Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitores de Referência

+2
andremega
Urano
6 participantes

Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Monitores de Referência

Mensagem por Urano Seg Abr 18, 2011 5:37 pm

Ola pessoal !

Pretendo montar um home-studio. E gostaria de saber se os monitores de referência "aguentam" sem problemas o som do baixo. Pergunto isso, pois farei a instalação em meu quarto que é pequeno. Daí eu poderia guardar meu amplificador ( um cubo Warwick Sweet 15 ) ganhando assim, mais espaço. Os monitores que pretendo adquirir ( ainda não é certeza...estou aberto inclusive a sugestões...) é da marca KRK Rokit G2 8. Logicamente, será apenas para gravar, estudar, etc...calma que não irei "sentar a mão" pensando que estou num evento e com um amplificador grande. Mas também não quero perder o punch que um amplificador de baixo dá. Pelo que andei lendo, o pessoal do ramo do áudio disse que esses monitores dão conta do recado numa boa, se for para tocar num espaço pequeno. Mas gostaria da opinião dos colegas baixistas. Se tem esse tipo de setup montado em casa, se ja testaram, etc...

Obrigado !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por andremega Ter Abr 19, 2011 2:12 am

Velho, aguentar aguenta. Em geral esses monitores possuem limiters justamente para proteger os falantes.

Agora, não espere graves profundose definidos, pois em geral eles trabalham de 60 a 80Hz pra cima (nao sei o teu modelo ao certo), entao o baixo fica magrinho que só (não falam muito justamente na area de maior energia do baixo).

Em geral essas caixas tem ganho.. mantenha num nivel mais baixo que o necessario pra evitar forçar. Cuidado com slaps e realimentação de grave.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Claudio Ter Abr 19, 2011 6:28 am

Yamaha HS-50. (ativo com 70 watts RMS em cada caixa)

As vezes eu faço ensaios no meu Home, com Acústico, Violão, Voz e Percussão, todos direcionados pro HS-50. Nunca tive problemas com saturação ou distorção... aliás, que vê/ouve pela primeira vez, custa a acreditar que o som da banda está saindo por esses monitores.

Por volta de 1.2K você consegue um par de HS-50.

Existem outros com mais poder de fogo, mas pra aplicação em Home Studio, pode ir no HS-50 sem sustos.... sem falar que carrega a qualidade e tradição Yamaha em monitores.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por allexcosta Ter Abr 19, 2011 7:59 am

Mais um voto pra Yamaha...

Já me tranquei em uma salinha da Guitar Center de Hallandale com uma parede de monitores incluindo JBL, Mackie, KRK e outros e o pequeno Yamaha (acho que é esse que o Cláudio menciona) impressionou pelo timbre flat e fidelidade. O subwoofer pra mim é necessário...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Abr 19, 2011 3:25 pm

Urano escreveu:Pergunto isso, pois farei a instalação em meu quarto que é pequeno. Daí eu poderia guardar meu amplificador.

Gilberto, seria legal colocar as medidas do quarto que irá se tornar a sala de audição, as vezes essas duas caixas krk8 rp8 é muita coisa para esta sala.

Antes de comprar as caixas, monta um layout do quarto e onde os equipamentos vão ficar posicionados, para saber as dimensões, as vezes comprar caixas mais baratas (menos Potencia) e investir em uns bass trap, é muito mais negocio já que irá melhorar muito o som da sua sala.

O Claudio já usou e aprovou as Yamaha no baixo ... Eu já gravei ao vivo sendo monitorado por caixas da Alesis e gostei bastante do som.

Fica a dica.






____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Ter Abr 19, 2011 9:04 pm

Alexandre Lopes escreveu:
Urano escreveu:Pergunto isso, pois farei a instalação em meu quarto que é pequeno. Daí eu poderia guardar meu amplificador.

Gilberto, seria legal colocar as medidas do quarto que irá se tornar a sala de audição, as vezes essas duas caixas krk8 rp8 é muita coisa para esta sala.

Antes de comprar as caixas, monta um layout do quarto e onde os equipamentos vão ficar posicionados, para saber as dimensões, as vezes comprar caixas mais baratas (menos Potencia) e investir em uns bass trap, é muito mais negocio já que irá melhorar muito o som da sua sala.

O Claudio já usou e aprovou as Yamaha no baixo ... Eu já gravei ao vivo sendo monitorado por caixas da Alesis e gostei bastante do som.

Fica a dica.

Obrigado Alexandre

Voce tem toda razão. Na verdade irei primeiro aprender sobre home-studio antes de comprar as coisas. Ontem fui na casa de um amigo (baixista) e ele tem monitores da Mackie, bem pequenos. Precisa ver que som legal e ele deixa o cubo ( um fender ) desligado..rss....disse que nem usa mais. Agora preciso ver as mudança no meu computador. Atualmente é um dual-core 2.5ghz, com 2 gb de RAM e 130gb de HD (5400 rpm). Pelo que ele comentou comigo, seria interessante ter mais HD. Não sei se coloco 2 de 500 GB (internos) ou comprou outro de 500 ou 700 (externo) de 7200 RPM.
A outra questão qual placa de audio adquirir. Eu vi um lançamento da Roland ( Octane-Capture ) numa loja. O vendendor me disse que a latência dela é zero. E que todoo o processamento ocorre nela mesmo (não divide com o PC) e que ainda tem outros recursos como auto-compressão, filter, etc....sei lá...não entendi bem.

Voce tem alguma sugestão ?

Obrigado !






____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Ter Abr 19, 2011 9:14 pm

ClaudioBass escreveu:Yamaha HS-50. (ativo com 70 watts RMS em cada caixa)

As vezes eu faço ensaios no meu Home, com Acústico, Violão, Voz e Percussão, todos direcionados pro HS-50. Nunca tive problemas com saturação ou distorção... aliás, que vê/ouve pela primeira vez, custa a acreditar que o som da banda está saindo por esses monitores.

Por volta de 1.2K você consegue um par de HS-50.

Existem outros com mais poder de fogo, mas pra aplicação em Home Studio, pode ir no HS-50 sem sustos.... sem falar que carrega a qualidade e tradição Yamaha em monitores.

Valeu Claudio !

Eu fui numa loja e toquei o baixo numa HS80. Nossa lá já pude ver que realmente posso ganhar mais espaço nomeu quarto, guardando meu amplificador de baixo..rsss....É que o vendendor não tinha as HS50, mas pelo que voce me relatou elas vão dar conta do recado sim. Provavelmente será minha aquisição. Mas ainda preciso aprender mais sobre a questão Home-Studio para não comprar equipamentos e me arrepender depois.

Minha intenção não é gravar bandas e sim melhorar a qualidade de minhas aulas e workshops. Por isso, eu penso, que irei precisar além da placa de audio (claro!), de um controlador midi e um microfone bom. Estou vendo marcas e preços de tudo isso. O que eu vi na internet e achei legal é uma bateria eletrônica ( de pads ) que facilita fazer as levadas de bateria. Em vez de ficar fazendo isso num controlador midi, na bateria eletrônica seria mais rápido e com mais opções ( mesmo nao sendo um baterista ). O que voce acha ? Desculpe, mas como falei, ainda nao tenho conhecimento de tudo isso, por isso estou fazendo todas essas perguntas pra não ter que de repente gastar dinheiro a toa.

Obrigado !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Ter Abr 19, 2011 9:21 pm

Alexandre Lopes escreveu:
Urano escreveu:Pergunto isso, pois farei a instalação em meu quarto que é pequeno. Daí eu poderia guardar meu amplificador.

Gilberto, seria legal colocar as medidas do quarto que irá se tornar a sala de audição, as vezes essas duas caixas krk8 rp8 é muita coisa para esta sala.

Antes de comprar as caixas, monta um layout do quarto e onde os equipamentos vão ficar posicionados, para saber as dimensões, as vezes comprar caixas mais baratas (menos Potencia) e investir em uns bass trap, é muito mais negocio já que irá melhorar muito o som da sua sala.

O Claudio já usou e aprovou as Yamaha no baixo ... Eu já gravei ao vivo sendo monitorado por caixas da Alesis e gostei bastante do som.

Fica a dica.






Alexandre, esqueci de perguntar. O que seria bass trap ?

Obrigado !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Claudio Ter Abr 19, 2011 9:48 pm

Urano... é muito acertado o pensamento de conhecer o assunto primeiro entes de sair comprando e se arrepender depois... poucos pensam assim.

Para o que você relatou, uma interface M-Audio Fast Track 4x4 irá te atender perfeitamente. Junte a esse kit, um microfone Shure SM57 (é muito versátil, para voz e instrumentos), e um Condenser Marshall MXL 990, é um condenser honesto, ótima qualidade e baixo custo.

Você deve ser um custo por volta de uns R$ 1.450,00... sendo R$ 1.000,00 dos microfones e R$ 450,00 da interface. (mas, pelo amor de Deus, só não compre os Shures que aparecem no Mercado Livre)

Quanto a bateria de Pads, eu também prefiro... não curto controladores MIDI. O problema é que um bom cérebro como o Alesis, hoje você vai achar na faixa de R$ 4.000,00, e aí tem que haver uma boa justificativa pra esse investimento.

Bass Traps são "armadilhas" para capturar e anular frequências na região dos graves, são estruturas projetadas e colocadas em pontos estratégicos da sala do estudio, para que elas retenham determinadas frequências ao invés de refletí-las (mal-explicando, seria isso). Os Bass Traps são os maiores aliados de quem toca baixo acústico!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Ter Abr 19, 2011 9:58 pm

ClaudioBass escreveu:Urano... é muito acertado o pensamento de conhecer o assunto primeiro entes de sair comprando e se arrepender depois... poucos pensam assim.

Para o que você relatou, uma interface M-Audio Fast Track 4x4 irá te atender perfeitamente. Junte a esse kit, um microfone Shure SM57 (é muito versátil, para voz e instrumentos), e um Condenser Marshall MXL 990, é um condenser honesto, ótima qualidade e baixo custo.

Você deve ser um custo por volta de uns R$ 1.450,00... sendo R$ 1.000,00 dos microfones e R$ 450,00 da interface. (mas, pelo amor de Deus, só não compre os Shures que aparecem no Mercado Livre)

Quanto a bateria de Pads, eu também prefiro... não curto controladores MIDI. O problema é que um bom cérebro como o Alesis, hoje você vai achar na faixa de R$ 4.000,00, e aí tem que haver uma boa justificativa pra esse investimento.

Bass Traps são "armadilhas" para capturar e anular frequências na região dos graves, são estruturas projetadas e colocadas em pontos estratégicos da sala do estudio, para que elas retenham determinadas frequências ao invés de refletí-las (mal-explicando, seria isso). Os Bass Traps são os maiores aliados de quem toca baixo acústico!


Ta certo Claudio. A bateria que vi, foi no youtube. Uma Yamaha DD65 ( da uma olhada nela e diz sua opinião ). Achei interessante, vem com os 2 pedais de chimbau e bumbo e parece cumprir com o que propôe. O controlador MIDI eu tava pensando para gravar os teclados ( também não sou tecladista ) e pelo custo beneficio achei legal a M-AUDIO Oxygen 61. Conhece ? Os microfones, voce me deu uma opção bastante legal também. Mas eu vi um kit legal da Audui Technica que vem um condensador (AT2020) e um palito (AT2021). Eu toco e leciono violão popular/erudito também.

Vi umas opções legais em lojas gringas como a GIGASONIC. Percebi que teve gente que comprou la e a mercadoria chegou direitinho. Mas parece que tem uma taxa que se passar de 500 dolares a gente paga a diferença. Correto ? E que quando os Correios entregam a mercadoria, o boleto da diferença já é entregua tambem para pagarmos depois.
Voce tem alguma opção legal sobre comprar em lojas de fora ? Pois a diferença, mesmo com a taxa, ainda sai mais barato que numa loja daqui de São Paulo.

Obrigado !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Mateus Bass Qui Abr 21, 2011 5:07 pm

Cara, se fosse eu, compraria só um D4 Alesis e usaria o mid com o addictive drums...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Qui Abr 21, 2011 5:30 pm

Mateus Bass escreveu:Cara, se fosse eu, compraria só um D4 Alesis e usaria o mid com o addictive drums...

Ola Mateus, eu vi essa bateria e achei o som espetacular.

Mas o problema é o espaço. Nao vai caber. Ou entra essa bateria e sai minha cama. Entendeu ?

E a DD65 da Yamaha é pequena e já resolve. Se eu precisar de mais levadas, dai é melhor ir num estudio gravar, pelo que andei lendo.

Obrigadao !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 21, 2011 5:51 pm

^ Gilberto, como o Claudio já tinha respondido o que é bass trap, acabei não respondendo a sua pergunta.

Mas falando sobre espaço, estou no mesmo dilema, quero uma bateria digital para gravar minhas paradas aqui, mas não tenho paciencia para ficar escrevendo midi, quero algo que posso tocar para não perder o feeling da gravação.

Uma das opções custo x beneficio é o Korg Nano Pad, a resposta dos pad´s é muito boa, melhor de tudo é o preço, pouco mais de 200 dinheiros. Very Happy

Segue uma amostra de audio.




____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Qui Abr 21, 2011 6:16 pm

Alexandre Lopes escreveu:^ Gilberto, como o Claudio já tinha respondido o que é bass trap, acabei não respondendo a sua pergunta.

Mas falando sobre espaço, estou no mesmo dilema, quero uma bateria digital para gravar minhas paradas aqui, mas não tenho paciencia para ficar escrevendo midi, quero algo que posso tocar para não perder o feeling da gravação.

Uma das opções custo x beneficio é o Korg Nano Pad, a resposta dos pad´s é muito boa, melhor de tudo é o preço, pouco mais de 200 dinheiros. Very Happy

Segue uma amostra de audio.




Muito legal hein Alexandre. Sera que acompanha pedais paa o bumbo e chimbau ? Ou sera que a gente tem que tocar o bumbo por exemplo, que é o mais chato, com o dedo ?

Essa Korg já tem no brasil pra vender ?

Valeu cara ! Show de bola !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 21, 2011 7:55 pm

Urano escreveu:

Muito legal hein Alexandre. Sera que acompanha pedais paa o bumbo e chimbau ? Ou sera que a gente tem que tocar o bumbo por exemplo, que é o mais chato, com o dedo ?

Essa Korg já tem no brasil pra vender ?

Valeu cara ! Show de bola !

O preço de 200 reais em média é só do controlador de pads (Korg nano Key) para tocar com os dedos.

Agora para usar pedal de bumbo e chimbal existem muitas opções, vai depender do seu bolso.

A primeira opção é comprar o pedal de expressão sensitivo (controlador usb) mas é meio caro o preço da brincadeira.

A segunda opção é comprar um pedal usb genérico, sem ser sensitivo por R$10,00 no mercado livre, dar uma reforçada na mecanica dele e depois de gravar, fazer a automação no track para criar a dinamica de bumbo e chimbal.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180167775-pedal-usb-computador-substitui-tecla-ou-comando-de-teclado-_JM

A terceira opção é comprar um pedal usb genérico, sem ser sensitivo de 3 peças por R$10,00 e configurar 3 aberturas diferentes de chimbal, e usar o pedal usb genérico simples para o bumbo.

A quarta e talvez a melhor opção, é começar do zero, comprar um joystick analógico usb (playstation) e usar a eletronica para construir os pedais sensitivos, o pessoal da guitarra faz muito isso.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 21, 2011 8:25 pm

Gilberto, acho que o lance desse korg nano pad é tocar com o dedo mesmo, sem pedais a brincadeira fica mais barata, no mercado livre tem varios a venda a partir de r$200,00

Neste video da para entender melhor o funcionamento do korg nano pad.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Urano Qui Abr 21, 2011 8:38 pm

Alexandre Lopes escreveu:Gilberto, acho que o lance desse korg nano pad é tocar com o dedo mesmo, sem pedais a brincadeira fica mais barata, no mercado livre tem varios a venda a partir de r$200,00

Neste video da para entender melhor o funcionamento do korg nano pad.


Puts, legal ! Parece que a tela de touch serve para fazer os rufos dos tambores ne ?

Entao Alexandre, eu to vendo aqui no Youtube. O pessoal que usa o teclado ou controlador midi para criar a bateria. Tem uns que fazem umas levadas perfeitas. Eu pretendo, se for o caso, adquirir um controlador midi da M-audio quando montar meu home-micro-studio...rsss....pra fazer as parte de teclado tambem.

Se for para usar os dedos, não seria melhor fazer já no próprio controlador ?

abraçao e obrigado !

____________________________
Gilberto Urano
Urano
Urano
Membro

Mensagens : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Abr 22, 2011 1:28 pm

Urano escreveu:Puts, legal ! Parece que a tela de touch serve para fazer os rufos dos tambores ne ?

Entao Alexandre, eu to vendo aqui no Youtube. O pessoal que usa o teclado ou controlador midi para criar a bateria. Tem uns que fazem umas levadas perfeitas. Eu pretendo, se for o caso, adquirir um controlador midi da M-audio quando montar meu home-micro-studio...rsss....pra fazer as parte de teclado tambem.

Se for para usar os dedos, não seria melhor fazer já no próprio controlador ?

abraçao e obrigado !

É isso mesmo Gilberto, o touch do korg nano pad é para criar os rufos nas peças da batera.

Agora em relação ao controlador de teclas, tem que fazer uma pesquisa para ver qual é a intensidade de sensibilidade ao toque, já vi varias gravações com o korg nano key e fica muito bom, da para criar midi para bateria tranquilamente.

Tenho instalado no meu Note o Native Instruments Hammond B4II, e controlo as notas pelo teclado do note, mas sem ter um controlador sensivel ao toque perde a graça. Então fique atento a isso!

Abraço.

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Referência Empty Re: Monitores de Referência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos