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Mensagem por Jr. Primata em Ter Maio 03, 2011 4:19 pm

Antes de mais nada, perdoem se esse tema já tenha sido abordado.
Uma dúvida me acompanha há muito tempo e meu pouco conhecimento a respeito de eletrônica me impede de elucidá-la:

- Aos meus ouvidos, posicionados próximos ao braço, um captador tipo "P" tem muito mais punch, um timbre muito mais "gordo" que um tipo "J". Contudo, associados a outro "J", próximo a ponte, um set PJ apresenta menos punch que um um set JJ.

Considero curiosa essa inversão, pois se sozinhos o tipo "P" tem mais "peso" que um "J", o lógico seria que em associação com outro tipo "J", a relação fosse a mesma.

O que leva a essa inversão?
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Mensagem por CG em Ter Maio 03, 2011 4:58 pm

Não sei se sua dúvida é a mesma, mas tem um tópico aqui que pode te ajudar:

http://www.contrabaixobr.com/t6512-configuracao-pj-x-jj
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Mensagem por Guilé em Ter Maio 03, 2011 5:09 pm

Já tive a mesma impressão...inclusive prefiro o uso de chave "les paul" do que blend ou volumes paralelos tipo jazz bass...acho que mesmo fechando a ponte o P do braço não é a msm coisa do que puro de fato.
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Mensagem por CG em Ter Maio 03, 2011 5:12 pm

Em tempo, eu também acho que um P sozinho , aos meus ouvidos, funciona melhor que um P em configuração PJ
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Mensagem por Jr. Primata em Ter Maio 03, 2011 5:23 pm

CG escreveu:Não sei se sua dúvida é a mesma, mas tem um tópico aqui que pode te ajudar:

http://www.contrabaixobr.com/t6512-configuracao-pj-x-jj


Valeu CG! Se conhecesse esse tópico não teria criado este aqui.

Contudo, mesmo no outro tópico, minha dúvida não foi elucidada. Gostaria de um parecer técnico sobre o assunto.
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Mensagem por cvmoretti em Ter Maio 03, 2011 5:32 pm

será que o campo magnético de outro captador na ponte pode influenciar em algo?

interessante observação fiquei curioso também!
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Mensagem por CG em Ter Maio 03, 2011 5:36 pm

Jr. Primata escreveu:
CG escreveu:Não sei se sua dúvida é a mesma, mas tem um tópico aqui que pode te ajudar:

http://www.contrabaixobr.com/t6512-configuracao-pj-x-jj


Valeu CG! Se conhecesse esse tópico não teria criado este aqui.

Contudo, mesmo no outro tópico, minha dúvida não foi elucidada. Gostaria de um parecer técnico sobre o assunto.

Acontece, pela busca do fórum você jamais encontraria esse tópico...
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Mensagem por Daniel em Ter Maio 03, 2011 6:12 pm

Apenas para comparar as specs do site da seymour considerando os modelos vintage:

SJB-1: DC Resistance Bridge: 9.5 k (Neck: 9.2 k) Resonant Peak Bridge: 4.9 KHz (Neck: 5.1 KHz)

SPB-1: DC Resistance Bridge: 11.6 k Resonant Peak Bridge: 11.6 KHz

Acho que passa por ai a diferença...
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Mensagem por Cris Simões em Sex Maio 06, 2011 3:54 pm

Um luthier uma vez falou pra mim que existem algumas "combinações" de captadores que são legais e outras não. Depende da resistência, do material, da distância, da religião deles etc...
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Mensagem por allexcosta em Sex Maio 06, 2011 4:00 pm

Esse assunto é interessante...

Talvez exista algum cancelamento de fase entre os dois ou algum problema com a diferença grande na impedância...
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Mensagem por Cris Simões em Sex Maio 06, 2011 4:28 pm

Jr. Primata escreveu:
CG escreveu:Não sei se sua dúvida é a mesma, mas tem um tópico aqui que pode te ajudar:

http://www.contrabaixobr.com/t6512-configuracao-pj-x-jj


Valeu CG! Se conhecesse esse tópico não teria criado este aqui.

Contudo, mesmo no outro tópico, minha dúvida não foi elucidada. Gostaria de um parecer técnico sobre o assunto.
Fala Primata!
Estás fazendo alguma pesquisa pra alguma combinação de captadores pros modelos De Oliveira Dream? Wink Sei que você é endorse da marca. Estou interessado nesse modelo.
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Mensagem por Maurício_Expressão em Sex Maio 06, 2011 4:30 pm

CG escreveu:Em tempo, eu também acho que um P sozinho , aos meus ouvidos, funciona melhor que um P em configuração PJ
Isso... Para mim tem que ser Precision ou Jazz Bass. Esse negócio de Jazz Bass Special eu não curto!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Maio 06, 2011 4:51 pm

Guilé escreveu:Já tive a mesma impressão...inclusive prefiro o uso de chave "les paul" do que blend ou volumes paralelos tipo jazz bass...acho que mesmo fechando a ponte o P do braço não é a msm coisa do que puro de fato.
Dois dos meus Bertola's "PJ" basses, que já foram vendidos (um deles para um colega aqui do fórum), tem essa configuração, que é bem prática....
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Mensagem por JAZZigo em Sex Maio 06, 2011 5:34 pm

Jr. Primata escreveu:- Aos meus ouvidos, posicionados próximos ao braço, um captador tipo "P" tem muito mais punch, um timbre muito mais "gordo" que um tipo "J". Contudo, associados a outro "J", próximo a ponte, um set PJ apresenta menos punch que um um set JJ.
Tenho baixo J e tenho baixo P/J, mas, IMHO, acontece o oposto! Wink

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Mensagem por Jr. Primata em Sex Maio 06, 2011 6:04 pm

Fala Primata!
Estás fazendo alguma pesquisa pra alguma combinação de captadores pros modelos De Oliveira Dream? Wink Sei que você é endorse da marca. Estou interessado nesse modelo.

Oi Chris,

Não uso mais os deOliveira. Postei esse tópico por curiosidade. Já testei muitos instrumentos, alguns mais caros que outros, alguns mais confortáveis etc. Mas sempre retorno pros meus "jeeps" Jazz Bass e Precision.
Tenho um Precision adquirido recentemente e nele tenho a intenção de instalar um J na ponte. Mas como já coloquei, me intriga o fato dessa perda em todos os modelos PJ que já testei.

Abraço
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Mensagem por Cris Simões em Sex Maio 06, 2011 7:23 pm

Beleza Primata,
Aproveitando o tópico, você poderia fazer algumas "considerações" sobre os modelos que tocou e combinação de captadores, tipo quais ficaram "pior" e quais ficaram "melhor"? Principalmente nos modelos Dream. (To querendo um, mas to pesquisando pra mandar fazer com as especificações mais bacanas) Valeu Wink
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Mensagem por Amagomes em Sab Maio 07, 2011 11:06 am

Guilé escreveu:Já tive a mesma impressão...inclusive prefiro o uso de chave "les paul" do que blend ou volumes paralelos tipo jazz bass...acho que mesmo fechando a ponte o P do braço não é a msm coisa do que puro de fato.

(2)
Eu peguei um SX precision e vou colocar um captador na ponte, e a seleção será com chave.

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Mensagem por Jr. Primata em Sab Maio 07, 2011 11:29 am

Amagomes escreveu:
Guilé escreveu:Já tive a mesma impressão...inclusive prefiro o uso de chave "les paul" do que blend ou volumes paralelos tipo jazz bass...acho que mesmo fechando a ponte o P do braço não é a msm coisa do que puro de fato.

(2)
Eu peguei um SX precision e vou colocar um captador na ponte, e a seleção será com chave.


A chave é uma boa opção. Knobs de Balance tornam-se pouco práticos.
Os Dreamers são uma ótima opção. Quando a deOlivieira começou, sugeri um set formado por J MM J, que inclusive apareceu em uma das fotos da NAMM desse ano. Contudo, sem um estudo sobre inversão de fase, posicionamento e campo magnético, essa versão não conseguiu o resultado esperado.
Sugiro JJ ou PJ.
Abraço
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Mensagem por Cris Simões em Sab Maio 07, 2011 8:51 pm

Hum. Quando se seleciona os captadores Jazz o som não fica a contento é Primata? Eu tava pensando em deixar dois circuitos separados: Um ativo pro MM e um passivo pros Jazz, assim um não iria inerferir no outro, seriam escolhidos por uma chave de 2 posições.
1ª posição - 2 jazz ligados passivos
2ª posição - Music man ligado ativo.
Vou perguntar para alguns luthiers se funfa... Wink
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Mensagem por Jr. Primata em Dom Maio 08, 2011 7:31 am

Cris Simões escreveu:Hum. Quando se seleciona os captadores Jazz o som não fica a contento é Primata? Eu tava pensando em deixar dois circuitos separados: Um ativo pro MM e um passivo pros Jazz, assim um não iria inerferir no outro, seriam escolhidos por uma chave de 2 posições.
1ª posição - 2 jazz ligados passivos
2ª posição - Music man ligado ativo.
Vou perguntar para alguns luthiers se funfa... Wink

Você poderá usá-los juntos também. Encontrará timbres interessantes nas diversas combinações com as quatro bobinas. Quis dizer apenas que essa configuração poderia render mais ainda se houvesse pesquisa quanto a posição, fase etc.
O Dreamer J-MM-J é uma boa opção.

Abraço
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Mensagem por Moshe Bar Elohim em Dom Maio 08, 2011 11:24 pm

Jr. Primata escreveu: Tenho um Precision adquirido recentemente e nele tenho a intenção de instalar um J na ponte. Mas como já coloquei, me intriga o fato dessa perda em todos os modelos PJ que já testei. Abraço

Tenho um Condor Bx-12 PJ passivo. Nele não se perde o peso do P quando abre o J, nem se perde o peso do J quando se abre o P. Talvez seja a configuração do circuito:

-Potenciômetros: Alpha B500kOhm x2 volumes / Alpha A500Kohm x1 tone

-Captadores: ponte J: 7,05KOhm / braço P: (juntos em série): 11,08KOhm

-Capacitor: 2A683J (?nem sei quanto é isso?)

Comprei um Squier Standard PJ e está com o mesmo problema de atenuar ligeiramente no peso dos graves de um quando se abre o outro. (não é polaridade invertida nem diminuição do volume, e sim peso nos graves). Farei a mesma configuração do Condor BX-12 nele para ver no que dará. O review dele está aqui:
http://www.contrabaixobr.com/t15527-baixo-squier-by-fender-precision-bass-standard-series-pj-indicacoes

Já nos Jazz, esta atenuação simplesmente não existiu em nenhum baixo que eu já tenha tocado...
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Mensagem por Gustavo_AB em Seg Jun 20, 2011 3:24 pm

Estava pretendendo encomendar um PJ de luthier para poder alternar pelo knob entre o som do P e a mescla dos dois (PJ), que, teoricamente, não ficaria tão "estalado" quanto o do precision sozinho por ter o balanço com o J (corrijam-me se estou errado). Mas sou iniciante e, com vocês pendendo pro contra, fiquei na dúvida. Alguma sugestão? No caso do knob não ser a melhor das opções, essa chave de Les Paul pode atender à minha expectativa? Rolling Eyes
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Mensagem por SILVIAO em Seg Jun 20, 2011 6:32 pm

Já pensou em dois captadores P?
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Mensagem por basslave em Seg Jun 20, 2011 9:09 pm

Quer dizer PJ fica melhor com a chave da Les Paul heim... Estudando

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Mensagem por Gustavo_AB em Seg Jun 20, 2011 9:40 pm

Dois captadores P? Nunca ouvi falar dessa possibilidade. Chave é a melhor opção mesmo?
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Mensagem por basslave em Ter Jun 21, 2011 1:44 pm

E se colocar caps MM/PB será que fica muito from hell? ou não fecha

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Mensagem por Gustavo_AB em Ter Jun 21, 2011 1:54 pm

basslave escreveu:E se colocar caps MM/PB será que fica muito from hell? ou não fecha
Procurei no youtube e apareceu um vídeo só com um baixo assim. Não sei, o som de um PJ que vi em outro video me agradou mais, mas ele não tinha chave les paul alguma.
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Mensagem por basslave em Ter Jun 21, 2011 2:07 pm

Tava olhando o pré pra colocar essa chave les paul, mas só vem dois fios da placa para o pot. Complicou.

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Mensagem por basslave em Ter Jun 21, 2011 2:12 pm

Gustavo_AB escreveu:Dois captadores P? Nunca ouvi falar dessa possibilidade. Chave é a melhor opção mesmo?

Tem uns Alembic que vinham assim, mas só vi, não cheguei nem a encostar a mão, vi na net um gianoca tbm

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Mensagem por Gustavo_AB em Ter Jun 21, 2011 3:41 pm

basslave escreveu:Tava olhando o pré pra colocar essa chave les paul, mas só vem dois fios da placa para o pot. Complicou.

No caso você tava vendo pro MM/P né? Se sim, no caso do P/J com chave ficaria 1 posição pro P, outra pros dois juntos e outra pro J, certo?
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Mensagem por basslave em Ter Jun 21, 2011 4:39 pm

Meu baixo é P/J, eu tava estudando pra colocar uma chave ao invés do blend, mas só tem dois fios pot/pré

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Mensagem por Lapetina em Ter Jun 21, 2011 4:59 pm

eu toquei num epiphone no começo do mes,
um EMB-5
pj ativo, Que som!
pena que o baixo estava todo Ferrado!
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Mensagem por Gustavo_AB em Ter Jun 21, 2011 5:05 pm

Lapetina escreveu:eu toquei num epiphone no começo do mes,
um EMB-5
pj ativo, Que som!
pena que o baixo estava todo Ferrado!
Pelo que vi agora esse baixo usa o blend também. Isso deixou a desejar em algum momento?
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Mensagem por Lapetina em Qua Jun 22, 2011 8:20 am

não, mas talves pelo fato dele ser ativo, houve um melhor casamento.
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Mensagem por Cris Simões em Qui Jun 23, 2011 3:39 pm

basslave escreveu:Meu baixo é P/J, eu tava estudando pra colocar uma chave ao invés do blend, mas só tem dois fios pot/pré
Uma chave pode ser mais prática pra tocar ao vivo na eleção dos captadores. Mas o "bend" ou "balanço" pode ser mais adequado para escolher um som específico. Um luthier me falou que o "blend" atua como um filtro tirando um pouco do som... Será? scratch
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Mensagem por Lapetina em Qui Jun 23, 2011 4:04 pm

cara, pode até fazer sentido,
um potenciômetro nada mais é do que um resistor variável,
pode ser que ele roube um pouquinho de sinal mesmo!
já a chave, vai apenas chavear ligações.

sentido faz, mas se é perceptível eu já não sei.
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Mensagem por Murilo_HRU em Sex Jun 24, 2011 6:17 pm

a fender tem um P deluxe com cap MM na ponte??
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Mensagem por Amagomes em Sex Jun 24, 2011 7:46 pm

Murilo_HRU escreveu:a fender tem um P deluxe com cap MM na ponte??

Não exatamente um MM, mas tem sim, com um P e um HB na ponte,inclusive , tem um review aqui no fórum.

http://www.contrabaixobr.com/t8819-fender-american-deluxe-precision-bass?highlight=Deluxe
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Mensagem por Jr. Primata em Sab Jun 25, 2011 10:22 am

Uma chave pode ser mais prática pra tocar ao vivo na eleção dos captadores. Mas o "bend" ou "balanço" pode ser mais adequado para escolher um som específico. Um luthier me falou que o "blend" atua como um filtro tirando um pouco do som... Será? scratch [/quote]

Concordo no que se refere a precisão dos knobs. São mais úteis para se chegar "àquele timbre". Contudo, "on stage" nem sempre dispomos de tempo para definirmos determinado mix entre os captadores. No palco considero bem mais prático a seleção rápida e direta dos switchs.

Aproveitando, alguém poderia me indicar um luthier de confiança para a instalação de um J no meu Precision?

Abraço a todos
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