Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Formação de professor de Música ?

+2
PauloBassPVH
herbertbass
6 participantes

Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Seg Mar 28, 2011 1:13 pm

Boa tarde pessoal !

Queria tirar uma dúvida, quero ser professor de música de contrabaixo elétrico e acústico.
para dar aulas eu posso so ter o curso técnico da escola de música ?
ou teria que ter o curso de musica superior ?

Agradeço a todas as respostas

Muito Obrigado
Abraços!
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Seg Mar 28, 2011 1:22 pm

Acho que depende de onde você pretende dar aulas, mas agora que temos ai a lei 11769, que diz que pra atuar o professor de musica deve ter formação, então eu sugiro a você que faça uma graduação. Assim você mesmo terá mais chances de atuar nessa profissão.
Eu mesmo faço um curso de licenciatura em música na modalidade EAD pela UFRGS, é somente licenciatura, mas, se por acaso essa lei for levada a sério eu já estarei preparado para atuar em qualquer escola, seja de música ou não.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Seg Mar 28, 2011 1:24 pm

olá paulo
mas me responde outra coisa, pra passar em uma prova para fazer licenciátura em música ou até mesmo bacharel, ja tem que ter o curso técnica por causa da dificuldade da prova específica de música ?
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por edumalta Seg Mar 28, 2011 1:25 pm

Bom, vamos lá.
Existe alguns casos, vou enumerar:
1) Para concurso público, por exemplo, geralmente é necessário nível superior em música. As escolas estaduais, tem aberto diversos concursos para professores de musicalização infantil. O Salário como sempre é um lixo. Na região onde moro, paga-se mais ou menos 10 reais por hora.

O Projeto Guri, aqui no Estado de SP, geralmente contrata professores que estudaram em conservatório, se eu não me engano existe uma prova de conhecimentos.

Aulas particulares, você não precisa necessariamente provar que estudou em conservatório ou faculdade. O que vale mesmo é o seu nome e talento.

Acredito que um bom conservatório já o prepare para lecionar música, porém tem as suas limitações. O ideal é se graduar, caso queira seguir uma carreira acadêmica, prestar concursos, etc.

Geralmente conservatórios municipais (cidade pequena), fazem a seleção por indicação aliada a currículo do candidato.

Acredito que outros colegas completarão esse tópico.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Seg Mar 28, 2011 1:31 pm

Acho que não necessariamente você deve ter um curso técnico, a prova que você vai fazer pra entrar numa universidade é um vestibular, o nível dessa prova de vestibular é que varia de instituição pra instituição. Aqui por exemplo foi muito fácil. O que não quer dizer que será fácil ai. Agora se precisa ter um curso técnico, isso deve variar também pra cada universidade. Procura ver um edital de música ai da universidade da tua região, no meu caso não fizeram muitas exigências porque é um curso voltado pra professores que já estavam atuando e que precisavam de formação. No seu caso é diferente, mas cada universidade tem seu edital então acho melhor ver um edital primeiro.

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Ivanov_br Seg Mar 28, 2011 1:34 pm

Vou dar um conselho. Não pense pequeno quando sua atuação profissional ou carreira estiver em jogo.
Se vc puder dar aula apenas com um curso técnico, faça uma graduação de peso.
Se for necessário graduação, faça uma pós-graduação.

Não deixe a preguiça e a pressa dominar seu destino profissionar. Não economize em educação.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Kelvin Queiroz Seg Mar 28, 2011 2:14 pm

Acho que vou fazer Música na faculdade.

Tem alguma universidade do Rio de Janeiro que é boa (tanto para nos espelhar para os caras nos contratarem como em questão de lecionar mesmo) aqui no Rio de Janeiro? Quais são as melhores?

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Seg Mar 28, 2011 2:20 pm

edumalta escreveu:Bom, vamos lá.
Existe alguns casos, vou enumerar:
1) Para concurso público, por exemplo, geralmente é necessário nível superior em música. As escolas estaduais, tem aberto diversos concursos para professores de musicalização infantil. O Salário como sempre é um lixo. Na região onde moro, paga-se mais ou menos 10 reais por hora.

Edu, isso varia um pouco por região também, por exemplo. Fiz aqui em Porto Velho um concurso em 2009, não precisava de nível superior (Aliás, até quem nem sabia tocar ou lecionar música entrou) eu mesmo ainda estou cursando e fui aprovado. o salário aqui não é tão ruim, gira em torno de 1400 e 1600 R$ pra 25 horas semanais e se você tiver formação pode aumentar um pouquinho.
Mas, acho que a realidade muda pra essas regiões ai.
No acre por exemplo, temos uma escola de música que deveria ser modelo pra todo o país, pelo que sei não é preciso ter formação pra ser servidor. e me parece que nessa escola vai abrir concurso agora em abril, o salário é basicamente o mesmo daqui de pvh.
Ai algumas imagens da Escola Acreana de Música.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1266509

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Henrique Alencar Seg Mar 28, 2011 7:37 pm

Herbert, atualmente para se dar aulas de música na rede pública de ensino do DF é necessário Licenciatura, nem o bacharel sozinho mais vale. Logo se você quer seguir esse caminho pode fazer o vestibular para a UnB.
Não sei como anda seu nível em conhecimentos musicais e práticas músicais mas na UnB lhe é exigido um mínimo de conhecimento para você entrar, se você for leigo em Teoria, Solfejo, Rítmo e no instrumento sugiro ter aulas particulares até atingir o nível para passar na prova, uma opção é a escola de música onde em no máximo 2 anos você estará bem preparado para a prova da UnB, isso depende do seu rítmo de estudo as vezes em 1 semestre você consegue um nível excelente e pode fazer e passar na prova, só depende de você!

Minah experiência: Eu no 2 semestre de 2008 comecei a estudar teoria musical, para expandir meus conhecimentos na música, e também comecei a aprofundar meus conhecimentos no baixo elétrico. No segundo semestre de 2009 fui sorteado e conseguí uma vaga na EMB (Escola de Música de Brasília) onde estudei baixo elétrico, teoria, solfejo e rítmo, canto coral e história da música, e 1 ano depois no 2 semestre de 2010 passei na UnB. Hoje estou no 2º semestre em Licenciatura em Música na UnB.

Não tem mistério, se você quer, você consegue!

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Kelvin Queiroz Seg Mar 28, 2011 8:01 pm

Ainda não entendo muito bem esse negócio de Graduação, Pós-Graduação, Licenciatura e Bacharelado...muito complexo pra mim.

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Ter Mar 29, 2011 9:08 am

Kelvin Queiroz escreveu:Ainda não entendo muito bem esse negócio de Graduação, Pós-Graduação, Licenciatura e Bacharelado...muito complexo pra mim.
Vamos lá, segundo nosso amigão Wiki.

A licenciatura é um grau académico do ensino superior.
No Brasil, a licenciatura habilita seu titular a ser professor em escolas de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Bacharelado, No Brasil, o grau de bacharel é conferido no nível de graduação na maioria das áreas do conhecimento humano, incluindo Ciências Exatas (Engenharia, Matemática, Estatística, etc.), Ciências Humanas (Letras, Filosofia, etc.), Ciências Sociais (Direito, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, etc.) e Ciências da Saúde (Farmácia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, etc). São obtidos normalmente em cursos superiores que podem durar de quatro a seis anos, à exceção dos cursos tecnológicos, os quais têm duração de quatro ou cinco semestres. Alguns cursos oferecem duas habilitações, Licenciatura e o bacharelado, o que varia de instituição para instituição. Por esse motivo, alguns duram de nove a dez semestres letivos. Podem ser oferecidos em centros universitários, faculdades e universidades.

É importante diferenciar cursos profissionalizantes, os quais também podem ser técnicos, de cursos superiores. Estes oferecem título de atuação profissional geralmente vinculados aos seus respectivos conselhos e são ministrados por faculdades, centros universitários e universidades vinculadas ao MEC. Aqueles preparam a pessoa para atuar profissionalmente sem a necessidade de registro em conselho ou curso aprovado pelo MEC.

Pós-Graduação, O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura, tecnólogo).
No Brasil, desde o parecer Newton Sucupira, aprovado pelo então Conselho Federal de Educação em 1965, os cursos de pós-graduação dividem-se em dois níveis, o lato sensu e o stricto sensu:

* lato sensu: considerados como cursos de especialização, são mais direcionados à atuação profissional e atualização dos bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento, bem como os cursos designados como MBA (do inglês Master in Business Administration, ou mestre em administração de empresas), diferentemente dos EUA eles não são equiparáveis aos mestrados.

* stricto sensu: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado e doutorado. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.

Espero ter ajudado.
Fonte:

http://pt.wikipedia.org

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Ter Mar 29, 2011 11:04 am

Galera Muito obrigado pelas respostas me ajudaram muito
abraços
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Ter Mar 29, 2011 11:09 am

Henrique Alencar escreveu:Herbert, atualmente para se dar aulas de música na rede pública de ensino do DF é necessário Licenciatura, nem o bacharel sozinho mais vale. Logo se você quer seguir esse caminho pode fazer o vestibular para a UnB.
Não sei como anda seu nível em conhecimentos musicais e práticas músicais mas na UnB lhe é exigido um mínimo de conhecimento para você entrar, se você for leigo em Teoria, Solfejo, Rítmo e no instrumento sugiro ter aulas particulares até atingir o nível para passar na prova, uma opção é a escola de música onde em no máximo 2 anos você estará bem preparado para a prova da UnB, isso depende do seu rítmo de estudo as vezes em 1 semestre você consegue um nível excelente e pode fazer e passar na prova, só depende de você!

Minah experiência: Eu no 2 semestre de 2008 comecei a estudar teoria musical, para expandir meus conhecimentos na música, e também comecei a aprofundar meus conhecimentos no baixo elétrico. No segundo semestre de 2009 fui sorteado e conseguí uma vaga na EMB (Escola de Música de Brasília) onde estudei baixo elétrico, teoria, solfejo e rítmo, canto coral e história da música, e 1 ano depois no 2 semestre de 2010 passei na UnB. Hoje estou no 2º semestre em Licenciatura em Música na UnB.

Não tem mistério, se você quer, você consegue!

Bom dia
Henrique
comecei a fazer baixo acústico popular na Escola de Música de Brasília
outra pergunta como vc esta fazendo licenciatura em música
vc poderá dar aulas em qual instrumento ou nao tem essa formação por instrumento ?
des de ja agradeço
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Ter Mar 29, 2011 11:12 am

No meu curso de licenciatura em música é obrigatório aprender piano ou violão.
(A pergunta não foi pra mim, mas...)

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Ter Mar 29, 2011 11:20 am

PauloBassPVH escreveu:No meu curso de licenciatura em música é obrigatório aprender piano ou violão.
(A pergunta não foi pra mim, mas...)

Bom dia paulo
no meu caso quero atoar como professor de contrabaixo acustico e elétrico
posso dar aulas dos dois tendo a licenciatura ?
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por PauloBassPVH Ter Mar 29, 2011 11:29 am

herbertbass escreveu:
PauloBassPVH escreveu:No meu curso de licenciatura em música é obrigatório aprender piano ou violão.
(A pergunta não foi pra mim, mas...)

Bom dia paulo
no meu caso quero atoar como professor de contrabaixo acustico e elétrico
posso dar aulas dos dois tendo a licenciatura ?
Bom Dia Herbert.
Entenda, a licenciatura te habilita a ser professor, agora com relação ao baixo elétrico e acústico acredito que você deva se especializar em cada instrumento, não conheço um curso que englobe os dois juntos.
Existem cursos que iniciam com o bacharelado e tem uma extensão pra licenciatura, por exemplo você faz 4 anos de bacharelado e mais 1 pra licenciatura. Ai você tem que pesquisar a sua instituição pra saber como é por ai.

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Ter Mar 29, 2011 11:31 am

ta certo muito obrigado no caso então vou tirar o curso técnico para contrabaixo acústico e elétrico ai depois eu faço uma licenciátura

Muito Obrigado por esclarecer minhas dúvidas
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Kelvin Queiroz Ter Mar 29, 2011 2:06 pm

Então eu posso falar assim:

Licenciatura é o que faz você poder dar aula.

Bacharelado é um curso onde você aprende a área inteira do seu campo.

Pós-Graduação é uma continuação do seu diploma, que serve ou para você fazer se especializar numa área específica ou para você se aprofundar no estudo da área.

É isso mais ou menos?


____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por herbertbass Ter Mar 29, 2011 2:11 pm

Kelvin Queiroz escreveu:Então eu posso falar assim:

Licenciatura é o que faz você poder dar aula.

Bacharelado é um curso onde você aprende a área inteira do seu campo.

Pós-Graduação é uma continuação do seu diploma, que serve ou para você fazer se especializar numa área específica ou para você se aprofundar no estudo da área.

É isso mais ou menos?


Olha pelo que explicaram é isso mesmo
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de professor de Música ? Empty Re: Formação de professor de Música ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos