Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quê 5 ou 6 cordas?

+74
edumoraes
Jordan Magave
Uchoa
leonardo.reis
rafaelravazzi
Joao Tozzi
carolll-bass
CaQuinhO
Stormbringer
Christian
fheliojr
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
malka_aff
carimbass
bassfuria
ricardorony.boliveira
Walmir Teixeira
Fabrício Simões
gbarcelos
MarceloCol
Raphael Amin
andremega
luizalexandre
Moisés Simeão
Umbriel
rmarigo
Eduardo Tob
claudioweber
gsfteodoro
fgbass
rafael.buzzi.andrade
thiagoc
subgrave
Rick Charles
Kobeh
Fá Mendonça
brucce
Átila Moreira Cedro
bodhan
Rotiv
odntht
felpope
lobo bassman
Fabricio Bass boc
Loo
Fernando Zadá
wellrod
basslave
cvmoretti
dudamir
NeyBass
Yngway
joabi
DenisLM
bodyhammer
Thales_Sr
andrepbbass
LuCaSbass
Tonante
GusVCD
vcrz
Polli
mnincao
Cid
Guilé
fma
Binão
Silouco
allexcosta
CG
Daniel
NETOULTRA
Tarcísio Caetano
78 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Set 17, 2013 9:32 am

Stormbringer escreveu:acabei percebendo que o músico profissional não difere em nada do bibliotecario, do arquivista, do bancário...
Não é bem assim...

Há as viagens, lugares novos que conhecemos, os hotéis (muitas vezes 5 estrelas), o cansaço geralmente é muito maior que de um bancário ou arquivista, às vezes rola comida de primeira, camarins recheados de coisas legais e depois de um tempo a gente passa a curtir qualquer estilo que toca. Isso se aprende...

Enfim, não é um mar de rosas como alguns pensam, 3 ou 4 noites seguidas sem dormir ou dormindo 1 ou 2 horas são extremamente comuns, assim como cochilos em aeroportos, encostado em uma caixa de som ou no chão de um camarim em uma cidade do interior, mas igual à vida de quem tem um emprego tradicional não é.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Ter Set 17, 2013 9:38 am

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:acabei percebendo que o músico profissional não difere em nada do bibliotecario, do arquivista, do bancário...
Não é bem assim...

Há as viagens, lugares novos que conhecemos, os hotéis (muitas vezes 5 estrelas), o cansaço geralmente é muito maior que de um bancário ou arquivista, às vezes rola comida de primeira, camarins recheados de coisas legais e depois de um tempo a gente passa a curtir qualquer estilo que toca. Isso se aprende...

Enfim, não é um mar de rosas como alguns pensam, 3 ou 4 noites seguidas sem dormir ou dormindo 1 ou 2 horas são extremamente comuns, assim como cochilos em aeroportos, encostado em uma caixa de som ou no chão de um camarim em uma cidade do interior, mas igual à vida de quem tem um emprego tradicional não é.
Era melhor eu ter comparado com um "caixeiro viajante". Ou um programador itinerante como eu, que as vezes tenho que passar uma semana em SP ou RS presencialmente pra acompanhar de perto alguma etapa de um projeto Razz.

Mas o que eu quis dizer é que é um trampo como outro qualquer, e poucos são os que atingem o estágio de poder escolher "só o que quer". Eu queria trabalhar só programando games de plataforma Razz.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Joao Tozzi Sex Set 20, 2013 11:22 am

Se você quer ter mais opções  para explorar os graves use um contrabaixo de 5 cordas (meu preferido), a corda SI faz um grande diferença. Mas ela simplesmente vai aumentar as suas opções sonoras, não é obrigatório tê-la. O que você toca em um contrabaixo de 5 cordas vc consegue tocar em um contrabaixo de 4 cordas apenas tendo que oitavar algumas notas.

Já o contrabaixo de 6 cordas eu particularmente não sou muito fã. É mais pra pessoas que solam ou fazem acordes no contrabaixo (que podem ser feitos em baixos de 4 cordas também, é só da uma olhadinha no Baixo & Voz).

Além disso, podemos mudar a afinação do contrabaixo de 5 cordas para ao invés de usar a afinação (G D A E B) usar (C G D A E) alcançado assim as notas mais agudas que o contrabaixo de 6 cordas alcança.
Joao Tozzi
Joao Tozzi
Membro

Mensagens : 8
Localização : Serra, ES

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andremega Ter Nov 12, 2013 2:43 pm

Peguei um 6 cordas esses dias. Nao sei se é a construcao dele, mas gostei muito.

Mas vejo aplicacao pra cada um deles, incluindo diferentes modelos com mesmo numero de cordas. Nao acho que se precise escolher um e ponto final. Questao de gosto. E talvez, mais ainda, de bolso!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 12, 2013 3:39 pm

Joao Tozzi escreveu:O que você toca em um contrabaixo de 5 cordas vc consegue tocar em um contrabaixo de 4 cordas apenas tendo que oitavar algumas notas.
Então não consegue.

Apesar de ambas serem um dó, C2 e C3 são notas diferentes, com frequências diferentes, e provocam reações diferentes no ouvinte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 12, 2013 3:52 pm

allexcosta escreveu:
Joao Tozzi escreveu:O que você toca em um contrabaixo de 5 cordas vc consegue tocar em um contrabaixo de 4 cordas apenas tendo que oitavar algumas notas.
Então não consegue.

Apesar de ambas serem um dó, C2 e C3 são notas diferentes, com frequências diferentes, e provocam reações diferentes no ouvinte.
A ultima vez que estive nesse tópico, eu sai com a impressão que o gbarcellos ainda estava achando que B0 e B1 eram a mesma nota.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafaelravazzi Qui Dez 12, 2013 10:04 am

Poxa, acho que é uma discussão inútil.
Você toca baixo elétrico? então. Existem diversos modelos, com timbres diferentes, pegadas diferentes, possibilidades e nº de cordas diferentes.

Ouça quanto mais músicos puder ouvir. Se preocupe em aprender a tocar bem, que seja um baixo de meia corda rsrsrs.

Existem gênios em 4 cordas, 5, 6.. fretless, acústico.. o mundo é grande maninho.
rafaelravazzi
rafaelravazzi
Membro

Mensagens : 11
Localização : Guarantã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 12, 2013 10:26 am

^ As observações são válidas, mas a discussão não é inútil.

Há no mercado estilos que exigem uma quinta corda. Instrumentos com diferentes números de cordas apresentam desafios diferentes para o músico e é esse tipo de coisa que discutimos por aqui.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafaelravazzi Qui Dez 12, 2013 10:30 am

às vezes só parece que alguém quer ter mais razão que outrem...

Olha o rumo que tomou esse tópico. Sei lá mano...
rafaelravazzi
rafaelravazzi
Membro

Mensagens : 11
Localização : Guarantã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 12, 2013 10:38 am

rafaelravazzi escreveu:às vezes só parece que alguém quer ter mais razão que outrem...

Olha o rumo que tomou esse tópico.

Bem-vindo ao FCBR.  up 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafaelravazzi Qui Dez 12, 2013 10:51 am

rsrsrsrsrs verdade né mano rsrs
rafaelravazzi
rafaelravazzi
Membro

Mensagens : 11
Localização : Guarantã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por leonardo.reis Qui Dez 12, 2013 5:47 pm

Nem melhor, nem pior, apenas diferentes...

Eu vim do violão clássico, com braço largo e reto. Quando fui comprar meu primeiro baixo experimentei o de 4 cordas e achei que ele fosse quebrar na minha mão de tão fininho. Acabei levando um de 5.

Depois que realmente aprendi o instrumento é que senti as diferenças entre cada um. Acabei mudando para o de 6 cordas pela maior gama de notas e acordes, e também pelo conforto que trouxe pra mim, com o braço largo e cordas mais próximas (tem baixista que odeia isso).

Hoje possuo os de 5 e 6 cordas. Os de 4 cordas continuam desconfortáveis pra mim, mas sou muito fã e estudioso de grandes baixistas das 4 cordas.

Como eu disse, nem melhor, nem pior, apenas diferentes... quem puder, tenha um de cada.
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Uchoa Qui Dez 12, 2013 9:50 pm

Eu comecei apenas com 4 cordas , meu primeiro 5 foi um SR5 que achei bem interessante os graves em alguns arranjos .
O de 6 cordas a primeira experiência foi quando chegou um para eu colocar a revenda na minha antiga loja de instrumentos , um baixo que não soube a procedência e nem o dono , era excelente o som e pegada.

Depois eu encomendei um de 6 , me senti bastante confortável com ele. So que o baixo foi mal construido com madeiras verdes e não durou muito .

Na minha opinião , acho valido tanto o de 4,5,6 ... Importante eh conseguir tirar proveito do baixo e o que a sua necessidade pede .

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Jordan Magave Sex Dez 13, 2013 5:18 pm

Pra mim a principal utilização de um baixo de 6c é para ter maior visualização dos campos harmônicos e poder compor juntos as melodias. Não descarto harmonia no 4c ou no 5c, mas é muito difícil formar as trétades.

Jordan Magave
Membro

Mensagens : 12
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Dez 13, 2013 5:34 pm

Se com um baixo de 4 cordas, as pessoas as vezes falam "nossa, que bonita sua guitarra", imagina com um de 6 cordas?  Ri Muito Ri Muito 
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por edumoraes Dom Mar 09, 2014 12:39 am

zueira que fizeram no photoshop, Musicman 11 cordas.

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 1891191_720150734682803_1347184198_n
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por malka_aff Dom Mar 09, 2014 3:06 pm

chegou a da uma tonteada aqui nos zóio hehehe
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por GenocideBass Qua Abr 18, 2018 7:43 pm

Amigos, estou com uma grande dúvida entre o baixo de 4 ou 5 cordas; sempre toquei com baixos de 4 cordas, mas agora por causa das afinações mais graves de algumas musicas das bandas que farei cover, penso em adquirir um baixo de 5 para não ter que mudar a afinação do baixo de 4 cordas. Então, oque fazer?? pegar um baixo de 5 cordas, ou só mudar a afinação do de 4?? Agradeço toda e qualquer opinião e concelhos de amigos.
GenocideBass
GenocideBass
Membro

Mensagens : 114
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 18, 2018 8:18 pm

GenocideBass escreveu:Amigos, estou com uma grande dúvida entre o baixo de 4 ou 5 cordas; sempre toquei com baixos de 4 cordas, mas agora por causa das afinações mais graves de algumas musicas das bandas que farei cover, penso em adquirir um baixo de 5 para não ter que mudar a afinação do baixo de 4 cordas. Então, oque fazer?? pegar um baixo de 5 cordas, ou só mudar a afinação do de 4?? Agradeço toda e qualquer opinião e concelhos de amigos.

Cara, isso é extremamente pessoal.

Quem não é do rock tem um pouco de dificuldade de entender o conceito de baixar afinação, mas quem é fala sobre as digitações e uso da corda solta.

Tem que ver o quanto te afetaria, o quando você usa corda solta, o quanto complicaria ou simplificaria suas digitações e coisas assim.

Pelo seu nick vejo que você é do rock e nesse mundo há muita coisa que gente como eu não entende.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por GenocideBass Qua Abr 18, 2018 9:24 pm

allexcosta escreveu:
GenocideBass escreveu:Amigos, estou com uma grande dúvida entre o baixo de 4 ou 5 cordas; sempre toquei com baixos de 4 cordas, mas agora por causa das afinações mais graves de algumas musicas das bandas que farei cover, penso em adquirir um baixo de 5 para não ter que mudar a afinação do baixo de 4 cordas. Então, oque fazer?? pegar um baixo de 5 cordas, ou só mudar a afinação do de 4?? Agradeço toda e qualquer opinião e concelhos de amigos.

Cara, isso é extremamente pessoal.

Quem não é do rock tem um pouco de dificuldade de entender o conceito de baixar afinação, mas quem é fala sobre as digitações e uso da corda solta.

Tem que ver o quanto te afetaria, o quando você usa corda solta, o quanto complicaria ou simplificaria suas digitações e coisas assim.

Pelo seu nick vejo que você é do rock e nesse mundo há muita coisa que gente como eu não entende.


Valeu a dica amigo.....o ruim, é que onde moro não tem nenhuma loja que eu possa ir pra experimentar um baixo de 5 cordas, isso facilitaria muito...
GenocideBass
GenocideBass
Membro

Mensagens : 114
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NETOULTRA Qui Abr 19, 2018 7:59 am

Tarcísio Caetano escreveu:
andrepbbass escreveu:Em minha pequena estrada musical como músico gospel a Sí faz muita falta quando toco com 4 cordas. Hoje ao meu vê ter um baixo 5 cordas pra usar a Sizona é fundamental, 6 cordas nem tanto mas não descarto o uso.

NeyBass escreveu:eu penso que para determinados estilos de música é necessário uma 5ª corda, eu como toco de tudo, não me vejo com um bass de 4 cordas, sentiria falta da B, (principalmente quem toca musica gospel) usa muito a corda B,  agora o 6 cordas, ja não acho tão necessario para mim, não sou muito de solos se tivesse um, seria mais por vaidade mesmo.
Resumindo: creio que essa opção de numero de cordas, vai muito do estilo musical a ser tocado.

Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...

Não se rata de solicitar, afirmo 100% de certeza pois tb toco na igreja, se vc quiser copiar 100% uma linha de baixo das músicas gospel atuais em pelo menos 80% dos casos vai precisar do Sizão. Sá pra se virar sem ele? Claro que sim, mas não vai ficar igual visto que a maioria das gravações foram feitas em baixo de 5 cordas e o baixista normalmente usa em algum momento a 5 corda, principalmente nas 4 primeiras casas... Essas notas nessas oitavas não existem em um baixo de 4 cordas, simples assim...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Abr 19, 2018 9:37 am

GenocideBass escreveu:(...)por causa das afinações mais graves de algumas musicas das bandas que farei cover, penso em adquirir um baixo de 5 para não ter que mudar a afinação(...)
Qual a afinação você vai usar? Se for pouca coisa - e você gosta do seu baixo - pode comprar um (ou um jogo) de hipshot xtender. (Dependendo do headstot não vai dar pra usar mais de uma dessas tarraxas, mas aí vai de cada baixo)



https://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-musicais/tarraxa-hipshot-xtender

Outra opção: Você precisa do Si e do Sol? Se você quer outro baixo para essa música mas não for usar o range das 5 cordas, pode sempre montar um baixo de 4 cordas com o DAEB (de baixo pra cima).
Era bom dar uma avaliada no baixo que for comprar pra ver se não vai ter problema no tensor antes, mas uma vez feito isso, pode ser que te atenda.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Qui Abr 19, 2018 10:25 am

ter dois baixos é uma opção?


quanto a hipshot bass xtender, o lance é tão caro, que eu prefiropedir 20 segundos pra afinar a corda pra musica especifica que vai usar essa afinaçao Laughing

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Abr 19, 2018 10:34 am

Meu caso é interessante em relação a baixo de 4 e 5 cordas. Atualmente eu peguei aquele Stingray 5 HH. Só que tem sido estranho pra mim, no sentido de que habituei minha linguagem às quatro cordas. Até meu pensamento já foi condicionado para lidar apenas com quatro cordas. É como se eu tivesse me habituado a produzir fogo lascando uma pedra na outra e agora estivesse com uma caixa de fósforos e álcool. No meu caso, produzirei fogo do mesmo jeito, mas um me fez pensar muito mais e me esforçar muito mais. Doideira.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Qui Abr 19, 2018 10:45 am

cara, eu noto que cada baixo, mesmo entre modelos de 4 cordas, te poem em um "mindset" diferente porque eles soam diferentes...
e entre 4 e 5 cordas ainda tem a questão estrutural mais aparente, muda sim o jeito de pensar.*

*isso considerando criação e improviso... pra coisas "decoradas" muda menos.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NETOULTRA Qui Abr 19, 2018 11:53 am

Acho que vcs não entenderam, o baixo de 5 cordas tem 5 notas a mais ( as mesmas notas em oitavas diferentes ) que 1 baixo de 4 cordas.Óbvio que isso muda a pegada, posicionamento das mãos entre outras coisas... Xtender é mais pra Rock, mudar a afinação é gambiarra ( Na minha opnião ) ...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Qui Abr 19, 2018 12:31 pm

melhor deixar o cara comprar o de 5 e ficar com dois.
Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Abr 19, 2018 1:21 pm

Stormbringer escreveu:(...) o lance é tão caro, que eu prefiro pedir 20 segundos pra afinar a corda pra musica especifica
Acho que um bom pedal afinador é uma excelente opção de custo/benefício, mas vai que ele tem um amigo no USA que possa trazer um desses pre ele? É bom saber que existe a opção... hehehe
Stormbringer escreveu:melhor deixar o cara comprar o de 5 e ficar com dois.
Pelo que ele falou o problema é não ter como testar um 5c na cidade onde mora. Como no perfil dele está "Interior de São Paulo", não sei qual exatamente a distância pra um grande centro. Mas ta aí uma coisa que - caso ele opte por comprar um 5c - tem que estar nos planos: um pulo na grande SP.
NETOULTRA escreveu:(...)Xtender é mais pra Rock
Então.. o nick dele é "GenocideBass" e no perfil consta a seguinte info em Gêneros Musicais: Rock an Roll, Heavy Metal, Thrash Metal
hehehe
O Xtender foi feito pensando em caras como ele.
NETOULTRA escreveu:(...)mudar a afinação é gambiarra ( Na minha opnião ) ...
A afinação de um instrumento não é algo escrito em pedra.
Ukulele - por exemplo - tem algumas afinações "oficiais". O próprio contrabaixo foi ganhando essa afinação ao longo do tempo, na base da experimentação mesmo.
Existem baixos acústicos que possuem 5 cordas também. É extremamente comum a 5a corda ser um C e não um B. Em especial se o músico é um solista.

Tem alguns artista do Violão que usam outra afinação
Exemplos:


Afinação: DADGAD

- https://artesonora.pt/hot-gear/10-afinacoes-alternativas-de-guitarra/;
- http://blog.santoangelo.com.br/afinacao-dadgad-no-violao/;
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NETOULTRA Qui Abr 19, 2018 5:14 pm

Rafael a questão de mudar afinação de guitarra é para que ela te abra outras possibilidades de acordes, digitação, fingerstyle e etc... No baixo o que vcs proporam não é mudar afinação e sim colocar a quinta corda ( si) como se fosse a quarta e pra isso sacrificar o sol... Nao da pra compara o baixo com Guitarra, violão nesse caso... Pra mim colocar uma Si em um baixo de 4 cordas é uma bela de uma gambiarra...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Pz123 Qui Abr 19, 2018 5:25 pm

Pra quem está dizendo que Xtender é coisa de roqueiro e que mudar afinação é feio, sugiro este video:

https://www.youtube.com/watch?v=6eTBc7aWBGw
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Qui Abr 19, 2018 5:34 pm

^eu tava com receio de citar meu ídolo Laughing
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qui Abr 19, 2018 5:37 pm

Muita gente usa Xtender, Marcus Miller, Manring, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por GenocideBass Qui Abr 19, 2018 8:48 pm

Pessoal, muito obrigado pelas dicas e opiniões, acho que vou comprar um baixo de 5 cordas mesmo, na pior da hipóteses, ficará o aprendizado com o treino que farei pra me adaptar ao novo instrumento. Very Happy
GenocideBass
GenocideBass
Membro

Mensagens : 114
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Eduardo Tob Sex Abr 20, 2018 7:09 am

Pz123 escreveu:Pra quem está dizendo que Xtender é coisa de roqueiro e que mudar afinação é feio, sugiro este video:

https://www.youtube.com/watch?v=6eTBc7aWBGw

Cara esse vídeo é uma das coisas mais lindas que já tive a alegria de ver/ouvir. É de outro planeta isso.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Abr 20, 2018 8:57 am

NETOULTRA escreveu:(...)questão de mudar afinação de guitarra é para que ela te abra outras possibilidades de acordes, digitação, fingerstyle e etc...
Sim. Perfeito.
NETOULTRA escreveu:(...)No baixo o que vcs proporam não é mudar afinação e sim colocar a quinta corda ( si) como se fosse a quarta e pra isso sacrificar o sol(...)colocar uma Si em um baixo de 4 cordas é uma bela de uma gambiarra...
AH, Sim! Nesse caso específico é gambiarra desvergonhada mesmo! Como ele não estava tão propenso a comprar um 5c eu propus como uma alternativa de experimentação.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Vinicius F Sex Abr 20, 2018 12:43 pm

Um das coisas mais legais de um baixo de 5 é que ele pode ter proporcionar uma boa economia de movimento, quando necessário. Estou com um problema no ombro esquerdo e tenho usado o de 5 mais justamente por conta disso, mesmo quando não preciso das notas adicionais. Em 1 hora a diferença é grande...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 6 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos