O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Ir em baixo

O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por zanforlin em Sex Fev 11, 2011 4:49 pm

Olá pessoal! Tenho 2 dúvidas há bastante tempo e que ainda não consegui sanar.

Uma se deve ao buffer e outra, ao pré na hora da gravação. (primeiro, vale mencionar que uso uma fast track pro, um DI IMP 2 da whirlwind)


Seguinte. Já provei que colocando um pedal que não é true-bypass na cadeia antes do pré, o som melhora. O baixo ganha brilho e parece mais "vivo". Por que isso acontece? O que é realmente buffer e porque ele é necessário? Existe algum equipamento ou aparelho que seja, digamos, especialmente desenvolvido para isso? Um buffer sem ser de pedal? Outra coisa, que eu saiba, um DI não possui o buffer, certo?


Agora vamos ao pré... Sempre achei que o pré da minha fast track pro era um lixo (e não deve ser muuuito diferente disso, hehe), mas já ouvi gravações bem melhores que as minhas feitas por placas onboard e o cara ligando direto no mic in ou line in hehe. Então estava matutando... um pré de um amplificador de baixo age de acordo com certas frequências específicas do instrumento. E o pré da minha placa de som age em todas as frequências. Estou certo? por isso, acho que só uma mexida no equalizador do pro tools (por exemplo, matando algumas frequencias muito graves e um up no high mid) já melhoraria bastante o som "morto" que o meu baixo passivo me dá. Então aí vai a pergunta pra quem realmente entende: quais as frequências que eu deveria realmente mexer para equalizar o baixo com mais eficácia? E as guitarras? quais frequências geralmente atual os pres dos amps próprios para o instrumento?


alguma outra dica pro meu jazz bass ficar realmente com um som de jazz bass? Smile

Obrigado pela ajuda pessoal!


avatar
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Sex Fev 11, 2011 5:00 pm

Sobre o buffer: Sim, o buffer funciona para ressaltar o "brilho" dos baixos passivos porque fornece um caminho de alta impedância, "aliviando" os captadores.

Porém, um pedal não tbp na frente do pré não muda grandes coisas. É que o pré já tem essa alta impedância na entrada...

Outra coisa, que eu saiba, um DI não possui o buffer, certo?
As ativas têm, as passivas não. Mas elas não precisam, pois também geram a alta impedância. Só que ao invés de usar transistores, o fazem de outra forma.

Agora vamos ao pré... Sempre achei que o pré da minha fast track pro era um lixo (e não deve ser muuuito diferente disso, hehe), mas já ouvi gravações bem melhores que as minhas feitas por placas onboard e o cara ligando direto no mic in ou line in
OOOuu seja... A "mágica" não está no pré, mas sim na MIXAGEM, e na EQUALIZAÇÃO.

Outra: Baixo ativo não precisa de buffer, nem de pré, pois ele já tem um pré embutido nele.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por zanforlin em Sex Fev 11, 2011 5:07 pm

fala Thales_Sr, obrigado pela resposta...


Vamos por partes, diria o Jack...

Sobre o buffer: Sim, o buffer funciona para ressaltar o "brilho" dos baixos passivos porque fornece um caminho de alta impedância, "aliviando" os captadores.

Bom, isso já não seria função do DI?


OOOuu seja... A "mágica" não está no pré, mas sim na MIXAGEM, e na EQUALIZAÇÃO.

Sim... acredito bastante nisso. Na equalização. Creio que se conseguir mexer nas frequências certas (tipo tirar o boomy indesejado na mix e usar frequencias que destaquem o baixo), o som ficará bem melhor...

Mas... que frequências são essas? Existe alguma regra ou vai no feeling mesmo? Creio que existam regras, pois sem elas seria muito dificil equalizar com perfeição o som de uma banda ao vivo.

avatar
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Sex Fev 11, 2011 6:01 pm

Bom, isso já não seria função do DI?
Depende, se você plugar o baixo direto no DI, realmente não precisa de buffer, nem de pré, nem de nada, se o que você quer é só impedância de entrada alta. Claro que uma DI boa vai fazer o serviço melhor que uma vagabunda.

Mas... que frequências são essas? Existe alguma regra ou vai no feeling mesmo? Creio que existam regras, pois sem elas seria muito dificil equalizar com perfeição o som de uma banda ao vivo.
Tem regra e tem feeling, como em tudo na música.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Andrejunior em Sex Abr 27, 2012 9:41 am

"Mas... que frequências são essas? Existe alguma regra ou vai no feeling mesmo? Creio que existam regras, pois sem elas seria muito dificil equalizar com perfeição o som de uma banda ao vivo."

Zanforlin, é como Thales falou acima, é a junção da regra com o feeling, porém, você pode começar ter noção das frequências de atuação de respectivos instrumentos através de tabelas de frequência.
avatar
Andrejunior
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Laysson em Seg Jul 16, 2012 8:11 pm

Eu tenho um ADI21 da Behringer, uso ele em bypass como Buffer pra ligar o baixo ou guitarra direto na placa onboard. Ele tem uma saída Balanceada com plug XLR.

Seria interessante em termos de qualidade sonora um cabo XLR-P2, pra ligar ele direto na placa usando a saída balanceada ao invés da saída normal (P10)?
avatar
Laysson
Membro

Mensagens : 741
Localização : Goiânia, Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Jul 16, 2012 9:15 pm

Não necessariamente... A saída balanceada tem vantagem sobre a não-balanceada quando o cabo vai percorrer longas distâncias, pois mesmo o cabo blindado está sujeito a interferências. Mas para distâncias curtas, a diferença não vai ser perceptível.

A única motivação para usar a saída balanceada, nesse caso, é se ela tiver um ganho razoavelmente maior que a P10. Aí você tem a vantagem de não precisar dar ganho posterior no sinal, o que sempre traz mais ruídos. Mas não acredito ser o caso... A menos que você esteja sentindo algum ruído nas suas gravações, não é necessário se preocupar em usar a saída XLR.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Laysson em Seg Jul 16, 2012 9:34 pm

Entendi, vez ou outra rolam uns ruíos, mas ocorrem de uma maneira tão aleatória que não dá pra dizer se é o cabo, ou se alguém ligou algum aparelho eletro eletrônico em outro cômodo da casa.
avatar
Laysson
Membro

Mensagens : 741
Localização : Goiânia, Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por diegog174 em Seg Jul 16, 2012 9:39 pm

Amigos, estava pensando em pegar um Di tambem , para ligar o baixo no PC

Qual desses vcs recomendam ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427776871-direct-box-passivo-arcano-di-10-o-melhor-custo-x-beneficio-_JM

ou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240634933-direct-box-passivo-ap-400-aquarius-pronta-entrega-_JM

Obrigado

diegog174
Membro

Mensagens : 104
Localização : Atibaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Jul 16, 2012 9:48 pm

Qual seu equipamento atual?
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por diegog174 em Seg Jul 16, 2012 9:54 pm

Então amigo, amanha vou pegar um Yamaha RBX170 , e vou tocar no PC...


diegog174
Membro

Mensagens : 104
Localização : Atibaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Jul 16, 2012 10:03 pm

Ok. Então, apesar o Direct Box servir para a função, acho que talvez seja mais interessante você pegar um pedal, pode ser um Equalizer. Para tocar no PC ele vai fazer o mesmo serviço do DI Box, e você ainda vai ter um equipamento pra aprender sobre equalização. Se depois não quiser mais (comprou um ampli, ensaia em igreja/estúdio/etc), revender equalizer é fácil.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por diegog174 em Seg Jul 16, 2012 10:10 pm

Okey amigo....
Vou pegar o baixo amanha, estou ansioso pra caramba haha, espero que seja um bom instrumento.

Vou pesquisar sobre esse pedal

Um desse já daria né ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430395833-pedal-beq700-equalizador-grafico-de-baixo-behringer-beq-700-_JM

Com um desse posso ligar o baixo na entrada auxiliar de um mini system ?

diegog174
Membro

Mensagens : 104
Localização : Atibaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Jul 16, 2012 10:22 pm

Um desses dá sim. Mas eu indico o Groovin Bass Equalizer, por ter carcaça de metal, é mais resistente. A faixa de preços é similar.

