Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

+3
Lapetina
Thales_Sr
Eliezer (Zé)
7 participantes

Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 1:09 am

Olá pessoal, tudo beleza?
Tive a ideia de fazer esse review lendo algumas dúvidas a respeito desse baixo em tópicos na seção de “Contrabaixo elétrico e baixolão”. É uma forma de ajudar àqueles que entram no fórum em busca de informações sobre esse instrumento e também pra aqueles que ou estão iniciando ou em busca de um instrumento com bom custo-benefício pra ser um segundo baixo ou até mesmo o primeiro do set, dependendo do caso.
Vou tentar relatar aqui as características do baixo (positivas e negativas) com o máximo de detalhes possível.

Pois vamos lá...

Primeiro vou relatar o porquê da escolha por esse baixo:
Há um tempo vinha sentindo a necessidade de mais um instrumento e, dessa vez, de 5 cordas. Já sentia falta das notas mais graves que uma Bzona proporciona... Então, com a pretensão de adquirir o segundo instrumento, fiz uma estimativa de quanto podia gastar: até R$ 1.000.
Fiz então a velha peregrinação em várias lojas do ramo, testando vários 5 cordas nessa faixa de preço. E aí foram vários Strinberg´s, Tagimas, Memphis, uns Ibanez GSR (que na verdade passavam um pouco da faixa de valor estabelecida), etc. O que se sobressaiu em todos os critérios que estabeleci (preço, sonoridade, acabamento, conforto) para a aquisição foi justamente o Condor, que estava na loja MilSons de Natal/RN. Acabamento muito bom para o preço dele, som também muito bom (me surpreendi), braço confortável, levíssimo.
A ação das cordas do modelo que testei (e que acabei levando para casa) estavam numa altura média, nem muito baixas (que na verdade é como prefiro, quase encostando na escala hehehe), nem muito altas. Havia outro modelo desse baixo lá, mas as cordas dele estavam MUITO mais altas. Pois bem: fechei negócio.
O único porém, que quase me fez trocar o baixo foi um Hum altíssimo ao se usar o captador J da ponte. Ia trocá-lo pelo outro Condor do mesmo modelo que lá estava, mas já havia sido vendido. Me ofereceram um Rockbass, mas não tinha $ pra dar a diferença e fazer a troca. Além do mais, o meu Condor ainda não havia passado pelas mãos de um luthier, por isso decidi continuar com ele. Era um detalhe muito besta e fácil de se resolver para eu, por impulso, me livrar do instrumento assim. Inclusive pedi ajuda nesse episódio ao pessoal daqui do fórum e recebi ótimas respostas que me ajudaram a permanecer com o baixo.
Depois da regulagem/blindagem, voltou muito melhor! Mandei regular para 0.40 (ele veio com cordas 0.45) e pus um encordoamento novo da D´addario (roundwound).
A blindagem que mandei fazer foi a mais simples possível, pois não tinha grana na época pra fazer com folhas de cobre, mas pretendo fazê-lo em breve. Após a blindagem, o ruído persistiu, mas retornei ao luthier e o problema era no potenciômetro, que aparentemente estava com sujeira (o baixo era de mostruário, então dá pra se relevar isso). Diminuiu bastante o ruído.


Última edição por Eliezer (Zé) em Qui Jun 16, 2011 10:09 pm, editado 3 vez(es)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 1:11 am

Agora, o que todos estavam esperando hehehe O Review propriamente dito!
Very Happy

Madeiras
Corpo:Basswood
Braço:Maple
Escala: Rosewood

Informações do site do fabricante.

Captação

Os captadores são passivos, estilo PJ, que pra mim é uma excelente combinação, da qual gosto muito dos resultados sonoros. São da própria Condor (dizem por aí que são Kent Armstrong asiáticos disfarçados, não sei se procede).
O captador P é invertido, proporcionando uma boa massa sonora às cordas mais agudas e mantendo um bom peso nas mais graves. Ele proporciona também um som um pouco roncado, perceptível quando o mesmo está selecionado sozinho. Porém, deve ser usado com parcimônia, pois tende também a embolar um pouco quando em equalizações mais graves em amps.
O J por sua vez traz uma sonoridade bastante clara e definida, com bons médio-agudos e agudos. É um tanto ruidoso, mas nada que não dê para sanar. Por esse motivo, não indico deixá-lo atuando sozinho, pois o “hum” fica mais evidente, já que além de ser um single-coil (e a gente aqui sabe que isso é uma característica desse tipo de captador), ainda há o circuito pré-amp que dá ganho às frequências do baixo - inclusive às do “hum”. Para quem gosta de uma sonoridade “à la Jaco”, anasalada, uma boa blindagem é EXTREMAMENTE necessária.
Todas as cordas são bem captadas e a B fala MUITO, apresentando bastante “punch”.

Circuito

Os controles são quatro: Volume, balance, graves e agudos. Senti falta de um controle para os médios, mas isso é difícil de encontrar em instrumentos nessa faixa de preço (acho que só o Tagima B5 que testei tinha).
O circuito atua bem, proporcionando um bom leque de timbres, apesar da falta de um controle para os médios. Com poucas alterações na posição dos pot´s já se nota diferenças razoáveis na sonoridade. Porém, esperava uma saída um pouco mais alta. Não é que seja baixa, pelo contrário. Porém, é um pouco mais alta que alguns baixos passivos. Não espere aquele ganho monstro em que uma nota parece que vai destruir o mundo hehehehe – não é bem assim. Mas isso não desabona o instrumento.
Isso não acontece no meu baixo por problemas com a bateria, pois assim que o comprei tratei de pouco tempo depois trocá-la por uma nova – acredito que é uma característica do próprio circuito. Mas aí já é com a galera que saca de luthieria e eletrônica, eles podem dizer se minha impressão é correta ou não hehehe Very Happy up
Aquele “hum” do captador J que relatei também é aumentado quando se aciona o booster de agudos, mas só chega a incomodar quando o referido captador está “solo”. Entretanto, é algo que uma blindagem ameniza (Jacomaníacos que porventura se interessarem por esse baixo: separem umas pratas a mais pra fazer uma boa blindagem).

Ferragens/ hardware

Todas as ferragens apresentam o logo da Condor. A ponte, segundo o fabricante é fundida, sendo bem simples e fácil de manusear, tendo todos os ajustes básicos: altura, oitavas, etc. Não veio com nenhuma folga nos parafusos que a prendem ao corpo e as oitavas já estavam bem reguladas mesmo antes de passar pelo luthier. Seu acabamento também é muito bom.
Os prendedores da correia têm uma pecinha meio espumada por baixo e também estão bem presos ao corpo, sem apresentar nenhuma folga.
As tarrachas também são bem acabadas e estavam (e continuam) bem fixadas, também sem folgas. São bem precisas e seguram muito bem a afinação.
Os pot´s também são cromados, estando bem firmes. Desvantagem deles é que não há nenhuma marcação que indique pra onde estão apontando...

Capotraste/trastes/escala/braço

O capotraste é de plástico, bem colado na junção headstock/braço. Não tem rebarbas aparentes e segura legal as cordas, não apresentando nenhuma vibração indesejada ali. Os trastes, por sua vez, vieram bem fixados e alinhados nesse baixo (no outro Condor da loja já era diferente: alguns eram perceptivelmente pouco mais altos que os outros).
A marcação das casas é por bolinhas brancas. A escala, feita em rosewood, está bem colada ao braço, possuindo 24 trastes.
O braço é feito em maple e parafusado. Veio muito bem fixado ao corpo, sendo bastante confortável, comparável ao braço do Ibanez GSR205 que testei anteriormente. O espaçamento entre as cordas, porém, é bem pequeno, o que exige adaptação (principalmente pra quem curte slaps). Pra mim acabou não sendo um grande problema, pois meus dedos não são muito grandes.

Corpo

É feito em basswood, madeira bastante utilizada em instrumentos de baixo custo (isso não quer dizer que ela seja ruim, os veteranos aqui sabem bem disso). Seu design é bem bonito, na minha opinião.
O acabamento é envernizado, sendo muito bem feito. A pintura é também muito bem feita e chega até a enganar olhos pouco treinados (como os meus) – se não olhar com atenção e rapidamente se tem a impressão que o corpo é feito só de uma única peça de madeira, de tão pouco perceptíveis que estão as emendas (para quem não é luthier, claro). Os cortes na madeira não são grosseiros como em alguns instrumentos que testei anteriormente.
Como disse lá em cima, o aspecto que primeiro me chamou atenção nesse baixo foi justamente o acabamento. Não aparenta ser um instrumento que me custou, ao total,R$950,00 (somando o preço dele, que foi de R$830,00 + jogo de cordas novo +regulagem básica).
A relação de peso braço x corpo é surpreendentemente satisfatória, não apresentando tendência acentuada a neckdive (pelo menos eu não noto isso). Ou seja, além da leveza do corpo, é um aspecto positivo a mais no conforto ao tocar.
O design permite um bom acesso às regiões mais agudas da escala e eu o achei bastante anatômico/ergonômico.

Considerações finais

É um instrumento com ótima relação custo-benefício, sendo bastante equilibrado nos aspectos acabamento, sonoridade, conforto. Obviamente que não é um instrumento top de linha, e, por isso, deixa a desejar em alguns pontos, mas nada que o desabone.
Entretanto, as vantagens dele, no cômputo geral, acabam se sobressaindo às desvantagens. Ou seja: dá pra encarar qualquer gig sem medo, que ele não faz feio.
É uma boa opção pra quem quer um 5 cordas ativo, honesto e não pode gastar muita grana. Se você se encaixa nesse perfil, considere o Condor XB25A na lista de instrumentos a ser avaliados.

Site do fabricante:
http://www.condormusic.com.br/baixo/contrabaixo-5-cordas/692-xb-25a


Última edição por Eliezer (Zé) em Seg maio 30, 2011 8:33 pm, editado 6 vez(es)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 1:13 am

Galera, se tiver alguma coisa errada ou fora do padrão do fórum nesse tópico, só me avisar que eu conserto, beleza?
As fotos eu devo postar amanhã e, se possível, já com uns sons que eu tenho gravados aqui.
up
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Thales_Sr Seg maio 30, 2011 7:39 am

Olá,

Tá tudo ok, mas se puder melhorar a estruturação do primeiro e segundo posts, acrescentando uns parágrafos, fica muito melhor de ler. Tem bastante informação lá e que vai ser melhor aproveitada se você dividir o "blocão" em "bloquinhos", com umas 5-6 linhas.
No mais, parabéns pelo baixo, e pelo review.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 12:51 pm

Tranquilo. Fiz uma pequena edição agora, acho que deve ter ficado mais fácil de ler. Eu normalmente escrevo muito e ainda mais nesse tópico, onde eu quis realmente dar o máximo de detalhes possível, aí já viu Laughing
Hoje ainda, assim que eu chegar em casa, eu posto as fotos e os áudios. up
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Lapetina Seg maio 30, 2011 1:29 pm

^Parabéns! gostei muito do review!
bem detalhado!
up

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Cantão Seg maio 30, 2011 1:34 pm

Muito bom o review , só faltam agora as fotos e o som da criança... What a Face

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 4:24 pm

Aqui estão as fotos da criança:

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Sdc14914b.th



Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Sdc14915.th



Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Sdc14916.th



Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Sdc14912.th



Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Baixonovo.th



































Última edição por Eliezer (Zé) em Qui Jun 16, 2011 10:21 pm, editado 10 vez(es)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Eliezer (Zé) Seg maio 30, 2011 4:32 pm

E, agora, o som, que é o que interessa hehehe

Gravei há um tempo atrás, logo quando ele voltou da regulagem. O programa que eu usei foi o Audacity e o baixo foi plugado diretamente na placa. O som está, portanto, "nu e cru".

Não reparem muito na pegada, eu ainda estava me adaptando a uma corda a mais e ao espaçamento menor, então o jeito que eu estou tocando aí está facepalm hide

Aqui eu gravei com tudo flat: balanço dos caps, graves e agudos:

http://www.4shared.com/audio/pNei9zzw/bass_slap_1.html

http://www.4shared.com/audio/ZQuJ7nWv/bass_line_1.html

http://www.4shared.com/audio/H8AvBV8T/bass_line_2.html

Essa aqui eu gravei com o captador P, do braço, quase 100% aberto (graves e agudos flat):
http://www.4shared.com/audio/z6WCYGUd/bass_line_3.html

Já aqui, é com o cap da ponte, o J, quase 100% aberto (graves e agudos flat também):

http://www.4shared.com/audio/Hx04HHvp/bass_line_4.html

Como não mexi nos controles de equalização, dá pra ter uma ideia da sonoridade predominante do instrumento, bem voltada pros médios; Mas utilizando o equalizador do circuito, dá pra ter uma gama bem bacana de timbres.

Bem, é isso, galera. Espero ter contribuído para sanar algumas dúvidas sobre esse instrumento e ajudar aos que, porventura, se interessarem por ele. Valeu!


up
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Wilton César Seg maio 30, 2011 8:51 pm

Valeu Zequinha, tem um som massa esse baixo!! Depois quero sacar pessoalmente!! Parabens...

____________________________
Fender Club #014 - Clube MusicMan / Ernie Ball #68 - Clube dos amantes só das 4 cordas #022 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #059 - Clube dos Pedreiros #009 - Tagima Club #040 - Giannini Club # 007
Wilton César
Wilton César
Membro

Mensagens : 294
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Amagomes Seg maio 30, 2011 9:33 pm

Cara, muito bom o review!! Este baixo é uma ótima opção entre os de baixo custo, sobretudo entre aqueles que vc testou, ele bate fácil neles todos.
Pena que tenha saído chiado em alguns áudios mas deu pra sacar bem o som.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Kaká Silva89 Qua Jun 01, 2011 10:48 pm

Site do fabricante:
http://www.condormusic.com.br/baixo/contrabaixo-5-cordas/692-xb-25a

Também tive um, foi meu segundo baixo...o vendi a a uns 3 anos. Curti muito os timbres na época... Vlw pela review...

Abç

____________________________
Quando as palavras falham, a musica fala...
* Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #025[b]
CRUZEIIIROOOOOOOOOO...
Kaká Silva89
Kaká Silva89
Membro

Mensagens : 140
Localização : Cel. Fabriciano MG

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=8765785372920

Ir para o topo Ir para baixo

Review- Condor XB25A (com áudio e fotos) Empty Re: Review- Condor XB25A (com áudio e fotos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos