Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

+6
Vefer
Claudio Rocha
Thales_Sr
Ivanov_br
allexcosta
RBFecury
10 participantes

Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 5:56 pm

Boa tarde... to com uma dúvida e achei esse tópico antigo e vou resgatá-lo...

Nao utilizo tapping, mas slap, faço muito... praticamente em todas as musicas que toco, uso pizzicato e slap pra dar mais suingue... entao preciso de um pedal que me dê um equilibrio, sem eu ter que diminuir minha pegada normal de slap, a fim de nao faze-lo muito alto e descaracterizar ou saturar muito o baixo...

Nao quero matar dead notes, porque toco funk e samba-rock, e nao consigo tocar sem dead notes... sao minha vida... hehehhehe... entao nao sei qual pedal seria ideal... limiter, compressor, volume, etc...

Obviamente, nao gostaria de mexer no timbre do insytrumento ao usar tal pedal, mas o que quero mesmo eh que consiga tocar slap na pegada que tenho mesmo, sem ter que diminuir nada...

Entendi na teoria as utilizações dos pedais citados, mas sempre citam caracteristicas similares entree o cmpressor e o limiter, por isso ficou dificil pra mim esc olher... nao tenho como testar nada onde moro...

Espero que me ajudem...

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2009 6:12 pm

O compressor tem um efeito mais dinamico e musical, na minha opiniao...
O limiter eh um compressor com regulagem extrema...
Tambem gosto de slap e nao uso nenhum dos dois...

RBFecury escreveu:mas slap, faço muito... praticamente em todas as musicas que toco(...)

Serio? C jah tocou como sideman? O povo nao gosta muito nao...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 9:47 pm

Cara, nao sou musico profissional, portanto nao toco muito na noite a ponto de conhecer outras bandas que me chamem para ser sideman... além disso, vc dizer que o povo nao gosta muito... que povo? publico? outros musicos? Na minha concepção, o slap, quando bem executado, e definido, pode trazer benefícios imensos 'as músicas, portanto no contexto do som que levo, o slap se encaixa sim... e eu disse que toco em QUASE TODAS as musicas, e nao que SÓ TOCO SLAP nas musicas...

Mas enfim... pra ficar mais confortavel pra tocar e nao ter que ficar segurando a onda na pegada, e tocar mais livtremente, qual pedal, vc acha que seria recomendado?

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2009 9:58 pm

RBFecury escreveu:Cara, nao sou musico profissional, portanto nao toco muito na noite a ponto de conhecer outras bandas que me chamem para ser sideman...

Ok...

RBFecury escreveu: além disso, vc dizer que o povo nao gosta muito... que povo? publico? outros musicos?

O povo q paga a gente...

RBFecury escreveu:Na minha concepção, o slap, quando bem executado, e definido, pode trazer benefícios imensos 'as músicas, portanto no contexto do som que levo, o slap se encaixa sim... e eu disse que toco em QUASE TODAS as musicas, e nao que SÓ TOCO SLAP nas musicas...

Sinceramente, a nao ser q seja um Tributo ao Marcus Miller ou algo assim tenho dificuldade pra conceber um trabalho em q todas as musicas tenham slap, mas respeito...

RBFecury escreveu:Mas enfim... pra ficar mais confortavel pra tocar e nao ter que ficar segurando a onda na pegada, e tocar mais livtremente, qual pedal, vc acha que seria recomendado?

Compressor...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 10:05 pm

Blz, Allex... fica meio complicado explicar ou defender um ponto de vista sem vc me ouvir, ou saber como toco, por isso entendo sua posição... eu tb nao gosto de musicos que exageram no slap, ou o fazem so pra ouvir o estalado do pluck, ou mesmo baixistas que ficam solando o tempo todo nas musicas... tipo mostrando técnica... sou adepto do feeling mesmo... harmonia funcional... mas agradeço as respostas, apesar de ficar triste, por nao poder mostrar meu trabalho a vc, podendo transparecer conceitos errados a meu respeito...

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Ivanov_br Ter Mar 17, 2009 10:08 pm

Sobre o povo não gostar, u ja tinha comentado isso aqui, Allex. Acho que slap é bem vindo se colocado é direito na música. Acho que tem que ser evitado a presepada.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 10:10 pm

Ivanov_br escreveu:Sobre o povo não gostar, u ja tinha comentado isso aqui, Allex. Acho que slap é bem vindo se colocado é direito na música. Acho que tem que ser evitado a presepada.
Faço minhas as suas palavras...
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2009 10:11 pm

RBFecury escreveu:apesar de ficar triste, por nao poder mostrar meu trabalho a vc, podendo transparecer conceitos errados a meu respeito...

De forma alguma. Nao tenho como julgar sem ter ouvido. Fiz um comentario q me veio a cabeca, mas vc tem q satisfazer a vc mesmo musicalmente, ninguem mais...

Tenta colocar um sample aih qdo vc puder.

Abraco,

Alex.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 10:13 pm

Blz... nao sei se consigo, mas vou tentar, nem que seja numa maquina digital...

Eh que de musicos experientes, eu sempre tento me colocar direito e de cera forma, agradar, sim, porque eh importante esse reconhecimento mutuo...

Smile

Abraços...
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Ter Mar 17, 2009 10:36 pm

Outra coisa... quanto as dead notes... vi um monte de gente falando que o compressor mata as dead notes, mas o limiter nao faz isso... em funk, samba, samba-rock, o compressor eh mais indicado mesmo assim?
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2009 11:02 pm

RBFecury escreveu:Outra coisa... quanto as dead notes... vi um monte de gente falando que o compressor mata as dead notes, mas o limiter nao faz isso... em funk, samba, samba-rock, o compressor eh mais indicado mesmo assim?

Talvez eu nao seja a pessoa mais adequada pq nao uso nenhum dos dois normalmente.

Vai vendo isso aqui ateh aparecer alguem com mais experiencia...

https://www.youtube.com/watch?v=hWmk-PIy4xg

http://www.bass.se/2007/multicomp.htm

https://www.youtube.com/watch?v=ljEuObKHYFw

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Qua Mar 18, 2009 9:39 am

Dei uma sacada legal nos videos e samples, e acho que o limiter se encaixaria mais nas minhas necessidades, por nao mexer na dinamica... apesar de vc ter dito que o compressor a mantém tb... hehhe... mas agradeço pela força, Allex...
Fico no aguardo de outras opinioes...

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 18, 2009 9:54 am

Compressor matar as dead notes? Não, ele as realça.

O allex fez um tópico sobre o compressor, ele dá uma boa explanação sobre o que o compressor faz.
Mas eu vou acrescentar mais uma coisa que não ficou claro lá.

O compressor (pelo menos os pedais e racks), não só comprimem (abaixam o volume) o som a partir de um certo volume, mas também expandem (aumentam o volume) de sons que fiquem mais baixos do que o THRESHOLD. O intuito é deixar todas as notas com o volume mais uniforme. Se estiver alto, abaixa, se estiver baixo, aumenta.

Com isso, dead notes, que geralmente são mais apagadas, ficam realçadas.
Porém, tem que usar com moderação, porque se comprimir demais, aquele ruído de fundo pode ficar bem alto quando você não estiver tocando...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Qua Mar 18, 2009 9:59 am

E o Limiter?
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 18, 2009 10:17 am

Limiter ele só "chapa" o som a partir de um certo ponto.

Ele não altera o som até que o som chegue no volume definido no THRESHOLD. A partir daí, ele vai abaixar o som numa proporção definida no RATIO (se você colocar 2:1, de cada 2 dB que passarem do THRESHOLD, na saída do pedal só terá aumentado 1 dB.)

Porém, em edição de som (e em alguns sistemas de PA), é comum usarem o HARD LIMITER, que é basicamente uma regulagem bem extrema do efeito que eu citei acima, fazendo um ratio de INFINITO:1 (o volume não vai passar do estabelecido, não importa o quão alto ele seja na entrada).
Tem algumas aplicações bem óbvias, como proteção de falantes, e evitar que o áudio digital passe de 0dB (a famosa "clipagem") , o que implicaria em perda de informação sonora.

Como ele não atua nas notas mais baixas, serve pra quem só quer segurar um pouco o volume daqueles slaps mais empolgados, sem mexer em mais nada. Não ajuda a "clarear" as dead notes, mas em compensação não puxa mais ruídos quando você estiver sem tocar.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Claudio Rocha Qua Mar 18, 2009 4:59 pm

Na minha opinião, como o Allex escreveu, o compressor soa mais musical.
Se você tiver oportunidade, teste algum. Mas procure algum que tenha regulagem do ratio. Dessa maneira você pode alternar entre compressão e limiter, e escolher o que é melhor para você. Por exemplo, uso taxas diferentes de compressão para baixo com traste e fretless.
Uso compressor desde '97, e gosto muito do efeito, apesar de usar uma compressão leve. A melhor compressão, na minha opinião, é aquela que você não ouve quando ela entra em cena.
Abraço!

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 18, 2009 5:50 pm

A melhor compressão, na minha opinião, é aquela que você não ouve quando ela entra em cena.

Com certeza!
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Vefer Qua Mar 18, 2009 7:39 pm

Meu irmão, compressor estraga a mão. Também adoro o slap, sou fã do Miller, mas a dinâmica, acho que você tem que tirar na mão mesmo! Não gosto e nunca gostei de pedal no contrabaixo. Cara, esse negócio de reconhecimento de músico, isso é besteira para quem não é profissional e não vive disso. Se eu fosse profissional, sem dúvidas tocaria muito melhor do que toco hoje, mas acho que não estaria feliz como muitos amigos músicos hoje não estão. Você tem que curtir o seu som e se só tiver slap e o pessoal da banda curtir, ótimo. O bom de ser um músico amador é justamente a liberdade pra fazer o que quizer. Já o músico profissional tem que se enquadrar mais e muitas das vezes, tocar até o que não gosta. Também, se o pessoal da banda não curtir,, você pode pegar uma bateria eletrônica em casa e slapar até cansar! Viva a liberdade musical dos amadores! Viva o desespero dos vizinhos! Viva a música que precede tudo! ABÇ.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Qua Mar 18, 2009 10:59 pm

Valeu ai, Vefer... eh isso mesmo... concordo com vc, mas admito que as vezes preciso de aprovação de terceiros... talvez seja um erro mesmo...

Eu nunca usei pedais, mas comprei um equalizador, e agora quero comprar um que me de mais conforto... sempre controlei minha pegada na mao, como vc disse, mas queria algo pra me livrar um pouco dessa responsa e tocar mais tranquilo... sei la... gosto meu mesmo...

Pretendo comprar apõs o compressor ou limiter, um chorus e um env. filter... o envelope, quero muito, porque curto o efeito dele no funk... slap entao, nem se fala... dinamica da por**... heheheh... o Jorgera disse certa vez ao Claudio, que um envelope filter + compressor fica show de bola... queria saber se essa simbiose rola mesmo...

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Claudio Qua Mar 18, 2009 11:32 pm

RBFecury escreveu:
(...) o Jorgera disse certa vez ao Claudio, que um envelope filter + compressor fica show de bola... queria saber se essa simbiose rola mesmo...

Eu usei um Envelope Filter na casa de um amigo, só pra testar mesmo, e gostei muito do som... mas testei com Baixo Elétrico. Depois que comecei a estudar o som do Dan Berglund, Baixista do Esbjorn Svensson Trio, percebi que ele usa uns efeitos no Baixo Acústico, e que ficam bem legais. Entre os efeitos, ele usa Over Drive, Chorus e Envelope Filter. Ele não usa esses efeitos direto o tempo todo, ele os coloca em frases específicas e em algumas nuances das músicas... A partir daí, fiquei bastante interessado em testar um Envelope Filter no meu Acústico, mas ainda não tive a oportunidade!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por RBFecury Qui Mar 19, 2009 11:36 am

Pode crer, Claudio. Deve ficar massa o acústico com o envelope filter... eu gosto muito do efeito tb...

Uma duvida ainda nos efeitos de compressão e limiter: Eu sinto que o Thumb, eh fraquinho na corda Ré... nao importa em que local da escala... u Pluck eh ok... volume perfeito, ams o thumb eh fraco... nas outras cordas eh normal tb... a altura das cordas está boa pra mim, nao muito baixa porque to usando cordas 0,045, e o baixo ta regulado tb... será que eh a captação que nao ta segurando a onda??? sempre tive esse problema na verdade... nao sei tb se a minha técnica eh que ta furada nessa corda, mas até na corda Sol, tiro um som agradável no thumb...

Neste caso, o comp-ressor ou limiter me ajudariam a melhorar o volume dessa corda???

Abraços!!!
RBFecury
RBFecury
Membro

Mensagens : 171
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 19, 2009 12:02 pm

O compressor ajudaria, nesse caso.
Mas veja que você está usando um pedal pra corrigir uma deficiência que existe no seu instrumento.

Além do mais, o compressor atua no sinal, ele não sabe que o som vem da corda D ou G ou seja qual for. Então, se você deixar outras cordas soando e der um Thumb na corda D, ela vai soar mais baixa do que os outros sons que estiverem soando.

Usa o Guitar Rig pra estudar como funciona o compressor, e ver se é isso que você quer mesmo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por korg Dom Abr 05, 2009 1:02 am

RBFecury escreveu:Uma duvida ainda nos efeitos de compressão e limiter: Eu sinto que o Thumb, eh fraquinho na corda Ré... nao importa em que local da escala... u Pluck eh ok... volume perfeito, ams o thumb eh fraco... nas outras cordas eh normal tb... a altura das cordas está boa pra mim, nao muito baixa porque to usando cordas 0,045, e o baixo ta regulado tb... será que eh a captação que nao ta segurando a onda??? sempre tive esse problema na verdade... nao sei tb se a minha técnica eh que ta furada nessa corda, mas até na corda Sol, tiro um som agradável no thumb...

Neste caso, o comp-ressor ou limiter me ajudariam a melhorar o volume dessa corda???

Salve,
vou dar meu "pitaco" aqui no topico do amigo...
IMHO, vc tem 2 casos distintos. Uma coisa é frases de slap no meio das músicas e querer balancear o sinal. Nesse caso, eu diria que é mais adequado um limiter pra vc. Vc ajustará o threshold para um ponto que vc considera máximo do seu sinal. Tipo, ajustou seu pré pro amp ou PA, por ex. Regule o TSHLD pra esse ponto. QUANDO vc soltar o slap, o limiter vai segurar o pico dele e manter o seu sinal sem deixar estourar e resto das suas frases terão toda dinâmica que vc ta acostumado ou suas músicas pedem.

Já no caso do thumb que vc citou acima, foi o que o amigo Thales comentou, vc estará usando o pedal ai pra corrigir uma deficiência , seja dos caps, da regulagem, do baixo em si, da pegada, etc. Ai, nesse caso, seria mais útil um compressor. Nesse caso vc deverá ajustar o TSHLD para disparar quando do nivel do thumb e subir o gain do compressor para o seu volume adequado (repor que o compressor irá reduzir, ja que o threshold será baixo para compensar o thumb).

Espero ter ajudado!

abraço!


Última edição por korg em Dom Abr 05, 2009 1:14 am, editado 1 vez(es)
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por korg Dom Abr 05, 2009 1:04 am

ah, só um detalhe para não confundir... o limiter nada mais é que um compressor, só que com o ratio bem alto, tipo 10:1 . Compressão leve seria algo entre 2:1 a 4:1...

[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por korg Dom Abr 05, 2009 1:12 am

Thales_sr escreveu:
O compressor (pelo menos os pedais e racks), não só comprimem (abaixam o volume) o som a partir de um certo volume, mas também expandem (aumentam o volume) de sons que fiquem mais baixos do que o THRESHOLD. O intuito é deixar todas as notas com o volume mais uniforme. Se estiver alto, abaixa, se estiver baixo, aumenta.

Com isso, dead notes, que geralmente são mais apagadas, ficam realçadas.
Porém, tem que usar com moderação, porque se comprimir demais, aquele ruído de fundo pode ficar bem alto quando você não estiver tocando...

Na verdade, o compressor não aumenta o que ta abaixo do threshold, ele só atua após o threshold. Esse "efeito" de "expandir" na verdade é pq no circuito tem um ganho para compensar a redução geral do volume após o ponto de corte (threshold) e, aumentando o sinal , têm-se essa impressão de realçar as notas, mas nada mais é que um outro pré dando ganho, embora fixo para todas as notas, diferente da ação de compressão mesmo.

as notas abaixo do tshld são amplificados junto com todo o sinal...

Já o efeito de expander, age contrário, apos determinado threshold, ele realça o volume.

[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Dom Abr 05, 2009 8:20 am

O compressor é a "junção" do 'limiter' com o 'expander'

Pode ser que algum pedal de compressão trabalhe só dando ganho inicial e limitando depois, mas já vi alguns esquemas de compressores (principalmente os que funcionam com VCA) em que eles tentavam manter o sinal próximo do threshold.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por korg Dom Abr 05, 2009 9:29 am

Thales_sr escreveu:O compressor é a "junção" do 'limiter' com o 'expander'

Pode ser que algum pedal de compressão trabalhe só dando ganho inicial e limitando depois, mas já vi alguns esquemas de compressores (principalmente os que funcionam com VCA) em que eles tentavam manter o sinal próximo do threshold.

Po bacana esse que também oscila o sinal abaixo do threshold, vc tem o esquema ou sabe qual compressor funciona assim !? agora fiquei curioso! Sou um amante incondicional dos compressores Laughing mas nunca vi um com os 2 "efeitos" juntos de expander e compressor

Na verdade meu MDX2600 tem um expander junto, mas é um ajuste a parte, com ajuste de thshld só pra ele e botao de release (rápido ou lento). No caso do 2600 ele vai reduzir o sinal ABAIXO do threshold ainda mais, pra se fazer o efeito de expander , que é diferenciar ainda mais os sinais acima e abaixo do threshold. O bacana dessa funcao dele é que vc pode descartar ou reduzir sinais abaixo do thshld 1 e permitir um ajuste ainda melhor da compressão que tem um segundo threshold só pra ele Smile eu amo esse 2600 Very Happy mas a behringer vende como um rack com 3 funcões, gate/expander e compressão, todos com seus ajustes separados

Mas o ganho que mencionei no outro post é pós compressão, o que daria um "efeito" (no sentido de "enganar") de nivelar também o de baixo, já que o material acima do threshold é achatado e depois o conjunto amplificado.

valeu Thales!
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Claudio Dom Abr 05, 2009 9:33 am

korg escreveu:
(...) mas nunca vi um com os 2 "efeitos" juntos de expander e compressor

O MDX-1600 que utilizo, tem compressor, expander e limiter.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por korg Dom Abr 05, 2009 9:38 am

ClaudioBass escreveu:
korg escreveu:
(...) mas nunca vi um com os 2 "efeitos" juntos de expander e compressor

O MDX-1600 que utilizo, tem compressor, expander e limiter.

Falaaa Claudioo rs

o que quis dizer, é sem seções dedicadas a cada um, como nos racks behringer Smile
como expliquei no meu 2600, tem ajuste pra cada função, como se fossem 3 racks empilhados Smile mas a compressão é sempre a parte
Imagine 3 circuitos independentes montados na mesma caixinha Smile

[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Claudio Dom Abr 05, 2009 9:43 am

Nesses lances mais técnicos que você e o Thales dizem, meu conhecimento é nulo... mas pelos "3 circuitos independentes" deu pra imaginar o que você quis dizer!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Thales_Sr Dom Abr 05, 2009 5:55 pm

Vou procurar aqui. O com VCA eu encontrei em um application note de um fabricante, se eu achar eu posto aqui.

Enquanto isso, um pouco mais de informação pra quem se interessar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Voltage-controlled_amplifier

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Vinicius Diagonel Ter Fev 05, 2013 3:30 pm

e no caso quando o aplificador ja tem o limiter??? mlehor pegar um pedal de compressor??? tenho uma hartke a70
Vinicius Diagonel
Vinicius Diagonel
Membro

Mensagens : 46
Localização : São Carlos | SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por TiagoBassman Ter Set 08, 2015 6:06 pm

para manter o som de uma nota por mais tempo, em um compressor que noa tem o botao "sustain", pode ser controlado no attack???? estou com uma zoom b3 e nenhum compressor dela tem o "sustain".
TiagoBassman
TiagoBassman
Membro

Mensagens : 10
Localização : araraquara/sp

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter Empty Re: Melhor efeito para Slap... compressor ou limiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos