Dicas para solucionar problemas com latência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para solucionar problemas com latência

Mensagem por ClaudioBass em Sex Jul 08, 2011 8:40 am

No Fórum do Clube do Hardware, encontrei esse texto (escrito por psy4fun), que foi destinado a um usuário de Windows que estava tendo problemas de latência com uma placa M-Audio Delta. São dicas importantes, e coloquei em negrito os detalhes que considero "pontos de atenção".

Peço desculpas pelo texto ser carregado de termos técnicos de informática, tentei simplificar o máximo que pude, mas neste caso não temos como fugir disso. Se você não faz idéia de como proceder para utilizar as dicas, peça a algum amigo seu que conheça... todo mundo tem um vizinho ou amigo que entende de configurações de computadores.

---

ESSENCIAL - No programa Host que utiliza para gravação (Sonar, Cubase, SoundForge, Ableton Live, etc), tenha certeza de ter configurado corretamente o áudio driver. Por padrão vem configurado como "ASIO Multimedia Driver", uma péssima escolha pois trata-se de emulação e constitui-se numa das causas mais comuns para problemas de latência com placas Delta da M-Audio. Corrija tal configuração, marcando "M-Audio Delta ASIO".

ESSENCIAL - Configure seu Windows para priorizar aplicações em background (Control panel -> System -> Performance). Essa configuração é essencial pois o ASIO é executado em background.

ESSENCIAL - Faça ajustes no seu Windows, desabilitando todos os programas que rodem em background, incluindo anti-vírus, serviços do Windows não essenciais e tudo o mais que não se mostre essencial enquanto você estiver gravando suas músicas.

ESSENCIAL - Atualize o driver da sua Delta 2496. Peque a atualização no site da M-Audio.

ESSENCIAL - Faça atualização de Service Pack e de Hotfixes do seu Windows.

ESSENCIAL - Fixe o tamanho da memória virtual do Windows. Coloque como tamanho inicial e máximo o dobro do valor recomendado pelo Windows. Se possível coloque outro HD na máquina e defina um segundo arquivo de paginação na outra unidade ou concentre a paginação no mesmo HD aonde está instalado o Windows mas configure seu programa de gravação de áudio para gravar no segundo HD. Dessa forma minimiza-se a concorrência entre estes caras.

Nota de ClaudioBass: a paginação dinâmica do arquivo de memória virtual, é muito prejudicial a sistemas que precisam trabalhar em tempo real como gravadores multipistas. Enquanto o seu Daw está escrevendo arquivos de áudio em disco durante a gravação, o Windows está concorrendo com ele tendo que alocar dinamicamente espaço em disco para aumentar o arquivo de paginação de acordo com a demanda. Isso é pra lá de péssimo. A dica para fixar o arquivo de paginação, elimina essa concorrência.

ESSENCIAL - Seu HD é ATA 100? ATA 133? Tenha certeza de que no Windows (Control Panel -> System -> Device Manager) esteja habilitado "Ultra DMA" para o IDE primário e secundário. Pode ser necessário algum tipo de configuração na BIOS também (leia o manual). Se não estiver configurado assim, não estará utilizando o potencial oferecido pelo seu HD.

RECOMENDÁVEL - Ainda sobre HD, defragmente seu disco *sempre*. Lembre-se que os programas de gravação fazem uso não apenas de processamento mas também de HD.

RECOMENDÁVEL - Desabilite *todos* os efeitos visuais do seu Windows.

RECOMENDÁVEL - Desabilite "Power Saving" (marque "Always on" em Control Panel -> Power Options).

RECOMENDÁVEL - Se sua placa-mãe tiver som on-board então desabilite-o completamente. Se tiver uma segunda placa de áudio na máquina então desabilte-a no Device Manager enquanto estiver operando com a Delta.

RECOMENDÁVEL - Desabilite completamente o Indexador de Arquivos do Windows. Não basta interromper o serviço nem desmarcar a opção de indexar na aba de propriedades do HD. Procure no Google por instruções detalhadas de como realmente e efetivamente desabilitar essa tranqueira, praga.

RECOMENDÁVEL - Atualize os drivers da sua máquina. Faça a atualização de drivers do chipset, de IDE Busmaster, de PCI e outros mais que tiver. Verifique ainda se há atualizações de BIOS, leia a documentação dessas atualizações e avalie se CONCRETAMENTE irão melhorar alguma coisa em relação ao desempenho da máquina ou a problemas de latência principalmente com PCI. Note que, de modo geral, há uma sequência correta de instalação de drivers. Leia o manual e documentação e pesquise no Google.

RECOMENDÁVEL - Tenha certeza de que a sua Delta utilize um IRQ exclusivo para ela. As vezes, para obter este tipo de configuração, basta trocar a placa de slot. Em outros casos é necessário desabilitar o ACPI (convertendo a máquina para "Standard PC" no Device Manager do Windows e desabilitando o ACPI também na BIOS).

ClaudioBass
Administrador

Mensagens: 13559
Localização: Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum