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Mensagem por nukebass em Dom Fev 27, 2011 10:04 pm

Saudações,

Existe algum captador e circuito que seja pouco dependente ou praticamente independente da madeira/material e tamanho do corpo do instrumento? Até hoje não sei se isso é um mito... lembro de muita gente falar que EMG é assim, pode colocar até em cabo de vassoura que vai soar sempre do mesmo jeito.

O motivo da pergunta é porque gostaria de saber a melhor opção de captador e circuito para um instrumento estilo Chapman Stick e Steinberg, ou seja, sem corpo... apenas uma tábua (não obrigatoriamente de madeira) com trastes e um pickup.

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Mensagem por Gomba em Dom Fev 27, 2011 10:07 pm

emg mesmo...
mas, se nao me engano, vê aí os materiais que vc tá usando, pq a corda vibra de forma diferente de acordo com o material que é feito o instrumento...
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Mensagem por nukebass em Dom Fev 27, 2011 10:10 pm

Gomba escreveu:emg mesmo...
Então não é mito?
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Mensagem por allexcosta em Dom Fev 27, 2011 10:12 pm

^ Pior que não... Dimarzio J também tem uma personalidade muito forte...
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Mensagem por Gomba em Dom Fev 27, 2011 10:14 pm

nukebass escreveu:Então não é mito?
Nops. É que ele capta menos do que o instrumento soa (do que um captador magnético comum) e dá um boost nesse sinal com um pré que o captador tem dentro dele. Esse pré logicamente dá a cor EMG ao som...

Mas depende sim do material do baixo e da posição dele em relação à escala.
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Mensagem por nukebass em Dom Fev 27, 2011 10:16 pm

allexcosta escreveu:^ Pior que não... Dimarzio J também tem uma personalidade muito forte...
EMG's e o Dimarzio J então? Ambos boas opções para um instrumento sem corpo? E esse J tem modelo para 6 cordas?
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Mensagem por Thales_Sr em Dom Fev 27, 2011 10:21 pm

A corda vibra de uma maneira diferente a depender do material do instrumento, do material da corda, do jeito como se toca...

E o captador vai responder totalmente diferente a depender onde se coloca ele...

Existe algum captador e circuito que seja pouco dependente ou praticamente independente da madeira/material e tamanho do corpo do instrumento? Até hoje não sei se isso é um mito...
É mito.

O motivo da pergunta é porque gostaria de saber a melhor opção de captador e circuito para um instrumento estilo Chapman Stick e Steinberg, ou seja, sem corpo...
Qual a melhor opção de captação pra um contrabaixo? A pergunta é análoga...

Captador é, em termos técnicos, um transdutor: Converte um sinal de energia em sinal de energia elétrica.
TODO CAPTADOR TEM UMA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA DIFERENTE. Ou seja, tirar um captador e botar outro vai mudar o timbre.

TODO CAPTADOR SOA DIFERENTE AO SE MUDAR A POSIÇÃO ONDE ELE ESTÁ. Ou seja, nenhum captador soa sempre a mesma coisa. Se você mover ele 1 cm pra cima ou pra baixo, o timbre muda.

TODO CAPTADOR SOA DIFERENTE AO SER COLOCADO EM OUTRO INSTRUMENTO. Ou seja, tirar o EMG do baixo do Wooten e botar no seu não vai fazer seu baixo soar igual ao dele.

O instrumento em si é um "filtro", ou seja, todo o instrumento altera a forma como a corda vibra. O captador pega uma parte dessa vibração e converte em sinais elétricos. Mas como ele também tem sua resposta em frequência (ou seja, também é um "filtro"), a vibração já modificada pelo instrumento é modificada novamente pelo captador.

Então, o lance é de tentativa e erro, caso você não tenha nenhum parâmetro inicial. Lembre que o Leo Fender, ao fazer o Precision Bass, não pensou nessas coisas. Simplesmente pensou como técnico em eletrônica (sua formação), que precisava de algo pra transformar a vibração das cordas em sinal elétrico. E assim nasceu um dos timbres mais idolatrados pelos instrumentistas.

As vezes, o melhor é não esquentar muito a cabeça com isso...
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Mensagem por nukebass em Dom Fev 27, 2011 10:23 pm

Tava pensando aqui e lembrei que um piezo associado ao magnético poderia ser de grande ajuda, correto? Embora não goste nem um pouco de timbre de piezo, creio que ajudaria bastante. Quais opções eu teria de piezo para 6 cordas?
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Mensagem por nukebass em Dom Fev 27, 2011 10:27 pm

Thales_Sr escreveu:[...] Então, o lance é de tentativa e erro, caso você não tenha nenhum parâmetro inicial. [...] As vezes, o melhor é não esquentar muito a cabeça com isso...
Pois é... acho que o melhor é fazer a experiência mesmo, sem encanar demais...
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Mensagem por Gomba em Dom Fev 27, 2011 10:30 pm

^

Também acho. E concordo com tudo o que o Thales disse. A física explica tudo mesmo.
Mas, de fato, a voz do emg costuma ser a mesma e falar bem forte na maioria dos instrumentos onde ele é colocado...
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Mensagem por allexcosta em Dom Fev 27, 2011 10:40 pm

^ Isso que o Gomba disse...

A teoria que o Thales escreveu é correta, mas aí eu pego o Chupa-cabra e ele tem som de Dimarzio J.
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 1:18 pm

Bom, então, se o corpo do instrumento é um mero filtro, significa (por A+B) que sem um corpo eu teria o som, digamos, "puro" do captador?
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Fev 28, 2011 1:21 pm

Captador não "tem" som... Esse é o problema.

Falaram aí do "som de EMG"... Mas eu ouço o Wooten, e ouço 'som de Fodera', não 'som de EMG'...
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Mensagem por allexcosta em Seg Fev 28, 2011 1:49 pm

nukebass escreveu:Bom, então, se o corpo do instrumento é um mero filtro, significa (por A+B) que sem um corpo eu teria o som, digamos, "puro" do captador?

Olha, isso é bem discutido, mas pelo que eu entendo é assim:

O captador magnético só "ouve" metal, ou seja, a corda... Só que cada parte do instrumento influencia a maneira como ela, a corda, vibra. Isso que faz diferença no som...

Eu sinceramente escuto pouquíssima diferença entre diferentes madeiras no corpo ou braço. Já a escala eu juro que escuto... A maneira como o instrumento ressona contra o nosso corpo também influencia como nosso cérebro percebe o timbre de um instrumento. Por isso às vezes dois instrumentos soam tão diferentes quando estamos tocando, mas depois ao ouvir uma gravação soam parecidos. Enfim, assunto polêmico e complicado...
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 2:30 pm

^Essa coisa da escala influenciar MUITO mais que o corpo eu também já ouvi falar... lembro até de um tópico aqui no qual se falava de calços (shim) que "matavam" o som do Baixo.

------------------------------------

Thales, como então o pessoal tira som daqueles Sticks? Porque é praticamente uma tábua de madera com um captador. Pretendo em breve fazer um meio termo entre Stick e Baixo... teria menos cordas que um Stick de 8 cordas... penso em apenas 6 mesmo... mas teria uma estrutura de Stick, entende? Somente o braço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Fev 28, 2011 2:37 pm

Essa discussão é a mais polêmica que existe no campo da luthiería de instrumentos "elétricos".
Na minha experiência constatei que tanto a madeira do corpo quanto da escala influenciam (a do corpo, mais), bem como sendo os capts ativos ou passivos. No caso, a influência do "sistema" (corpo/braço) para capts passivos é menor, mas não inexistente.
Thales, como então o pessoal tira som daqueles Sticks? Porque é praticamente uma tábua de madera com um captador. Pretendo em breve fazer um meio termo entre Stick e Baixo... teria menos cordas que um Stick de 8 cordas... penso em apenas 6 mesmo... mas teria uma estrutura de Stick, entende? Somente o braço..
A sonoridade será o resultado desse sistema e dos capts usados. Agora... Como sera?...... Só vendo (ouvindo), mesmo.............
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 2:44 pm

É... é meio que uma alquimia mesmo. Vou ter de pagar pra ver, digo, pra ouvir... literalmente, rsrs!

Tenho que achar um luthier com espírito aventureiro aqui em Fortal.
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Fev 28, 2011 3:12 pm

Thales, como então o pessoal tira som daqueles Sticks? Porque é praticamente uma tábua de madera com um captador.
É uma corda vibrando e um captador embaixo captando a vibração... Assim como nas guitarras/baixos.
Agora, a parte SUBJETIVA, que parece ser o que lhe interessa, vai mudar, então não dá pra pensar em "quero um stick com som de JB"... Stick vai ter som de Stick...

Meu "chute", se eu fosse fazer um instrumento desse tipo:
- Usaria algum captador que eu tivesse em "alta estima", ou seja, um captador que eu goste nos contrabaixos;
- Colocaria ele em uma posição que me interessava nos contrabaixos: Se pra tapping eu gosto do cap da ponte, mediria a distância do cap até a ponte e a reproduziria fielmente, compensando uma eventual diferença no tamanho da escala do instrumento;
- Rezava pra dar certo.

No final das contas, é um "baixo" magricelo que você vai tocar no tapping.
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 3:42 pm

^Você acha que piezos ajudariam a equilibrar uma possível carência?
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Mensagem por Micoco em Seg Fev 28, 2011 4:02 pm

Entrando nesse assunto, mais em outra situação...minha pergunta é:
Tenho um squier que o corpo é em MDF, se eu colocar um Captador EMG pode sair um som bacana dele?
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Mensagem por vcrz em Seg Fev 28, 2011 4:07 pm

Micoco escreveu:Entrando nesse assunto, mais em outra situação...minha pergunta é:
Tenho um squier que o corpo é em MDF, se eu colocar um Captador EMG pode sair um som bacana dele?

cara troca o corpo e usa os captadores do corpo antigo... é o melhor jeito de você "melhorar" o som do teu baixo e gastar pouco!

pela grana do EMG vc compra um corpo já pintado!

Depois do corpo você coloca uns EMG.


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Mensagem por Micoco em Seg Fev 28, 2011 4:10 pm

pode cre
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Fev 28, 2011 4:35 pm

Tenho um squier que o corpo é em MDF
Não é MDF, mas compensado.
Não adianta muita coisa. Como eu já havia dito anteriormente, compre um corpo novo.
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Mensagem por Micoco em Seg Fev 28, 2011 4:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tenho um squier que o corpo é em MDF
Não é MDF, mas compensado.
Não adianta muita coisa. Como eu já havia dito anteriormente, compre um corpo novo.

é outro bertola...para aquele, já está chegando o corpo em cedro
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Mensagem por basslave em Seg Fev 28, 2011 7:24 pm

Captador sozinho não faz milagre up

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Mensagem por allexcosta em Seg Fev 28, 2011 7:35 pm

Assunto polêmico...

Tirem suas próprias conclusões:

http://www.talkbass.com/forum/f8/scrap-lumber-bass-vs-alder-bass-can-you-tell-difference-743932/
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 7:49 pm

allexcosta escreveu:Assunto polêmico...

Tirem suas próprias conclusões:

http://www.talkbass.com/forum/f8/scrap-lumber-bass-vs-alder-bass-can-you-tell-difference-743932/
É disso que estou falando! AMO testes-cegos!
Nada mais lindo que a verdade! Rsrsrs!
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Seg Fev 28, 2011 8:05 pm

nukebass escreveu:É... é meio que uma alquimia mesmo. Vou ter de pagar pra ver, digo, pra ouvir... literalmente, rsrs!

Tenho que achar um luthier com espírito aventureiro aqui em Fortal.

Nukebass...

Vamos fazer desenvolver essa idea.....eu tenho varias peças de madeira que podem ser usados pra um stick, eu ajudo com as madeiras e vc ou outros colegas podem ajudar com a eletronica...e dai montamos essa bagaça....

Melhor!!!! revirando as gavetas por aki...axei uns caps velhos e preamp,,,fulerim...vou fzer um stick e vejo como fica.... Exclamation Wink
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Mensagem por nukebass em Seg Fev 28, 2011 9:08 pm

^BOA!

Faz uns vídeos para nós! Se tua experiência der certo você vai estar dentro de um mercado virgem aqui no Brasil. Pouca gente sabe fazer um "extended range bass".
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Mensagem por rodsom em Seg Fev 28, 2011 9:22 pm

pegando carona no topico, eu sempre tive vontade de transformar um washburn lyon velho que eu tenho aqui num stick (agora que eu aprendi que aquilo chama stick). o que q pode mudar no som? quais frequencias serao sacrificadas/realçadas?
levando em conta que sempre gostei de poucos graves, sera que eu posso gostar do resultado?
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Mensagem por hamilton du baixo em Ter Mar 01, 2011 9:26 am

nukebass escreveu:Pouca gente sabe fazer um "extended range bass".

scratch "É uque mah"?!?!

Para de falar dificil...hehheheheh...

Macho, fala com o Julio... Meu Fender tá lá, se tú quiser quando eu for buscar de dou um toque e ai vamos juntos e vemos esse lance do Stick!
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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 01, 2011 9:34 am

rodsom escreveu:pegando carona no topico, eu sempre tive vontade de transformar um washburn lyon velho que eu tenho aqui num stick (agora que eu aprendi que aquilo chama stick). o que q pode mudar no som? quais frequencias serao sacrificadas/realçadas?
levando em conta que sempre gostei de poucos graves, sera que eu posso gostar do resultado?

Meu voto é que não vai mudar praticamente nada...
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Mensagem por Daniel em Ter Mar 01, 2011 11:09 am

Tem tanto metido a entendido por aí que deveriam é fazer um instrumento assim pra combinar com o que falam:

Captador/pré que dependa o mínimo de madeira e ressonância Turdbass1
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Mensagem por nukebass em Ter Mar 01, 2011 11:13 am

hamilton du baixo escreveu:Macho, fala com o Julio... Meu Fender tá lá, se tú quiser quando eu for buscar de dou um toque e ai vamos juntos e vemos esse lance do Stick!
É uma viu... quando você for, me dê uma ligada, blz?
É bom que conheço ele melhor, só o vi uma vez.

PS: será que ele é paidégua suficiente pra fazer um desses? kkkkkkkk!

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Mensagem por allexcosta em Ter Mar 01, 2011 11:17 am

Daniel escreveu:Tem tanto metido a entendido por aí que deveriam é fazer um instrumento assim pra combinar com o que falam:

O problema é que ninguém tem certeza dessas coisas... Aí se nós metidos a entendidos resolvêssemos parar de emitir opiniões era melhor nem ter fórum... Ou você acha que existe uma prova científica irrefutável de que corpo de ash te dá um som mais agressivo?
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Mensagem por Daniel em Ter Mar 01, 2011 11:18 am

Ah, mas o ash dá mesmo esse som!! Very Happy
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Mensagem por Craftsman em Ter Mar 01, 2011 11:46 am

Encontrei uma doc interessante sobre A Fisica do Violino alguém conhece algo similar para guitarra e baixo ?
Acho que iria lançar luz sobre muitas questões.
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Mensagem por Daniel em Ter Mar 01, 2011 12:03 pm

Em instrumentos acústicos a construção e madeiras sem dúvida alguma influenciam sobremaneira o som final (e conforto, tocabilidade, etc).

Logicamente não estou entrando no mérito da pegada, microfonação, amplificação, equalização, ponte, cordas e demais variáveis.

Já em instrumentos elétricos (sem caixa acústica), acho que o captador passivo vintage sofre sim alguma influência da madeira, como a corda vibra, etc.

Já os de saída alta, ativos, stacked coil, têm uma personalidade mais definida mesmo. Ainda mais qdo aliados a um pré tb ativo. Concordo com os amigos que disseram isso acima.

É claro, tudo isso é muito subjetivo. O importante é estar satisfeito com o seu som.

O grande exemplo é o chupa cabras. Sonzera pesada e nenhum projeto ou ergonomia. Difícil explicar sem aceitar a forte influência dos pickups.
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Mensagem por Craftsman em Ter Mar 01, 2011 12:14 pm

Daniel escreveu:Em instrumentos acústicos a construção e madeiras sem dúvida alguma influenciam sobremaneira o som final (e conforto, tocabilidade, etc).

Logicamente não estou entrando no mérito da pegada, microfonação, amplificação, equalização, ponte, cordas e demais variáveis.

Já em instrumentos elétricos (sem caixa acústica), acho que o captador passivo vintage sofre sim alguma influência da madeira, como a corda vibra, etc.

Já os de saída alta, ativos, stacked coil, têm uma personalidade mais definida mesmo. Ainda mais qdo aliados a um pré tb ativo. Concordo com os amigos que disseram isso acima.

É claro, tudo isso é muito subjetivo. O importante é estar satisfeito com o seu som.

O grande exemplo é o chupa cabras. Sonzera pesada e nenhum projeto ou ergonomia. Difícil explicar sem aceitar a forte influência dos pickups.

Hmm ... Interessante.

Perguntei por um estudo porque isso de fato não sei se existe. Particularmente, sou analfaMÃEdePAIeBETO nessas coisas Razz ... mas gostaria de entende-las melhor Sad
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Mensagem por Craftsman em Ter Mar 01, 2011 12:28 pm

Ops: corrigindo... não sei se isso de fato existe ... sorry
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