Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicos melhores que seus instrumentos

+53
LeoSP
jgs
Esequiel Bass
Ixra
herrero
pedrohenrique.astronauta
Lucas_Panurge
Cayo Castro
_leorocha
Guilherme Lizardo
fma
Fá Mendonça
Baixista
Gigante
DenisLM
Marcão
Claudio
cicero moura
Daniel
Binão
Gomba
Alexandre Lopes
Andremoura
CaQuinhO
Lucas8bass
Filipe Castro
Fabio Linhares
Dja
Tarcísio Caetano
Claudio Jardim
ricardo_hiendl
Ber
leandrosf89
malka_aff
Glauco
Ricardo Saldanha
Fernando Zadá
DUDUBASS
SILVIAO
GusVCD
RFFanBR
allexcosta
Ivanov_br
Moshe Bar Elohim
fheliojr
Guilé
hamilton du baixo
heitor_pg
Fabio Motta
LuCaSbass
Cantão
NETOULTRA
nukebass
57 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por nukebass Qui Jan 20, 2011 4:15 pm

Pessoal, não me levem a mal nem me entenda mal, mas atualmente 90% dos assuntos em fóruns, blogs e rodas de músicos antes da gig, é sobre equipamentos e G.A.S... nada contra equipos de alto nível... mas "sou do tempo que" falava-se muito mais de músico e música que hardware. Não falo isso levando em consideração esse fórum apenas, mas como disse antes, isso tá em todo lugar onde tem músico reunido.

Não é ruim ficar informado das últimas novidades... Não é ruim também ter $$$ pra comprar tudo isso, é capitalismo e democracia... E é MUITO BOM tocar em equipamentos hi-end! MAS, noto que muitas vezes o respeito se dá de acordo com o que o cara tem entre ele e a tomada.. Já vi gente ser humilhada em público aqui no fórum porque não tinha um carro em forma de equipamento... isso é ruim. O humilhado, na ocasião, estava sendo um pulha mesmo.. mas o humilhador conseguiu ser pior que ele... Nas lojas nem se fala, mas aí já era de se esperar... E entre nós músicos isso já é o que ocorre também... estamos sendo medidos pelo ouro dentro do case.

É somente uma observação que há muito tinha vontade de expressar aqui. Gosto daqui, é o melhor fórum de baixistas do Brasil, só não participo ainda mais porque a maioria dos tópicos é sobre equipamentos, coisa que não sou expert. O lado bom disso é que aprendo MUITO.

Uma proposta para esse tópico:

Que cada um que postar aqui contribua (se quiser) com um ou mais vídeo de alguém tocando bem, em um instrumento barato ou médio (sei lá... até 1500 reais). Se quiser pode escrever detalhes do vídeo, como a marca do instrumento, se não estiver clara, e detalhes do amp também... enfim, do equipamento. Lembro de ter visto vídeos assim por aqui, há pouco tempo, um cara tocando bem numa guitarra Tonante. É esse o espírito Wink

Minha contruibuição (alguns já devem ter visto esse vídeo)


____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por NETOULTRA Qui Jan 20, 2011 4:42 pm

Esse vídeo já foi postado, mas vai bem de encontro ao tópico:



Algumas respostas do Cláudio sobre o timbre do SX:

"Quanto ao timbre o baixo esta ligado em uma placa de áudio e ao sonar, depois mixo o som com a câmera. Mais é um pouco de tudo, o baixo que é muito bom com a forma de tocar sem alisar muito rs..."
"oi amigao. E sim, os caps sao originais, toquei apenas potenciometros e jack. "
"Troquei pq os baixos sao baratos justamente pq os componentes nao sao de primeira linha. Tenho levado esses sx para viajar tocando e quanto menso trabalho der melhor. Alias nao da trabalho nenhum, baco e parte eletrica. Sendo assim nao preciso botar meus baixos na estrado correndo todo tipo de risco. Os nobs sao goth e o jack switchcraft . Abs."

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Cantão Qui Jan 20, 2011 4:45 pm

Grande Nuke , aqui vai minha contribuição... up
Baixolão Strinberg BA450.
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/jCTUhntUAjk" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>

Jennifer 4 Jazz Bass... facepalm (postei por ser um baixo que ajudou muita gente a prender a tocar)
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/a1BDd39pv68" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por LuCaSbass Qui Jan 20, 2011 4:50 pm

Falar o que, mestre Luizão Maia com um baixo cujo nome nao me lembro... falavam que era um pedaço de pau com cordas, mas é o cara tocando né!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Cantão Qui Jan 20, 2011 4:52 pm

^Muito bom... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por nukebass Qui Jan 20, 2011 5:15 pm

NETOULTRA escreveu:(...) "E sim, os caps sao originais, toquei apenas potenciometros e jack." (...)[/i]
Ouvir um som daqueles e saber que os pickups são originais do SX dá no mínimo arrepios! Te um pedal Baixista-Bom ligado ali, claro! Smile

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Fabio Motta Qui Jan 20, 2011 5:32 pm

Concordo em muito com o que foi falado, mas não vejo isso como algo tão ruím assim.
Antigamente as pessoas não falavam tanto de instrumentos caros ou de tecnologia pelo simples fato de não se ter tanto acesso a informação como temos hoje em dia, com a internet principalmente.
Com a abertura do nosso mercado para a entrada em massa de produtos importados foi meio que natural o interesse por eles e a economia estável favoreceu isso.
A grande verdade é que até os "idolos" estão descartáveis...rssss
Na minha época de moleque por exemplo, quando comecei a estudar contrabaixo só falávamos em Arthur Maia, Nico Assumpção, e mais alguns poucos baixistas de renome e hoje em dia se você perguntar para qualquer moleque iniciante no instrumento ele vai falar em tantos nomes que nem ouvimos falar...e vai ter o Pê Lanza como "ídolo".
A propósito, me parte o coração quando por acaso passa esse guri na tv tocando com um Fender Precision, é de matar...
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por heitor_pg Qui Jan 20, 2011 6:00 pm

Se eu entendi bem, o problema não é falar de equipamentos, mas sim achar que o equipamento é mais importante que a música.

Já vi uma assinatura aqui no forum que dizia mais ou menos assim: "... não toque o instrumento... toque a música..."
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por nukebass Qui Jan 20, 2011 6:07 pm

fabiormotta escreveu:Concordo em muito com o que foi falado, mas não vejo isso como algo tão ruím assim (...)
Então, como já falei, não há nada de mais nisso...
Mas quando isso se torna 90% do assunto acaba ficando uma coisa quase mercadológica.
Tudo resume-se no que podemos ou não comprar, e não no que podemos APRENDER musicalmente.
A palavra que mais se vê/ouve nas conversas entre instrumentistas é "G.A.S"
Que por sinal não é nem uma sigla nossa... até essa mania pegamos dos gringos...

Além de, é claro, muita gente te olhar torto porque você usa um Condor básico ou um Eagle.
Para algumas pessoas, sua opinião vale a mesma coisa do que está pendurado na sua correia.
Inclusive sua opinião musical sobre algo, que nada tem a ver com o equipo que vc usa... isso é patético.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por hamilton du baixo Qui Jan 20, 2011 6:17 pm

Cara outro dia ví um vedeo de cara se não me engano de nome "Bocão!"

Ele tava tocando umas coisa do Wooten com um strinberg de 4 cordas...

Nem sei onde foi, mas ele tava tirando mó som... Alguem já viu esse?!

Valeu Roberto, belo tópico!!!

____________________________
Cabeça de dedo não pensa!!!Clube Fender #064Clube Giannini #033Clube do Blues #019Clube do Funk #003Clube dos amantes só das 4 cordas #001
hamilton du baixo
hamilton du baixo
Membro

Mensagens : 2063
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por nukebass Qui Jan 20, 2011 6:20 pm

heitor_pg escreveu:Se eu entendi bem, o problema não é falar de equipamentos, mas sim achar que o equipamento é mais importante que a música.
Sim. Há um desequilíbrio.. na cabeça de muitos hoje em dia o equipamento aparentemente te dá uma força sobrehumana, te dá poderes. Com ele atualizado você alcança um local onde mortais não andam. Hoje temos muito acesso à informações que ontem não tínhamos, e ficamos expostos às técnicas de marketing que te deixam sempre com vontade de consumir mais e mais.

Comprou um iPad novo? Ah, já tem um modelo mais avançado saíndo aí mês que vem, e você vai ficar pra trás... a não ser que... você COMPRE NOVAMENTE!

Pôxa, o Lucas, num tópico sobre loopers que criei, tava indignado porque acabou de comprar um RC-2 (que nem é um pedal tão velho assim!) e foi apresentado agora na NAMM 2011 o RC-3! Desse jeito a gente não para de comprar e de desejar. Mas será que desejamos com tanta força assim TOCARMOS melhor? Melhorar nossos conhecimentos musicais? Ouvir coisas diferentes?

Calcule quanto gastamos com hardware por ano?

Agora calcule quanto gastamos participando de festivais, cursos, aulas com professores bons, workshops, indo a shows... enfim, quanto gastamos com nossa musicalidade?


____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Guilé Qui Jan 20, 2011 6:28 pm

Eu gosto do Nuke pq ele só bate onde machuca.... Boxe

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por fheliojr Qui Jan 20, 2011 6:36 pm

"play the music, not the instrument" GusVCD

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por LuCaSbass Qui Jan 20, 2011 6:37 pm

Bem, um looper não vai ter fazer tocar melhor mesmo, ou faz, se vc usar para estudo.
Eu entendi o que vc quis dizer, mas não tem nada a ver a comparação hehe

E eu concordo plenamente com você. a 5 anos participo dos curso de verão aqui em Brasília(só não participei esse ano por falta de tempo), e já ouvi gente falando que não participava por falta de grana... e um mês depois aparecia com um baixo novo... Detalhe: o curso custa uns 200 reais por duas semanas de aulas e shows.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por LuCaSbass Qui Jan 20, 2011 6:39 pm

Outra coisa que me deixou meio indgnado a um tempo atrás era as Jam sessions... todo mundo dava pitaco, queria um estilo ou outro, e na hora H participavam sempre os mesmos... era uma boa oportunidade de estudar, ouvir opinião da galera e etc, mas...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jan 20, 2011 7:00 pm

É que eu não estava querendo mostrar meus dotes aqui no gianeco Embarassed . O Allexcosta já viu esse vídeo um dia quando postei um vídeo no post dele. Lembra?

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Ivanov_br Qui Jan 20, 2011 7:01 pm

Falou tudo Nuke. Outro apoiador da idéia é o Sá.

Uma provocação: Seria esta corrida por equipos melhores o fato de que dá MUITO TRABALHO estudar música? Será este fato que nutre este interesse todo e consumo por equipamentos top, e a falta de investimento em educação musical.

Afinal, vivemos num tempo em que um camelô tem o mesmo celular que um médico. E um celular "chique" é status.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:07 pm






____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:19 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:24 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por RFFanBR Qui Jan 20, 2011 7:24 pm

Ivanov_br escreveu:Uma provocação: Seria esta corrida por equipos melhores o fato de que dá MUITO TRABALHO estudar música?

Também acho que é por aí.

Chego a me irritar quando neguinho vem se gabando do pré-ativo-power-mega-ultra-toca-sozinho que tem no baixo, ou da quantidade de notas que consegue tocar por segundo, ou porque tirou música tal de tal baixista famoso. Porém o cara não tem musicalidade nenhuma, um minuto da gravação e já encheu o saco.

Agora tem músico que pega um baixo qualquer, sem pedal, sem efeito, sem por** nenhuma, e mete bronca de cair o queixo da galera. E por incrível que pareça esses são os mais humildes. Você não dá nada pelo cara, mas põe um intrumento na mão da criatura pra ver o que sai.

Tô feliz com meu baixo meia-boca com mini amp de som estranho, e minhas musiquinhas country chulezentas que ninguém conhece. Razz

Aliás, tô com uma vontade danada de pegar uma bacia de metal que tá sobrando aqui, um cabo de vassoura e uma das cordas velhas do meu baixo, só pra ver o que sai, kkkkk. Lembro que quando era criança peguei um pedaço de bambu e fiz uns furos, tentando conseguir uma flauta facepalm

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:26 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por GusVCD Qui Jan 20, 2011 7:30 pm

A minha assinatura tem a ver com o tópico, mas não era essa lembrada...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por SILVIAO Qui Jan 20, 2011 7:30 pm

Allex que é isso na sua assinatura!? Medo
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:30 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por nukebass Qui Jan 20, 2011 7:32 pm

allexcosta escreveu:
claps

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 7:34 pm

SILVIAO escreveu:Allex que é isso na sua assinatura!? Medo

Àse púpò àti ki Olóòrun àá gbèé wa!

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por RFFanBR Qui Jan 20, 2011 7:36 pm

Me amarrei no som daquele feito de canos de PVC.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por GusVCD Qui Jan 20, 2011 7:42 pm

Esse não poderia faltar:





Custou só 60 dolares! grin

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por DUDUBASS Qui Jan 20, 2011 7:48 pm

Quem tem talento e é bom, se sobressai em qualquer lugar, se o cara corre atrás do seu sonho, é bom músico, sabe lidar com pessoas(isso é extremamente importante, sem isso não se consegue ir muito longe), esse cara vai ter espaço com qualquer instrumento tocável...

Claro que um bom instrumento dá mais visibilidade, mas não garante a gig...

Discriminação por qualquer motivo sempre vai haver, é com o carro novo ou velho, com o bairro que vc mora, com o teu visual, tuas roupas, teu semestre na faculdade, tua profissão e outras coisas(p. ex. eu já fui dispensado de um grupo por não usar drogas, é mole essa? verdade, a galera queimava o bagulho e eu como não participava era tido como "otário" kkkk, obs: eu não os discriminava por isso);

Claro que o capitalismo trás essa coisa do consumismo e com ele a vontade de ter/possuir, mas desde que a saciabilidade do desejo se dê de forma honesta não vejo problema nisso;

E outra, quem não gostaria de ter aquele instrumento dos sonhos???? isso faz parte galera, mas discriminar o cara por causa do instrumento é preconceito e deve ser abominado sob todos os aspectos.



____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 20, 2011 7:51 pm

Muito bom esse tópico!!
Sensacionais as considerações!!
claps
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Ricardo Saldanha Qui Jan 20, 2011 7:54 pm

Fernando Zadá escreveu:Muito bom esse tópico!!
Sensacionais as considerações!!
claps

clapsclapsclapsclapsclapsclapsclaps

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Cantão Qui Jan 20, 2011 8:04 pm

E vamos que vamos , que o papo está ótimo... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Glauco Qui Jan 20, 2011 8:10 pm

Muito bom Nuke!
Mas eu sinto que é lance de Ego, Status tb em muitas vezes.
Vejo tb muitas respostas prontas, de gente q indica equipos, e tenho certeza muitas vezes q indicou pq pegou uma carona em opiniões de outros, dando pitacos em instrumentos ou equipos q não pode conhecer de verdade. Agente sabe qdo isso rola, e deixamos queto, claro, espinafrar não vai ajudar em nada.
Acho q é obvio q todo mundo quer ter o melhor equipamento possivel, dentro do seu propósito, e isso é válido sim, mas entendi o que vc e o Lucas comentaram, o importante é ter "baixo bom", mesmo que seja p ficar tocando no seu quarto. Eu não tenho nenhum equipamento top, mas nos últimos tempos so tenho usado o mais barato e fuleiro q tenho de 500 paus.
heheeh assim se falarem mal do baixista eu ponho a culpa no coitado do baixo ahahahahahaha
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por malka_aff Qui Jan 20, 2011 8:20 pm

Eu penso que o equipamento que eu uso é a ferramenta que eu vou utilizar para realizar minha arte. Óbvio que ferramentas melhores vão me FACILITAR ao realizar este trabalho e ele vai sair melhor.

Mas quando forem me chamar pra algum trabalho, espero que tenham avaliado o meu trabalho anterior, e não as ferramentas que eu usei pra trabalhar.

Pensem num pintor. Um amigo de vocês indica um pintor pra pintar sua casa, dae, curiosos, vocês vão ver casas que ele pintou, vocês vão querer saber a marca do pincel, do rolo, ou do cabo de vassoura encaixado no rolo? Óbvio que o pintor vai procurar o melhor pincel, mas nós vamos procurar o melhor pintor.

Agora, da teoria pra prática é bem complicado.


ahn

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por leandrosf89 Qui Jan 20, 2011 8:30 pm

Muito bom o tópico. Boas considerações!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Ber Qui Jan 20, 2011 8:41 pm

Muito legal o tópico. Pra mim pelo menos ter um instrumento mais top de linha foi uma realização pessoal, fruto do meu trabalho. É legal que dá um ânimo a mais pra estudar e praticar. Agora esse negócio de olhar torto ou fazer chacota (girias idosas) por causa de instrumento é sem noção

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Jan 20, 2011 8:48 pm

Vou colocar mais uma questão.
Eu acho que qualquer um (qualquer pessoa) pode se tornar um bom baixista (teoricamente), se estudar praticar treinar, exercitar.
A questão é, a musicalidade está meio que na alma da pessoa, estas têm o dom de fazer um som que emocione quem está ouvindo, independente do instrumento que estiver na mão.
Emocionar = te deixar feliz, entusiasmado, melancolico, etc...
Quem tem musicalidade se expressa com o seu instrumento e te passa estas sensações. O bom músico é este.
Uma pessoa sem musicalidade nenhuma, mas hiper treinada, faz som bom também, mas é uma coisa meio que "robotizada", sem tempero.
Quanto a equipamento, acho bem natural o músico sempre querer algo melhor, ir atrás do seu timbre... Afinal, há de fato instrumentos bons, excelentes e péssimos.
A escolha do que é bom (instrumento) é muito pessoal e depende da realidade de cada um.
Um cara que só tem grana pra comprar um Tonante, vai ficar feliz com ele e vai tocar tão bem quanto uma pessoa que ganha 20.000 por mês e tem uma coleção de baixos em casa, desde que a vontade de pegar o baixo e tocá-lo, a musicalidade, base, seja a mesma.
Isso envolve money, ou seja, que tem mais $ vai ter equip melhor, é normal.
A questão é que nem sempre quem tem algo mais caro é melhor, e nem quem tem equipamento mais barato é melhor.

Eu prefiro escutar Marcus Miller tocando com o Fender dele do que com um Tonante, ou até um StingRay... ou o meu baixo . hehehehe Very Happy
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Claudio Jardim Qui Jan 20, 2011 8:55 pm

Isso eh uma coisa das novas gerações. Quem comecou a tocar nas décadas de 70 e 80, onde quem tinha um fender era o assunto da cidade, e se acostumou a tocar com tonantes, jennifers, e outras porcarias, sabe que essa questao nao importa tanto.

Só que existe um lado bom, eu comecei a tocar sozinho em 1984 com um retson de braço empenado, sempre desafinado, duro como pedra, isso acabou me fazendo tocar forte demais ate os dias de hoje, gostaria de ter aprendido pelo menos em um gianinni.

Agora, sinceramente, este forum tem um nivel fantastico, perto dos fóruns de fotografia que eu participo, onde os iniciantes de 1 mes de fotografia ja saem com cameras de 10 mil dólares e querendo ensinar, isso aqui eh o paraíso.

Talvez seja uma questao atual, pois há 15 anos, nos meus bons tempos de musico profissional eu era respeitadíssimo aqui em Curitiba, nao podia entrar em nenhuma loja sem juntar um monte de vendedores em volta, recebia ligações todos os dias com pedidos de aulas, tinha fã-clube mesmo e eu tinha apenas um ibanez. Hoje tenho uma colecao de lindos baixos aqui e ninguem mais me conhece, nem pra tocar me chamam... Deve ser a idade...
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 8:58 pm

Nuke arrebentou com tudo!!


Já comentei sobre isso aqui no Forum, e apesar de ser um cara conhecido pela GAS (Sá Reston Facts tá aí hehe), sempre tento mostras grandes sons na área dos baixistas e outras coisas na área didática...

Aqui vai minha contribuição. Nosso mentor Allex Costa com um baixo Ibanez de 150 dólares com corda velha e desregulado ligado numa caixa de PA:




Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Jan 20, 2011 8:58 pm

Algum tempo atrás, me deparei com o tópico relativo ao link abaixo.

Lá, foi falado muito do que está sendo discutido aqui, de outro ângulo, mas é interessante e instrutivo ver como o Nuke é coerente em seu ponto de vista.

Dou minha cara aos tapas, pois tenho um baixo, que me serve totalmente - não há razão nenhuma para ter outro. Mas navegando pelo Fórum, deparei-me com tanta coisa boa falada sobre os Squier JB VM, que não pensei duas vezes - comprei. A culpa não é do Fórum, é óbvio, mas minha, que não tive senso crítico para avaliar minha situação...Hoje olho para ele, e falando bem a verdade, é um "elefante branco"...pois ele está anos-luz à frente da minha habilidade de tirar dele, aquilo que ele pode dar. E óh que custou só mil e quinhetas dilmas...SÓ, porque tem baixos muito mais caros.
Psicólogos dizem que o desejo surge pelo que vemos e que nos atrái...
A solução não é ficarmos cegos, mas analisarmos friamente o que vemos.
E isso é só um pequeno ponto disto tudo.

http://bass.forumeiros.com/t1169-debate-onde-esta-a-arte-no-pintor-ou-no-pincel-que-ele-usa-por-allexcosta?highlight=pintor

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6549
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Dja Qui Jan 20, 2011 9:08 pm

Instrumento TOP, da animo de estudar pacas...

Tem que tocar o que gosta, e se for pra tocar a musica dos outros, que seja direito, com as passagens, nada paradão tocando as cabeçudas achando que vai errar. A musica fica tão uniforme para o baixista que tira todo os detalhes, que depois todas as outras, ficam faceis para se decorar a melodia.

No Jazz é assim (Muita nota=Tocabilidade, musicas compostas por tempos e sons diferentes / Pouca nota= Dinheiro / e Ninguem nota= Esforço do instrumentista em tocar, criar, executar tal musica), mas é tão bom quanto, é musica dos ouvidos exigentes ^^.

O bom musico, é aquele que chega na hora, sem saber de nada do setlist, pronto pra uma G.I.G que foi chamado com seu equipo, toca as musicas, faz os backing vocals direitinho, e chega até a roubar a cena do guitarrista, baterista, ou até dos vocalistas em alguns casos. Muita nota bem tocada é para poucos, que tem bons ouvidos e treina muito a técnica de percepção de tocar a musica que ja esta tocando entrando no tempo, sem metronomo, inicia e termina a musica conforme deve ser, sento uma fritação, ou sendo uma harmonia diferenciada, ou sendo as notas cabeçudas com a terminação certa.

Independente do instrumento, o kra que conhece musica, é melhor sempre, que seu proprio instrumento ^^;
Dja
Dja
Membro

Mensagens : 653
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Fabio Linhares Qui Jan 20, 2011 9:18 pm

Não senti nesse forum essa vibe de menosprezar quem tem equipo barato. Pelo contrario, cansei de ver caras com equipos tops exaltarem Sx, Squier, Staner, etc.

Realmente a maioria das vezes que entro aqui o aasunto é equipo. Pois é internet, midia escrita, fotos, e video que num notebbok perte toda a graça qdo o objetivo é ouvir o baixo.

Qdo estou a fim de musica tocada mesmo, vou pegar meu baixo e deixo o PC de lado.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1187

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 20, 2011 9:19 pm

Sá Reston escreveu:Aqui vai minha contribuição. Nosso mentor Allex Costa(...)

Músicos melhores que seus instrumentos Mentor

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 9:20 pm

Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Dja Qui Jan 20, 2011 9:24 pm

2 Laughing
Dja
Dja
Membro

Mensagens : 653
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Filipe Castro Qui Jan 20, 2011 9:26 pm


____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 9:28 pm

hail

Esse video é demais...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Convidado Qui Jan 20, 2011 9:30 pm


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Filipe Castro Qui Jan 20, 2011 9:32 pm

Outro grupo interessante de sacar nessa onda é o WAKTI aqui de Belzonte, eles quebram tudo com canos de PVC e outras mutretas!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos melhores que seus instrumentos Empty Re: Músicos melhores que seus instrumentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos