Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

3 participantes

Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Mascis Dom maio 01, 2011 10:16 pm

Boa Noite pessoal!

Ja venho lendo "escondido" o fórum a algum tempo e resolvi agora dar o ar da graça.

Ja fui baixista de profissão, hoje estou "aposentado", brinco com violão e teclado e atualmente estou montando um home pra iniciar a gravação de uns trabalhos autorais. A intenção de montar um home veio da ideia de que um trabalho artístico não pode sofrer influência de coisas "menores" como agenda e horas de estudio. Com um home eu gravo quando acho que a coisa ta legal pra ser gravada, perco o tempo que acho necessário sem pressões que possam atrapalhar justamente a "vibe" criativa. Inclusive acordar as 3:30 da manha e sair correndo pro computador pra registrar uma melodia, ou riff, ou letra que eu sonhei e acordei com aquilo na cabeça mas que se demorar 15 minutos pra registrar eu esqueço. Meio bizarro não? rs!

Partindo desse ponto, resolvi montar um estudio pra uso pessoal, sem fins comerciais. Onde eu possa fazer pequenas gravações e demos sem comprometer demais qualidade. Não tenho pretensões de gravar bateria ou coisas mais escandalosas acusticamente falando. Apenas, violão, vozes, uma percurssão ou outra, algum experimentalismo exporádico, coisas assim. Pro resto existem os mravilhosos VSTis!

Tenho um estudio básico, que fui montando aos pouquinhos, mas que esta todo desmontado no momento devido a uma mudança. Estou aproveitando então a oportunidade pra pedir os conselhos e opiniões de vocês, gente que manja. Do que acham dos meus equipamentos, o que poderia ser melhorado, onde estão os gargalos, etc.

Lembrando apenas que no momento nao pretendo investir rios de dinheiro nisso, so pretendo trocar aquilo que estiver realmente muito atrás em relação ao resto do equipamento ou que tiver um custo-benefício muito bom pra ajudar a manter o meu home pobre porém limpinho heheh.


- Um pc bom
- Placa M-Audio 2496
- Mesa Tapco Line6 (by mackie) - muitos dizem que os preamps dessa mesa sao os mesmos da mackie, mas nunca achei nada referente a isso.
- Fone AKG K240 monitor (com mais de uma década de uso, caindo aos pedaços, mas firme e forte!)
- Monitor yamaha HS50M
- Sub Yamaha HS10W
- Mic Shure SM57
- Mic Shure SM58 (usava pra cantar em banda, mas ta muito bem conservado)
- Mic Behringer B2 Pro (nao é a melhor coisa do mundo, eu sei, mas pra uma sala longe da perfeição acustica, instrumentos medianos e uns canarinhos honestos mas nada que entre no coral alexandrov :p )
- Teclado Midi Controler M-Audio Axiom 61
- Cabos balanceados Reference com plugs Neutrik para microfones e conexao dos monitores.
- Cabos RCA santo angelo AC2 (http://www.santoangelo.com.br/novo_site/produtos.php?produto=62) pra conexão da mesa com a placa.
- 3 violões, 2 baixos, uma caixa ampeg b3, varios VSTis, alguns pedaizinhos da Boss e mais um monte de coisa pra fazer barulho! \o/


- DAW - É uma dúvida, ja brinquei com alguns, as minhas atuais impressões, por favor ajudem:

Pro tools - é lindo e maravilhoso SE voce tiver um mac e SE tiver uma interface digidesign com o protools HD, pro resto é mais nome do que vantagem. (principalmente pra mim que nao pretendo ficar trocando arquivo com estudio pro)

Cubase - Acho muito legal, seria meu preferido se não fosse caro e nao tivesse aquele negocin usb pra impedir pirataria horroroso, que da pau de tudo quanto é jeito.

Reaper - Barato, facil de usar e tem 90% de tudo o que eu preciso. é a minha atual alternativa ao Cubase.

Estou pensando em pegar um korg nanopad pra bateria, apesar de ter pads no teclado o nanopad me pareceu mais pratico pelo tamanho, maior numero de pads e ainda tem aquele pad pra fazer rufo, tudo por um preço bem razoavel!


Estou ansiosamente no aguardo da opinião e comentarios de voces! Obrigado! Smile





Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Alexandre Lopes Seg maio 02, 2011 3:15 pm

Mascis, seja bem vindo ao forum, sugiro que se apresente no tópico de boas vindas.

Em relação aos equipamentos, não tem nem o que comentar, para o tipo de trabalho que vai fazer, a mesinha, placa e microfones dão conta do recado para fazer um trabalho com qualidade, já que a bateria irá ser criada pelo korg nanopad.

O que tem que ver agora é! Onde vai montar os equipos? Um cômodo da casa dedicado para musica? Quarto? A área tem muito barulho externo? (rodoviaria, aeroporto, linha de trem, cachorro do vizinho barulhento)

Caso o lugar seja sossegado para fazer captação de audio, seria legal apenas investir em uns bass-traps nos cantos ou até mesmo usar somente alguns absorvedores nas paredes conforme for surgindo a necessidade.

Acho que o mais importante para o trabalho que vai realizar, é montar os equipamentos de maneira que fique confortavel, monitores bem posicionados, etc ... Caso não tenha investir em uma boa mesa de madeira, e uma cadeira patrão, é uma boa pedida! Razz

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Djban_estudio_01

Mascis escreveu:

- DAW - É uma dúvida, ja brinquei com alguns, as minhas atuais impressões, por favor ajudem:

Pro tools - é lindo e maravilhoso SE voce tiver um mac e SE tiver uma interface digidesign com o protools HD, pro resto é mais nome do que vantagem. (principalmente pra mim que nao pretendo ficar trocando arquivo com estudio pro)

Cubase - Acho muito legal, seria meu preferido se não fosse caro e nao tivesse aquele negocin usb pra impedir pirataria horroroso, que da pau de tudo quanto é jeito.

Reaper - Barato, facil de usar e tem 90% de tudo o que eu preciso. é a minha atual alternativa ao Cubase.

Estou pensando em pegar um korg nanopad pra bateria, apesar de ter pads no teclado o nanopad me pareceu mais pratico pelo tamanho, maior numero de pads e ainda tem aquele pad pra fazer rufo, tudo por um preço bem razoavel!


Software de gravação é questão de gosto, mas seu conceito esta totalmente errado em relação ao Pro Pools, já usei PT em MAC e PC, e funciona bem nos dois S.O

Para você que tem uma Delta 2496 com processador DSP de 36-bit, irá sentir a diferença na qualidade dos plugins R.T.A.S!

Espero de alguma forma ter ajudado.

Forte abraço. Amigos

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Mascis Seg maio 02, 2011 6:20 pm

Alexandre!

Muito obrigado pelo comentário!

Eu acredito que o grande problema no momento seja esse mesmo, o espaço. Ainda não está muito bem definido pra onde eu vou, é possivel que me mude para um apartamento em andar alto, neste caso devo dedicar um pequeno quarto só para este fim. Mas estou com medo, pois fica muito próximo a praia e a maresia não costuma perdoar equipamentos eletronicos. Sera que mesmo isolando tudo ainda terei problemas?

Poxa depois que vi o video do carinha la de BH gravando no quintal de casa a ceu aberto, fiquei curioso de saber como ele faz isso usando condenser sem captar a agua da pia da vizinha que ta lavando a louça. rs!

Essas suas caixinhas são as famigeradas NS10 né? Show de bola! Agora me surgiu uma dúvida. No manual das minhas, vem dizendo que não é recomendado usá-las de lado, que foram feitas para serem usadas em pé. Mas vejo sempre o pessoal usando deitadas, como fica isso? Preciosismo da yamaha?

Eu tenho uma audiophile 2496, é uma plaquinha simples, acho que a mais simples da M-audio, porem pelo que pude ver, os conversores A/D sao os mesmos dos modelos melhores, entao me atende, pelo menos por enquanto.

O caso do protools não é que ele seja ruim no pc, é que ele so mostra o porque se ser essa maravilha toda num mac, com a versao hd e hardware digidesign. Ai ele realmente faz diferença! Em outras configurações ele fica em pé de igualdade com outros DAWs realmente se tornando apenas uma opção de gosto. Mas claro que posso estar enganado, essa é apenas a minha impressao, tem muita gente mais experiente aqui do que eu e que pode falar bem melhor do assunto.

É isso ai, abraços!
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Alexandre Lopes Seg maio 02, 2011 8:24 pm

Mascis, nesta questão de maresia não tenho nem idéia, moro a uns 600km do litoral.

O carinha lá de BH (Felipe) manja muito de gravação, o segredo da qualidade ter ficado boa é o cara ser fera em edição, mixagem e masterização, a bateria foi inteira editada.

Essa foto que coloquei dos ns10 é ilustrativa, não é o meu home .... Há alguns anos atrás tive uma pequena sala de gravação, mas não deu muito certo e acabei vendendo os equipamentos.

Hoje eu tenho um micro-nano Home Studio, que esta mais para ilha de edição de video, entrei na onda de fuçar no after effects e vegas.

Esse lance de usar as caixas deitadas vai de gosto, se você achar que as caixas tem melhor sonoridade com o falante e tweeter alinhados na horizontal, é melhor usar assim...... Mas (eu acho) que a yamaha deve recomendar usar de pé, pelo fato dessas caixas não terem proteção anti-magnética, e nesta posição interferir menos.

Quanto ao Pro Tools, até as versões mais simples tem beat detective, elastic audio, automação de faders do track, plugins Real Time Audio Suite, entre outras ferramentas. De todos os softwares que tive oportunidade de usar, o Pro Tools sai na frente ...













____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por LuCaSbass Seg maio 02, 2011 8:29 pm

Alexandre, vc conhece o Logic? Tenho usado ele e gostado bastante, mas tem gente que acha o Pro-Tools ainda melhor... tenho vontade de experimentar mas também acho que em time que está ganhando não se mexe, mesmo que esteja ganhando por pouco(faz muito pouco tempo que estou usando hehe)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Mascis Seg maio 02, 2011 8:36 pm

Alexandre Lopes escreveu:
Quanto ao Pro Tools, até as versões mais simples tem beat detective, elastic audio, automação de faders do track, plugins Real Time Audio Suite, entre outras ferramentas. De todos os softwares que tive oportunidade de usar, o Pro Tools sai na frente ...

Entao, eu tenho a versão M-Powered do protools, ele tem tudo isso? Se tiver confesso que estou ficando balançado a testar ele novamente hehehe.

RTAS sao muito bons e o beat detective faz uns milagres! Wink
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Alexandre Lopes Ter maio 03, 2011 5:16 pm

LuCaSbass escreveu:Alexandre, vc conhece o Logic? Tenho usado ele e gostado bastante, mas tem gente que acha o Pro-Tools ainda melhor... tenho vontade de experimentar mas também acho que em time que está ganhando não se mexe, mesmo que esteja ganhando por pouco(faz muito pouco tempo que estou usando hehe)

Lucas, já ouvi falar muito bem sobre as versões do Logic... Sem duvidas deve ser um ótimo programa para trabalhar com audio, aproveitando a deixa ... O Logic suporta plugins RTAS?

Mascis escreveu:
Alexandre Lopes escreveu:
Quanto ao Pro Tools, até as versões mais simples tem beat detective, elastic audio, automação de faders do track, plugins Real Time Audio Suite, entre outras ferramentas. De todos os softwares que tive oportunidade de usar, o Pro Tools sai na frente ...

Entao, eu tenho a versão M-Powered do protools, ele tem tudo isso? Se tiver confesso que estou ficando balançado a testar ele novamente hehehe.

RTAS sao muito bons e o beat detective faz uns milagres! Wink

Só usei o PT LE / M-powered, e todas as versões tem essas ferramentas ...

Para você que vai gravar voz, fazer gravação em loop é outros quinhentos, da para criar idéias musicais muito mais interessantes!

Se tiver oportunidade, teste o software novamente, compre uma video aula ou leia bastante a respeito, existem varios tutoriais de qualidade.

Um site que recomendo é o http://www.musicaeaudio.com.br

Se mesmo assim tiver duvidas sobre o Pro Tools, assista o video abaixo, sem o Pro Tools seria missão impossivel.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home Empty Re: Apenas mais um tópico de sugestões de melhorias pra um home

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos