Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

+10
fma
Regina Candal
AntaoBassman
dibass
Filipe Castro
wellrod
allexcosta
renatogaragerock
Fernando Zadá
ricardo_hiendl
14 participantes

Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 17, 2011 12:42 am

Olá pessoal, eu tenho algumas dúvidas com relação a escalas, e ao uso no blues (na verdade não só no blues).
No blues especificamente, usa-se basicamente 3 notas que formam a base da música.

Por exemplo:
Blues em C: Usa a C, F e G (normalmente 1 tempo em C, vai para F onde fica um tempo, volta para C, e finalmente vai ao G, volta ao F e volta ao C). Isso é o básico do básico.
Não sei se estou correto, se estou pensando corretamente. Em uma música em Cm, por exemplo. Continuo utilizando as mesmas notas bases, C, F e G, porém digitando notas da escala de Cm, Fm e Gm.
A dúvida é justamente esta, a aplicação das escalas só é usada nesta situação mesmo?
Por que não aplica-se a escala na base da música, ou seja, porque normalmente não sai do C;F;G ?
Um blues em Cm por exemplo, não seria coerente ter como a base da música C; depois D# (terça diminuída) e G, ou F# (quinta diminuída) ?
Muito obrigado.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 17, 2011 12:01 pm

Putz!
Estão confusas suas dúvidas hein!
primeiro é legal ter uma base de intervalos. D# é segunda aumentada e não terça diminuida. A nomenclatura correta inclusive é diminuta.
Uma das caracterristica do blues é ter 12 compassos e ele só fica no I IV e V (C F e G se for em C) nos blues mais simples.
Se quiser simplificar você pode usar a pentatônica de Cm sobre um blues maior que fica bacana mas é só a primeira das possibilidades.
Experimente sobre esses acordes tocar a penta com blue note ou escala blues como alguns preferem chamar que fica interessante. Existem umas notas que não são exatamente interessantes para se repousar sobre alguns acordes mas sugiro usar inicialmente o ouvido mesmo.
A escala blues em Cm seria:
do mib fa fa# sol sib

Mas sugiro procurar alguém pra te dar umas noções básicas que sua parte estrutural parece estar meio frágil.
Abraço
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por renatogaragerock Seg Jan 17, 2011 12:37 pm

Às vezes, no Blues menor, podemos também ouvir uma quinta maior (ex: Cm, Fm, G).
No entanto, a questão das "regras musicais" está atrelada ao fato de que a música nasceu antes da teoria musical. Assim, o Blues acaba tendo algumas peculiaridades pelo fato de que seus primeiros músicos eram africanos ou descendentes de africanos, que tiveram o uso de seus instrumentos musicais originais proibidos, e que tiveram que assim adaptar sua música aos instrumentos europeus (gaita, violão, bandolim, etc).
Assim, o blues funciona um pouco diferente da "música ocidental", com 7 notas, modos gregos, etc. Isto pode explicar porque é peculiar a harmonia do Blues.
Mas estou na mesma situação que o Zadá. Creio que alguém possa explicar a parte técnica de modo melhor.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por allexcosta Seg Jan 17, 2011 12:38 pm

Blues é muito mais um feeling que estudo de escalas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 17, 2011 12:48 pm

Pois é no blues maior também pode-se usar a penta maior mas a quantidade de opções é bem grande mas com o conhecimento meio confuso que ele tem dos intervalos pra explicar melhor aqui teria que partir quase do zero e ia escrever uma biblia.
Mesmo em blues mais simples pode-se utilizar acordes do VI grau, do II e isso abre muitas portas do que tocar.
A primeira parte de Wave do Tom Jobim é um exemplo de como um blues pode ser modificado e se tornar bem sofisticado.
Minha sugestão é procurar entender os intervalos, as escalas maiores e menores e um pouquinho mais da estrutura musical que se não vai ficar meio na decoreba de dicas.


Quanto ao que o Alex postou por isso que comentei usar a escala blues e o ouvido mas no inicio é por ai mesmo mais a forma de tocar que só as notas. Fora que existe o blues do Muddy Waters e o blues do Joe Pass e do Oscar Peterson que acabam ficando bem distantes na forma de tocar!!Rss
Uns anos atrás vi um show do Magic Slim que ele fez um solo lindo com uma nota dando bend e voltando por uns 3 ou 4 minutos que ficou sensacional!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por wellrod Seg Jan 17, 2011 1:51 pm

tive um professor q me falava q a escala blues é basicamente a escala pentatônica com algumas alterações... procede? (pelo menos fica bem parecida... hehe)

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Filipe Castro Seg Jan 17, 2011 2:44 pm

yes, pentatonica + blue note ( )

Maior:
C Penta/blues (terça menor)

C D (Eb) E G A

Menor:
Am Penta/blues (quarta aumentada/quinta diminuta)

A C D (Eb) E G A


Última edição por Filipe Castro em Seg Jan 17, 2011 2:53 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 17, 2011 2:47 pm

É isso mesmo.
É que a escala pentatônica devido ao nome tem 5 notas e com alterações deixa de ter 5 em teoria. Escala blues nada mais é que a pentatônica com a blue note entre a 4 e a 5. Mas já vi outras definições mas a mais comum é essa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por wellrod Seg Jan 17, 2011 3:28 pm

Um lance também é dar uma estudada nos "standards" de blues... tem uns riffzinhos clássicos muito usados... o blues eu considero uma magia incrível... ele é tão limitado mas tão vasto ao mesmo tempo...

o cara faz uma música: "lili brown e as couves do norte da malásia"... com 3 acordezinhos e os mesmos riffs... depois canta a "a morte da vespa vesga" com os mesmos 3 acordes e ta ali... outra música completamente diferente... hehehe num entendo essa "magia do blues" não...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por dibass Seg Jan 17, 2011 4:43 pm

Ricardo procura um livro do Ed Friedland que explica muitas coisas a respeito do blues é bem interessante

depois se quizer posso te passar minha monografia eu escrevi a respeito das linhas de contrabaixo no blues
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 17, 2011 5:29 pm

Opa! tenho esse livro do Ed!
bacana
SE a dúvida inicial for a respeito de linhas de base ai a resposta já é bem diferente e é preciso pensar mais no acordes e nas triades e tétrades.
Falei da escala blues mais pra parte de improviso e criação de melodias.
SE for walking e linhas de condução a coisa muda figura.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 17, 2011 10:51 pm

Obrigado pessoal.
Eu acho que não deixei muito claro a dúvida.
Vou tentar explicar novamente. Eu estudei escalas maiores, menores e pentatonica (apesar de ainda ter duvidas).
O que eu gostaria de saber, é sobre improviso no blues, ou algumas variações, se é possível.
Por exemplo, a música I´m Tore Down (Eric Clapton), é um blues bem simples em C.
A linha de baixo é composta basicamente por uma Riff, segue embaixo uma tablatura:

Riff em Dó:
|------55---33--------|
|------------------55--|
|-33-------------------|
|-----------------------|

Riff em Fá:
|-------10-10-----8-8-------------|
|--------------------------10-10---|
|-8-8-------------------------------|
|------------------------------------|

Usa também a mesma Rif em Sol, ok.

Bom, esta é a linha de baixo da música inteira, alterando entre C; F e G, claro que no tempo certinho pra mudar a nota (a riff).
A minha dúvida é a seguinte: Estas 3 notas não podem ser alteradas de maneira nenhuma, correto?
Se eu quiser fazer uma variação, eu poderia substituir a nota C, por outra nota dentro da escala de Dó, e mantendo a mesma riff?
O que caracteriza nesta música se o tom é C Maior; C menor?
Pelo que entendo (pouca coisa), é que ele utiliza a Sétima diminuta (existe isso?), por estar presente na Riff a nota Bb.
Então, podemos dizer que é um blues em C com sétima ?

Valeu gente. Acho que ficou mais confuso... facepalm





Última edição por ricardo_hiendl em Ter Jan 18, 2011 8:58 am, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 17, 2011 10:55 pm

dibass escreveu:Ricardo procura um livro do Ed Friedland que explica muitas coisas a respeito do blues é bem interessante

depois se quizer posso te passar minha monografia eu escrevi a respeito das linhas de contrabaixo no blues

Vou procurar este livro.
Sim sim, agradeço se me encaminhar a monografia, com certeza vai me ajudar.
Vou te passar meu e-mail por MP.
Abraço.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por AntaoBassman Sex Jan 28, 2011 9:01 pm

Ricardo, vai por onde o mestre Alex mandou, cara:

allexcosta escreveu:Blues é muito mais um feeling que estudo de escalas...

Toco numa pequena banda de blues, fazemos nossas próprias músicas e eu não entendo mais do que você de teoria musical. Mas o que eu posso afirmar que todo um universo musical 'bluesístico' pode se expandir se você se deixar levar pelo feeling.
Eu também tentei estudar o blues partindo do teórico para o prático, e percebi que isso é bem mais difícil do que fazer o caminho oposto, e (pode parecer absurdo) pode até travar o meu desenvolvimento no estilo. O lance é ouvir e sentir, daí improvisar.
Tenho umas BTs de blues com blues convencionais, tipo SRV e outros clássicos, e também BTs com algumas variantes do estilo, para treino de guitarra (não toco guitarra) mas que servem muito bem pra estudar com o baixo. Posso te passar, aí você ouve e improvisa em cima.

Você vai ver que mesmo sendo um simples 'C F e G', tem muita coisa que você pode fazer de interessante no blues.
AntaoBassman
AntaoBassman
Membro

Mensagens : 29
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por ricardo_hiendl Dom Jan 30, 2011 3:10 pm

AntaoBassman escreveu:Ricardo, vai por onde o mestre Alex mandou, cara:

allexcosta escreveu:Blues é muito mais um feeling que estudo de escalas...

Toco numa pequena banda de blues, fazemos nossas próprias músicas e eu não entendo mais do que você de teoria musical. Mas o que eu posso afirmar que todo um universo musical 'bluesístico' pode se expandir se você se deixar levar pelo feeling.
Eu também tentei estudar o blues partindo do teórico para o prático, e percebi que isso é bem mais difícil do que fazer o caminho oposto, e (pode parecer absurdo) pode até travar o meu desenvolvimento no estilo. O lance é ouvir e sentir, daí improvisar.
Tenho umas BTs de blues com blues convencionais, tipo SRV e outros clássicos, e também BTs com algumas variantes do estilo, para treino de guitarra (não toco guitarra) mas que servem muito bem pra estudar com o baixo. Posso te passar, aí você ouve e improvisa em cima.

Você vai ver que mesmo sendo um simples 'C F e G', tem muita coisa que você pode fazer de interessante no blues.

AntaoBassman, agradeço muito. Quando der encaminha as BTs no meu e-mail: ricardo_hiendlmayer@hotmail.com . Valeu...
Quanto a usar o feeling, vou procurar utilizar mais isso do que tentar colocar escalas. Acho que rola mais fácil e natural, usar o ouvido e bom senso pra não deixar o som ruim. Eu percebi que no Blues não se aplica muito uso de escalas maiores, menores...Não tem uma "regra" né...
Obrigado.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Também quero!!rs

Mensagem por Regina Candal Seg maio 23, 2011 11:17 am

dibass escreveu:Ricardo procura um livro do Ed Friedland que explica muitas coisas a respeito do blues é bem interessante

depois se quizer posso te passar minha monografia eu escrevi a respeito das linhas de contrabaixo no blues

Oiii!!

Eu toco violão desde pequenininha (faz teeeempo isso!! rsrs) e há 4 meses me apaixonei pelo contrabaixo e estou tendo aulas! Meu marido toca guitarra e estou levando um som com ele em casa!! Até que não estou fazendo feio...mas toda ajuda é bem vinda!! Se puderes me enviar tb a sua monografia, vou ficar muito agradecida!! Vou procurar o livro tb!!

Sou novata no contrabaixo e aqui no fórum! Estou achando tudo o MÁXIMO!!
Grande abraço a todos os membros aqui do fórum!!!

Regina Candal
Regina Candal
Membro

Mensagens : 2
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por fma Seg maio 23, 2011 11:27 am

Eu acho que a blue note era uma desafinada que foi incorporada ao estilo... essa afirmação não tem embasamento bibliográfico, mas que eu acho, eu acho rsrs
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por VINIPRO7 Seg maio 23, 2011 5:39 pm

A escala blues não se resume somente ao blues, você pode usá-las para criar frases para "todos" estilos musicais, tente incorporar a nota blues em toda a sua escala seja ela os modos gregos ou a pentatônica, entretanto não repouse sobre ela pois ele está fora da esala maior.
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Romano Seg Set 12, 2011 3:44 pm

Ouça ,ouça,ouça,ouça,ouça....
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por BR. Sáb Nov 05, 2011 3:43 pm

dibass escreveu:Ricardo procura um livro do Ed Friedland que explica muitas coisas a respeito do blues é bem interessante

depois se quizer posso te passar minha monografia eu escrevi a respeito das linhas de contrabaixo no blues
Você pode me enviar esse livro também? Laughing E a monografia se não for pedir muito...Vou te enviar uma MP com o e-mail.
Valeu.

____________________________
Groove? Just in God!
BR.
BR.
Membro

Mensagens : 83
Localização : Fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Masteles Qua Nov 09, 2011 9:02 pm

allexcosta escreveu:Blues é muito mais um feeling que estudo de escalas...

Concordo plenamente!

Apenas adicionando minha opinião pessoal:

- Se o baixista (ou qualquer outro músico), entender a essência do Blues, basta ter conhecimento do campo harmônico e improvisar à bel prazer!

Very Happy

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto ao uso de escalas em blues Empty Re: Dúvida quanto ao uso de escalas em blues

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos