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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 17, 2009 7:55 pm

Ja faz algum tempo que tenho pensado em escrever alguns pensamentos aleatorios sobre processamento de som e audio em geral. Apesar de nao ser um expert no assunto ja tive a oportunidade de trabalhar com algumas feras do ramo (com educacao formal ou nao) e acho um assunto muito interessante...

Uma das palavras mais usadas em audio e "pre-amplificador" ou "preamp", mas o que seria exatamente isso?

O que e um pre-amplificador?

Um preamp e um equipamento eletronico que tem como funcao alterar um sinal de audio de modo que seja melhor usado pelo equipamento que vai receber esse sinal (um amplificador, gravador, fone ou ate mesmo o ouvido humano). Isso pode incluir:

- Aumentar o ganho.
- Diminuir a impedancia de saida.
- Mudar o timbre.
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada.

Ganho - E muito importante se entender o ganho, que e o nivel de sinal que esta sendo enviado. Cada tipo de equipamento (potencia, mesa de som, cabecote, etc...) trabalha com um ganho otimo especifico. Alguns preamps nao aumentam o ganho do sinal, enquanto outros tem ganho regulavel q muitas vezes serve pra se conseguir um "overdrive" (trabalho acima do esperado) das valvulas do sistema.

Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento.

Timbre - Pode incluir varias coisas, como equalizacao, distorcoes de diversos tipos, qualidades gerais do som, transparencia, etc. Apesar de existirem preamps passivos (que so filtram, mas nao adicionam) a maioria dos pres sao ativos, ou seja, utilizam alguma forma de energia, assim podendo adicionar ganho, frequencias, etc...

Saida balanceada ou desbalanceada - Ligacao desbalanceada usa normalmente um cabo de instrumento normal com 2 fios e plugs de 1/4" ou P10 (banana no Brasil). Ligacao balanceada usa 3 fios e conexao do tipo XLR (Canon no Brasil) ou 1/4" stereo. Alguns preamps tem um circuito q transforma sinal desbalanceado em balanceado. Dizemos q esses pres tem um DI embutido.

D.I. - Quando um preamp tem como unicas funcoes diminuir a impedancia de um sinal e torna-lo balanceado recebe o nome de Direct Box, ou DI.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Um preamp pode estar embutido em um baixo, em um pedal, numa unidade de rack, num canal de uma mesa de som, num cabecote de baixo, etc.

Ao se considerar a compra de um preamp devemos saber que tipo de sinal o proximo componente do nosso sistema espera receber. Uma potencia por exemplo precisa de um sinal com ganho suficiente ou impedancia propria pra ser amplificado de maneira eficiente. A isso chamamos de casamento de impedancia.

Equalizador - Escuto muito a frase: "Coloca um equalizador que ajuda"... Nao e bem assim q funciona. As vezes seu baixo ja tem um equalizador, seu amp tambem ja tem, ai voce adiciona um pedal de equalizador ou um rack, entao muitas vezes o musico aumenta os graves no baixo pra tirar os graves no pedal pra adicionar graves de novo no amplificador pra o tecnico de som tirar de novo na mesa. A cada tira/coloca desses seu som perde carater e termina perdendo harmonicos e a caracteristica original do instrumento.

Um sistema tem q soar bem estando "flat" - Me parece que varios profissionais de audio comungam desse pensamento. Um sistema de audio deve soar bem "flat". O conjunto de instrumento, preamp, amp, mesa, potencias, caixas etc. deve soar bem sem nada adicionado. Usa-se crossovers, equalizadores, compressores, gates pra se contornar pequenos problemas com a sala ou ajustes minimos de timbre, dependendo do estilo, etc.
Exemplo: E comum se adicionar graves ao baixo pra se tocar reggae, mas se seu baixo nao soa bem "flat", tambem nao vai soar bem com os graves adicionados. Para se obter um bom timbre deve se respeitar e entender as caracteristicas de cada componente do sistema, assim como a acustica ambiente.

Adicionem informacoes a vontade.

Abraco,

Alex.