O baixo pode ser ligado à entrada auxiliar do mini-system. Só que em volume baixo, claro.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por diegog174 em Seg Jul 16, 2012 11:54 pm

Blz cara.
A respeito do RBx170 é um bom baixo pelo preço dele né ?
Estou com muitas duvidas, ainda nem seii tocar Hehe . Espero que a galera compreenda.
Obrigado

diegog174
Membro

Mensagens : 104
Localização : Atibaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Ter Jul 17, 2012 10:00 am

Yamaha e Cort são marcas que valem o que custam. O RBX170 é um bom baixo sim.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por diegog174 em Ter Jul 17, 2012 10:09 am

Valeu cara, vou buscar ele hoje Smile

Vou ligar direto por enquanto, até sobrar uma grana para pegar o pedal.

diegog174
Membro

Mensagens : 104
Localização : Atibaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Seg Mar 11, 2013 11:13 am

[quote="Thales_Sr"]
Bom, isso já não seria função do DI?
Depende, se você plugar o baixo direto no DI, realmente não precisa de buffer, nem de pré, nem de nada, se o que você quer é só impedância de entrada alta. Claro que uma DI boa vai fazer o serviço melhor que uma vagabunda.


Então um direct box tipo o Arcano ou Landscape, passivo, baratinho, faria melhor o serviço "clean", flat, do que um ativo que deve possuir uma esopécie de pré?
Na lógica de que ambos tornam alta a impedância do sinal... ou o passivo aumenta mais a impedância? Modula mais? Modula menos?

No sentido do camarada já ter um baixo com o som que satisfaz, sem modular absolutamente nada o som com algum pré amp, eq, etc, seria melhor esses direct box passivos, simples e baratos pra ter o som mais puro do baixo do que um direct box ativo?

Pq raios existe direct box ativo e passivo?
rsrsrs

eu achava que o Direct Box servia justamente pra baixar a impedância alta de instrumentos, sinais desbalanceadados, pra entrada da mesa que é balanceada...
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por allexcosta em Seg Mar 11, 2013 12:04 pm

^ http://www.jdbsound.com/art/art504.htm
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44299
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Mar 11, 2013 12:47 pm

Pq raios existe direct box ativo e passivo?
Pq existe baixo ativo e passivo? rs É só questão de gosto...
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por subgrave em Seg Mar 11, 2013 1:51 pm

Thales_Sr escreveu:Sobre o buffer: Sim, o buffer funciona para ressaltar o "brilho" dos baixos passivos porque fornece um caminho de alta impedância, "aliviando" os captadores.

As ativas têm, as passivas não. Mas elas não precisam, pois também geram a alta impedância.

Peço licença para retificar que esses recursos eletrônicos (DirectBox e prés) são responsáveris por gerar/fornecer sinal de "BAIXA" impedância e não alta.

Quanto mais impedância o sinal tiver pior, menos impedância é que é melhor para o sinal.

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Seg Mar 11, 2013 1:58 pm

vlw Allex

Thales
persiste a dúvida se o passivo baratinho é mais flat que o ativo mais caro e ainda os caríssimos valvulados
rsrs

to chegando a conclusao q os DI mais vagabundos podem ser os melhores pro meu caso (baixo limpo e simples, direto na placa), objetivando o som mais puro do baixo... Wink
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Seg Mar 11, 2013 2:36 pm

Colono escreveu:vlw Allex

Thales
persiste a dúvida se o passivo baratinho é mais flat que o ativo mais caro e ainda os caríssimos valvulados
rsrs

to chegando a conclusao q os DI mais vagabundos podem ser os melhores pro meu caso (baixo limpo e simples, direto na placa), objetivando o som mais puro do baixo... Wink
Acho que os mais elaborados devem ser de melhor fidelidade, mas isso não é regra absoluta...
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Seg Mar 11, 2013 2:50 pm

o que tradutor do gogle pensa sobre o site do allex:

Direct Box passivo
O mais comum é a caixa de DI Box passivo direto. Esta unidade é muitas vezes usado para conectar guitarras, teclados e outros equipamentos eletrônicos que têm um nível de linha para fora do instrumento. Muitas vezes, o nível de tensão de linha é entre 0,5 a 3 volts volts (unidades Alguns DI pode lidar com um sinal de entrada de 8 dB (ou 10 volts)). Como uma unidade passiva, o sinal é tão bom como (quanto) o transformador que é construído dentro dele. Uma característica importante de muitas caixas de boa qualidade DI é o levantamento terra. Como não há padrão universal para equipamentos de áudio e instrumentos, os problemas de aterramento ocorrem frequentemente (Talvez a norma ISO9000 novo pode ajudar .... mas vamos ver o que acontece nos próximos anos.) Caixas DI Muitos são capazes de isolar os problemas de aterramento entre vários equipamentos. Geralmente, ao passar por um DI, perda de você, de 3 a 6 dB de sinal.
** Nota: Nem todas as caixas de DI o mesmo som. À medida que os níveis de sinal ficam mais altas, a caixa de DI pode adicionar alguma distorção. Em uma guitarra elétrica pode ser uma coisa boa. Em um teclado que pode soar horrível. Antes de culpar o técnico de som para que o teclado pobres ou conjunto de instrumentos nos monitores, tente uma caixa DI diferente ou até mesmo uma caixa de visita.

Direct Box ativo
O segundo mais caixa DI comum é a caixa Active Direct. Estas unidades ou trabalhar a partir de uma bateria ou energia fantasma de um misturador. Uma caixa DI ativo pode lidar com níveis mais elevados de sinal e colocar para fora um maior nível de sinal. Além disso, a frequência de resposta é muitas vezes melhor também. Quando você está executando em uma sala que tem reverberação baixo e qualidades de bom desempenho, é melhor usar a caixa de DI ativo. Além disso, se você pretende usar um sinal digital em reforço ou gravação, use a caixa DI ativo. Geralmente, um DI tem 0dB perda de sinal.


Última edição por Colono em Seg Mar 11, 2013 3:19 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Seg Mar 11, 2013 2:57 pm

não sei como ocorre a maior saída em baixa impedância no Direct Box ativo. Talvez haja uma espécie de "booster" nessa transformação por causa da alimentação que o passivo não tem.
O passivo parece ser uma solução pra quem trabalha com sinais altíssimos, que seriam aumentados no ativo. Ou seja, ocorre uma leve perda no sinal.

Quantos chutes Mad

um amigo que tem sonorização disse preferir trabalhar com DI ativo, q tem o som mais claro e mais limpo q o passivo.
Como o Thales falou, deve ser uma preferência tal como a escolha entre baixo passivo e ativo.

Como eu já tenho um DI ativo vou juntar um dinheiro pra comprar um passivo pra testar a diferença. Não deve ser significativa, mas como eu gosto de gravar o baixo direto no Direct Box vale a pena no meu caso.
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Seg Mar 11, 2013 3:18 pm

outra tradução do google pra o mesmo site:

Você pode usar uma caixa de DI com um microfone? Janeiro 2012

A resposta curta é - NÃO.
A resposta longa é - caixas DI não são ampères pré ou amplificadores de sinal do microfone. Eles são dispositivos passivos. Até mesmo uma caixa de DI ativo é passivo. Tudo que faz é dar-lhe um melhor controle do sinal de entrada para evitar corte de um sinal quente. Caixas di converter um tipo de sinal para outro. Dito isto, há algumas caixas caros que são supor para trabalhar tanto como uma caixa DI e como um pré-amplificador de sinal de nível de linha. Eles não podem ser usados ​​para gerenciar sinal do microfone nível se equilibrado ou desequilibrado. Caixas de DI são 1/4 polegadas e entradas e saídas XLR 1/4 de polegada. Quando eles dizem pré-amplificador / caixa DI, o que eles estão dizendo é que eles podem mudar os graves, agudos, médios e adicionar efeitos de som para o sinal quente e depois enviá-lo para a batedeira em nível de microfone ou nível de linha para um amplificador de guitarra.

Se você está olhando para impulsionar um sinal do microfone, você precisa de um pré-amplificador e eles são muitos fantasma potência, alimentado por bateria, alimentado por USB e DC / AC verruga parede alimentado pré-amps.
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Ter Mar 12, 2013 11:35 pm

eis que meu problema chega ao fim Very Happy

recomendo a todos que queiram conhecer o mundo fascinante dos Direct Box Very Happy

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Thales_Sr em Qua Mar 13, 2013 6:03 pm

Legal o texto, porém o direct box não "casa impedâncias", esse é um termo usado erroneamente por muitas pessoas, acho que elas acham bonito e usam... rs
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7369
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Colono em Sex Mar 15, 2013 9:34 pm

Thales_Sr escreveu:Legal o texto, porém o direct box não "casa impedâncias", esse é um termo usado erroneamente por muitas pessoas, acho que elas acham bonito e usam... rs

È vero!
Ele serve como um instrumento de possibilidades para as "equações" de impedâncias
avatar
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O tal do buffer e como melhorar a gravação do baixo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum