Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Impostos de Importação de um contrabaixo

+7
Die
GeleiaBass
Aldo MF
wellrod
Rafael FindanS
Cid
rogerbass
11 participantes

Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por rogerbass Qua Fev 02, 2011 1:18 pm

Pessoal primeiramente desculpem se eu coloquei esse tópico em lugar errado por favor mudem se não estiver certo.

Achei um simulador no site da Receita Federal que simula os impostos a pagarem e restrições na compra de produtos importados, fiz um teste com instrumento de cordas e resultou nesse valor abaixo nas figuras.

Gostaria de saber se esse valor é real, desculpe a ignorância mais não tenho entendimento de importações.

Pelo que vejo parece que instrumentos musicais não pagam IPI, outros produtos que simulei pagam bastante, deem uma olhada nas figuras.

Essa primeira figura colocamos o código NCM que nesse caso coloquei o código dos instrumentos de cordas no valor aduaneiro de 1600 U$, 1000 preço do produto mais frete de 600 e alíquota de ICMS de 18% do estado de São Paulo.

Impostos de Importação de um contrabaixo Tela1y

Esse é o resultado final:

Impostos de Importação de um contrabaixo Tela2c
rogerbass
rogerbass
Membro

Mensagens : 312
Localização : São José dos Campos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Cid Qua Fev 02, 2011 1:22 pm

É isso mesmo... quando eu digo que da aproximadamente 100%, é isso mesmo....

1600 dolares o instrumento..... de imposto voce paga quase isso, que deu aí 1590 dolares.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Rafael FindanS Qua Fev 02, 2011 1:25 pm

Ou seja, procure instrumentos nacionais. Tem bons instrumentos nacionais na praça!

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por wellrod Qua Fev 02, 2011 1:39 pm

Brazilizzzzz terra nobilis...

Enquanto isso na rua da carioca, continuam lá os mesmos fenders encalhados em seus preços exorbitantes... enfeitando as vitrines...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por rogerbass Qua Fev 02, 2011 1:41 pm

Cid escreveu:É isso mesmo... quando eu digo que da aproximadamente 100%, é isso mesmo....

1600 dolares o instrumento..... de imposto voce paga quase isso, que deu aí 1590 dolares.

Puts Cid me ajuda a enxergar esse valor de 1590 dólares que eu sinceramente não consigo ver nesse simulação.

Grato.
rogerbass
rogerbass
Membro

Mensagens : 312
Localização : São José dos Campos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Cid Qua Fev 02, 2011 2:13 pm

rogerbass escreveu:
Cid escreveu:É isso mesmo... quando eu digo que da aproximadamente 100%, é isso mesmo....

1600 dolares o instrumento..... de imposto voce paga quase isso, que deu aí 1590 dolares.

Puts Cid me ajuda a enxergar esse valor de 1590 dólares que eu sinceramente não consigo ver nesse simulação.

Grato.
Eu fiz confusão aqui no meu calculo, mas de qualquer forma essa simulacao ta bem esquisita....

O calculo do II diz aí que da 481 reais? Como? Se o II é de 60%. Ele ta calculando apenas o ICMS aí... se voce jogar 78%(II + ICMS) aí sim vai bater com o que é realmente cobrado quando entra aqui no Brasil, como fiz abaixo... ta estranho isso....


Simulação do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações
Código NCM 9202.90.00
Descrição NCM OUTS.INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS
Taxa de Câmbio do Dia 2/2/2011 R$ 1,6734
Valor Aduaneiro Convertido R$ 2.677,44
Alíquota II (%) Tributo II R$ 2.088,40
Alíquota IPI (%) Tributo IPI R$ 0,00
Alíquota PIS (%) Tributo PIS R$ 67,70
Alíquota COFINS (%) Tributo COFINS R$ 311,84
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Aldo MF Qua Fev 02, 2011 2:38 pm

A simulação no site da Receita Federal é para os processos de importação com tarifação com base na TEC (Terifa Externa Comum) que define os impostos incidentes sobre os produtos importados.

No caso de importação "simplificada", isto é, ate USD 3.000,00, via correios, fedex, dhl, não se aplica as tarifas da TEC e sim um alíquota fixa de 60% (em alguns estados ainda há cobrança adicional de ICMS, em média + 20%).

Porém nos processos de importação não simplifiado, (como na simulação acima) deve-se observar que, apesar da alíquota ser menor, haverá despesas com desembaraço aduaneiro (declaração de importação no siscomex, etc, procedimentos que somente um despachante aduaneiro terá acesso).

Vale a pena ler > http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Espero ter ajudado!

Aldo MF

Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Cid Qua Fev 02, 2011 2:39 pm

Obrigado pela informacao Aldo...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por rogerbass Qua Fev 02, 2011 3:11 pm

Aldo MF escreveu:A simulação no site da Receita Federal é para os processos de importação com tarifação com base na TEC (Terifa Externa Comum) que define os impostos incidentes sobre os produtos importados.

No caso de importação "simplificada", isto é, ate USD 3.000,00, via correios, fedex, dhl, não se aplica as tarifas da TEC e sim um alíquota fixa de 60% (em alguns estados ainda há cobrança adicional de ICMS, em média + 20%).

Porém nos processos de importação não simplifiado, (como na simulação acima) deve-se observar que, apesar da alíquota ser menor, haverá despesas com desembaraço aduaneiro (declaração de importação no siscomex, etc, procedimentos que somente um despachante aduaneiro terá acesso).

Vale a pena ler > http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Espero ter ajudado!

Aldo MF


Bom Aldo pelo que eu entendi então se comprar e for entregue pelos correios ou outro tipo de entrega, tem que pagar os 60% mais o ICMS estadual.

Como seria então essa importação não simplificada.

Grato.
rogerbass
rogerbass
Membro

Mensagens : 312
Localização : São José dos Campos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Cid Qua Fev 02, 2011 3:17 pm

Se voce importar pelo correios ate 500 dolares(produto + Frete) voce so pagara 60% de imposto.

Se passar de 500 dolares pelos correios ou qualquer outro tipo de envio aí entra 60% + ICMS + COfins e outros( que vai dar os 100% aproximado que falei antes)

Lembrando que pra calculo do imposto o frete entra tambem pois é serviço.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por rogerbass Qua Fev 02, 2011 3:21 pm

Beleza Cid Valew pela a ajuda mais uma vez!!!
rogerbass
rogerbass
Membro

Mensagens : 312
Localização : São José dos Campos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por GeleiaBass Qua Fev 02, 2011 6:49 pm

Aldo MF escreveu:A simulação no site da Receita Federal é para os processos de importação com tarifação com base na TEC (Terifa Externa Comum) que define os impostos incidentes sobre os produtos importados.

No caso de importação "simplificada", isto é, ate USD 3.000,00, via correios, fedex, dhl, não se aplica as tarifas da TEC e sim um alíquota fixa de 60% (em alguns estados ainda há cobrança adicional de ICMS, em média + 20%).

Porém nos processos de importação não simplifiado, (como na simulação acima) deve-se observar que, apesar da alíquota ser menor, haverá despesas com desembaraço aduaneiro (declaração de importação no siscomex, etc, procedimentos que somente um despachante aduaneiro terá acesso).

Vale a pena ler > http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Espero ter ajudado!

Aldo MF


Os preços que vou citar são para processos, o que significa se importar 1 ou 10 instrumentos, desde que estejam na mesma Invoice (pedido), o preço é o mesmo.
Um despachante sai por aproximadamente R$450,00.
A taxa do sindicato dos despachantes que é obrigado a pagar em todo processo - R$ 307,00
Taxa de SISCOMEX é relativo ao volume, mas dificilmente passa dos R$ 80,00.
Se der canal vermelho, tem que se pagar a Armazenagem aprox. R$ 50,00 dia, mas também depende do volume.

O ICMS depende do estado, no Paraná temos um alíquota de 3%, desde que a mercadoria entre pelo porto, ou pelos aeroportos daqui, mas o normal é 18%.

A tarifa TEC só pode ser aplicada a pessoal jurídica com RADAR (Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), ou seja, empresas importadoras.

Na verdade isso mostra também que para trazer um instrumento é caro, mas para as importadoras que trazem mais de um, a coisa já muda de figura.


____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Die Qua Fev 02, 2011 7:05 pm

Eu pretendo comprar um instrumento na internet que custa 100 dólares mais 100 dólares de frete(transporte aéreo). Será que eu vou pagar muito em impostos ? porque o invoice descriminará os 200 dólares gastos apenas.

E é necessário eu comprar também um hardcase ? ou basta aquela caixa de papelão ?

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por GeleiaBass Qua Fev 02, 2011 7:09 pm

Só por curiosidade fiz uma simulação usando os mesmos US$1.600,00 para verificarmos.
Calculei um frete baseado no peso e volume de uma baixo, com coleta em uma rua qualquer de NY, e entrega na minha casa em Curitiba.
Se uma empresa trouxer um instrumento desse valor, o custo dela, colocado no Brasil seria de aproximadamente R$ 5.423,55.
O que seria mais caro do que trazer por courrier, usando o imposto simplificado de 60%, utilizando por pessoa física.
Agora se a importadora trouxer 5 instrumentos, o valor de custo, cai para aproximadamente R$ 4.258,05...., o que significa uma economia maior que R$ 1.000,00.

Imaginando que os importadores ainda precisam repassar o lucro deles para as lojas, e as lojas para os consumidores finais..., não fica dificil entendermos porque aqui os preços chegam tão altos.

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Ricardo Saldanha Qua Fev 02, 2011 7:16 pm

é que a cada degrau, vem um pouco de abuso junto:
o governo abusa
o importador abusa
a loja abusa

por isso é tudo tão caro...

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Die Qua Fev 02, 2011 7:19 pm

Alguém pode tirar minha dúvida ?

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Ricardo Saldanha Qua Fev 02, 2011 7:21 pm

eu nem saio de casa sem o meu case: aposentei os bags tem muito tempo!
imagina então comprar um instrumento de tão longe sem case... nunca!!!
mas é só uma opinião minha, ainda mais que ninguém respeita os adesivos de "frágil" nos pacotes...

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por MatheuSouth Qui Fev 03, 2011 5:11 pm

aproveitando o tópico
se eu for nos EUA comprar lá um baixo no valor de 1500 e declarar tudo certo, pagarei 50% em cima do q eu exceder dos 500 dolares q eu posso trazer, ou 50% em cima de 1500?
MatheuSouth
MatheuSouth
Membro

Mensagens : 210
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Cid Qui Fev 03, 2011 5:15 pm

50% em cima do que excedeu.... 50% em cima de 1000.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Ricardo Saldanha Qui Fev 03, 2011 6:23 pm

^e ainda assim é muito...

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por andremega Qui Fev 03, 2011 10:19 pm

esse calculo aí é para importação de pessoa juridica.

Para a importação pessoa fisica continua o que sempre foi postado aqui no forum:

(PREÇO+FRETE)*1,6. OU seja: 60% em cima do valor total do produto com frete para o brasil.

Caso vc traga consigo, a aliquota vai para 50% do valor que exceder a cota. A cota é de 500 dolares para chegada por via aérea e 300 para terrestre/fluvial/maritima.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Diogo Kurz Sex Set 16, 2011 6:22 pm

Cid escreveu:Se voce importar pelo correios ate 500 dolares(produto + Frete) voce so pagara 60% de imposto.

Se passar de 500 dolares pelos correios ou qualquer outro tipo de envio aí entra 60% + ICMS + COfins e outros( que vai dar os 100% aproximado que falei antes)

Lembrando que pra calculo do imposto o frete entra tambem pois é serviço.

Cid amigo, me tira uma duvida... pra importar um gk mb200? Pode ser que seja taxado em 60% ou nao, certo? vai de sorte mesmo? Conheceria alguem que ja fez isso (se vc nao o fez), pois eu to ceguinho cara... tenho o cartao internacional mas nao sei o passo-a-passo pra comprar... ebay e outros sites que a galera indicou, quando faço contato dizem que nao enviam para o Brasil... As vezes quando coloco o ZIP code (meu cep, correto?), da erro, mesmo em lojas que enviam para outros paises... Em suma seria perguntar pro vendedor e envia pra ca, pagar e esperar? tipo coloco o endereço normal daqui e quando o produto entrar no Brasil, os correios mandam pra minha casa, e isso?

vlw!

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Impostos de Importação de um contrabaixo Empty Re: Impostos de Importação de um contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos