Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

John Patitucci e o samba

+6
Christian
webercar
PauloBassPVH
allexcosta
Claudio
fma
10 participantes

Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty John Patitucci e o samba

Mensagem por fma Qui Mar 17, 2011 3:44 pm

Para quem acompanha a carreira dele, não é novidade que vira e mexe o Patitucci toca algum samba ou outros ritmos brasileiros. O disco Mistura Fina e Songs, Stories and Spirituals tem um monte de sambas.
Já ouvi opiniões bem diversas sobre ele se aventurando nos nossos ritmos e queria saber o que os colegas acham.
Tem pouca coisa no youtube, então sugiro que ouçam os discos citados, tb tem algo na video-aula dele.

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/4rOgWdLeqpM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/HLRLrF34jU0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por fma Qui Mar 17, 2011 3:46 pm

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/GW0rPVBns5E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Claudio Qui Mar 17, 2011 3:51 pm

Já assisti o Patitucci aqui no Rio algumas vezes, no antigo Mistura Fina, tocando Samba e Bossa-Nova... o cara é mestre, sabe muuuito!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2011 4:06 pm

Acho bom. É a interpretação dele da música brasileira, por isso o sotaque é bem diferente...

Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha. Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por PauloBassPVH Qui Mar 17, 2011 4:25 pm

allexcosta escreveu:

Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha. Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...
Eu penso a mesma coisa, depois dessa fase também não gosto muito de escutar.
Mas Eletric Band em 1986 com aquele Smith, é sensacional.

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Claudio Qui Mar 17, 2011 6:54 pm

allexcosta escreveu:
Hoje em dia prefiro o trabalho dele no acústico...

Sem dúvidas! desde o CD "One More Angel" que passei a ter essa certeza.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Qui Mar 17, 2011 6:58 pm

Quando o Patitucci usa a música brasileira como inspiração, acho bacana, bom mesmo!

Quando ele toca música brasileira, acho chato.

Claro que o cara é um mestre e domina o instrumento tão profundamente, que nada que ele toca fica ruim, é sempre tudo em altíssimo nível... Mas ouvindo com o ouvido não-músico, acho ele tocando música brazuca "camisa de botão enfiada pra dentro da calça" demais... ehehe

Isso aqui, por exemplo, acho bonito demais...



Claramente inspirado em música cubana/latina, mas com uma qualidade harmônica que é dele e ninguém tasca! Sou fã Very Happy

A versão de estúdio dessa parada tem um dos timbres mais bonitos de baixo elétrico que eu já ouvi. É demais...


Última edição por Sá Reston em Qui Mar 17, 2011 7:09 pm, editado 3 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por webercar Qui Mar 17, 2011 7:02 pm

Sá Reston escreveu:Quando o Patitucci usa a música brasileira como inspiração, acho bacana, bom mesmo!

Quando ele toca música brasileira, acho chato.

Claro que o cara é um mestre e domina o instrumento tão profundamente, que nada que ele toca fica ruim, é sempre tudo em altíssimo nível... Mas ouvindo com o ouvido não-músico, acho ele tocando música brazuca "camisa de botão enfiada pra dentro da calça" demais... ehehe

Idem. É como um gringo apaixonado por samba tentando sambar. Falta a ginga. Mas tecnicamente nem se discute, é fera.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Qui Mar 17, 2011 7:04 pm

Mas não atribuo isso ao fato de ele ser gringo não... Penso a mesma coisa com relação a um grande número de músicos brasileiros.

E o tópico é sobre o Patitucci, não quero desvirtuar. hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Qui Mar 17, 2011 7:15 pm

Tem um disco do Patitucci que tem uma versão de "Lei" do Djavan (com a Luciana Souza) nos vocais que exemplifica bem o que eu estou dizendo.

Em compensação, a original com o Sizão Machado... Twisted Evil

Mas aí também é covardia hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por webercar Qui Mar 17, 2011 7:18 pm

Sá Reston escreveu:Mas não atribuo isso ao fato de ele ser gringo não... Penso a mesma coisa com relação a um grande número de músicos brasileiros.

E o tópico é sobre o Patitucci, não quero desvirtuar. hehe

Eu sei Sá, tbm acho q vale para não gringos. só fiz uma analogia.

abraços meu camarada....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Christian Qui Mar 17, 2011 9:06 pm

tem um arranjo da Musica Lei do Djavan que ele toca em um dos seus albuns, eu acho magistral
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Amagomes Qui Mar 17, 2011 9:23 pm

Eu tenho o CD Mistura Fina,é sensacional, apesar da diferença de sotaque, como disse o Allex.

Eu gosto do JP, mas a "Bate um Balaio" com o Nico é 19345917329471 vezes melhor...

allexcosta escreveu:
Tenho dificuldade pra escutar o Patitucci tocando elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha.

Porquê?
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2011 9:39 pm

^ Porque o som que ele tira no TRB é muito agudo e estridente pra mim... Cresci ouvindo o Patitucci no Smith e comprei o primeiro CD depois que ele assinou contrato com a Yamaha. Nunca consegui ouvir todo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Amagomes Qui Mar 17, 2011 9:56 pm

"^"

É verdade...acho que é a pegada dele, principalmente nos solos. É quase uma guitarra semi-acústica na sonoridade...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por fma Sex Mar 18, 2011 9:07 am

"camisa de botão enfiada pra dentro da calça" foi ótima, literalmente, no caso do Patitucci rsrs
prefiro a música dele hoje do que nos dois primeiros discos, embora o timbre do Smith seja sensacional, não gosto muito hoje daquela estética fusion 80's tipo Elektric Band... o som da batera, o som dos synths.
Fora os timbres, prefiro hoje pq as músicas ficaram menos orientadas em chops e mais em melodias.
Dá pra notar que tem uma baita diferença entre o Patitucci tocando samba na video aula e ele tocando Lei em 2000 e pouco, percebe-se que ele estudou e melhorou.
Alguém sabe a partir de qual disco ele comecou a tocar com Yamaha?
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Guilé Sex Mar 18, 2011 9:37 am

fma escreveu:<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/GW0rPVBns5E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Eu cago de rir toda vez que assisto essa tentativa deles....seria interessante o Rick e Prateado (gig do Belo) gravarem uma resposta a esse vídeo tocando o msm tema...isso pra não dizer Arthur Maia e Marcio Bahia.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Sidnei D Ferreira Sex Mar 18, 2011 1:09 pm

fma escreveu:"camisa de botão enfiada pra dentro da calça" foi ótima, literalmente, no caso do Patitucci rsrs
prefiro a música dele hoje do que nos dois primeiros discos, embora o timbre do Smith seja sensacional, não gosto muito hoje daquela estética fusion 80's tipo Elektric Band... o som da batera, o som dos synths.
Fora os timbres, prefiro hoje pq as músicas ficaram menos orientadas em chops e mais em melodias.
Dá pra notar que tem uma baita diferença entre o Patitucci tocando samba na video aula e ele tocando Lei em 2000 e pouco, percebe-se que ele estudou e melhorou.
Alguém sabe a partir de qual disco ele comecou a tocar com Yamaha?

Acho que Another World ( Excelente Disco na minha opinião )

____________________________
editando assinatura ...
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Claudio Sex Mar 18, 2011 1:14 pm

Guilé escreveu:
Eu cago de rir toda vez que assisto essa tentativa deles....seria interessante o Rick e Prateado (gig do Belo) gravarem uma resposta a esse vídeo tocando o msm tema...isso pra não dizer Arthur Maia e Marcio Bahia.

Não acho que isso seja necessário... você imagina só, se todos os gringos que nascem em berço de Jazz, resolvessem gravar uma resposta para brasileiros e outros que tentam tocar o gênero deles?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por LuCaSbass Sex Mar 18, 2011 1:14 pm

Também prefiro o Patitucci no acústico, e tocando jazz e outras músicas americanas. O último disco dele, Remembrance, é bélissimo! Além do trabalho dele com o Wayne Shorter e a Akoustic Band do Chick Corea ser fantástico!

Tenho uma video-aula dele de acústico que é impressionante! Na verdade foi gravada num wokrshop no David Gage, e é bem melhor que as de elétrico hehe


____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Sex Mar 18, 2011 1:18 pm

fma escreveu:"camisa de botão enfiada pra dentro da calça"

Pra não falar no cabelinho com gel na época da vídeo aula!!! Era tudo complementar, os timbres de synth, as roupinhas coloridas, o mullet do Dave Weckl... Tudo isso faz parte e marcou a estética fusion dos 80... kkkkkkkk

Eu curto porque ouvia esses sons na época, mas realmente a escolha nos timbres melhorou... Só que isso foi acontecendo com o tempo, tem discos da época do Ken Smith em que há temas lindos com sonoridades de gravação e tmbres incríveis, já fugindo do "disco de baixista".


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por fma Dom Mar 20, 2011 12:51 pm

Pois é, Sá... adoro Patitucci nos discos recentes, adoro Chick Corea no Return to Forever, adoro Dave Weckl com Michel Camilo, mas Elektric band não me agrada muito.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Dom Mar 20, 2011 12:56 pm

fma escreveu: adoro Chick Corea no Return to Forever

Cara, aqueles dois discos com ele + Stanley Clarke, Airto, Flora Purim e Joe Farrel são muito animais, eu piro mesmo.

Apesar de o Stanley tocando samba (pelo menos nessa época) ser umas 50 vezes pior que o Patitucci hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por fma Seg Mar 21, 2011 10:22 am

cara, o disco Light as a Feather deve estar entre os 5 que mais ouvi na vida.
Eu gosto do Stanley nesse disco, mesmo não tocando exatamente samba rsrs ele faz uns lances tipo, em vez de tônica e quinta, faz tônica e décima segunda, que é interessante e difícil, ainda mais no acústico.
Ele tocando em um disco do Airto, que me foge o nome, também é legal.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Convidado Seg Mar 21, 2011 10:26 am

^^^exatamente hehehe

Acho que o disco é o Virgin Land, do Airto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Patitucci e o samba Empty Re: John Patitucci e o samba

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos