Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review: Squier Jazz Bass Original California

5 participantes

Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por Mauro Ter Abr 19, 2011 2:35 am

A pedidos vou fazer um review, como sempre, vou ficar devendo o audio, mas qnd tiver oportunidade atualizo aqui.

Comprei um Squier California JB, acredito ser dos modelos mais novos, pois ele é um pouco diferente de alguns California que já vi. O antigo dono me disse que provavelmente ele é de 2004 ou 2005, porém o SN foi raspado (assim como a inscrição Made in China) da parte de trás do headstock. Por falar em headstock, o formato dele é bem parecido com o Fender mesmo, igual os Squiers novos (tenho um Precision MIM e já comparei) e é diferente do California que tem na foto do site da Squier, esse (do site) tem o head meio esticado, mais fino, não sei explicar direito. Foto (não mto boa, mas dá pra ver o formato):

Review: Squier Jazz Bass Original California 1112091536



Outra coisa que reparei é o corpo, ele não é tão fino quanto os Affinity, a olho nu parece da mesma espessura do meu Fender MIM, porém peguei uma régua milimetrada e medi, deu 43,5mm de espessura, o que é menor que o padrão Fender (que é 45mm), porém é maior que os affinity, SX, condor e outras réplicas que tem 40mm de espessura. Por falar em corpo ele é feito de basswood e tem umas 3 peças coladas, achei até um trabalho bem feito, se não prestar muita atenção vc nem percebe. A pintura é relativamente bem feita, pra um Squier é bem bonita, não tem um acabamento muito brilhante (mas não é satin).

Review: Squier Jazz Bass Original California 20110415122930483



O braço é feito de maple com escala em rosewood e merece aplausos de pé, apesar de não ter um acabamento muito bom no head (quando vc passa a mão percebe ele meio áspero), a parte de trás do braço é bem confortável e bem lisa "desliza" muito bem, os trastes eram bem colocados, não tinham rebarba, eu mesmo fazia as regulagens e conseguia afinar as oitavas sem problema. Agora onde ele realmente merece 5 estrelas é na estabilidade, eu uso cordas Ernie Ball hibridas (045, 065, 085, 105) e precisei regular apenas uma vez, o braço ficou incrivelmente reto durante praticamente um ano inteiro, recentemente (uns 4 dias) coloquei cordas Rotosound Steve Harris Set (flatwounds 050, 075, 095, 110) precisei regular mas está retinho e bem estável também.

Apesar de bem colocados, eu tirei os trastes, precisava de um fretless e estava usando pouco esse baixo, então tirei pra ver como ia ficar, gostei muito do resultado, acho que o material dos trastes não era muito bom porque depois de retirar o som melhorou muito. Também gostei de usar cordas round nele, mas começou a dar uma "comida" na escala, então troquei pelas Roto flats, que tem bastante brilho e nem ficou aquele timbre fechadão e sem agudos. O método foi simples, se não me engano o ClaudioBass já postou aqui no forum e por coincidencia foi exatamente assim que eu tinha feito. Passar fita crepe bem rente aos trastes, retirar com alguma chave de fenda com cuidado, passei massa de madeira mais clara, pra ficar as linhas aparentes e depois lixei (com bloco de raiar 9,5') com várias lixas pra dar acabamento e depois passei óleo mineral várias vezes pra hidratar. Aqui umas fotos do fretboard:

Review: Squier Jazz Bass Original California 20110418121443772



Review: Squier Jazz Bass Original California 2011041812151479




Também fiz uns upgrades nele, as tarrachas que vieram são aquelas "padrão Squier" são open gear, quando comprei duas já apresentavam folgas, comprei então um jogo de tarraxas Fender Vintage, que são reversas com os bushing vintage tmb, paguei 240,00 em tudo. Aqui vai uma foto (que dá pra ver a mancha do "ex-numero de série" rsrs):

Review: Squier Jazz Bass Original California 20110416191613327




Outro up importantissímo foram os captadores, comprei um set de Fender Original Vintage (os que vem no Geddy Lee e nos American Vintage 62') o som que esses caps deram pro baixo foi uma loucura, MUITO bom, um up necessário pra qualquer um que comprei essa linha da Squier. Por sorte achei no mercado livre por 300 reais o set. Junto com os caps é necessário uma blindagem, coisa bem simples de se fazer e divertido, peguei a manha aqui no fórum mesmo créditos pro Motta. Realmente ficou outra coisa, só chia um pouquinho qnd usa um captador só, qnd estão os dois no mesmo volume é um sileeeeencio. Aqui vai uma foto da blindagem:

Review: Squier Jazz Bass Original California 20110415183435366



Ainda coloquei Straplocks da Jim dunlop, por medida de segurança e pq tenho em todos meus baixos, e esteticamente troquei o escudo branco (com uma mancha redonda do adesivo da Squier, rsrsrs) por um tortoise da fender 4-ply branco/preto/branco/tort sensacional... Aproveitei que ele já vem com uns furos pro cover e coloquei o do captador, e depois medi milimetricamente pra colocar o da ponte dá um ar bem vintage... Como não toco perto da ponte ele nem me atrapalha, e acho que o "sweet spot" pra tocar jazz bass é exatamente entre os dois covers. Além de combinar perfeitamente com o 3-tone sunburst e o escudo tortoise... Não coloquei o fingerest (ou thumbrest) pq acho bem desnecessário, apesar de bonito. Pra fechar o pacote tirei os knobs metalicos tipo precision que vem nele e coloquei os clássicos do Jazz Bass, que acho que combina mais. Mais umas fotos:

Review: Squier Jazz Bass Original California 37253141



Review: Squier Jazz Bass Original California 47262074



Review: Squier Jazz Bass Original California 39045151



Review: Squier Jazz Bass Original California 74997485



Algumas fotos vcs vão reparar que o escudo não tem todos os parafuros, isso pq esse escudo tort tem 11 furos ao invés de 10, e também pq usei 1 parafuro pra fazer a blindagem e outros 4 pra colocar os covers... Só hoje sai atrás de parafusos mas não achei cromados de jeito nenhum, coloquei parafuros pretos, que no escudo tortoise ficam "sumidos" por enquanto acho que vou deixar assim mesmo, nem ficou mto feio, não tirei fotos ainda.

Bom, acho que é isso, ao meu ver o baixo ficou MUITO bom, ao todo gastei 1700 reais e me diverti (e aprendi muito) fazendo eu mesmo todas as alterações. O visual ficou ótimo e o timbre matador, bem roncadão, definido... Fica aqui minha dívida de colocar samples de audio pra galera. Qualquer duvida/críticas são bem vindas.

Abraços.











Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Re: Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Abr 19, 2011 12:00 pm

^Valeu, Mauro.

Muito boa a descrição dos ups.
Agora, é ficar na expectativa de ouvir a criança.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Re: Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por afonsodecampos Ter Abr 19, 2011 1:05 pm

Coisa fina!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Re: Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por Rauser Ter Abr 19, 2011 1:39 pm

lindo claps

____________________________
SINGLE É SINGLE !!
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Re: Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por RaphaGarcia Seg Abr 25, 2011 2:05 pm

Cara, show de bola esse bass!
Tenho muita vontade de fazer isso (defret) em um baixo, e dar um up na captação e tal... mas me falta verba pra conseguir um baixo decente de ser mexido! hauehaueh

Agora, assim como todos daqui, fico na expectativa de ouvir o bichão!

Abraços!

____________________________
#10 Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai | #38 Squier® Club | #?? Condor Club | #29 Behringer Club | #12 Clube dos não somente baixistas | #31 Clube das 5 ou mais Cordas | #41 Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos - Parte IV | #083 Clube do Rock/Metal | #70 Clube Cort
RaphaGarcia
RaphaGarcia
Membro

Mensagens : 317
Localização : Belo Horizonte - MG

http://www.twitter.com/RaphaGarcia

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Squier Jazz Bass Original California Empty Re: Review: Squier Jazz Bass Original California

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos