O que eh um compressor e como usa-lo.

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Ricardo em Qui Mar 24, 2011 10:06 pm

Sommerlatte escreveu:Esse philosopher não é de guitarra??

Muitos compressores funcionam bem com guitarra e baixo. Não são específicos.
avatar
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por André Souza em Dom Mar 27, 2011 1:31 am

Pesquisando eu achei o material abaixo. Bem legal e explicativo, com sugestão para cada instrumento...

http://palcoprincipal.sapo.pt/artigos/Artigo/uma_introducao_aos_compressores_audio
avatar
André Souza
Membro

Mensagens : 2153
Localização : Salvador; Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Dom Mar 27, 2011 10:27 am

^
Matéria bacana, André!
Valeu por compartilhá-la conosco! up
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Serjaco em Sab Jul 02, 2011 11:23 am

Fala galera, recentemente um amigo meu me emprestou um compressor da T - Rex , não tive muito tempo para fuçar nele, mas dei uma fuçada ontem no ensaio, apanhei apanhei, ate que consegui chegar num timbre legal, mas a questão é a seguinte:

-Em determinados momentos, quando eu aumentava o Threshold, dava uma distorcida, ficava muito sujo o som e quando o attack e o release estavam aumentandos, perdia ganho, apartir dai, deixei o attack e o release mais ou menos no 2, deixei o ganho e level no máximo e a compressão no 4 mais ou menos, apartir dai o timbre ficou mais encorpado e com mais brilho, gostaria de saber se desta forma a compressão está atuando.

Desde já agradeço !!!
avatar
Serjaco
Membro

Mensagens : 4
Localização : Guarujá-SP Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Daniel em Sab Jul 02, 2011 4:09 pm

Cara, vc tem que sentar, de preferência sozinho, e fuçar, seja no amp ou no fone, pra tentar perceber melhor o ON/OFF.

Não tem fórmula mágica. Por isso existem parâmetros de regulagem em praticamente todos os pedais.
avatar
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por joabi em Sab Jul 02, 2011 9:06 pm



Pessoal, complementando um pouco o excelente tópico, aproveito para comentar a forma que o compressor atua sobre o som, e como extrair o máximo ao nosso favor. Todo baixista pode ser beneficiado pelo uso de um compressor, basta saber como ajustá-lo adequadamente para a sua necessidade.

O compressor é um PROCESSADOR DE DINÂMICAS, ou seja, atua sobre o volume do som que está entrando nele. Gosto bastante desse termo, pois ele expressa bem o que o compressor faz: AUMENTAR ou DIMINUIR a relação de dinâmicas (volume) que existe em um som. O curioso é que o compressor faz isso sempre ABAIXANDO o sinal, enquanto estiver atuando.

Pra facilitar o entendimento, é importante saber um pouco sobre duas coisas: Forma de onda e Envelope do som.
O som é representado por uma forma de onda, que em geral é assim:





O exemplo Nº 1 é de um som percussivo (caixa de bateria, ou Slap, por exemplo). O Nº 2 pode ser de um baixo, violão, etc. O Nº 3 representa um som sustentado e sem ataque, como um PAD, por exemplo.
Em cada tipo de onda desses o compressor vai atuar de maneira diferente. Daqui a pouco falo mais a respeito.

O Envelope do som permite que a gente entenda cada parte da forma de onda:





Para nosso caso aqui, precisamos conseguir visualizar o ataque e o release, pois é onde nosso compressor vai atuar mais. Outra coisa importante é o pico criado entre o ataque e o decay, chamado de TRANSIENTE. Basicamente, é definindo a atuação do compressor sobre esse ponto que teremos a compressão beneficiando ou arruinando nosso som.

RELEMBRANDO OS CONTROLES DE UM COMPRESSOR:

Todos os compressores possuem esses ajustes descritos a seguir. Quando encontramos um pedal que não tenha muitos botões, significa que alguns desses ajustes são definidos de fábrica e, simplesmente, não temos acesso à eles.

THRESHOLD: atua como uma chave liga/desliga no compressor. Quando o sinal de entrada ultrapassa o limiar estabelecido no Threshhold, o compressor atua, quando o sinal está abaixo do limiar, o compressor está desligado. Sempre lembrando que o compressor DIMINUI o volume quando está atuando! Basta agora definir o quê será diminuido.

RATIO: é a quantidade de compressão em si. Quando deixamos um ajuste do tipo 2:1 (dois para um) significa que, quando o sinal passar o threshold e o compressor for ligado, para cada 2 dBs que ultrapassar o limiar, 1 dB será atenuado. Se 10 dBs ultrapassarem o limiar, sairão somente 5 dBs.

ATTACK: define o tempo de espera para o compressor começar a reduzir o sinal DEPOIS de ter ultrapassado o limiar. Basicamente define se queremos que ele atue no transiente ou não.

RELEASE: define o tempo de espera para o compressor parar de atuar depois que o sinal voltar a ficar ABAIXO do limiar. Vale lembrar que o Release do compressor não é a mesma coisa que o Release mostrado no Envelope, acima. No compressor ele define o tempo que o mesmo continuará atuando até que haja um novo disparo.

KNEE: Talvez esse seja o mais complicado de entender, e a maioria dos compressores nem tem esse ajuste, mas vamos lá... já falei que o Threshold funciona como uma chave liga/desliga para a compressão. Pois bem, o Knee define se o ligamento do compressor será imediato, como se fosse um interruptor de lâmpada, ou se o ligamente será mais suave, com o compressor começando a atuar aos poucos. Especialmente útil quando usamos o Attack bem rápido, para não dar 'susto'. Atua da mesma forma sobre o Release.

MAKE-UP GAIN: Como a compressão efetivamente diminui o volume, é necessário um ajuste para compensar essa diminuição e voltar o volume ao mesmo nível que estava o sinal sem compressão.


ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DA COMPRESSÃO:

O Ratio típico para o baixo é de 3:1 ou 4:1, quase nunca passando de 6:1. Para taxas maiores que 10:1 o compressor passa a ser chamado de LIMITER, que é, basicamente, uma compressão bem acentuada nos picos.

O Threshold, quando ajustado para fazer o compressor ligar somente nos picos, possibilita uma compressão transparente, sem mudar muito o timbre, mas ainda assim bastante efetiva. Quando ajustado para atuar mais intensamente, cria um som bem 'esmagado', sem dinâmica e traz os ruídos, alterando bastante o timbre do baixo. Em alguns casos pode ser usado como efeito, mas é por causa desse som que a maioria das pessoas desiste de usar compressor em seu set de efeitos. Salvo casos especiais, esse ajuste deve ser evitado. Importante ressaltar também que, em muitos compressores, principalmente os digitais (plugins), o botão de Threshold atua MENOS quando o botão estiver no máximo.

ATTACK/RELEASE: bom, chegamos no ponto... é através desses dois controles que podemos chegar numa sonoridade totalmente diferente para a compressão. Temos duas situações bem distintas:

1- Tempo de Ataque e Release rápidos
2- Tempo de Ataque e Release lentos

1- Na primeira situação, o compressor começa a atuar rapidamente (logo ao se ultrapassar o limiar) e pára de atuar rapidamente também. O resultado é que, o que será comprimido (abaixado) é o início da forma de onda (transiente). Essa configuração é útil, por exemplo, em Slap, onde o pico inicial é muito mais forte que o 'corpo' da nota. Já vi algumas pessoas tentando usar EQ para dar mais grave e conseguir mais corpo no som, mas a melhor solução é a compressão. Desse jeito, o pico inicial é atenuado para ficar mais próximo do restante do sinal, onde está o corpo (sustentação) da nota. Com o Make-up Gain podemos agora subir TODO o sinal (pico e sustentação).

2- Na segunda situação, o compressor deixa passar o pico inicial sem atuar sobre ele, atuando somente na sustentação e release da forma de onda. Com esse ajuste conseguimos um timbre com maior definição, maior ataque, valorizando os transientes. Como os transientes contém a maior parte de médios e agudos presentes no seu timbre, valorizá-los pode fazer seu baixo não soar embolado no meio da banda.

Os ajustes sempre vão depender do timbre do baixo, da pegada do músico, etc, mas é bom ter esses dois pontos em mente quando estamos definindo a compressão. Um baixista que varia bastante entre Slap e Pizzicato pode se beneficiar de usar até mesmo dois compressores diferentes, já que as regulagens são distintas para os dois tipos de técnica.


abs,


avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5601
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por LuCaSbass em Sab Jul 02, 2011 9:31 pm

Excelente contribuição Joabi! cheers
avatar
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10829

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por dibass em Sab Jul 02, 2011 10:14 pm

belo texto simples e muito eficaz
avatar
dibass
Membro

Mensagens : 1425
Localização : uberlandia- MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Serjaco em Sab Jul 02, 2011 10:25 pm

Muito legal o texto.


Última edição por Serjaco em Sab Jul 02, 2011 10:44 pm, editado 2 vez(es)
avatar
Serjaco
Membro

Mensagens : 4
Localização : Guarujá-SP Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Serjaco em Sab Jul 02, 2011 10:36 pm

Cara, vc tem que sentar, de preferência sozinho, e fuçar, seja no amp ou no fone, pra tentar perceber melhor o ON/OFF.

Não tem fórmula mágica. Por isso existem parâmetros de regulagem em praticamente todos os pedais.

Poh, é verdade cara, vou fazer isso hoje mesmo. vlw
avatar
Serjaco
Membro

Mensagens : 4
Localização : Guarujá-SP Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Marcelo Mooca em Seg Jul 04, 2011 11:05 am

Senhores decidi comprar um compressor para "fechar" o set.
Li no forum algumas recomendacoes e fiquei entre duas opcoes:
- mxr super comp
ou
- t-rex squeezer

Bom a diferença de preço e de 100%, compensa?
Set atual:
tu3 - geb7 - bassattack

valeu

avatar
Marcelo Mooca
Membro

Mensagens : 121
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Fabio Linhares em Ter Out 04, 2011 4:50 pm

Boss CS-3 Presta?
Pintou um aqui e não sei se uso ou vendo.
Os reviews do youtube não ajudaram muito.
avatar
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1037

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Thales_Sr em Ter Out 04, 2011 4:59 pm

Ele tá contigo? Então testa e decide...
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7338
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Ter Out 04, 2011 5:16 pm

Fabio Linhares escreveu:Boss CS-3 Presta?
Pintou um aqui e não sei se uso ou vendo.
Os reviews do youtube não ajudaram muito.
Antes de pensar em vendê-lo, acho que compensa experimentar um upgrade com um dos mod kits Monte Allums para o CS-3. A diferença em qualidade de som é absurda e o preço compensa - vide: http://www.monteallums.com/

Você também pode entrar em contato com a JRMOD – Chutando Lata Pedals, representante oficial Monte Allums no Brasil (fica em São Paulo Capital) - vide: JRMOD – vide: http://www.jrmod.com.br/

avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por joabi em Ter Out 04, 2011 5:30 pm


JAZZigo, quando testei esse pedal tive a impressão que ele atua mais como um limiter (ou um compressor com Ratio bastante elevado), e quase que não dá para conseguir uma compressão suave dele. Essa é a sua impressão também?
Por outro lado, o Limiter da Boss me pareceu bem mais transparente. Vai entender...

Ultimamente tenho usado um compressor pesado, mas ligado em um loop (somando com um pouco do sinal limpo) . Tem funcionado muito bem para mim...

abs,

avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5601
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Ter Out 04, 2011 5:56 pm

^
Concordo. De qualquer forma, o upgrade nos componentes do CS-3 melhora o pedal em todos os sentidos... compressão mais atuante, responsiva, transparente e com menor nível de ruído.

O LMB-3, na sua faixa de preço é um excelente limiter, mas um pouco barulhento (nível de ruído), especialmente no incremento do knob ENHANCE.

Entre o CS-3 stock (sem mod) e o LMB-3, eu ficaria com este último. Entre o CS-3 mod e o LMB-3, eu ficaria com o primeiro! Wink

Alguns pedais compressores mais recentes possuem um DRY MIX/BLEND knob, como o Daring Audio Phat Beam e o Empress Compressor entre outros.

Quem se interessa em compressão no contrabaixo, não pode deixar de consultar o site (em inglês) do Cyrus J. Heiduska (Bongomania do TalkBass.com), baixista, engenheiro eletrônico e o maior especialista em bass compressors, IMO - vide: http://www.ovnilab.com/

up
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por joabi em Ter Out 04, 2011 6:05 pm


Esse Empress realmente me impressionou (sem piadas...) Que fantástico.

Por falar nisso, estou com seu antigo Demeter Compulator Pro. Quando chegou aqui parecia que estava vindo direto da loja. Parabéns a você e ao Lucas pelo cuidado com o equipamento. up

abs,

avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5601
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Sab Abr 21, 2012 11:29 pm

Duvidazinha sobre niveis de compressão e timbragem

galera,
pra estabilizar as diferenças de volume das notas em técnicas como slap e tapping, o compressor ajudaria bastante, né?!
mas se utilizar o "efeito" somente durante tais passagens em uma musica, dá pra se notar uma diferença mto grande de timbre??
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Dom Abr 22, 2012 6:26 pm

Com um compressor de boa qualidade e transparente, não se nota diferença no timbre. Tanto que provavelmente você vai quer mantê-lo ligado o tempo inteiro.
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Thales_Sr em Dom Abr 22, 2012 6:30 pm

vinibassplayer escreveu:Duvidazinha sobre niveis de compressão e timbragem

galera,
pra estabilizar as diferenças de volume das notas em técnicas como slap e tapping, o compressor ajudaria bastante, né?!
mas se utilizar o "efeito" somente durante tais passagens em uma musica, dá pra se notar uma diferença mto grande de timbre??
Um bom compressor bem regulado simplesmente "desaparece", nem se nota que ele está lá.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7338
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por silvanoandrade em Dom Abr 22, 2012 6:50 pm

se ele desaparece pra que o uso dele ?
avatar
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1143
Localização : Peruibe SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Thales_Sr em Dom Abr 22, 2012 6:53 pm

silvanoandrade escreveu:se ele desaparece pra que o uso dele ?
Dizer que desaparece é jeito de dizer... Ele está lá, fazendo a função dele.
Mas quando está bem regulado, parece que a dinâmica da música está sendo controlada "no dedo", quando na verdade, é o compressor que está mantendo a dinâmica.
Um compressor regulado em valores mais extremos se faz aparecer, dá pra sentir que o som está sendo comprimido, e normalmente isso não é tão agradável, é melhor dar a impressão de que a dinâmica está natural.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7338
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Dom Abr 22, 2012 6:58 pm

Thales_Sr
no meu caso seria so pra algumas partes..

JAZZigo
tem algum bão assim até 250,00????
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Dom Abr 22, 2012 7:11 pm

vinibassplayer escreveu:JAZZigo
tem algum bão assim até 250,00????
Por um pouquinho mais, você consegue um Boss LMB-3 novo.

http://www.playtech.com.br/ch/prod/896/63/0/pedal-boss-lmb-3.aspx
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Dom Abr 22, 2012 10:05 pm

mas e a diferença entre um compressor e um limiter? sei q vc sabe, então deve sabr q um compressor poderia se encaixar melhor no q eu praciso, ñ?!
aumentar o q tá baixo e abaixar o q tá alto...ou eu to errado???
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por allexcosta em Dom Abr 22, 2012 10:10 pm

Compressor e Limiter são a mesma coisa.

Limitar é comprimir ao extremo, mas nem todo compressor atinge esse tipo de regulagem.

Ouvimos a compressão como um controle automático de volume. O Limiter já muda tanto o som que parece um efeito, matando quase que completamente a dinâmica e deixando todas as notas com o mesmo volume.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 42614
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Dom Abr 22, 2012 10:25 pm

allexcosta escreveu:Compressor e Limiter são a mesma coisa.

Limitar é comprimir ao extremo, mas nem todo compressor atinge esse tipo de regulagem.

Ouvimos a compressão como um controle automático de volume. O Limiter já muda tanto o som que parece um efeito, matando quase que completamente a dinâmica e deixando todas as notas com o mesmo volume.

então o limiter eh um compressor bem exagerado???!!! mas esse nivel de compressão do liiter eh regulável tbm, né?!!

vlw Allex!! (y)
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Thales_Sr em Dom Abr 22, 2012 10:41 pm

Compressor e Limiter são a mesma coisa.
Embora dê pra fazer os dois com um compressor mais elaborado (como as versões em rack), em pedais esses efeitos são diferentes...

O Compressor Boss dá ganho em sinal abaixo do threshold e atenua quem tá acima do threshold.

O Limiter Boss atenua quem tá acima do threshold, mas não atua no sinal que está abaixo do threshold.

mas esse nivel de compressão do liiter eh regulável tbm, né?!!
Sim, é o controle chamado RATIO. Controle que o Limiter em pedal tem, o Compressor em pedal não costuma ter.


Última edição por Thales_Sr em Dom Abr 22, 2012 11:14 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7338
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Dom Abr 22, 2012 10:58 pm

O Compressor Boss dá ganho em sinal abaixo do threshold e atenua quem tá acima do threshold
eh isso q eu to falando!! aumentar o q tá baixo tbm!!! cheers

por isso eu acho q um compressor vai ser mais bem utilizado.
só quero saber qual nessa faixa de preço: até 250.
algum???
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Seg Abr 23, 2012 3:12 pm

^
Question Question
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por vinibassplayer em Ter Abr 24, 2012 12:17 am

só quero saber qual compressor compensa nessa faixa de preço: até 250.
algum???


Question
avatar
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 394
Localização : Contagem - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Ter Abr 24, 2012 7:24 am

^
JAZZigo escreveu:
vinibassplayer escreveu:JAZZigo
tem algum bão assim até 250,00????
Por um pouquinho mais, você consegue um Boss LMB-3 novo.

http://www.playtech.com.br/ch/prod/896/63/0/pedal-boss-lmb-3.aspx
Já respondido, mas você pode tentar um usado - vide: http://lista.mercadolivre.com.br/pedais-efeitos-som-boss/lmb-3
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por gpraxedes em Ter Abr 24, 2012 1:42 pm

vinibassplayer escreveu:Thales_Sr
no meu caso seria so pra algumas partes..

JAZZigo
tem algum bão assim até 250,00????

Fala com o Fábio DMT, o meu custou por aí...
avatar
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7390
Localização : Manaus

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por cristianosantos em Ter Abr 24, 2012 2:32 pm

vinibassplayer,
Eu uso o BOSS CS-3 com mod kit já algum tempo. Para tipo de som que executo, considero-o como um pedal de bom custo/benefício.
Inicialmente tive esta mesma dúvida. Pesquisei e testei os pedais.

JAZZigo escreveu:Concordo. De qualquer forma, o upgrade nos componentes do CS-3 melhora o pedal em todos os sentidos... compressão mais atuante, responsiva, transparente e com menor nível de ruído.
Concordo plenamente com o JAZZigo. Para mim valeu a pena.

É um pedal relativamente barato (usado) e o mod kit também é acessível.
Se optar, o fórum possui muito material a respeito. Um dos exemplos:
http://www.contrabaixobr.com/t8774-review-boss-cs-3-compressor-sustain-com-mod-kit-fromel-vs-monte-allums-audio-imagens#187813

Espero ter colaborado. up
avatar
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Ter Abr 24, 2012 3:27 pm

^
Pessoalmente, prefiro o CS-3 com upgrade ao LMB-3 inclusive.
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Dogwood em Sab Ago 18, 2012 2:43 am

Opa de grande valia as explanações estava tentando entender o funcionamento desse efeito para o slap e foi de grande proveito o tópico.
avatar
Dogwood
Membro

Mensagens : 59
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por williamfernandes em Sab Ago 18, 2012 11:09 am

Excelente tópico, quando eu queria entender compressores eu entendi bem atraves de gráficos como este!



Fica mais claro, pelo menos pra mim ficou!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por williamfernandes em Dom Ago 19, 2012 7:17 am

Junior Bass escreveu:Sow novo aki... e gostaria de saber qual é o melhor compressor (sem esse lance d que o mais caro )

Quer preço pode comprar o Behringer BLE100!
Custa em torno de 90 a 120 contos!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Stormbringer em Ter Set 24, 2013 10:09 am

Existe algum tipo de compressor seletivo de frequencias?
Tipo, que trabalhe apenas nas frequencias mais baixas, deixando os agudos "ao natural"?

sei que da pra fazer isso pisando no switch na hora que vc quer dar aquele brilho deixando o sinal passar direto pelo compressor, e depois pisar denovo pra voltar a atuar, mas nem sempre da tempo, ou no calor da musica vc andou pra longe dos pedais, ehhehe/
avatar
Stormbringer
Membro

Mensagens : 2502
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Ter Set 24, 2013 10:59 am

^
Tenho 3 excelentes compressores que fazem isso:


Trace Elliot SMX Dual Compressor
Made in England

http://www.effectsdatabase.com/model/traceelliot/smx


FEA Labs Dual Band SMX Optical Compressor
Made in USA

http://fealabs.com/products/DBOC-SMX-0001.html


FEA Labs Dual Band Optical Compressor-Limiter
Made in USA

http://fealabs.com/products/DBOC-L-0001.html

EDIT:
Já tive o DigiTech Bass Squeeze, bem mais barato, mas não recomendo.:hmm: 


DigiTech Bass Squeeze Dual Band Bass Compressor
Made in China

http://www.digitech.com/en-US/products/bass-squeeze
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por OChina em Sex Jun 27, 2014 12:15 pm

Pessoal eu tenho 2 duvidas sobre este assunto, e é as seguintes, o Compressor pode matar o som do seu baixo dependendo do nível do instrumento ou captadores ?

E ele te da um som "metálico" e estalado topo Steve Harris,Phil Lynott, Duff McKagan ?
avatar
OChina
Membro

Mensagens : 16
Localização : Tianguá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Sex Jun 27, 2014 1:26 pm

OChina escreveu:Pessoal eu tenho 2 duvidas sobre este assunto, e é as seguintes, o Compressor pode matar o som do seu baixo dependendo do nível do instrumento ou captadores ?
Leia: http://www.ovnilab.com/articles/killedmytone.shtml
OChina escreveu:E ele te da um som "metálico" e estalado topo  Steve Harris,Phil Lynott, Duff McKagan ?
IMO, isso está mais para a pegada do baixista e para o baixo do que para o compressor.
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por marciobs em Sex Jun 27, 2014 1:59 pm

Gente, não me faça entrar numa GAS de querer comprar um compressor!  Very Happy 
avatar
marciobs
Membro

Mensagens : 603
Localização : Cambuí-MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por marciobs em Qui Jan 08, 2015 10:58 pm

Galera, comprei um compressor e curti bastante o pedal! Achei interessante deixá-lo o tempo todo ligado com uma regulagem mais leve, neste caso alguém teria alguma dica de parâmetros que usam para este fim? O meu compressor só tem os controles treshold e level. Outra coisa, quando ponho os dois controles no máximo o compressor vira, literalmente, um pedal de distorção. Isso é normal?
avatar
marciobs
Membro

Mensagens : 603
Localização : Cambuí-MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Stormbringer em Sex Jan 09, 2015 7:23 am

pra mim, compressor ruim, tipo o dynacomp da joyo(o que eu tenho hoje), só serve como booster...

marcio, esse seu caso ai deve ser porque o sinal aumenta tanto que distorce no ampli/caixas, nao é uma distorção do pedal, propriamente dita.
avatar
Stormbringer
Membro

Mensagens : 2502
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por JAZZigo em Sex Jan 09, 2015 2:32 pm

marciobs escreveu:Outra coisa, quando ponho os dois controles no máximo o compressor vira, literalmente, um pedal de distorção. Isso é normal?
Não é normal, mas se a distorção for bacana, mantenha-o nesta função. Agora, se você quer usar o pedal como compressor/limiter de fato, cogite algo melhor. Como eu sempre digo, entre tocar sem compressão e usar um compressor meia-boca, evite dores-de-cabeça e fique com a primeira opção.
avatar
JAZZigo
Membro

Mensagens : 11090
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Juninho Sampaio em Sex Jan 09, 2015 4:01 pm

Falou o JAZZ, a voz da experiência. Por isso que comprei o que ele disse e não me arrependo!

mx87 fantástico! ta na caixa.
avatar
Juninho Sampaio
Membro

Mensagens : 6541
Localização : Salvador-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Stormbringer em Sex Jan 09, 2015 5:35 pm

eu to babando num DECL da FEA Labs...

mas como a espera é de 9 a 12 meses segundo o email que o Glen Appleton me mandou, encomendei um mxr m87 pra fazer parte da minha pedalboard até la...

depois o mxr tambem é facil de vender.
avatar
Stormbringer
Membro

Mensagens : 2502
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Juninho Sampaio em Sex Jan 09, 2015 5:43 pm

q eu duvido q vc venda
avatar
Juninho Sampaio
Membro

Mensagens : 6541
Localização : Salvador-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Stormbringer em Sex Jan 09, 2015 5:57 pm

ah, quando (e se) eu pegar o da FEA labs e eu achar que ele fica redundante, ele vai pra venda sim Razz. Sempre que eu pego um pedal de mesma função eu vendo o que gosto menos.
avatar
Stormbringer
Membro

Mensagens : 2502
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que eh um compressor e como usa-lo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum