Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida..

Ir em baixo

Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida.. Empty Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida..

Mensagem por Tonante em Qua Fev 23, 2011 12:05 pm

Pessoal,

Uma dúvida que talvez seja a de muitos...

Porque algumas gravações antigas "perdem" a afinação padrão 440hz? Não trata-se de mudança de tonal e sim alguns comas acima ou abaixo deixando a afinação indefinida.

No caso do vídeo acredito que seja pelo desgaste e perda de qualidade afetando o audio, mas e o caso do vinil ou até mesmo cd antigos?

Tonante
Tonante
Membro

Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida.. Empty Re: Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida..

Mensagem por DUDUBASS em Qua Fev 23, 2011 12:22 pm

Pense que o arranjo da música está todo pronto e na hora da gravação o cantor tenha um pouco de dificuldade na entonação de uma nota mais alta, faltou uma coisinha só, mas não tá dando pro cara e aí??? baixa-se um pouquinho a afinação pro cara "ir" naquele agudo com uma pequena sobra e está tudo resolvido, sem ter que mudar o tom da música;

Antigamente, também pela inexistência ou ausência de afinador eletrônico, o padrão 440 Hz também não era tão rígido assim em alguns estúdios.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida.. Empty Re: Alteração da Afinação em Gravações Antigas? Dúvida..

Mensagem por Thales_Sr em Qua Fev 23, 2011 12:46 pm

O vinil tem que rodar a 33 rpm... Se rodar a 32,9 mudou a afinação. Se rodar a 33,1 também.
Dá um trabalho manter um motor girando perfeitinho numa rotação, sendo que a tensão de alimentação fica oscilando...

Nos CDs antigos não tem esse problema não, pois a forma de gravar CDs não mudou desde que o CD foi lançado. E de qualquer forma, o CD é gravado digitalmente, não tem como perder fidelidade. Se há alguma alteração na afinação, ou ela já existe desde a gravação (os instrumentos foram afinados fora dos 440 hz), ou sua placa de som é bem ruinzinha.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Yngway em Qua Fev 23, 2011 12:50 pm

Nas gravações de rolo também era comum essa diferença de velocidade.

Inclusive não é raro ouvir algumas gravações em que dá pra perceber a velocidade saindo do zero em frações de segundo no começo da música.
Yngway
Yngway
Membro

http://www.urlturismo.com.br

Mensagem por Tonante em Qua Fev 23, 2011 1:41 pm

Valeu pessoal!!!

Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por wellrod em Qua Fev 23, 2011 2:36 pm

Nas fitas cassete isso também acontecia... mas é o mesmo princípio das fitas de rolo (acho que 2polegadas) usadas em gravação nos estúdios...

na parte onde estava enrolada a maior parte do rolo, o motor trabalhava de uma forma e quando o rolo ia chegando ao fim, havia uma pequena variação na velocidade... (isso na fita cassete com aparelhos reprodutores bem precários)... num sei se nos gravadores de rolo existia isso...
wellrod
wellrod
Membro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Mensagem por Cantão em Qua Fev 23, 2011 4:01 pm

^Isso é do tempo que se amarrava cachorro com linguiça...rsrsrs...mas era assim mesmo... Laughing
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Tonante em Qua Fev 23, 2011 4:19 pm

^tirar música de ouvido nessa época devia ser um sofrimento só..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por Thales_Sr em Qua Fev 23, 2011 4:35 pm

wellrod escreveu:Nas fitas cassete isso também acontecia... mas é o mesmo princípio das fitas de rolo (acho que 2polegadas) usadas em gravação nos estúdios...

na parte onde estava enrolada a maior parte do rolo, o motor trabalhava de uma forma e quando o rolo ia chegando ao fim, havia uma pequena variação na velocidade... (isso na fita cassete com aparelhos reprodutores bem precários)... num sei se nos gravadores de rolo existia isso...
Na verdade, isso não chega a ser um problema, se o rolo for gravado da mesma maneira. Se a "desuniformidade" da gravação for a mesma da leitura não tem alteração na velocidade.

Nem tanto, na hora de tirar a música a gente compensa isso... Não é porque a nota tá 1 ou 2 comas fora da afinação que a gente fica sem saber que nota é...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qua Fev 23, 2011 5:09 pm

Thales_Sr escreveu:O vinil tem que rodar a 33 rpm... Se rodar a 32,9 mudou a afinação. Se rodar a 33,1 também.
Dá um trabalho manter um motor girando perfeitinho numa rotação, sendo que a tensão de alimentação fica oscilando...

Nos CDs antigos não tem esse problema não, pois a forma de gravar CDs não mudou desde que o CD foi lançado. E de qualquer forma, o CD é gravado digitalmente, não tem como perder fidelidade. Se há alguma alteração na afinação, ou ela já existe desde a gravação (os instrumentos foram afinados fora dos 440 hz), ou sua placa de som é bem ruinzinha.

Uma dúvida, Thales: gosto muito de ouvir meus LPs numa rotação menor que os 33 rpm; e vc já explicou a "desafinação"...
Mas em Cds, também, pode ocorrer, não? existem equipamentos, como a Pioneer já disponibilizou, que é possível alterar a rotação dos cds, também...
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por Tonante em Qua Fev 23, 2011 5:12 pm

Nem tanto, na hora de tirar a música a gente compensa isso... Não é porque a nota tá 1 ou 2 comas fora da afinação que a gente fica sem saber que nota é...

É.. até que tirar não é tão difícil.. chato era dar Play ouvir, Stop, Rew, Stop e Play de novo pra ouvir... isso se a fita parasse no ponto certo! rs..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por wellrod em Qua Fev 23, 2011 6:24 pm

^ Com certeza!!! E quando a fita cassete ia envelhecendo, pegando umidade e começava a querer agarrar e forçar o motorzinho... aí era brabus...
wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por wellrod em Qua Fev 23, 2011 6:27 pm

Tirar música nessa época pra mim só me traz maravilhosas e inesquecíveis recordações... rsrsr o meio com o qual se tiravam as músicas, apesar de precário, não afetava muito não... se dava uma mudança no tom a gente mexia nas tarraxas, depois voltava novamente à afinação e a vida continuava... rsrsrs
wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por malka_aff em Qua Fev 23, 2011 6:36 pm

cara, eu queria ter nascido nessa época. nasci na era guitar pro e meu ouvido foi pro beleleu, agora, sempre que posso, tento ao máximo tirar a música de ouvido, mas já sou viciado na tablatura/partitura

Embarassed
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Thales_Sr em Qua Fev 23, 2011 6:50 pm

Uma dúvida, Thales: gosto muito de ouvir meus LPs numa rotação menor que os 33 rpm; e vc já explicou a "desafinação"...
Mas em Cds, também, pode ocorrer, não? existem equipamentos, como a Pioneer já disponibilizou, que é possível alterar a rotação dos cds, também...
Não, em CDs o processo é totalmente diferente. Mudar a rotação do CD não altera a velocidade do andamento da música. É feito de outro jeito.

É.. até que tirar não é tão difícil.. chato era dar Play ouvir, Stop, Rew, Stop e Play de novo pra ouvir... isso se a fita parasse no ponto certo! rs..
Isso era terrível mesmo...

cara, eu queria ter nascido nessa época. nasci na era guitar pro e meu ouvido foi pro beleleu, agora, sempre que posso, tento ao máximo tirar a música de ouvido, mas já sou viciado na tablatura/partitura
Só é treinar... O coitado do GP não tem culpa...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por malka_aff em Qua Fev 23, 2011 7:57 pm

Eu sei que não, a culpa é minha mesmo, mas como todo viciado, ponho a culpa na droga não no drogado

kkkkkk
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Yngway em Qui Fev 24, 2011 12:20 pm

Era legal quando precisava tirar alguma linha com muitas notas.

Com um dedo no Stop, o outro apertando metade do caminho do Play e ouvia a fita em baixa rotação. Depois de tirar a linha era só transpor pro tom verdadeiro. What a Face
Yngway
Yngway
Membro

http://www.urlturismo.com.br

Mensagem por Cantão em Qui Fev 24, 2011 12:24 pm

wellrod escreveu:Tirar música nessa época pra mim só me traz maravilhosas e inesquecíveis recordações... rsrsr o meio com o qual se tiravam as músicas, apesar de precário, não afetava muito não... se dava uma mudança no tom a gente mexia nas tarraxas, depois voltava novamente à afinação e a vida continuava... rsrsrs
(2)...Bons tempos... Wink
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por wellrod em Qui Fev 24, 2011 12:51 pm

Yngway escreveu:Era legal quando precisava tirar alguma linha com muitas notas.

Com um dedo no Stop, o outro apertando metade do caminho do Play e ouvia a fita em baixa rotação. Depois de tirar a linha era só transpor pro tom verdadeiro. What a Face

NUNCA fiz isso... heheh nem sabia que dava pra fazer isso... heheh Ficava no vai e volta mesmo, aprendia a solfejar o trecho difícil, depois repetia várias vezes o solfejo e ia diminuindo a velocidade com a voz, nota por nota... hehe
wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por Gomba em Qui Fev 24, 2011 12:55 pm

Eu já nasci na era do elastic audio... você muda o andamento sem mudar o tom e nao perder muito pouco de qualidade...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: