re: Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE"

Mensagem por ct.colela em Ter Dez 28, 2010 2:00 pm

sim é possivel
quanto a trocar o circuito para poder usar um pot concentrico isso nao é nescessario
é so retirar os dois potes de frequencias e substituir por um pote concentrico
leva na minha oficina na teodoro que eu faço a modificaçao
voce so precisa conseguir um pot concentrico no valor dos seus pots originais
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE" Empty Re: Dúvida com circuito Ativo/Passivo + controle de "TONE"

Mensagem por VictorLuigi em Ter Dez 28, 2010 2:20 pm

Olá Colela!

Na verdade eu queria trocar o circuito pela qualidade mesmo!
Rs

Eu estava querendo experimentar este circuito aqui:

http://cgi.ebay.com/SEYMOUR-DUNCAN-BLACKOUTS-ACTIVE-STACK-KNOB-BASS-PREAMP-/330501828614?pt=Guitar_Accessories&hash=item4cf371b006

Aí já matava a necessidade!

Uma outra dúvida:
Se eu colocar além do circuito ativo um par de captadores ativos, eu preciso de 2 baterias 9v? Ou uma bateria pode alimentar o circuito + os captadores?

Abraço!
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagem por ct.colela em Ter Dez 28, 2010 3:03 pm

uma bateria resolve
usar duas é bom tambem
assim voce aproveita melhor a carga das baterias
um pre precisa de no minimo 8 volts para funcinar abaixo disso começa a distorcer
portanto com uma bateria quando a carga dela chega a 8 volts voce tem que trocar
com duas o pre recebera a carga de 18 volts
assim quando as duas baterias estiverem com 8 volts cada ela estara alimentando o pre com 16 volts,,,,, carga de sobra
quando as baterias estiverem com 4,5 volts cada o pre estara sendo alimentado por 9 volts ,,,,,,o normal
quando a bateria estiver com carga de 4 volts cada
estara beirando o limite para troca das mesmas
com uma bateria voce a usa ate o limite de 8 volts
usando duas voce usa a bateria ate o limite de 4 volts cada
a vantagem de se usar duas baterias é que voce aproveira melhor suas cargas
quanto ao ganho de sinal ou volume de se usar 18 volts nao é assim tao expressivo
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Cris Simões em Seg Nov 21, 2011 10:29 pm

Aproveitando o tópico:
Existe a possobilidade de aproveitar o botão de "agudo" do circuitono modo ativo e trasnformar em "tone" no modo passivo?
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagem por Marcondes_ em Dom Jun 02, 2013 2:01 pm

Ressuscitando o tópico...

Estes dias me surgiu uma dúvida: Quanto aos baixos com a chave liga/desliga do circuito (tornando o baixo ativo/passivo), o q ocorre com os potenciômetros das bandas? Eles simplesmente param de funcionar?! Tipo, inutilizados enquanto estiver com o pré desligado? Se sim, o baixo fica passivo com controle do volume apenas.. no caso, seria possível "re-utilizar" os pot's como tone no modo passivo?

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Jun 02, 2013 2:21 pm

^ Ficam inativos.

Acho que não dá pra usar os pots de EQ como um tone passivo. Pelo menos nunca vi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Ruds em Seg Jun 03, 2013 5:00 pm

^ eu também não. Acho que não existe circuito assim.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Batista Bass em Qua Jun 05, 2013 1:01 pm

Oi, pessoal. como eu faço para colocar essa opção de on/off do circuito no meu bass?
Eu tenho um valley arts 6 cordas, com circuito aguilar obp3 e pretendo inserir um chaveamento para fazer série/paralelo/single no hambuckler dele. Queria aproveitar q ja vou fazer um furo nele para esta chave e tambem ter essa opção de ativo/passivo
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagem por bassfuria em Sex Jul 12, 2013 9:02 pm

Hoje tive o imenso prazer de conhecer o ct.colela, o cara é muito gente fina, super atencioso, profissional e responsável...

Deixei meu Fender Jazz Bass Marcus Miller com ele pra fazer a blindagem dos Captadores Fender Custom Shop 60 e uma modificação no circuito Bartolini NTMB 4.6 A/P que tem a seguinte configuração de fábrica;

2 Pickup - 4 knob configuration

Controls:
- Volume (with Active/Passive push-pull)
- Blend
- Mid (push pull freq selector)
- Treble/Bass Stack.

Queria aproveitar melhor o som dos Fender Custom Shop '60 usando mais o baixo em modo "passivo", pra isso o ct.colela fez umas modificações e o baixo ficou com a seguinte configuração;

2 Pickup - 4 knob, 1 Switch configuration

Controls:

- Volume / Tone Control Stack (in passive mode)
- Blend
- Treble/Bass Stack.
- Mid (push pull freq selector)
- Active/Passive Selector Switch

O resultado da blindagem + a modificação do circuito ficaram SENSACIONAIS, trabalho primoroso, super profissional...  RECOMENDADÍSSIMO...!!!

Se algum usuário tinha dúvidas se os resultados ficariam satisfatórios com a adição de um "Tone Control" para trabalhar em baixos ativos no modo passivo, podem fazer sem medo, você ficará com dois baixos em apenas um. (literalmente falando). Sem falar que o MOD em relação ao trabalho feito ficou como "dinheiro de pinga"...

Valeu ct.colela...!!!
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagem por Cris Simões em Sab Jul 13, 2013 11:13 pm

Excelente!
Tem como disponibilizar o esquema? Wink
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagem por Marcondes_ em Seg Jul 15, 2013 9:56 am

Não entendi o:

bassfuria escreveu:- Volume / Tone Control Stack (in passive mode)

No caso trocou o push-pull por um pot concêntrico? Ou utilizou a função push-pull para trabalhar Volume / Tone ?!
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por bassfuria em Seg Jul 15, 2013 9:58 am

Marcondes_ escreveu:Não entendi o:

bassfuria escreveu:- Volume / Tone Control Stack (in passive mode)

No caso trocou o push-pull por um pot concêntrico? Ou utilizou a função push-pull para trabalhar Volume / Tone ?!

"stack", empilhado, duplo...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagem por Marcondes_ em Seg Jul 15, 2013 10:01 am

Ou seja, ele trocou por um concêntrico...
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por bassfuria em Seg Jul 15, 2013 10:02 am

Marcondes_ escreveu:Ou seja, ele trocou por um concêntrico...

Não sabia que o nome era concêntrico...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: