Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre violões de nylon...

+18
basslave
Jackson
GilliamGatto
Vinícius Oliva
HOTA
Maurício_Expressão
GANSO
Teus
Fernando Zadá
allexcosta
Daniel
wellrod
Chrono
Yngway
daniloviana7
Andrezinho
Andremoura
Cayo Castro
22 participantes

Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Sobre violões de nylon...

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 08, 2011 5:54 am

Aew galera, não sei se pode criar esse tipo de tópico aqui no fórum...
Mas curto a galera daqui e deu pra ver que o pessoal é bem de boa... (puxando o saco)
Além do contrabaixo curto muito violão de nylon....
Tava atrás de comprar um... mas procuro em lojas de internet e talz e não acho uma variedade muito grande de modelos e marcas...
Muitas marcas famosas de violões só fazem aço.. é raro achar um de nylon... e não se vê muito a marca do pessoal que usa nylon profissionalmente...
Parece que são construidos sempre em encomendas em luthiers e talz... não sei ao certo...!
Enfim.. queria uma marca com um bom custo/benefício...?
É verdade que nylon não pode ser eletrico senão o som fica ruim???
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Andremoura Ter Mar 08, 2011 6:34 am

A Giannini costumava fazer bons instrumentos de nylon, desde instrumentos para iniciantes até instrumentos mais profissionais.
A Yamaha tb é uma excelente marca.

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Andrezinho Ter Mar 08, 2011 8:00 am

Tenho um COndor de Nylon muito bom. Pretendo trocar por um Yamaha.

Mas se vc procura um silent, tem excelentes opções por ai.

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por daniloviana7 Ter Mar 08, 2011 8:19 am

Eu tava pra criar um tópico desses, também.

Mas tô querendo um de nylon elétrico, bem barato. Nem sei tocar direito, só pra brincar mesmo. Vi um Di Giorgio 18E e achei interessante. É muito ruim?

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Yngway Ter Mar 08, 2011 8:35 am

Di Giorgio é muito bom.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Chrono Ter Mar 08, 2011 9:17 am

Rapaz, eu acho os violões da Rozini bem bacanas. Testei o modelo de sete cordas e adorei. Aliás, o preço é bem bacana também.
Chrono
Chrono
Membro

Mensagens : 26
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Ter Mar 08, 2011 9:32 am

Eu tenho alguns de nylon... mas aí vai depender da aplicação... vou dar a minha opinião a respeito... se o pessoal discordar, por favor, podem escrever aí!!! os TOP de linha aqui no brasil, pelo menos, são os Godin Multiac... Além de ter um ótimo som eles são MIDI, o que possibilitam a integração com pedaleiras sintetizadoras tipo a Roland GR... então vc aumenta as possibilidades de sonoridade para muitos outros tipos de instrumentos... por exemplo, se vc tiver uma Roland GR33, que é o meu caso, vc poderá ter cerca de 387 tipos de sons e combinações diferentes...

a Godin é uma das pioneiras a utilizar os captadores Hexafônicos da RMC (http://www.rmcpickup.com/), que conseguem trabalhar com Nylon, pois os captadores hexafônicos em geral só trabalham com aço...

Hoje você já vê alguns violões tipo o Condor, utilizando os captadores Hexafônicos Midi da RMC por um preço muito mais em conta... O bom é que tocar um violão de Nylon com midi é muito mais confortável do que tocar uma guitarra ou um violão aço... só uma opinião tá...

tem também a linha da Yamaha... tem as lendárias séries APX... o problema é que boa parte dos APX foi descontinuada... eram excelentes violões... meu sonho era ter o APX 10... mas ele não é mais fabricado... o meu é um APX 5Na... uma série mais inferior... mas tem um som maravilhoso mesmo assim... mas acho que também já foi descontinuado... o braço da Yamaha é muito confortável... e ela geralmente utiliza os captadores B-Band (http://www.b-band.com/)

Seguindo nessa linha, a Yamaha lançou a linha Silent... esteticamente são belíssimos... seu conceito é de ter violões que não oferecem feedback, ou microfonia... são violões para estudo também... que você pluga num fone de ouvido, juntamente com um aparelho tipo MP3 tudo no violão e toca junto...

ele tem 2 níveis de reverb, que acho lindíssimo o som...

o único lado "estranho" desse violão é que por algum motivo, talvez algum erro no circuito, ele consome muita bateria... e, já sabendo disso, a yamaha já te envia uma fonte alimentadora de 9V... para você tocar plugado na energia... uma bateria dura em média 2 ou 3 horas, enquanto que no APX ela dura uma ETERNIDADE...

no meu silent eu adaptei um botão de liga/desliga nele... não aguentava mais gastar com baterias... hoje nem uso mais baterias... plugo direto na tomada e pronto... mas assim, para shows é o que muita gente usa... além de ter uma excelente portabilidade... ele desmonta uma parte e ja vem com uma bag da yamaha... fica bem pequenino guardado...

Seguindo uma linha mais barata, tem os violões da FOX, que possuem um acabamento semelhante ao Godin, porém não é MIDI, mas tem um captador de excelente sonoridade e um braço muito legal também... Acho que ele pertence à linha da Crafter... não tenho certeza... é um excelente custo benefício...

E tem os que eu nunca vi pra vender aqui no brasil... os da Sadowsky... que geralmente o Gilberto Gil usa... são "violões guitarra"... tem corpo de guitarra e cordas de nylon... tem um acabamento espetacular e um som lindíssimo... Mas nunca tive a oportunidade de ver nem tocar um desses... só pela TV mesmo...

tem os Frameworks, que são midi, alemães mas só por encomenda... levei um cano desse carinha... dei a entrada e ele sumiu... esses são tipo os Silent da Yamaha mas a cabeça fica no corpo do instrumento... são os que o Lenine usou por um tempo...

Mas se você pretende partir pra linha clássica, aí já é outro conceito... é interessante você utilizar violões "não amplificados" e sem o cut away, que é aquele corte que tem na parte inferior do corpo na região aguda do braço... os "puristas clássicos" dizem que esses fatores atrapalham o som do instrumento... e o braço dos clássicos geralmente é um pouco mais largo... então é interessante pesquisar os violões feitos por luthiers consagrados... mas geralmente passam de 10 mil reais esses violões...
Pesquise o violonista Chico Pinheiro, o Guinga, João Bosco... todos esses geralmente usam violões clássicos feitos por luthiers...

Bem... essa é a contribuição que posso dar a respeito de violões nylon... se eu estiver errado aí, por favor me corrijam!!!

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por daniloviana7 Ter Mar 08, 2011 9:43 am

O que eu tô procurando é um violão baratinho, só pra brincar em casa mesmo. Sei fazer uns acordezinhos só, meu irmão também. No meu caso seria algo bem barato, elétrico, mas que não fosse me dar dor de cabeça tão cedo.

Além do Di Giorgio 18E, me interessei nesses aqui:
http://www.reference.com.br/produto/01/0001611/memphis+violao+ac+60

http://www.playtech.com.br/ch/prod/11395/6381/0/violao-tagima-vegas---preta.aspx

Alguém conhece? Já tocou?

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Ter Mar 08, 2011 9:51 am

Sobre o Di Giorgio, esse na minha infância sempre foi meu sonho de consumo... mas sempre acabava tendo Gianinnis... por um tempo a gianinni andou meio na falência, mas agora ela voltou com tudo... a qualidade dela está impecável também... enquanto que os Di Giorgio resolveram exportar seus instrumentos... andei testando alguns para presentear minha afilhada e simplesmente não gostei do que encontrei... não sei se foi um lote entregue nas lojas que veio com um problema de trastejamento na segunda corda, quarta casa... testei em várias lojas e todos estavam com problemas... acabei comprando uma linha "não elétrica" da Yamaha, por um preço MUITO em conta... um tal de C200 se não me engano... muito bom o acabamento... mas os Gianinni voltaram com tudo... tá compensando muito a Gianinni...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Ter Mar 08, 2011 9:56 am

daniloviana7 escreveu:O que eu tô procurando é um violão baratinho, só pra brincar em casa mesmo. Sei fazer uns acordezinhos só, meu irmão também. No meu caso seria algo bem barato, elétrico, mas que não fosse me dar dor de cabeça tão cedo.

Além do Di Giorgio 18E, me interessei nesses aqui:
http://www.reference.com.br/produto/01/0001611/memphis+violao+ac+60

http://www.playtech.com.br/ch/prod/11395/6381/0/violao-tagima-vegas---preta.aspx

Alguém conhece? Já tocou?

Infelizmente não tenho como opinar a respeito desses dois violões... Violão de Nylon vai muito de você pegar o instrumento nas mãos e verificar alguns fatores... o primeiro dele é o conforto... um braço confortável num violão de nylon é fundamental... escalas não muito grandes... SEM TRASTEJAR, acabamento bonito, que te agrade, e depois o teste dele ligado em alguma caixa... se a sonoridade te agradar aí é nesse que você tem que ir...

como te disse, os Di Giorgio pra mim sempre foram referência... mas acabei não optando por eles quando toquei nele... Tem uma série bem barata e com um ótimo acabamento da Yamaha... por cerca de 200 a 300 reais... derrepente compensa você ir em uma loja e procurar por esses... o acabamento e o braço são impecáveis... e depois você manda colocar os captadores e pré...

Esse Memphis eu sei lá... as vezes vejo alguns alunos meus com essa marca... dá a impressão de ser um violão de isopor... a madeira é tão levinha, tão mal acabada que parece um violão de isopor... eu sei lá... fico meio com o pé atrás nessa marca...

já os tagima eu nunca experimentei...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por daniloviana7 Ter Mar 08, 2011 10:55 am

^
Sobre a parte de colocar pré e tal, nem vou partir pra isso, pq o violão também vai ficar com meu irmão e tal, tô querendo evitar esse tipo de coisa.

É, preciso dar uma testada, mesmo. Só assim pra saber.

Valeu wellrod!

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Ter Mar 08, 2011 11:32 am

Recentemente um amigo meu comprou um Gianinni elétrico... foi um bom custo benefício.

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Daniel Ter Mar 08, 2011 11:44 am

Cayo Castro escreveu:Aew galera, não sei se pode criar esse tipo de tópico aqui no fórum...
Mas curto a galera daqui e deu pra ver que o pessoal é bem de boa... (puxando o saco)
Além do contrabaixo curto muito violão de nylon....
Tava atrás de comprar um... mas procuro em lojas de internet e talz e não acho uma variedade muito grande de modelos e marcas...
Muitas marcas famosas de violões só fazem aço.. é raro achar um de nylon... e não se vê muito a marca do pessoal que usa nylon profissionalmente...
Parece que são construidos sempre em encomendas em luthiers e talz... não sei ao certo...!
Enfim.. queria uma marca com um bom custo/benefício...?
É verdade que nylon não pode ser eletrico senão o som fica ruim???

Nylon na faixa dos 1000 reais por aqui normalmente é só de tampo laminado. O som é fraco, sem harmonicos, sem ataque, sem sustain, enfim, pobre.

Eu gosto muito de violao tb. Como tava sem um ano passado, aproveitei a ida aos states e comprei um pela rondomusic.

No caso, este (acabou o estoque):

http://www.rondomusic.com/cgltd5.html

A quem possa interessar, tirei umas fotos qdo fiz o topico do meu set:

http://bass.forumeiros.com/t10004-daniel

Sobre o timbre, concordo que a maioria dos captadores undersaddle (piezo) não deixam o som natural. Acho que por eu nao tocar amplificado sempre e usar o meu mais pra gravação, preferi pegar esse modelo simples, clássico, sem captação mesmo, porém com madeira maciça no tampo, tarrachas legais, nut e saddle em osso, construção bacana tb, etc.

Eu comprei um tempo depois um mic lapela muito usado em violão, o Audio Technica Pro70:

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=01557&idDept=83

Esses dias gravei um sample aqui de bobeira. Acho que a diferença é gritante, MUITO superior ao timbre dos captadores embutidos.

Usei o pré art tube V3 em dois modos, sendo o primeiro o mais flat, e o segundo um preset com mais graves.

Olhei aqui e apaguei do HD o sample. Vou ver se acho depois e posto pra galera.

____________________________
Sobre violões de nylon... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por allexcosta Ter Mar 08, 2011 12:44 pm

Ibanez faz bons violões elétro-acústicos por preço razoável...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 08, 2011 1:31 pm

Até o Tagima Ventura rola legal. Uso um desses as vezes e é bem honesto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Daniel Ter Mar 08, 2011 2:01 pm

tagima ventura é uma cópia descarada do yamaha apx. pode pegar q nao perde muito nao. mas acusticamente falando é tao fraco como o APX, pelo corpo fino, enfim, é voltado pra tocar plugado mesmo.

Já os ibanez, nao gostei dos que toquei, mesmo os mais caros.

Acho que para essa linha mediana os CRAFTER ainda sao o melhor custo beneficio.
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Teus Ter Mar 08, 2011 2:13 pm

Recomendo tb o Tagima New Ventura(com o braço mais fino), que são inspirados no Yamaha APX, mas pra tocar plugado. Excelente custo-beneficio. Tem também alguns Condor que são bem acabados e som bem legal.

____________________________
Quem não gosta de um Jazz Bass passivão é doido!
Teus.
Teus
Teus
Membro

Mensagens : 352
Localização : Recife

http://teteubrog.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 08, 2011 4:17 pm

Chrono escreveu:Rapaz, eu acho os violões da Rozini bem bacanas. Testei o modelo de sete cordas e adorei. Aliás, o preço é bem bacana também.

Não sabia que a Rozzini faz violoes bons de nylon Oo... sempre ouço falar que cavaquinhos é com ela mesmo....
Tenho Di Giorgio bem amador mesmo...já é velho e tudo...
Mas falando estruturalmente... queria um parecido...tem o corpo grande com o braço largo...
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 08, 2011 5:32 pm

Cara já tive um Godin que achei a Ferrari dos nylons, quase um gyuitarra de nylon e vendi para pegar o Dingwall e tenho usado o Ventura pra gigs e não faz feio não mas estruturalmente não tem nada a ver com o Di Giorgio. Falando nisso eles tem um aversão elétrica dele se não me engano.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por GANSO Qua Mar 09, 2011 6:21 am

Vocês já ouviram falar do Di Giorgio Bird's Eye?

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 09, 2011 8:21 am

Acredito que em termos de violão de nylon, o Brasil é um lugar onde mais se encontra opções de ótimo custo x benefício.
Importante a primeira vista é saber se você quer um violão maciço ou laminado (mais barato).
Mas à partir de R$ 1.300 já dá para achar violões maciços honestos.
À partir de R$ 3.000 já dá para achar verdadeiras pérolas.
Bem mais barato que lá fora.
Existem lutheres aqui fenomenais: Sugyama (João Bosco, Toquinho), Novaes, Abreu e muitos outros.

É só pesquisar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Daniel Qua Mar 09, 2011 8:47 am

^

Mais barato ainda e com ainda mais qualidade eu diria que se encontra na ESPANHA.

Lá existem luthiers fora de serie vendendo instrumentos muito mais baratos que os daqui devido à ALTISSIMA concorrencia daquele local.

Lógico que grandes luthiers espanhois cobram mais que os grandes daqui, mas os excelentes não tão famosos cobram muito menos que os daqui, e são facilmente encontrados, pelos materiais que li no forum violao.org

____________________________
Sobre violões de nylon... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 09, 2011 8:56 am

Daniel, não conheço nenhum violão espanhol de nylon.
Nunca toquei em nenhum, mas já ví reportagem sobre lojas (esses programas de viagem) e me surpreendi que realmente em cidades espanholas existem bastante lojas de luthieres.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por HOTA Qua Mar 09, 2011 2:18 pm

daniloviana7 escreveu:O que eu tô procurando é um violão baratinho, só pra brincar em casa mesmo. Sei fazer uns acordezinhos só, meu irmão também. No meu caso seria algo bem barato, elétrico, mas que não fosse me dar dor de cabeça tão cedo.

Além do Di Giorgio 18E, me interessei nesses aqui:
http://www.reference.com.br/produto/01/0001611/memphis+violao+ac+60

http://www.playtech.com.br/ch/prod/11395/6381/0/violao-tagima-vegas---preta.aspx

Alguém conhece? Já tocou?
...Se, voce ´procura um violão "baratinho" eu comprei um Hofma, eletroácustico e, paguei uns 350 reais na época... há 4ou 5 anos, e, nunca me deu problemas. Quem me indicou e testou foi o violonista que toca com minha esposa, inclusive já tive que emprestar este violão pra ele tocar em algumas gigs e, segundo ele, foi stisfatorio. Agora o sonho dele é um Godin e Yamaha APX. Outro amigo e luthier me recomendou violões Taylor e Martin .
HOTA
HOTA
Membro

Mensagens : 369
Localização : Nova Mutum - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Qua Mar 09, 2011 3:02 pm

Taylor e Martin são TOPS!!! O Interessante é que tenho visto alguns Taylors agora no mercado da Rua da Carioca... isso era raridade... os Martin ainda não observei... só encordoamentos disponíveis...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por wellrod Qua Mar 09, 2011 3:04 pm

Maurício_Expressão escreveu:Acredito que em termos de violão de nylon, o Brasil é um lugar onde mais se encontra opções de ótimo custo x benefício.
Importante a primeira vista é saber se você quer um violão maciço ou laminado (mais barato).
Mas à partir de R$ 1.300 já dá para achar violões maciços honestos.
À partir de R$ 3.000 já dá para achar verdadeiras pérolas.
Bem mais barato que lá fora.
Existem lutheres aqui fenomenais: Sugyama (João Bosco, Toquinho), Novaes, Abreu e muitos outros.

É só pesquisar.

Os Sugyama são só por encomenda e caríssimos... Parece que o carinha faz de 3 a 5 violões por ano SÓ... eu vi o processo de confecção dos violões numa reportagem dessas perdidas pela net... se eu encontrar eu edito aqui no post...


____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Vinícius Oliva Qua Mar 09, 2011 11:33 pm

Depende do quanto tá disposto a pagar, pq a partir de uma valor acho que compensa mesmo pegar um de luthier, pra quem quer violão modelo clássico.
Eu tenho um Giannini antigo e até acho um instrumento legal, apesar de todo estourado, mas já toquei em Gianninis mais novos (dos baratos) e não gostei muito.
Já Di Giorgio eu gosto dos violões que toco, mesmo dos mais baratos, mas acho que são mais antigos tb, precisa ver como estão hoje, o estudante 18 por exemplo.

Os violões da Yamaha talvez sejam os mais bem falados desses de fábrica, mesmo os mais baratos. C40, C70, C80

Sobre tampos maciços, tem uns mais baratos que dizem ser... como o Di Giorgio 38, o Giannini C1 parece, o Rozini Studio e Condor C75...
Esses dois últimos eu fiquei bem curioso mesmo pra testar, mas aqui na minha cidade não vende pra variar...rs


Última edição por Vinícius Oliva em Qua Mar 09, 2011 11:50 pm, editado 2 vez(es)
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Vinícius Oliva Qua Mar 09, 2011 11:40 pm

Cayo Castro escreveu:
É verdade que nylon não pode ser eletrico senão o som fica ruim???

O que acontece é que o nylon é mais complicado pra amplificar, geralmente fica um som meio esquisito.
Se for pra gravação pode-se microfonar pq muito provavelmente fique melhor, agora se não tiver como acho que o eletroacústico quebra um galho.
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Vinícius Oliva Qua Mar 09, 2011 11:46 pm

daniloviana7 escreveu:O que eu tô procurando é um violão baratinho, só pra brincar em casa mesmo. Sei fazer uns acordezinhos só, meu irmão também. No meu caso seria algo bem barato, elétrico, mas que não fosse me dar dor de cabeça tão cedo.

Além do Di Giorgio 18E, me interessei nesses aqui:
http://www.reference.com.br/produto/01/0001611/memphis+violao+ac+60

http://www.playtech.com.br/ch/prod/11395/6381/0/violao-tagima-vegas---preta.aspx

Alguém conhece? Já tocou?

Eu já testei os dois mas muito rapidamente, o memphis pelo que me lembre é bem fraquinho, o vegas é melhor... e acho que nessa faixa de preço é uma boa opção, se quiser nessa faixa eletroacústico e com cutway, testa tb se vc achar os da condor...
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Vinícius Oliva Qua Mar 09, 2011 11:48 pm

Cayo Castro escreveu:
Chrono escreveu:Rapaz, eu acho os violões da Rozini bem bacanas. Testei o modelo de sete cordas e adorei. Aliás, o preço é bem bacana também.

Não sabia que a Rozzini faz violoes bons de nylon Oo... sempre ouço falar que cavaquinhos é com ela mesmo....
Tenho Di Giorgio bem amador mesmo...já é velho e tudo...
Mas falando estruturalmente... queria um parecido...tem o corpo grande com o braço largo...


Se vc achar esse Rozini Studio acho que seria uma boa testar pelo menos, eu testaria...rs
Ele acústico tá na faixa de uns 400 e eletroacústico uns 600.

____________________________
Clube baixistas de MG #013 Galo!
Clube SX #94
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por GilliamGatto Qui Mar 10, 2011 8:42 am

Esses dias estava brincando com um Crafter de uma loja, achei o som muito bom, e bem confortavel de tocar.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Jackson Qui Mar 10, 2011 12:21 pm

Excelente custo-benefício: Eagle CH800 com caixa larga (tem o modelo slim, mas não é muito legal).

Sobre violões de nylon... 120-194-large
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por basslave Qui Mar 10, 2011 4:15 pm

Já usou algum violão FOX?

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Daniel Sex Mar 11, 2011 1:29 pm

Galera, coloquei um pequeno audio que gravei aqui do violão usando o mic audio technica pro70.

Para acompanhar e devido ao forum, inclui um fretless só no fundo. hehe

Gravei tudo pelo reaper.

Ouça com fone.

Abraço

<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F11817710%3Fsecret_token%3Ds-ykXKZ&secret_url=true"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F11817710%3Fsecret_token%3Ds-ykXKZ&secret_url=true" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/danielreo/violao-e-fretless/s-ykXKZ">Violao e fretless</a> by <a href="http://soundcloud.com/danielreo">danielreo</a></span>
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por daniloviana7 Sex Mar 11, 2011 9:46 pm

Toquei um condor slim (não sei o modelo, mas é desses baratos), achei bem fraquinho. É até confortável, mas sonzinho bem mirradinho. Gostei não.
Só testei desplugado.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Vinícius Oliva Sáb Mar 12, 2011 1:25 am

Também testei um condor flat uma vez (CN45) e tb achei bem sem graça, mas testei em outra loja logo depois e até que não tava tão mal... hehe
Mas acho que não dá pra se esperar muito de violão flat desplugado, tenho até uma certa antipatia com violões flat.
rs...

____________________________
Clube baixistas de MG #013 Galo!
Clube SX #94
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Bruno Sousa Ter Dez 09, 2014 7:52 pm

wellrod escreveu:Eu tenho alguns de nylon... mas aí vai depender da aplicação... vou dar a minha opinião a respeito... se o pessoal discordar, por favor, podem escrever aí!!! os TOP de linha aqui no brasil, pelo menos, são os Godin Multiac... Além de ter um ótimo som eles são MIDI, o que possibilitam a integração com pedaleiras sintetizadoras tipo a Roland GR... então vc aumenta as possibilidades de sonoridade para muitos outros tipos de instrumentos... por exemplo, se vc tiver uma Roland GR33, que é o meu caso, vc poderá ter cerca de 387 tipos de sons e combinações diferentes...

a Godin é uma das pioneiras a utilizar os captadores Hexafônicos da RMC  (http://www.rmcpickup.com/), que conseguem trabalhar com Nylon, pois os captadores hexafônicos em geral só trabalham com aço...

Hoje você já vê alguns violões tipo o Condor, utilizando os captadores Hexafônicos Midi da RMC por um preço muito mais em conta... O bom é que tocar um violão de Nylon com midi é muito mais confortável do que tocar uma guitarra ou um violão aço... só uma opinião tá...

tem também a linha da Yamaha... tem as lendárias séries APX... o problema é que boa parte dos APX foi descontinuada... eram excelentes violões... meu sonho era ter o APX 10... mas ele não é mais fabricado... o meu é um APX 5Na... uma série mais inferior... mas tem um som maravilhoso mesmo assim... mas acho que também já foi descontinuado... o braço da Yamaha é muito confortável... e ela geralmente utiliza os captadores B-Band (http://www.b-band.com/)

Seguindo nessa linha, a Yamaha lançou a linha Silent... esteticamente são belíssimos... seu conceito é de ter violões que não oferecem feedback, ou microfonia... são violões para estudo também... que você pluga num fone de ouvido, juntamente com um aparelho tipo MP3 tudo no violão e toca junto...

ele tem 2 níveis de reverb, que acho lindíssimo o som...

o único lado "estranho" desse violão é que por algum motivo, talvez algum erro no circuito, ele consome muita bateria... e, já sabendo disso, a yamaha já te envia uma fonte alimentadora de 9V... para você tocar plugado na energia... uma bateria dura em média 2 ou 3 horas, enquanto que no APX ela dura uma ETERNIDADE...

no meu silent eu adaptei um botão de liga/desliga nele... não aguentava mais gastar com baterias... hoje nem uso mais baterias... plugo direto na tomada e pronto... mas assim, para shows é o que muita gente usa... além de ter uma excelente portabilidade... ele desmonta uma parte e ja vem com uma bag da yamaha... fica bem pequenino guardado...

Seguindo uma linha mais barata, tem os violões da FOX, que possuem um acabamento semelhante ao Godin, porém não é MIDI, mas tem um captador de excelente sonoridade e um braço muito legal também... Acho que ele pertence à linha da Crafter... não tenho certeza... é um excelente custo benefício...

E tem os que eu nunca vi pra vender aqui no brasil... os da Sadowsky... que geralmente o Gilberto Gil usa... são "violões guitarra"... tem corpo de guitarra e cordas de nylon... tem um acabamento espetacular e um som lindíssimo... Mas nunca tive a oportunidade de ver nem tocar um desses... só pela TV mesmo...

tem os Frameworks, que são midi, alemães mas só por encomenda... levei um cano desse carinha... dei a entrada e ele sumiu... esses são tipo os Silent da Yamaha mas a cabeça fica no corpo do instrumento... são os que o Lenine usou por um tempo...

Mas se você pretende partir pra linha clássica, aí já é outro conceito... é interessante você utilizar violões "não amplificados" e sem o cut away, que é aquele corte que tem na parte inferior do corpo na região aguda do braço... os "puristas clássicos" dizem que esses fatores atrapalham o som do instrumento... e o braço dos clássicos geralmente é um pouco mais largo... então é interessante pesquisar os violões feitos por luthiers consagrados... mas geralmente passam de 10 mil reais esses violões...
Pesquise o violonista Chico Pinheiro, o Guinga, João Bosco... todos esses geralmente usam violões clássicos feitos por luthiers...

Bem... essa é a contribuição que posso dar a respeito de violões nylon... se eu estiver errado aí, por favor me corrijam!!!

Salve, meu velho! Antes de mais nada, queria agradecer pelo seu comentário, foi um norte pra mim. Sou músico, há alguns anos uso meu violão de nylon Jorge Raphael com um pré fishman mas, agora, decidi comprar um outro violão de nylon pra shows. Estou indo pra Europa (mais precisamente Itália) e gostaria, por favor, de alguma indicação. Estou tendendo, por indicações de amigos, a comprar um Framework mas, confesso, tenho um certo bode de violões vazados. Meu som é música brasileira, na linha do Lenine, Zeca Baleiro, e gostaria muito de uma indicação de violão maciço nylon classe A. Os Taylor e Martin na Europa são muito caros, não vale à pena. Teria alguma indicação de Yahama além dos APX? Fiquei curioso com uma coisa: saberia dizer qual violão o Lenine usa atualmente?
De antemão te agradeço, meu velho!
Um abraço forte!

Bruno Sousa
Membro

Mensagens : 1
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Nelson Bass Qui Dez 11, 2014 7:41 am

Não se acha mais APX, a linha nova chama-se NTX que também são bons violões.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por bodhan Qui Dez 11, 2014 9:18 am

Só para constar no tópico.
Para quem prefere violões de construção tradicional, dos tipo para erudito, tem os Irmãos Carvalho daqui de SP que fazem violões com excelente custo benefício. Eu tenho um modelo TS6 com tampo maciço que é muito bom, violão com muito boa sonoridade. O meu nem tem captação, mas eles vendem com captação Fishman também. Não toco violão erudito, gosto de tocar Bossa e MPB, então me recomendaram com o tampo de cedro. Os eruditos preferem o abeto.

A Guitanda do Samuel Huh é o representante: http://www.guitanda.com.br
Site da luthieria: http://www.irmaoscarvalho.com.br/index.htm


Fotos do meu TS6: https://www.flickr.com/photos/carlosbodao/sets/72157627384932419/

Tem um fabricante de violões daqui do interior de SP, em Bragança Paulista, chamado Caimbé. Nunca toquei em um, mas tenho muita curiosidade.
Eles tem modelos bem interessantes, inclusive com captação midi.

http://www.caimbe.com.br
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Nelson Bass Dom Dez 14, 2014 9:51 am

Uso um irmãos Carvalho com fishman matrix infinity e gosto muito, o meu é um double top de cedro.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Mar 16, 2015 8:39 am

Só pra dar um update no tópico.

Eu estava em busca de um violão de nylon decente também. Minha principal escolha era o Tagima Ventura Tuner, mããs... como não achava nenhum pra testar por aqui, acabei abrindo o um pouco o leque de opções.

Fiquei com um Strinberg SC20C e (até agora) achei uma boa opção. Ontem mesmo o usei em uma apresentação e o preamp dele é bem interessante. A saída balanceada ajuda bastante também.

O preço também é interessante: 539 dilmas
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre violões de nylon... Empty Re: Sobre violões de nylon...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos