Tire suas dúvidas - Guerra Luthier

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir em baixo

Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Empty Re: Tire suas dúvidas - Guerra Luthier

Mensagem por malka_aff em Qui Jul 29, 2010 11:21 pm

Guerra, eu tenho uma Giannini Jam Bass, e ele veio de fábrica com um problema, a partir da 13ª casa, a escala fazia uma curva para a frente, fazendo com que as cordas trastejassem mais a cada nota mais aguda, até o ponto de parar de vibrar, dae eu troquei porque tava na garantia, o outro veio bom, porém apresentou o mesmo defeito, só que dessa vez não tava na garantia, então eu olhei bem de perto e vi que os trastes estavam mais altos, então peguei um macetezinhu (martelo de borracha) e abaixei os trastes (ah, eu tentei ajeita só mexendo no tensor, mas necas, o braço inteiro tava retinho mas o fim do braço continuava com a curva), dae, ficou mais ou menos, eu tinha que toca, notava onde trastejava e batia no traste pra abaixa. POREM, notei que a escala estava descolando e imaginei: "Fiz burrada e estraguei meu baixo."

No momento ele está aguardando tempo ($$$) pra ter a escala recolada. Mas pergunto-te

Se eu mandar somente recolar a escala, o luthier vai retificar os trastes tambem, ou ele vai só arrancar a escala e colar de novo? E esse problema se resolve como? (o da curva no final do braço)

malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Empty Re: Tire suas dúvidas - Guerra Luthier

Mensagem por guerra_luthier em Qui Jul 29, 2010 11:22 pm

Os mais utilizados:

Cedro: R$ 65
Mogno: R$ 125
Maple (braço): R$ 75
Cedro (braço): 30

Preços médios, em madeireira específica para esta finalidade, ok?

Mas na boa? Vai de compensado... aposto que tem uma par de gente desse forum com baixo chinês timbrando bem e nem imagina que é de compensado. Lingua
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

http://guerraguitars.com.br

Mensagem por guerra_luthier em Qui Jul 29, 2010 11:24 pm

malka_aff escreveu:Guerra, eu tenho uma Giannini Jam Bass, e ele veio de fábrica com um problema, a partir da 13ª casa, a escala fazia uma curva para a frente, fazendo com que as cordas trastejassem mais a cada nota mais aguda, até o ponto de parar de vibrar, dae eu troquei porque tava na garantia, o outro veio bom, porém apresentou o mesmo defeito, só que dessa vez não tava na garantia, então eu olhei bem de perto e vi que os trastes estavam mais altos, então peguei um macetezinhu (martelo de borracha) e abaixei os trastes (ah, eu tentei ajeita só mexendo no tensor, mas necas, o braço inteiro tava retinho mas o fim do braço continuava com a curva), dae, ficou mais ou menos, eu tinha que toca, notava onde trastejava e batia no traste pra abaixa. POREM, notei que a escala estava descolando e imaginei: "Fiz burrada e estraguei meu baixo."

No momento ele está aguardando tempo ($$$) pra ter a escala recolada. Mas pergunto-te

Se eu mandar somente recolar a escala, o luthier vai retificar os trastes tambem, ou ele vai só arrancar a escala e colar de novo? E esse problema se resolve como? (o da curva no final do braço)

Aff, que pepinão!!

Manda recolar, retificar a escala e entrastar.

Provavelmente vai ficar o preço do baixo, mas...

[ ]'s
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por malka_aff em Qui Jul 29, 2010 11:26 pm

é que esse baixo foi meu presente de 18 anos né, tem valorzão. Mas vo faze uma coisa de cada vez.

Vlw Guerra!
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 7:32 am

guerra_luthier escreveu:Os mais utilizados:

Cedro: R$ 65
Mogno: R$ 125
Maple (braço): R$ 75
Cedro (braço): 30

Preços médios, em madeireira específica para esta finalidade, ok?

Mas na boa? Vai de compensado... aposto que tem uma par de gente desse forum com baixo chinês timbrando bem e nem imagina que é de compensado. Lingua
Eu pensei que fosse caro.... Mas vou de compensado mesmo. Se der certo, aí sim parto pra madeira mesmo. cheers
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS em Sex Jul 30, 2010 8:07 am

Guerra,

Você tem pra vender ai cover plate do braço? Dependendo do preço eu passo ai amanhã!

xD
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 8:11 am

Tenho sim.

Dá uma ligada no telefone fixo para confirmar o preço.

Att
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS em Sex Jul 30, 2010 8:15 am

Blz, que horas você atende ai? qualquer coisa me manda uma mp!
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 8:29 am

Guerra, então as medidas da paca, para o baixo todo seriam essas?

Largura: 1,60 m
Comprimento: 2,20 m
Grossura: 2 cm

Valeu! up
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 8:34 am

Não, uma placa dá e sobra. Essa é a medida da placa na madeireira. Você deve cortá-la como quiser.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 8:40 am

Ah, entendi! up
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 8:48 am

Rapaz!!!! Saiu por 98 reais a folha! Vou ter que juntar a grana aqui... Por enquanto vou fazendo os moldes em isopor e LVA, testando.

E por esse preço, acho que vou pegar madeira mesmo... scratch
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por bruno the manager em Sex Jul 30, 2010 8:58 am

^compensado saiu mais caro q madeira? Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Icon_eek
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 8:59 am

bruno the manager escreveu:^compensado saiu mais caro q madeira? Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Icon_eek
Por incrível que pareça, liguei para 2 madeireiras e era o mesmo preço: 98 conto. Confirmando o que minha tia tinha dito, que aqui madeira o preço é tabelado. Comparando com o preço do cedro que o Guerra falou, saiu mais caro sim! (R$ 3,00). Maluco

Acho que vou começar pelas partes mais baratas: escaça, braço e por último o corpo. E antes de tudo, muito isopor e LVA. Ri Muito
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 9:31 am

Bio Bass escreveu:
bruno the manager escreveu:^compensado saiu mais caro q madeira? Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Icon_eek
Por incrível que pareça, liguei para 2 madeireiras e era o mesmo preço: 98 conto. Confirmando o que minha tia tinha dito, que aqui madeira o preço é tabelado. Comparando com o preço do cedro que o Guerra falou, saiu mais caro sim! (R$ 3,00). Maluco

Acho que vou começar pelas partes mais baratas: escaça, braço e por último o corpo. E antes de tudo, muito isopor e LVA. Ri Muito

Guerra, teria como vc retirar as madeiras pelo Ronay e depois colocar o anúcio no ML para eu pegar? Aí eu te pagava pelo ML mesmo. Primeiro, se puder, claro. Depois, se puder, te aviso quando tiver com a grana em mãos.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 9:32 am

Tranquilo, mas o Ronay vende pelo site e te entrega em casa mediante depósito, não é melhor?

Manda um e-mail para sales|@|ronay.com.br

Fala para o Junior que foi o Guerra de SP que te indicou.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 9:37 am

guerra_luthier escreveu:Tranquilo, mas o Ronay vende pelo site e te entrega em casa mediante depósito, não é melhor?

Manda um e-mail para sales|@|ronay.com.br

Fala para o Junior que foi o Guerra de SP que te indicou.
É mais pra evitar o blá blá blá aqui em casa mesmo, porque no site deles precisa colocar o CPF e tal... Pelo ML meus tios já comprar, então daria uma leve impressão de "segurança".
Qualque coisa, se for pela taxa do ML, pode deixar que eu cubro. Prefiro pelo ML a ter que ficar discutindo aqui em casa.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 9:38 am

Eu entendo.

Faço isso pra você sim, mas como te disse você pode entrar em contato com o Junior diretamente, sem utilizar o sistema do site, depositar e fim.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 9:41 am

guerra_luthier escreveu:Eu entendo.

Faço isso pra você sim, mas como te disse você pode entrar em contato com o Junior diretamente, sem utilizar o sistema do site, depositar e fim.
O material seria esse:

Escala: PAU FERRO FINGERBOARD 470X71X9mm BASS 4 T2 - R$ 20,00

Braço: LONG NECK BLANK CEDAR 930X80X23mm B - R$ 18,50

Corpo: CEDAR GUITAR BODY 500x400x45mm - R$ 65,00

Falta ver de quanto vai ser de taxa e frete. cheers
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 10:15 am

Guerra, qual é a distância entre trastes de uma escala curta? E de quantos trastes seriam?
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS em Sex Jul 30, 2010 10:29 am

Bio,

Trastes requerem gabarito, se eu nao me engano... faço um fretless...... mais facil..

^.-

(desculpa a intromissão)
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 10:31 am

30.1 pol, 20 trastes.

Calcule as distâncias aqui:
http://www.stewmac.com/FretCalculator

Não precisa de gabarito não, mas uma serra específica sim.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 10:42 am

N]ao dá pra fazer com aquelas serrinhas bem finas não?
Então seria assim?

Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Semttulowr

Uploaded with ImageShack.us
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 10:54 am

O problema é que a serra de slot tem somente .023" de espessura.

Uma dica que o Edmar me deu quando fiz curso com ele foi a de esmerilhar uma serra comum até ficar com essa medida. Eu nunca testei, mas segundo ele é uma solução.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 12:06 pm

Guerra, esse braço já vem com o túnel do tensor furado ou é só longarina?

Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 32_%7B905A77D8-E2F5-4883-ACC8-A26C32AE2583%7D_angledcedar%20litle%20neck%20w.stringer
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 1:15 pm

Cavidade do tensor pronta.

Só um detalhe moça... Para utilizar um braço de cedro em contra-baixo, ose-o com longarina, seja de fibra de carbono, seja de madeira. Por mais que o tensor atue bem, futuramente o braço pode empenar pois o cedro é muito macio.

Outro detalhe a ser considerado é que este headstock é angulado.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Sex Jul 30, 2010 1:40 pm

Guerra, deixar o baixo sem escudo e com os furos dos parafusos aparentes pode acarretar em algum problema a longo prazo?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sex Jul 30, 2010 1:43 pm

Não Gomba.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Sex Jul 30, 2010 1:47 pm

ok, obrigado up
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por bruno the manager em Sex Jul 30, 2010 4:13 pm

pode encher de cupim, maybe! Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Icon_tongue (brincadeirinha! Tire suas dúvidas - Guerra Luthier - Página 11 Icon_lol )
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 9:43 pm

guerra_luthier escreveu:Cavidade do tensor pronta.

Só um detalhe moça... Para utilizar um braço de cedro em contra-baixo, ose-o com longarina, seja de fibra de carbono, seja de madeira. Por mais que o tensor atue bem, futuramente o braço pode empenar pois o cedro é muito macio.

Outro detalhe a ser considerado é que este headstock é angulado.

Oks! up No caso, como eu colocaria a longarina nesse braço já com a cavidade no tensor? E no bloco normal?
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Sex Jul 30, 2010 10:10 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Bio,

Trastes requerem gabarito, se eu nao me engano... faço um fretless...... mais facil..

^.-

(desculpa a intromissão)
É, boa idéia. Mas gosto do som dos fretted mesmo. up
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Sab Jul 31, 2010 9:35 pm

guerra_luthier escreveu:30.1 pol, 20 trastes.

Calcule as distâncias aqui:
http://www.stewmac.com/FretCalculator

Não precisa de gabarito não, mas uma serra específica sim.
Posso me basear por braços de guitarra?
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por bruno the manager em Sab Jul 31, 2010 10:35 pm

^se entendi sua pergunta acho q não, os trastes do braço do baixo tem um espaçamento maior q os da guitarra.
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagem por Gomba em Sab Jul 31, 2010 10:37 pm

^

Na verdade não... a razão do espaçamento é a mesma. A única diferença é que a escala é mais curta que a do baixo. Mas se você fizer uma guitarra com a escala de 34", o espaçamento dos trastes vai ser igual ao do baixo Wink
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Sab Jul 31, 2010 10:53 pm

"Oks! No caso, como eu colocaria a longarina nesse braço já com a cavidade no tensor? E no bloco normal?"

Você deve fresar e colocá-las dentro do braço/bloco ou cortar o braço e colar as longarinas entre as partes. Requer prática, não sei se é muito viável para um primeiro projeto.

"Na verdade não... a razão do espaçamento é a mesma. A única diferença é que a escala é mais curta que a do baixo. Mas se você fizer uma guitarra com a escala de 34", o espaçamento dos trastes vai ser igual ao do baixo " Very Happy Na mosca!
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Raissa em Dom Ago 01, 2010 10:32 am

guerra_luthier escreveu:"Oks! No caso, como eu colocaria a longarina nesse braço já com a cavidade no tensor? E no bloco normal?"

Você deve fresar e colocá-las dentro do braço/bloco ou cortar o braço e colar as longarinas entre as partes. Requer prática, não sei se é muito viável para um primeiro projeto.

"Na verdade não... a razão do espaçamento é a mesma. A única diferença é que a escala é mais curta que a do baixo. Mas se você fizer uma guitarra com a escala de 34", o espaçamento dos trastes vai ser igual ao do baixo " Very Happy Na mosca!
Ok, quanto as longarinas.

Quanto ao braço e os trastes: uma guitarra com um braço de 34'' teria o mesmo comprimento do braço "normal" de um baixo. Falo em relação à um baixo de escala curta, poderia me basear por guitarras de braços menores?

Acho que pra primeiro projeto vou fazer "normal" mesmo. Assim pego as medidas do Strinberg e não tenho tanta dificuldade.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Gomba em Dom Ago 01, 2010 11:26 am

Bio Bass escreveu:Quanto ao braço e os trastes: uma guitarra com um braço de 34'' teria o mesmo comprimento do braço "normal" de um baixo. Falo em relação à um baixo de escala curta, poderia me basear por guitarras de braços menores?

Sim. Se você fizer um baixo com o braço de 25,5" (a maioria das guitarras tem essa medida), você vai ter um baixo com o mesmo tamanho de escala de uma guitarra... seria quase como pegar uma guitarra e trocar o nut e a ponte pra cordas de baixo...
Mas faz um de 34" mesmo. É mais fácil..
O que você pode fazer é desaparafusar o braço do strinberg do corpo, colocar a escala nova e ele numa bancada e fazer a marcação no mesmo lugar onde ficam as do strinberg. Assim você não vai precisar fazer tantos calculos assim...

Aí, eis que me surge uma outra coisa na cabeça: Guerra, qual é o calculo que é feito pra uma escala fanned? (Uma vez que as cordas tem escalas diferentes entre si)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por Raissa em Dom Ago 01, 2010 12:13 pm

Gomba escreveu:fazer a marcação no mesmo lugar onde ficam as do strinberg. Assim você não vai precisar fazer tantos calculos assim...
É isso mesmo que vou fazer, mas sem desparafusar o braço.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Gomba em Dom Ago 01, 2010 12:52 pm

^

Desaparafusando fica mais fácil, eu acho...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Seg Ago 02, 2010 7:55 am

"Esse sistema, de trastes inclinados, ou o Buzz Feiten, bem como o da Yamahha (usada por Frank Gambale), vem resolver um proble comum a todos os instrumentos temperados. A aplicação dos trastes normais em uma escala, usando-se a fórmula desenvolvida por Pitágoras de Samos, nunca oferece a afinação perfeita em todas as casas ao longo do braço, por isso a necessidade imperiosa de uma regulagem da ponte (regulagem de entonação), mas mesmo essa é apenas aproximada, gerando em certos pontos do braço ligeira desafinação (principalmente à partir do 12° traste). Isso acontece por uma razão física de tensão das cordas, o que desloca ligeiramente o ponto exato dos harmônicos de corda para corda. Para se atingir portanto a afinação perfeita é necessário uma compensação, que pode ser tanto na posição do capotraste quanto da ponte, quanto também dos trastes; daí a inclinação deles nesses instrumentos.
Abç"

Citação é do Bertola.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Seg Ago 02, 2010 9:42 am

Então quer dizer que em um bom fender, tipo custom shop, ele ainda tem alguns minimos desafinos, quando um bom fanned não tem?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Seg Ago 02, 2010 9:44 am

Exatamente, um bom Fender, um bom Suhr, um bom Golden... huahuahua
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Seg Ago 02, 2010 9:47 am

Ia morrer sem saber disso O.o

Mas assim, como são as escalas? a A é a unica que é 34", né?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Seg Ago 02, 2010 9:49 am

ahn
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Seg Ago 02, 2010 9:55 am

Cê faz ideia de qual é o tamanho das diferentes escalas em um fanned 'normal'?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por guerra_luthier em Seg Ago 02, 2010 10:01 am

Gomba, pesquise mais...
O Bertola já deu "aulas" disso no cifra: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/137397/

Em site gringo tem informações de monte, é só ler.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagem por Gomba em Seg Ago 02, 2010 10:03 am

^

Oki, obrigado =D
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por Raissa em Seg Ago 02, 2010 12:04 pm

Guerra, quais são os pots necessários? Aqueles de 25K? Ou de 100K?
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Raissa em Seg Ago 02, 2010 12:55 pm

Ah, pode fazer um baixo com escala plana? Ou só pode se for angulada mesmo?
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: