Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas Na Masterização

3 participantes

Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Problemas Na Masterização

Mensagem por Marck Seg maio 02, 2011 6:46 pm

Fala ae gallera! Beleza?
Poo procurei nos tópicos aqui mas não achei,to com com um probleminha na masterização,meio sério,as musicas que eu faço tão ficando legais,porem num volume muito baixo,dai eu aumento um pouco,ai o negocio clipa,se eu deixo baixo,fica muito baixo,não da quase pra escutar no mp3. o que eu faço? pra conseguir um bom volume sem o negocio clipar? agente escutas essas musicas tipo "Crying" do Aerosmith a batera altassa com um ganho fuderoso,guitarra, baixo e vocal tudo direitinho. som até meio massudão com pesso e tal so que as ondas,quando você abre no sound forge por exemp´lo,as ondas da musica não "variam tanto" ficam mais planas? isso facilita no ganho?

ajudem ai gallera!
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Re: Problemas Na Masterização

Mensagem por Mateus Bass Seg maio 02, 2011 7:09 pm

Cara, o ideal ( eu acho ) é você exportar com já um volume razoável pra depois aplicar um Limiter pra conseguir volume perto de 0.0 dB... e tbm não aumentar junto com a música o ruido...
Espero ter ajudado...
Abraço!
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Re: Problemas Na Masterização

Mensagem por Claudio Seg maio 02, 2011 7:13 pm

Bem... várias pessoas serão capazes de te dar várias opiniões diferentes sobre esse assunto. Vou dizer como eu costumo fazer, aí você testa e vê se o resultado te agrada.

Na verdade, seu problema não é nem na masterização, e sim ainda na mixagem. O que vou citar agora, eu faço individualmente para cada instrumento, em cada trilha gravada:

Após a captação de áudio do instrumento, eu aplico um Normalize Track em 0dB.

Deixo os controles de ganho e de volume da trilha também em 0dB.

Para cada trilha eu uso um plugin de Compressor, em geral utilizo o Sonitus:FX Compressor.

Durante a mixagem, vou ajustando os níveis de volume através do controle de ganho *do compressor*. Se atrilha estiver muito alta, atribuo valores negativos ao ganho, e faço o contrário para as trilhas com volumes muito baixo.

Depois que os volumes já estão ajustados de maneira satisfatória, eu exporto a música pro formato Wave e abro no Soundforge.

No Soundforge, entro no menu Effects --> Dynamics --> Graphic.

Na caixa de seleção Presets, escolho a opção "[Sys] 2:1 compression starting at -18 dB". Além disso, marco as checkbox "Auto gain Compensate" e "Sync Channel Gains", e deixo o controle de "Output Gain" em 0dB.

Pronto... Aplico essa configuração em toda a trilha, e se ainda assim persistir num volume muito baixo, vou subindo com o controle de Output Gain até no máximo +3dB.

Se chegar a +3dB e ainda estiver baixo, descarto essa trilha wave e retorno pro trabalho de mixagem no Sonar, e aí eu tento trabalhar com adição de volume, tomando o cuidado pra não puxar ruídos e acabar adicionando frequências indesejadas. Após esse trabalho, repito o processo do Soundforge.

Se no final, ainda não está do seu agrado, e o volume continua baixo, significa que a fonte externa de áudio não foi captada de maneira satisfatória, então descarte a gravação inteira e faça tudo novamente, com um ganho maior na porta de entrada do áudio.

Não adianta insistir com fontes externa de qualidade ruim, compressor, ganho e dinâmica não fazem milagres... pelo contrário, se utilizados de maneira incorreta pode ficar pior do que já estava. O grande lance da gravação, é captar bem a fonte externa, com um spectro uniforme, beirando 0dB.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Re: Problemas Na Masterização

Mensagem por Marck Dom maio 15, 2011 9:34 pm

fiz esse esquema ai do soundforge que o claudio falou,depois peguei o audio pus no audition e usei o plug-in de masterização dele,ficou muito show! obrigado gallera!
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Re: Problemas Na Masterização

Mensagem por Claudio Dom maio 15, 2011 9:49 pm

Beleza, que bom que tenha funcionado up

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Na Masterização Empty Re: Problemas Na Masterização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos