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Menor Melódica

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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 12:52 pm

Ae galera, tenho uma dúvida, mais prática que teorica.

A escala Menor Melódica, sobe de um jeito e desce de outro, certo?

Ficaria:
subindo
1ªJ, 2ªM, 3ªm, 4ªJ, 5ªJ, 6ªM, 7ªM, 8ªJ
descendo:
8ªJ, 7ªm, 6ªm, 5ªJ, 4ªJ, 3ªm, 2ªM, 1ªJ


mas onde eu uso a melódica? não consigo me imaginar usando ela encima de algum acorde, pois não muda as notas do acorde.


Última edição por malka_aff em Sex Jun 10, 2011 1:41 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por fma Sex Jun 10, 2011 1:25 pm

Bom, esse conceito de que volta diferente é mais ligado a música erudita...
Segundo eles, a escala menor melódica é a escala menor que ascendente tem 6 e 7 maiores, mas descendente é a menor "normal". Eles chamam a escala que sobe e desce com 6 e 7 maiores de "bachiana".
Tente tocar qualquer coisa de barroco que esteja em menor que fica bem clara essa sonoridade.
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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 1:27 pm

ela nao desce na maior natural?

EDIT: Eu me confundi mesmo, já arrumei no primeiro post.


Continuando. A Bachiana é a menor melódico descendendo do mesmo jeito que ascendeu.

Eu queria saber onde eu uso a melódica ascendendo de um jeito e descendendo de outro.


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Mensagem por fma Sex Jun 10, 2011 1:40 pm

Edite mais uma vez, na volta a sexta tb é menor.
Procura um PDF de um livro chamado "77 Baroque bass lines". No repertório popular não lembro de nada agora.
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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 1:57 pm

vou pesquisar, pode deixar =D

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Mensagem por Edu Fettermann Sex Jun 10, 2011 3:27 pm

fma escreveu:Edite mais uma vez, na volta a sexta tb é menor.
Procura um PDF de um livro chamado "77 Baroque bass lines". No repertório popular não lembro de nada agora.

Eu tenho esse livro, é sensacional. Me ajudou muito a compreender as linhas barrocas.
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Mensagem por Convidado Sex Jun 10, 2011 3:50 pm

malka_aff escreveu:
Eu queria saber onde eu uso a melódica ascendendo de um jeito e descendendo de outro.


Não. Quando for improvisar usando a Melódica ou qq um de seus modos, só se leva em conta a forma ascendente. (ou seja, sobe e desce igual).

malka_aff escreveu:
mas onde eu uso a melódica? não consigo me imaginar usando ela encima de algum acorde, pois não muda as notas do acorde.

Sãi inúmeros... Alguns exemplos: F7(#11), Cm7+, B7(#5 #9), Ebmaj7(#5), Am9(b5) e vários outros. Nesses aí, vc poderia usar a Cm Melódica em todos.

Em contextos mais simples, sua utilidade mais comum é sobre o IVm6:

C | C7 | F | Fm6 || no Fm6, seria usada a escala de Fa menor melodica.

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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 4:03 pm

mas dae eu uso ela só na forma ascendente né?

é justamente isso que eu queria saber, onde usaria ela na sua forma ascendente e descendente.

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Mensagem por Convidado Sex Jun 10, 2011 4:04 pm

Como eu disse antes, qdo pensar em melodica, são só as notas da ascendente, seja subindo ou descendo.

Veja bem, são as notas da forma ascendente, em qq ordem.


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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 4:10 pm

Smile

então nem vou me preocupar em treina-la ascendente e descendente, somente ascendente.

Agora mudando de assunto.

No meu curso, o meu professor de prática é jazzista, dae ele me disse o seguinte.

"A escala menor é a harmonica. A escala menor natural que falam por ae, na verdade é a maior a partir do 6º grau. Ela não é menor de verdade."


Já o meu professor de teoria, que é do erudito, me falou que não, que o sexto grau da maior, é a escala menor sim! e que as outras escalas menores derivam da menor natural.

E ae? alguem sabe a verdade?

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Mensagem por Convidado Sex Jun 10, 2011 4:11 pm

Os dois estão certos e os dois estão errados.

As duas tem seu uso e são muito comuns.

Se vc estiver tocando choro, por exemplo, eu entenderia que "a escala menor" é a harmonica... Em outros estilos isso seria diferente e por aí vai.


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Mensagem por fma Sex Jun 10, 2011 5:35 pm

Confuso o mundo menor, né? rsrs
Músicas em menor normalmente tem acorde das três escalas. Não encane muito em separá-las.
Funciona mais ou menos assim esse problema de definição entre os dois professores: música TONAL pressupõe que você tenha função de dominante no V grau e função de tônica no I grau. Nos acordes da escala menor "natural", você não tem acorde dominante no V grau, mas nas outras escalas menores, sim. Então para que uma música esteja num TOM menor, você está lidando em algum momento com acordes derivados da melódica ou harmônica.
Mas também existe música MODAL, ai você eventualmente vai encontrar coisas em eólio ou menor "natural".
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Mensagem por malka_aff Sex Jun 10, 2011 5:40 pm

hm, saquei agora, valeu fma \o

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Mensagem por joabi Sex Jun 10, 2011 7:49 pm

Só uma pequena contribuição para a excelente explicação do fma...

As escalas Maior e Menor Natural vieram dos modos gregos, e já existiam há muito tempo antes da formação dos Acordes e Sistema Tonal. Quando as pessoas começaram a se deparar com essa situação que o fma falou acima, de não ter acorde dominante (V7) na tonalidade menor, surgiu a escala Menor Harmônica, que através do aumento de meio-tom no sétimo grau, resolveu a questão de gerar um dominante no acorde sobre o grau V da escala (campo harmônico menor Harmônico).

Porém, essa alteração gerou um grande intervalo entre sexto e sétimo graus da Harmônica, difícil, por exemplo, para cantar. Foi aí que surgiu a Melódica, aumentando meio-tom na sexta, em relação à menor Harmônica.

Agora, subir uma escala de um jeito e voltar de outro, foi piração do Bach mesmo... eu tava lá, ví tudo isso aí... kkkk

abs,

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Mensagem por Rdg Bass Sáb Jun 11, 2011 2:14 am

joabi escreveu:Só uma pequena contribuição para a excelente explicação do fma...

As escalas Maior e Menor Natural vieram dos modos gregos, e já existiam há muito tempo antes da formação dos Acordes e Sistema Tonal. Quando as pessoas começaram a se deparar com essa situação que o fma falou acima, de não ter acorde dominante (V7) na tonalidade menor, surgiu a escala Menor Harmônica, que através do aumento de meio-tom no sétimo grau, resolveu a questão de gerar um dominante no acorde sobre o grau V da escala (campo harmônico menor Harmônico).

Porém, essa alteração gerou um grande intervalo entre sexto e sétimo graus da Harmônica, difícil, por exemplo, para cantar. Foi aí que surgiu a Melódica, aumentando meio-tom na sexta, em relação à menor Harmônica.

Agora, subir uma escala de um jeito e voltar de outro, foi piração do Bach mesmo
... eu tava lá, ví tudo isso aí... kkkk

abs,



Foi assim que surgiu a m. Melódica, mas desde o começo ela subia de um jeito e voltava de outro, e ao contrario do que você disse o Bach simplificou a coisa, e a Melódica subia e voltava do mesmo jeito, daí o nome escala "Bachiana".

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Mensagem por joabi Sáb Jun 11, 2011 3:18 pm

Valeu pela correção, Rdg. up
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Mensagem por malka_aff Sáb Jun 11, 2011 4:18 pm

esse fórum é demais !!!

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