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As lições que o Mestre me ensinou

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As lições que o Mestre me ensinou Empty As lições que o Mestre me ensinou

Mensagem por Edão 28/02/09, 07:18 am

Abrí este tópico pra gente descrever aquelas lições que os grandes Mestres do Contrabaixo, nos ensinaram, dizendo ou mostrando, em aulas, shows, vídeos, entre outros.
No meu caso como ainda não tive um mestre autentico (sou autodidata), observo as mensagens deixadas pelos grandes, por exemplo:
Luizão Maia (com relação a bossa nova): Menos é mais, em relação a quantidade de notas.
Essa foi uma que eu observei e que inclusive é uma máxima da Bossa Nova.

Que outras lições vocês aprenderam com os Mestres do Contrabaixo e que podem nos ensinar ?

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Mensagem por LuCaSbass 28/02/09, 08:21 am

aprendi com Luizão Maia, Nico Assumpção, Arthur Maia e outros(incluindo vários não contrabaixistas) que temos os melhores músicos e a melhor música do mundo, mas infelizmente as vezes damos mais valor ao que vem de fora enquanto os gringos ficam babando ovo da gente hehe

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Mensagem por Osmar Oliveira 28/02/09, 08:46 am

Já escutei diversas pessoas falando isso e é a mais pura verdade:

"Não existe nota errada, apenas notas mais adequadas e algumas outras menos adequadas."

É aquele velho esquema das notas "evitadas". Algumas pessoas levam isso tão a sério que tem pavor dessa nota, mas sempre tem que se ter em mente que nota evitada não significa nota proibida.

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Mensagem por LuCaSbass 28/02/09, 08:48 am

bassosmar escreveu:É aquele velho esquema das notas "evitadas". Algumas pessoas levam isso tão a sério que tem pavor dessa nota, mas sempre tem que se ter em mente que nota evitada não significa nota proibida.
Principalmente em jazz, pode parecer estranho, 'torto', mas não é errado, é 'outside' hehe

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Mensagem por Ivanov_br 28/02/09, 09:26 am

É isso aí, Lucas.... I'm a professional outsider!!!

Levando um som com o atual presidente da OMB/RS, ERACI ROCHA DE ALMEIDA, ele me disse: Vamos escutar o silêncio.... Naquele momento, deixei a nota soar... e ficou show.
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Mensagem por Jackson 28/02/09, 12:13 pm

Numa aula com o Arthur Maia ele me passou alguns fraseados (diatônicos mesmo) pré-fabricados, coisa bem simples... aí eu fiquei com aquela cara de pastel né............ ele virou pra mim e disse: "Pô velho, tem aquele dia que vc não tem inspiração nenhuma pra tocar, a patroa dormiu de calça jeans, e chega a hora do teu improviso.. vc tem que tirar alguma coisa da cartola brow!" hehe
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Mensagem por Edão 28/02/09, 12:57 pm

Jackson escreveu:Numa aula com o Arthur Maia ele me passou alguns fraseados (diatônicos mesmo) pré-fabricados, coisa bem simples... aí eu fiquei com aquela cara de pastel né............ ele virou pra mim e disse: "Pô velho, tem aquele dia que vc não tem inspiração nenhuma pra tocar, a patroa dormiu de calça jeans, e chega a hora do teu improviso.. vc tem que tirar alguma coisa da cartola brow!" hehe
Hahahaha, essa foi boa... Muito boa.

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Mensagem por Edão 28/02/09, 01:08 pm

LuCaSBass, num daqueles vídeos do workshop do Nico que você postou, ele fala da ação das cordas no Contrabaixo, e então eu fiquei examinando aquilo...
Mudei a pegada/técnica, baixei a ação do bass e as coisas tão melhorando, principalemente em relação a tocar mais rápido e com mais precisão.
Outra coisa que ele fala é a da forma de tocar as notas de tensão com o mínimo esforço, ta aí outra máxima: "quanto menos esforço, mais bonito".

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Mensagem por LuCaSbass 28/02/09, 01:27 pm

Edão escreveu:Outra coisa que ele fala é a da forma de tocar as notas de tensão com o mínimo esforço, ta aí outra máxima: "quanto menos esforço, mais bonito".
uma coisa que eu venho aprendendo, não só com esse video do Nico, mas vendo outros caras tocar e falar, como o Jorge Helder, Ney Conceição, Gary Willis, Matt Garrison e tal é tocar o mais leve possivel. Quanto mais leve, mais limpo e mais 'gordo' o som que vc tira. É melhor aumentar o volume do amp e tocar fraquinho que colocar o amp baixinho e ter que tocar muito forte para se ouvir, o som sai bem melhor!

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Mensagem por Claudio 28/02/09, 03:01 pm

LuCaSBass escreveu:
É melhor aumentar o volume do amp e tocar fraquinho que colocar o amp baixinho e ter que tocar muito forte para se ouvir, o som sai bem melhor!

Isso é premissa... básico... mas o pior é que tem muita gente que não compreende isso só lendo, as vezes tem que passar por alguns perrengues pra entender... Isso que você citou se encaixa com perfeição no baixo acústico... quem toca baixo acústico de maneira forte, tira um som ruim e detona os dedos das duas mãos... quem toca de forma leve tira um som muito mais bonito, mais agradável de se escutar!

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Mensagem por Rdg Bass 01/03/09, 07:07 am

Caras sempre toquei assim, tem muito cara que pega meu jazz bass pra tocar e fala que ele está tracejando e não consegue tocar e outra tocando desse jeito consigo tirar um som tipo da técnica do pop no slap na forma de pizzicato forçando um pouquinho o que fica legal pra alguns solinhos.

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Mensagem por Gabriel Oliveira 01/03/09, 08:55 pm

Baixei minhas cordas depois de ler esse tópico Wink
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Mensagem por bruno nunes 02/03/09, 12:07 pm

tentei baixar minhas cordas depois de ler esse topico...+ descobri q eu os pedreiro d+ pra tocar mais baixo doq ja esta...Twisted Evil
abraços... Twisted Evil

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Mensagem por Edão 02/03/09, 10:05 pm

bruno nunes escreveu:tentei baixar minhas cordas depois de ler esse topico...+ descobri q eu os pedreiro d+ pra tocar mais baixo doq ja esta...Twisted Evil
abraços... Twisted Evil
Escrevendo sobre esse assunto de ação das cordas lembrei dessa história de "ser pedreiro", é engraçado issaí... hehehe.

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Mensagem por Eömer 05/03/09, 07:38 am

eu aprendi a tocar leve na marra...
fiz aula com um professor bem novinho... ele pediu pra eu levar os dois baixos, e meteu a chave neles.... abaixou a ação das cordas... depois me entregou e falou simplesmente: toca... e sem deixar trastejar....
hoje em dia vou no luthier e o cara ja atgé sabe : " daquele jeito né??? corda colada no braço ne "

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Mensagem por eduardo takaaci 05/03/09, 11:13 am

Eömer escreveu:eu aprendi a tocar leve na marra...
fiz aula com um professor bem novinho... ele pediu pra eu levar os dois baixos, e meteu a chave neles.... abaixou a ação das cordas... depois me entregou e falou simplesmente: toca... e sem deixar trastejar....
hoje em dia vou no luthier e o cara ja atgé sabe : " daquele jeito né??? corda colada no braço ne "

Eu também utilizo a ação das cordas bem baixas, até porque para acordes é a melhor maneira de se obter bons resultados.
Quanto a questão de tocar leve creio que além de ser uma noção básica, acabamos apenas a entender isso com o tempo, porque quando estamos aprendendo a tocar a única coisa que vale é a "pedreiragem"...hehehe!!!

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Mensagem por Rodolfo Katatau 05/03/09, 01:51 pm

Eu sempre ouvir dizer q o músico, independente do instrumento, tem q ter aquela "pegada", mas não é de tocar forte e sim firme e definido. Vc's falam q pra tirar um timbre bem legal do baixo é bom vc tocar leve e aumentar um amp. isso me deixa curioso! Smile
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Mensagem por Edão 05/03/09, 10:42 pm

Rodolfo Katatau escreveu:Eu sempre ouvir dizer q o músico, independente do instrumento, tem q ter aquela "pegada", mas não é de tocar forte e sim firme e definido. Vc's falam q pra tirar um timbre bem legal do baixo é bom vc tocar leve e aumentar um amp. isso me deixa curioso! Smile
Pois então, o lance da leveza é nas notas de tensão do acorde ou arpejo...
É um mecanismo pra espressar a nota com uma sonoridade mais elaborada, pois c imagina uma nota de tensão e você dá um peteleco violento, pode até valer, mas depende do que você quer dizer com aquela nota.

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Mensagem por LuCaSbass 05/03/09, 10:58 pm

Edão escreveu:
Pois então, o lance da leveza é nas notas de tensão do acorde ou arpejo...
É um mecanismo pra espressar a nota com uma sonoridade mais elaborada, pois c imagina uma nota de tensão e você dá um peteleco violento, pode até valer, mas depende do que você quer dizer com aquela nota.
acho q nao... vale tocar tudo leve, nao importa a nota. Ja foi comprovado ate em analise em estudio, voce tocando mais leve o som sai bem mais 'gordo'

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Mensagem por Rdg Bass 05/03/09, 11:16 pm

Como disse anteriormente, uso as cordas com ação bem baixa, acho que se pode combinar o tocar leve e às vezes forçar um pouquinho trabalhando em conjunto com a posição em que se toca, ora na ponte ou perto do braço, explorando os diversos timbres gerados só com o tipo de ataque, assim trabalha-se a expressão musical e tirando sons diferentes em determinado tempo da música. E às vezes fica legal fazer um solinho com um tracejamento.

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Mensagem por Galdino 05/03/09, 11:20 pm

Uma vez assistindo a um workshop de um baixista da região, inclusive foi o primeiro que eu escutei falando Jaízz ( kkkk, eu era poião demorei um tempo matutando pra ver se era o mesmo que eu tava pensando )

O cara falou uma parada que eu levo até hoje comigo, que é a questão dessa pegada forte ou fraca; não sei se ele usou o termo "expressão" mais ele quis dizer que era pra tocar conforme o momento ou o "clima" da musica pedia e que isso faltava na maioria dos caras. Desde então percebi que faz muito sentido e costumo alternar minha pegada, se eu acho que a musica tá pedindo uma levada mais calma eu toco de um jeito; e se é pra descer a mão eu já esculhambo...

Oque não pode é achar que pegada é força, não é!
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Mensagem por LuCaSbass 05/03/09, 11:31 pm

Galdino isso se chama dinamica, e controlar a dinamica tocando leve é uma das coisas mais dificeis que tem!

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Mensagem por Galdino 06/03/09, 12:08 am

LuCaSBass escreveu:Galdino isso se chama dinamica, e controlar a dinamica tocando leve é uma das coisas mais dificeis que tem!

Saquei, acho que ele usou a palavra dinamica mesmo!!! e faz total sentido Very Happy
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Mensagem por Rodolfo Katatau 06/03/09, 02:08 pm

É isso aí, a dinâmica é importantíssimo!
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Mensagem por Tiago Bass 17/06/09, 05:52 pm

Essa de menos é mais , eu ouvi outro grande baixista dizer tbm num workshop aqui em SP .... Abraham Laboriel !
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Mensagem por Maurício_Expressão 17/06/09, 07:42 pm

Uma das frases mais importantes para mim como músico amador e péssimo musisista foi dito por um guitarrista no instante que descia do palco após um show avassalador:

___ Cara vocês detonaram. Tocaram os covers como se fossem a banda original. Como conseguem? Decoram todo o CD? (eu perguntando)

___ Pelo contrário cara. Nosso segredo é escutar pouco a música e tirar as linhas de solo, baixo e bateria logo em seguida. A gente descobriu que o público gosta mais dos covers quando a gente toca como a gente acha que é música e não como realmente a música é. (guitarrista)

Fizemos uma experiência com "My Woman From Toquio", do Deep Purple, cuja introdução é bem complicada feita com guitarra e teclado e passamos a tocar só com guitarra com "notas mais limpas", de maneira bem mais simples.
Bingo !!! Ficou muito melhor.

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Mensagem por Rena Cáceres 16/09/09, 07:12 pm

"músico bom não erra, repete o que fez para provar que tava certo"

essa é de um professor da faculdade hahahahha

sempre me lembro disso quando erro em shows... e isso sempre me ajuda a contornar o erro de forma que fique menos perceptível (para leigos, claro hahahah)

lol!

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Mensagem por Cantão 16/09/09, 07:19 pm

^Muito boa essa.... point

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Mensagem por Eduardo Chaves 16/09/09, 07:30 pm

Rena Cáceres escreveu:"músico bom não erra, repete o que fez para provar que tava certo"

essa é de um professor da faculdade hahahahha

sempre me lembro disso quando erro em shows... e isso sempre me ajuda a contornar o erro de forma que fique menos perceptível (para leigos, claro hahahah)

lol!

Rena... faço a mesma coisa! heheheh! Contorno pra acertar... heheh!
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Mensagem por Dpaulo 17/09/09, 10:34 am

Sacada que sempre penso é como o Jaco variava o timbre tocando com a mão direita mais próxima da ponte ou do braço.
Pode parecer óbvio, mas são poucos que fazem isso com tanta maestria.
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Mensagem por Rdg Bass 17/09/09, 03:12 pm

^ Costuma trabalhar essa questão quando toco, por influencia do Jaco, mas 80% toco perto da ponte.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola 17/09/09, 03:26 pm

Pelo contrário cara. Nosso segredo é escutar pouco a música e tirar as linhas de solo, baixo e bateria logo em seguida. A gente descobriu que o público gosta mais dos covers quando a gente toca como a gente acha que é música e não como realmente a música é. (guitarrista)
Concordo integralmente.
Minhas "lições" podem se aplicar a qualquer atividade, e não apenas à música:
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Mensagem por Mago Mr. Bass 18/09/09, 10:29 pm

Meu avô não sempre gostou de música, mas passou muito longe de ser músico, porém há uma frase que nunca esqueco:

Ao me dar o primeiro instrumento (um Di Giorgio N.18) ele proferiu:

-É no estudo que o homem se liberta, então estou te dando esse violão para que você estude e torne-se um músico que acredita que pode ser! Se você acha que pode ser um bom músico, vá em frente; se acha que não pode ser, por mais que demore, vá em frente assim mesmo e chegará lá.

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Mensagem por Pagode Alto Astral 18/09/09, 11:03 pm

Mago Mr. Bass escreveu:Meu avô não sempre gostou de música, mas passou muito longe de ser músico, porém há uma frase que nunca esqueco:

Ao me dar o primeiro instrumento (um Di Giorgio N.18) ele proferiu:

-É no estudo que o homem se liberta, então estou te dando esse violão para que você estude e torne-se um músico que acredita que pode ser! Se você acha que pode ser um bom músico, vá em frente; se acha que não pode ser, por mais que demore, vá em frente assim mesmo e chegará lá.

pow Mago, tão impressionante quanto o conteúdo da frase é o fato de teres fixado ela tão perfeitamente.Eu na quinta palavra já teria trocado tudo lol!

em tempo: sempre que vejo teu nick me lembro da 'Mr.Funky Samba' do Black Rio.

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Mensagem por Eduardo Chaves 19/09/09, 09:00 am

Mago Mr. Bass escreveu:
-É no estudo que o homem se liberta, então estou te dando esse violão para que você estude e torne-se um músico que acredita que pode ser! Se você acha que pode ser um bom músico, vá em frente; se acha que não pode ser, por mais que demore, vá em frente assim mesmo e chegará lá.

Sabias palavras Mago! Seu avô tem razão! Nosso sonho é ser um bom musico, mas não temos esse tempo todo pra investir nosso tempo, então um dia a gente chega!

Poxa! Sabias palavras! up
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola 19/09/09, 02:43 pm

Mago Mr. Bass escreveu:Meu avô não sempre gostou de música, mas passou muito longe de ser músico, porém há uma frase que nunca esqueco:

Ao me dar o primeiro instrumento (um Di Giorgio N.18) ele proferiu:

-É no estudo que o homem se liberta, então estou te dando esse violão para que você estude e torne-se um músico que acredita que pode ser! Se você acha que pode ser um bom músico, vá em frente; se acha que não pode ser, por mais que demore, vá em frente assim mesmo e chegará lá.
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Mensagem por fma 12/10/09, 01:15 pm

das melhores lições que tive em música:
"é... eu sei que isso é difícil, mas quem quer coisa fácil come m**** porque não tem osso" - Sizão Machado
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As lições que o Mestre me ensinou Empty Re: As lições que o Mestre me ensinou

Mensagem por Mago Mr. Bass 12/10/09, 10:48 pm

Pagode Alto Astral escreveu:


pow Mago, tão impressionante quanto o conteúdo da frase é o fato de teres fixado ela tão perfeitamente.Eu na quinta palavra já teria trocado tudo lol!

abs

Essa frase foi uma das frases que mais marcou a minha vida inteira, impossível esquecer, foi quando tudo começou

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Mensagem por Mago Mr. Bass 12/10/09, 10:51 pm

Foi ele [meu avô] que me ensinou a guiar barcos, lanchas, botes, etc.

[off topic detected]

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Mensagem por Cantão 12/10/09, 11:49 pm

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Mensagem por gobatto 04/11/09, 07:09 am

Ivanov_br escreveu:Levando um som com o atual presidente da OMB/RS, ERACI ROCHA DE ALMEIDA, ele me disse: Vamos escutar o silêncio.... Naquele momento, deixei a nota soar... e ficou show.

É...o que eu nunca esqueço é nessa pegada ai:

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Mensagem por Convidado 13/11/09, 05:43 pm

Duas que eu lembro agora, "filosóficas":

"Que diferença faz pro mundo ou quem se importa se você é um grande baixista ou não? Ou se toca desse ou daquele determinado jeito"

"A música já está aí em algum lugar, a gente só precisa estar aberto e com a antena ligada pra captar. A gente não precisa criar nada, só deixar que a música se revele, pra quem toca e quem ouve."

Altamente libertadoras hehe

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Mensagem por Ricardo (alive10) 25/11/09, 10:33 am

No case do Abraham Laboriel tem a frase o menos é mais.

Ele carega tanto essa filosofia que colocou no proprio case.

tenho quase ceteza que era isso que estava escrito "Less is more"

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Mensagem por Convidado 25/11/09, 10:56 am

"Senso harmônico se desenvolve, tocando, convivendo, ouvindo e cantando muito os acordes, no piano ou no violão, de preferência no piano" - Itiberê Zwarg

Mudou minha vida, pois eu pensava que sensibilidade/ouvido harmônico se sabia nascendo ou não... Deu uma esperança e mostrou o caminho.

Valeu mestre!!

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Mensagem por Ricardo (alive10) 26/11/09, 11:49 am

Sá Reston escreveu:"Senso harmônico se desenvolve, tocando, convivendo, ouvindo e cantando muito os acordes, no piano ou no violão, de preferência no piano" - Itiberê Zwarg

Mudou minha vida, pois eu pensava que sensibilidade/ouvido harmônico se sabia nascendo ou não... Deu uma esperança e mostrou o caminho.

Valeu mestre!!


Show de bola Sá...

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Mensagem por Convidado 26/11/09, 11:51 am

Legal que tu se identificou. Eu chamo isso (e falo pros meus alunos) de ficar amigo dos acordes. Tem que ficar íntimo dos caras! hehe

Quanto mais a gente tiver isso, melhor, penso eu.

Abraço!

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Mensagem por Gabriel Oliveira 26/11/09, 12:23 pm

Só complementando a importância harmônica que o Sá destaca:

Eu acho que todo músico deveria ter um teclado pra estudar harmonia em casa. Violão não é tão eficiente quanto as teclas pra entender harmonia.

Smile
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Mensagem por Convidado 26/11/09, 12:24 pm

Sá Reston escreveu:"Senso harmônico se desenvolve, tocando, convivendo, ouvindo e cantando muito os acordes, no piano ou no violão, de preferência no piano" - Itiberê Zwarg

Exatamente, nunca é demais lembrar, né?

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Mensagem por Gabriel Oliveira 26/11/09, 01:14 pm

Exato! Very Happy

Mas sério... eu acho estudar harmonia no piano tão (ou MAIS, dependendo do caso) importante do que estudar técnica no contrabaixo.

Principalmente pra quem não é só instrumentista e mexe com produção, arranjo e composição. Wink
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Mensagem por Convidado 26/11/09, 01:22 pm

Acompanho o relator!! up

Tá aí uma coisa difícil de explicar pra quem está começando. Alguns professores meus me falaram isso e eu tive que aprender na marra.

O método do Rufus Reid, "The Evolving Bassist" que durante muitos anos foi considerado o melhor dedicado ao instrumento, e um dos primeiros focados no Jazz, tem uma seção dedicada a ensinar montagens no piano de alguns acordes. Cara sábio, né? Acho que nunca vi isso em outro método. Se um dia eu escrever um (sonhar não custa nada), certamente vou dedicar uma boa parte dele aos acordes no piano.

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