Última edição por allexcosta em Ter Abr 03, 2012 11:31 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Silaum em Ter Mar 17, 2009 8:10 pm

Allex se preciso equalizar o som por quais frequencias começo primeiro? a uma ordem a ser seguida?

ex: agudo, medio, grave
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 17, 2009 8:54 pm

Ducabx escreveu:Allex se preciso equalizar o som por quais frequencias começo primeiro? a uma ordem a ser seguida?

ex: agudo, medio, grave

Sempre comece flat e identifique as frequencias ofensivas da sala. Pra ter certeza q uma frequencia estah ofendendo, de um boost, se piorar o q jah era ruim eh ela mesmo. Tire um pouco dessa frequencia, mas soh o necessario. Apos identificar e corrigir isso, compare o som q vc ouve com o som ideal q tem na cabeca e faca pequenos ajustes nas outras frequencias... Algumas salas nao precisam de ajuste nenhum, outras precisam bastante.
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Mensagem por Fabricio Carvalho em Seg Mar 30, 2009 11:54 pm

Allex ou alguém que souber: É notória a quantidade de elogios que o Avalon U5 ganha lá fora. Qual a aplicabilidade prática dele, é só um senhor preamp para gravação limpa em estúdio ou pode se usar ele pra dar uma aquecida no som ao vivo...
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Mensagem por allexcosta em Seg Mar 30, 2009 11:56 pm

Fabricio Carvalho escreveu:Allex ou alguém que souber: É notória a quantidade de elogios que o Avalon U5 ganha lá fora. Qual a aplicabilidade prática dele, é só um senhor preamp para gravação limpa em estúdio ou pode se usar ele pra dar uma aquecida no som ao vivo...

Bom pra qqer coisa. Simples e muito eficiente.
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Mensagem por Fabricio Carvalho em Ter Mar 31, 2009 12:05 am

Allex, mais duas dúvidas:

1- A forma de ligação dele com o baixo e o head;
2- Quais as aparentes diferenças que vc percebeu com ele.
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Mensagem por takfar em Ter Mar 31, 2009 12:08 am

simples eficiente pode ser, mas é caro que dói...

Aproveitando o ensejo... se eu quiser um DI totalmente limpo (sem preamp; digamos que eu estou usando um VT bass como preamp e só quero algo pra mandar uma linha balanceada pro PA) que tenha saída pra headphone... Qual seria o melhor custo-benefício? Nesse caso, a função do headphone seria a de servir como retorno ao mandar o som direto pro PA.
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Mensagem por Thales_Sr em Ter Mar 31, 2009 12:18 am

Legal, mas uma pequena correção... (comentários entre parênteses)

Preamp:
- Aumentar o ganho. (OK)
- Diminuir a impedancia de saida. (Aumentar a de entrada... diminuir a impedância de saída é por outros métodos)
- Mudar o timbre. (No caso de prés para instrumentos, OK)
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada. (Nem todo preamplificador faz isso)

Impedancia - E a eficiencia com a qual o sinal viaja atraves do sistema. Quanto maior a impedancia (capacidade de impedir), mais dificil sera para o sinal atravessar os diversos estagios de processamento. (É um bocado mais complexo que isso, mas de maneira simplória, pode-se dizer que um bom circuito de pedal ou amplificador tem que ter alta impedância de entrada, e baixa impedância de saída)
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 31, 2009 12:24 am

Pra ter saida de fone tem q ter um pre e bateria...
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Mensagem por takfar em Ter Mar 31, 2009 1:20 am

allexcosta escreveu:Pra ter saida de fone tem q ter um pre e bateria...
OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), com saída balanceada e headphone, que se encontra por um bom preço? Penso nisso só como opção para substituir o amp em alguns gigs para os quais eu não queira/não possa levá-lo.
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 31, 2009 2:40 am

Posso estar enganado, mas nao lembro de nenhum DI q tenha uma saida pra fone de ouvido, tipo o "Cafe Walter".
A solucao seria:

Pre > DI > Pre de fone

Ou um pre q seja DI como o Bass Driver + Pre de fone

Link do Cafe Walter:

http://www.cafewalter.com/ha1/index.htm

Pra quem quiser um amp de fone chique, pode comprar o da Fodera:

Discussao aleatoria sobre audio, efeitos e assuntos afins... Usedfoderaprivpracamp

OBS - Mais uma vez, posso estar enganado...
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Mensagem por takfar em Ter Mar 31, 2009 3:19 am

hmm... o pessoal la do talkbass tava falando de alguns que parece que têm essa função, mas tem mais um monte de coisa (um deles é o DHA VT1-EQ-Bass).

Que estranho que ninguém fabrique um aparelho desses (DI+headphone)... parece tão útil :\

Talvez dê pra resolver com um Powerclick + Radial JDI, então? alguém já usou powerclick, sabem se é legal?
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 31, 2009 3:50 am

Interessante, eu nao conhecia esse DHA. Parece q ele faz todas as funcoes q vc busca... Talvez seja uma opcao.
Se nao me engano, o Lucas usa Powerclick e gosta muito.
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Mensagem por JORGERA em Ter Mar 31, 2009 4:29 am

allexcosta escreveu:Posso estar enganado, mas nao lembro de nenhum DI q tenha uma saida pra fone de ouvido, tipo o "Cafe Walter".
A solucao seria:

Pre > DI > Pre de fone

Ou um pre q seja DI como o Bass Driver + Pre de fone

Link do Cafe Walter:

http://www.cafewalter.com/ha1/index.htm

Pra quem quiser um amp de fone chique, pode comprar o da Fodera:

OBS - Mais uma vez, posso estar enganado...

galera nao tenho certeza mas esse pre de fone ai e so p/ praticar. c/ fone. solucao p/ estudar em ap.
pq o pre nao e dividido p/ a saida e p/ o fone.
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Mensagem por takfar em Ter Mar 31, 2009 6:43 am

allexcosta escreveu:Interessante, eu nao conhecia esse DHA. Parece q ele faz todas as funcoes q vc busca... Talvez seja uma opcao.
Se nao me engano, o Lucas usa Powerclick e gosta muito.

pois é, tem tudo, mas tb é completamente redundante com o VT Bass. Eu teria que dar uma pesquisada e descobrir se os timbres dele são comparáveis ao VT Bass; se forem, talvez até valha a pena esquecer o VTB e pegar esse aí (tb sai bem mais barato!). Se for fraco ou tiver outros problemas, acho que o jeito é ir de VTB+JDI+Powerclick
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Mensagem por Fabricio Carvalho em Ter Mar 31, 2009 9:03 am

Talvez dê pra resolver com um Powerclick + Radial JDI, então? alguém já usou powerclick, sabem se é legal?

Takfar, eu tenho o powerclick modelo DB05 eu o uso só pra estudar em casa (Deus me livre ser obrigado a usar fone nas gigs!).

Principal pró: Volume bem alto, se quiser;
Principal contra: O bichim é ruídoso hein...
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Mensagem por bruno nunes em Ter Mar 31, 2009 11:34 am

Eu tenho power click tmbm, uso soh pra estudo, mas ele tem uma saida amplificada pra fone e uma saida pro amp, na qual ele não faz nda...soh usei ao vivo uma vez, e nem fui eu, o baterista pediu e agnt jogo a voz de retorno pra ele...
abraços...
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 31, 2009 12:03 pm

JORGERA escreveu:galera nao tenho certeza mas esse pre de fone ai e so p/ praticar. c/ fone. solucao p/ estudar em ap.
pq o pre nao e dividido p/ a saida e p/ o fone.

A solucao eh dividir o sinal no DI, mandando XLR pra mesa e 1/4" pra o pre de fone.
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Mensagem por Rafael FindanS em Seg Abr 06, 2009 4:56 pm

Uma dúvida...
Se eu ligar o baixo no BDI, que funciona como Direct Box, direto numa mesa de som e da mesa para a placa de som... o som ainda estará balanceado?
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Mensagem por korg em Seg Abr 06, 2009 5:45 pm

Se vc utilizar a saída XLR do pedal até uma entrada balanceada da mesa e a saída da mesa também via saída balanceada para entrada da placa de som balanceada, então todo seu trajeto será balanceado, desde o BDI até a placa de som.

Deve-se atentar também que, embora sinal balanceado seja muito melhor que o desbalanceado, só faz diferença mesmo a partir de grandes distâncias. Por ex, se vc quiser conectar equipamentos com até 2 metros, dá praticamente no mesmo.

Ah não ser que vc esteja num ambiente extremamente cheio de interferências, etc.

Mesmo assim, use sempre cabos de qualidade

[s]
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Mensagem por Rafael FindanS em Seg Abr 06, 2009 6:05 pm

A entrada da minha mesa de som pe balanceada sim.. tô em dúvida é na saída dela, que não há especificação.
Não entendi esse seu comentário sobre os 2 metros...
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Mensagem por korg em Seg Abr 06, 2009 6:35 pm

Rafael FindanS escreveu:Não entendi esse seu comentário sobre os 2 metros...

Se a distância que o cabo vai percorrer é abaixo de 5 metros, geralmente não há necessidade (leia-se obrigatoriedade) de se usar cabos balanceados.
Basta um cabo de qualidade (desbalanceado mesmo) que vc terá praticamente a mesma qualidade de sinal. Mas, como mencionei, to supondo uso normal/básico dos cabos, tipo um homestudio, algo assim. Mas num lugar que esteja cheio de interferencias, dependendo, talvez não tenha como escapar do balanceado.

Mas claro , se puder , sempre use balanceado, pq não?! Cool
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Abr 06, 2009 11:56 pm

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A saída dela é cabo P10? Fatalmente será desbalanceada.
Saída balanceada costuma usar cabo XLR.
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Mensagem por Rafael FindanS em Ter Abr 07, 2009 12:04 am

A saída é por cabo RCA... fica desbalanceada?
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Mensagem por korg em Ter Abr 07, 2009 12:14 am

sim.

Balanceada apenas por TRS ou XLR
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Mensagem por Rafael FindanS em Ter Abr 07, 2009 12:45 am

Ow shit...
No caso não tenho solução né? Ou tem algum adaptor para fazer a conversão?
Creio que a solução vai ser vender minha mesa e pegar uma com saída balanceada .... =/
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Mensagem por korg em Ter Abr 07, 2009 7:51 am

Mas vc precisa da conexão balanceada!?
Qual distância da sua mesa pra placa?!
em que ambiente está tudo instalado?
Que cabos vc utiliza?


[s]
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Mensagem por Thales_Sr em Ter Abr 07, 2009 8:41 am

Calma, não precisa desse desespero todo não.
Cuidado pra não ficar paranóico com esse lance de sinal balanceado!

Como o korg tá tentando lhe avisar, você não precisa de sinal balanceado caso o cabo seja curto.

Veja bem, microfones usam cabos balanceados porque o nível de tensão que sai dele é baixíssimo, e as vezes o cabo dele é bastante longo (vai do palco até a mesa de som, por vezes passando dos 8 metros de comprimento), aí na entrada da mesa esse sinal minúsculo vai precisar de uma grande amplificação para ser ouvido.

Nessa situação, qualquer ruído mínimo faz diferença. Porém, em distâncias curtas (até uns 5 metros), não há tanta necessidade de conexão balanceada. Além do mais, como o sinal já sai pre amplificado pelo BDI, o ganho a ser dado depois é bem menor que o de um microfone, chuto que mesmo em um cabo mais longo, usando todo o caminho desbalanceado, você não vá perceber aumento deu ruídos comparado a um caminho totalmente balanceado.
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Mensagem por Rafael FindanS em Ter Abr 07, 2009 1:04 pm

Hum, então não há o que temer, ehhehe
A distancia da minha mesa de som para a placa é bem curta, coisa de 30 cm... dessa maneira a necessidade de um cabo balanceado não seja tão evidente assim, certo?
Desde já, valeu pelo help =)
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Mensagem por allexcosta em Ter Abr 07, 2009 1:17 pm

Thales_sr escreveu:Legal, mas uma pequena correção... (comentários entre parênteses)

Preamp:
- Aumentar o ganho. (OK)
- Diminuir a impedancia de saida. (Aumentar a de entrada... diminuir a impedância de saída é por outros métodos)
- Mudar o timbre. (No caso de prés para instrumentos, OK)
- Converter a conexao de desbalanceada para balanceada. (Nem todo preamplificador faz isso)

Por isso a frase em negrito: Wink

allexcosta escreveu:Um preamp e um equipamento eletronico que tem como funcao alterar um sinal de audio de modo que seja melhor usado pelo equipamento que vai receber esse sinal (um amplificador, gravador, fone ou ate mesmo o ouvido humano). Isso pode incluir:
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Mensagem por Rafael FindanS em Sex Fev 25, 2011 9:09 pm

Como é um tópico sobre áudiom preamps e afins, vou ressucitar.
Minha dúvida é em relação à preamps.
Um preamp onboard soa igual ao preamp de pedal, por exemplo?
Um pedal Tone Hammer, que é baseado no OBP-3, soa igual a este citado onboard?
Quais são as característas que diferem de um preamp interno e externo, basicamente a dúvida é essa!
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Mensagem por allexcosta em Sex Fev 25, 2011 9:30 pm

^ ^ O Tone Hammer é diferente do OBP-3...

Dois prés idênticos, um interno e um externo, vão soar idênticos se o baixo usado com o externo não tiver nenhum circuito.
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Mensagem por Rafael FindanS em Sex Fev 25, 2011 9:34 pm

Achava que eram o mesmo pré.
Não ficou totalmente claro para mim, mas deu pra sacar sua sentença.
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Mensagem por Cayo Castro em Dom Fev 27, 2011 9:49 pm

Aew alguém me dar uma luz....

Como faço pra nãoperder os graves quando uso "efeito"??? Percebi que se dar um UP nos graves perco muita definição do efeito...
Tem pedal pra isso???
Ouvi falar que o loop blender faz isso??
Alguem confirma???
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Mensagem por Gomba em Dom Fev 27, 2011 10:01 pm

Faz sim. Você joga o baixo numa das vias. E os efeitos no loop . Depois que os efeitos voltam, você mistura os dois a gosto. Ai você tem o sinal limpo do baixo (com todos os graves) e o sinal dos efeitos junto.
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Mensagem por Cayo Castro em Dom Fev 27, 2011 11:18 pm

Ah! saquei...
E me digam outras coisas:
Me digam um Preamp ( que seja tbm D.I) que seja bom e nao seja muito caro... hehe

Vlw aew Gomba pela resposta mano...!
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Mensagem por Gomba em Seg Fev 28, 2011 10:13 am

Behringer adi ou bdi; Hartke Bass Attack; MXR M-80 Bass DI; Sansamp Paradriver; Aguilar Tone Hammer; Sadowsky preamp/DI; John East Stomp Box.

O preço está mais ou menos em ordem crescente.
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Mensagem por Cayo Castro em Seg Fev 28, 2011 5:58 pm

Pow Gomba vlw de novo, mano...

Já ouvi falar que o Adi funciona melhor que o Bdi...
Alguem confirma e sabe pq???
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Fev 28, 2011 6:03 pm

É que o ADI tem controle de médios, o BDI não.
Mas se isso é melhor ou pior, varia caso a caso. Você pode odiar a timbragem do ADI e amar a do BDI...
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Mensagem por Cayo Castro em Seg Fev 28, 2011 6:29 pm

Então o ideal é testar os dois, né?! =/
Com meu baixo e meu Amp... =/

Díficil... pq tava querendo comprar pela internet ja que aqui onde moro não tem...! =/
Vo dar uma garimpada na internet e depois vejo o que faço...
Vlw aew Thales_Sr
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Mensagem por SILVIAO em Seg Fev 28, 2011 6:32 pm

Algum dos amigos já usou algum compressor de rack?Se sim qual usou e pra qual estilo de música?
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Mensagem por Gomba em Seg Fev 28, 2011 6:34 pm

^

Serve operando P.A?
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Mensagem por SILVIAO em Seg Fev 28, 2011 7:59 pm

Serve! Very Happy
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Mensagem por Gomba em Seg Fev 28, 2011 10:31 pm

Já usei. Normalmente uso 4 vias de compressor: bumbo, caixa, baixo e voz principal, que são as coisas mais dinâmicas da música e que podem me dar problema de excesso / falta.
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Mensagem por SILVIAO em Ter Mar 01, 2011 6:22 pm

Como regula o baixo no PA?
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Mensagem por Cayo Castro em Ter Mar 01, 2011 6:49 pm

Sobre um uso de um pré-amp em baixos ativos....
Sempre ouço falar que se o baixo é ativo não precisa de pré, pelo "pré" interno...!
Alguem confirma???
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Mensagem por Thales_Sr em Ter Mar 01, 2011 7:02 pm

Sobre um uso de um pré-amp em baixos ativos....
Sempre ouço falar que se o baixo é ativo não precisa de pré, pelo "pré" interno...!
Alguem confirma???
Tecnicamente, nenhum baixo precisa de pré, pois o próprio amplificador tem.
"Musicalmente", você usa se quiser, com o baixo que quiser.
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Mensagem por Colono em Sab Mar 26, 2011 2:26 pm

takfar escreveu:OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), ... que se encontra por um bom preço?

[2] pq ninguém respondeu essa e eu tmb quero saber.. rsrsrs

chutarei dizendo que poderia ser o interessante MIC 200 da behringer, certo? ainda mais se estiver operando no modo "neutral"
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Mensagem por allexcosta em Sab Mar 26, 2011 2:35 pm

Pré transparente flat vai soar como se não existisse então porque usá-lo? Aguilar OBP-1 é bem transparente.
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Mensagem por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 3:20 pm

Colono escreveu:
takfar escreveu:OK, qual seria, então o pré mais "limpo" (de preferência pra deixar flat o tempo todo), ... que se encontra por um bom preço?

[2] pq ninguém respondeu essa e eu tmb quero saber.. rsrsrs

chutarei dizendo que poderia ser o interessante MIC 200 da behringer, certo? ainda mais se estiver operando no modo "neutral"
Existe o pequeno Bartolini TC3 Booster Preamp, que dá até 12dB de clean boost, sem alterar o som do baixo, ou pode dar até 40dB de treble e/ou middle boost, dependendo do esquema feito no circuito, mas acho que isto não interessa a nós, baixistas! Comprei um TC3 para o meu headless, que está em construção, mas nem vou usá-lo. Mudei de idéia e decidi colocar um John East U Retro Bass Preamp nesse baixo! Wink
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