Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

+78
Alex BHT
ffc4852
Mauricio Luiz Bertola
GuiBassWave
motarock
Andre Azulao
kwholz
subgrave
Nelson Bass
Bruno da Rosa
Rauser
malka_aff
Christian
haniel.dias.5
Stormbringer
pedrohenrique.astronauta
Peterson_81
Gustavo Rache
Zubrycky
rafael.buzzi.andrade
enderbass
mlkbass
edumoraes
Thiago Almeida
afonsodecampos
Uchoa
Vlademir Felix
Boss2K
allexcosta
Ruy Ferreira
palate
BigBoy
GeTorres
dj jorge cafe
siodoni
Adriano Oliveira
flmeneses
Andremoura
Aionius
lester
fheliojr
abluesados
clabass
Andrezinho
Yngway
Paulo Penna
DaniloFujise
Tucone
Guilé
Laysson
HCSC
Craftsman
bernardo
gmv bass
MauKnop
Ivanov_br
warZ
edumerino
NeyBass
Tarcísio Caetano
Tonante
Bruno A. L. Veloso
Maniaky
arthur_21
Cayo Castro
Dpaulo
Claudio
andrejazzbass
GusVCD
Galdino
jgs
DUDUBASS
GilliamGatto
Cantão
Paulo Tunis
André Souza
Joww
Maurício_Expressão
82 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 14, 2011 11:31 pm

Pessoal

Já fui humilhado, ameaçado de ser processado, recebi e-mails, MP e telefonemas de pessoas me xingando, me esculhambando, quando eu falava aqui no fórum que um baixo não era original e era falso.

Ao meu ver, informar se um baixo era ou não falsificação era para evitar que pessoas de boa índole, que desejassem realizar o sonho de ter um Fender antigo, perdessem dinheiro.
Minha intenção sempre foi essa: ajudar a realizar um sonho de ter um baixo Fender verdadeiro. Só isso!
Nunca foi de humilhar, de parecer ser maior, melhor, ter mais dinheiro ou ser mais importante ou de prejudicar alguém.

Nunca pensei em prejudicar ninguém, pois nunca ganhei nada com isso.
Nunca cobrei um centavo para dizer o que achava de um baixo.

Isso para mim é tão obvil...
Mas várias pessoas insistiam em me xingar, quando me perguntavam se o baixo que elas tinham comprado era verdadeiro e eu respondia que era falso.

Não era mais coerente a pessoa procurar o vendedor e desfazer o negócio ou procurar a polícia?

Mas se ela queria descarregar sua raiva sobre mim, era com certeza, por que no fundo essa pessoa sabia que o baixo não era realmente um Fender vintage.

Afinal a probabilidade de se comprar um Fender Vintage legítimo, aqui no Brasil por valores baixos de mercado como R$ 1.500 ou R$ 2.000 é quase nula.

Mas quando alguém punha um link do Mercado Livre e eu falava que o baixo era falso, eu acabava recebendo uma MP do proprietário falando que iria me processar por "perdas e danos" por que eu menti, caluniei e falei que o baixo dele não era verdadeiro.

Já faz quase um ano que decidi não dar mais opinião nenhuma sobre legitimidade de Fenders.
Também até agora não recebi nenhuma intimação referente às ameaças. Mas estou pronto para provar, com meus livros e informações, cada frase minha citada aqui.

Já pedi desculpas e disse que fui leviano por afirmar que tal baixo era falso, mesmo sabendo e tendo provas reais que esse baixo era realmente falso, só para evitar dissabores maiores.

Mas percebi que é difícil as pessoas terem todas as informações ou mesmo saco (o que acho que é o que mais acontece) de buscar as informações na NET ou em livros.

Dá desespero ler gente falando que baixos originais são cópias e que cópias grosseiras até, são baixos originais.

Não é difícil pesquisar, é só ter saco.

Mas tem gente que gasta 5, 6 ou mais milhares de Reais em baixos Fender sem realmente saberem o que estão comprando.

Um livro como o "The Fender Bass - An Illustrated History" de Hal e Leonard (que já tem tópico sobre isso nesse fórum) custa barato (acho que menos de R$ 100) e evita que você compre por R$ 4.500 um baixo chinês, achando que fez o melhor negocio de sua vida, ou até pode te dar o empurrão que falta, para você comprar um baixo 1972 Fender Jazz Bass totalmente original e legítimo por R$ 3.500, que com certeza, pode valer uns US$ 5.500 no e-bay, ou até uns R$ 12.000 se você quiser vender depois com calma.

Sei que tem a barreira da lingua e que a maioria das informações e livro citado, estão em inglês.

Mas decidi que se alguém, à partir de hoje me perguntar sobre legitimidade de um Fender Americano abaixo do ano 2.000, se ele for realmente verdadeiro, eu vou dizer que ele é verdadeiro.

Acho que isso ajudará muita gente de bem...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Joww Qui Jul 14, 2011 11:41 pm

cara, acho de suma importância que pessoas com alto conhecimento em determinadas marcas de baixo de dar essa mão às pessoas. Acho que não tem nada demais em dizer que o baixo é falso. Obviamente o vendedor vai ficar put* pois não passou pra frente o gato por lebre dele. Mas acho que isso só ajuda ao pessoal se orientar e comprar realmente um original. Eu mesmo sempre estou estudando as diferenças dos fenders, pois é algo que me interessa, e muitas das coisas que já vi você citando aqui me serviram de enorme aprendizado.

É isso que penso.
Joww
Joww
Membro

Mensagens : 13
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por André Souza Qui Jul 14, 2011 11:42 pm

^
Isso aí Maurício. up

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Paulo Tunis Qui Jul 14, 2011 11:44 pm

Muito bem, gostei declaração. Acho que quando se tem um talento ou conhecimento que pode ser empregado para ajudar os outros, como é o seu caso, não se pode desperdiçar. Quem preferir ficar com a dúvida, que não pergunte!

Parabéns, Maurício!

____________________________
Clube Yamaha #066
Paulo Tunis
Paulo Tunis
Membro

Mensagens : 102
Localização : Santa Rosa de Viterbo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Cantão Qui Jul 14, 2011 11:47 pm

Grande Maurícião...é isso ai brother... cheers claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por GilliamGatto Qui Jul 14, 2011 11:48 pm

Infelizmente existem muitos canalhas nesse mundo.

Acho que seu conhecimento Mauricio nunca deve ser calado, pois ajuda muito as pessoas de boa fé a comprarem baixo originais.

Infelizmente as pessoas que são enganadas, ao invés de denunciar o estelionatário a polícia, xingam a quem lhe abrirem os olhos.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por DUDUBASS Qui Jul 14, 2011 11:59 pm

Maurício, pessoas com o seu conhecimento tem que prestar este serviço aos desavisados, espero que vc continue com a sua honrosa colaboração e prestando este bom serviço a todos nós, já aprendi muita coisa sobre fender com vc e com outros nobres colegas foristas, que vão repassando seus conhecimentos para os menos esclarecidos. A falcatrua não pode ser mascarada pelo desconhecimento. Continue firme neste bom propósito.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por jgs Sex Jul 15, 2011 12:14 am

mauricio, por acaso o livro que vc citou é esse aqui?

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=601082&sid=016219849137157711483281


____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Galdino Sex Jul 15, 2011 12:22 am

Mauricião, sua contribuição é de suma importância...

Apesar de ter ficado seilá quantos anos afastado do fórum li um tópico esses dias sobre um Gibson, que não era Gibson, era um Formigão e o cara se "ofendeu" porque provaram para ele por A mais B que era um Formigão Giannini e não um autêntico Gibson...

É que tem gente que não consegue entender que a tua colaboração não tem nada haver com depreciação, mal-dizer e é apenas uma constatação de fatos que você consegue visualizar com toda sua experiência em Fenders, Gianninis, Southerns Cross.

Continuo achando seus posts quase sempre de utilidade pública, a intenção jamais foi depreciar ou dizer que alguém está agindo de má fé até porque isso é muito dificil de comprovar, mas sim de alertar os menos desavisados na hora da compra de um baixo...

Quem dera eu ter o seu conhecimento para conseguir alertar toda a galera na hora da compra de um baixo, acredito que você não deveria parar de prestar esse auxílio para a galera, por mais que seja uma aporrinhação danada ter que aguentar inclusive ameaças.

Sempre que eu souber e puder ajudar vou avisar que tal baixo se trata de um clone, podem falar oque for, estou aqui para aprender e se possível na minha humilde história musical ( e de coisas que fui aprendendo só por ser curioso e detalhista ) a alertar quando possível.

INFELIZMENTE, ainda alguns brasileiros ( não todos ) possuem mentalidade provinciana, não querem sair da ilusão, do contos de FADAS... e quando alguém retira isso deles é como se o mundo acabasse e essa pessoa torna-se diretamente quem os fez mal. Essas pessoas com o perdão da palavra, que não estão abertas a aprender e saber que foram passadas para trás ( e afim de procurarem meios legais para resolver seus problemas ) essas pessoas SIM merecem comprar um baixo falsíficado e viver na ilusão eterna de quem possuem um instrumento de qualidade. Agora quem sabe dar valor ao dinheiro ( ainda mais nesse país que para se comprar um instrumento de nível desembolsa-se vários salários mínimos ) acha e acredita que o seu "serviço" prestado no fórum é de suma importância.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por GusVCD Sex Jul 15, 2011 12:31 am

Eu realmente tinha ficado triste qd o Maurício postou q não estaria se manifestando mais sobre o assunto, por todos os problemas citados acima...

Fico feliz por saber q vc se empolgou novamente pra ajudar a galera! E claro q qd digo os de casa, são aqueles q estão no dia a dia no nosso meio, e não uns novatos q entram só pra perguntar esse tipo de coisa e sumir depois, principalmente qd é enrolado e some por vergonha...

Mauricião, tamos juntos irmão! Amigos

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Galdino Sex Jul 15, 2011 12:41 am

^ Eu também, não li inteiro de tão grilado que eu fiquei e já fui postando... Laughing

Que bom que o Maurício vai continuar contribuindo com a realidade, isso é bom, ajuda quem quer aprender e as pessoas de bem não serão enganadas up

Acho que é bom esse tópico para esclarecer desde já, que ninguém daqui que diz que algum baixo é falsíficado está querendo ( de maneira nenhuma ) ofender os outros ou ainda cravar com extrema certeza que o vendedor está agindo de má fé damos a eles o benefício da dúvida, querendo ou não, ele pode ser tão vítima quanto um possível comprador...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por andrejazzbass Sex Jul 15, 2011 1:18 am

Seu conhecimento aliado a uma grande dedicação é motivo de admiração!
E a simplicidade com que, sem nenhum interesse, nos repassa sua bagagem, é de servir como exemplo!
Você entende do assunto, FATO, e por gentileza não deixe de dividir seu conhecimento conosco!, incluindo "meninos" como eu que querem um dia saber 10% que seja do que muitos daqui do fórum sabem.
Por meio de você Maurício, agradeço a todos os Gigantes que respeitam e não se negam a ajudar os pequenos a crescerem musicalmente. Wink
andrejazzbass
andrejazzbass
Membro

Mensagens : 68
Localização : Aracaju - Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Cantão Sex Jul 15, 2011 1:40 am

Uma pequena homenagem que faço , em nome de todos os úsuarios e amigos do Fórum ContrabaixoBR , a nosso grande camarada
Maurício Expressão.


Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Carimbofender


____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por andrejazzbass Sex Jul 15, 2011 1:57 am

^ Ótimo! Very Happy
andrejazzbass
andrejazzbass
Membro

Mensagens : 68
Localização : Aracaju - Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Claudio Sex Jul 15, 2011 7:17 am

Vamos por partes!

Maurício_Expressão escreveu:
Já fui humilhado, ameaçado de ser processado, recebi e-mails, MP e telefonemas de pessoas me xingando, me esculhambando, quando eu falava aqui no fórum que um baixo não era original e era falso.

Antes de mais nada, se você recebeu MP com ameaças, significa que veio de algum usuário registrado no Fórum, e neste caso, o mesmo deve ser banido.. já!

Maurício_Expressão escreveu:
Ao meu ver, informar se um baixo era ou não falsificação era para evitar que pessoas de boa índole, que desejassem realizar o sonho de ter um Fender antigo, perdessem dinheiro.

Qualquer pessoa de bom senso sabe disso, caso contrário, trata-se de um sem-noção!

Maurício_Expressão escreveu:
Nunca pensei em prejudicar ninguém, pois nunca ganhei nada com isso.

Quem ganha com isso são os usuários que aqui frequentam, tenho certeza que através das suas preciosas informações, muitos deles já se livraram de cair em ciladas.

Maurício_Expressão escreveu:
Mas várias pessoas insistiam em me xingar, quando me perguntavam se o baixo que elas tinham comprado era verdadeiro e eu respondia que era falso. Não era mais coerente a pessoa procurar o vendedor e desfazer o negócio ou procurar a polícia?

Com certeza. Quem faz a venda é mau caráter, e quem compra, mesmo com as informações que você passa, é um sem-noção!

Maurício_Expressão escreveu:
Afinal a probabilidade de se comprar um Fender Vintage legítimo, aqui no Brasil por valores baixos de mercado como R$ 1.500 ou R$ 2.000 é quase nula.

Minha afilhada tem 13 anos, toca Guitarra, depois de ler esse post ontem eu perguntei pra ela: "Clarissa, o que você acha de comprar uma Fender Americana Vintage legítima por R$ 1.500,00?"... a resposta dela foi o sorriso daqueles de canto de boca.

Maurício_Expressão escreveu:
Mas quando alguém punha um link do Mercado Livre e eu falava que o baixo era falso, eu acabava recebendo uma MP do proprietário falando que iria me processar por "perdas e danos" por que eu menti, caluniei e falei que o baixo dele não era verdadeiro.

Vai processar nada... isso é cão que ladra... pede os dados reais dele, nome, cpf, identidade, endereço e etc... diz que você vai meter um processo por venda de produtos falsificados... com certeza o camarada desaparece... isso parece até coisa que um maluco que já andou aprontando aqui pelo Fórum, ele era dado a esses papinhos furados de processo e ameaças.

Maurício_Expressão escreveu:
Já faz quase um ano que decidi não dar mais opinião nenhuma sobre legitimidade de Fenders.

Desculpe amigão, mas aí não concordo com você. Acho que suas opiniões são fundamentais, e pelo o que leio por aí outros usuários acham a mesma coisa. Tuas opiniões carregam um embasamento técnico, não existe "achismo".

Maurício_Expressão escreveu:
Também até agora não recebi nenhuma intimação referente às ameaças. Mas estou pronto para provar, com meus livros e informações, cada frase minha citada aqui.

E nem vai receber Maurício, isso é coisa de nêgo fanfarrão, que se protege atrás de um monitor e uma conta de e-mail.

Maurício_Expressão escreveu:
Já pedi desculpas e disse que fui leviano por afirmar que tal baixo era falso, mesmo sabendo e tendo provas reais que esse baixo era realmente falso, só para evitar dissabores maiores.

Pô bicho, você pedindo desculpas? leviano? piada né? faz isso não véio, o trabalho que você faz é honesto e alta relevância técnica.

Maurício_Expressão escreveu:
Mas percebi que é difícil as pessoas terem todas as informações ou mesmo saco (o que acho que é o que mais acontece) de buscar as informações na NET ou em livros.

Acho que não existem crianças por trás desses negócios, se uma pessoa fizer a leitura dos teus textos e mesmo assim decidir comprar instrumentos falsificados, é problema delas, cada um sabe das merdas que faz, você fez a sua parte, tenha a consciência tranquila por isso.

Maurício_Expressão escreveu:
Mas decidi que se alguém, à partir de hoje me perguntar sobre legitimidade de um Fender Americano abaixo do ano 2.000, se ele for realmente verdadeiro, eu vou dizer que ele é verdadeiro.

Por favor, não faça isso... aí sim você vai jogar por terra toda a credibilidade do excelente trabalho que você vem fazendo ao longo do tempo... continue ajudando as pessoas, e não dê ouvidos aos pilantras que andam por aí... pilantras não têm moral e condições legais para processar ninguém, o máximo que conseguem fazer são ameacinhas babacas que com certeza não dão em nada!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Dpaulo Sex Jul 15, 2011 8:01 am

ClaudioBass escreveu:Vai processar nada... isso é cão que ladra... pede os dados reais dele, nome, cpf, identidade, endereço e etc... diz que você vai meter um processo por venda de produtos falsificados... com certeza o camarada desaparece... isso parece até coisa que um maluco que já andou aprontando aqui pelo Fórum, ele era dado a esses papinhos furados de processo e ameaças.

Claudio,
disse tudo, resumiu tudo o que eu penso sobre esse processo.
Agora no caso de ameaças, se for usuário do fórum, acho sim que o Maurício deveria passar reservadamente por mp para o Cláudio o nome do sujeito para as devidas sanções do fórum.

Maurício, a gente não se acovarda quando tá certo, parte pra cima.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Claudio Sex Jul 15, 2011 8:13 am

^ Nem precisa Dilson, o Maurício é moderador e eu acredito em cada palavra do que ele escreveu... ele mesmo pode efetuar o banimento dessa figura, não precisamos e não queremos gente assim circulando por aqui.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Cayo Castro Sex Jul 15, 2011 8:20 am

Essa de "Perdas e Danos" foi engraçada....
Cada uma que aparece por aqui...!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por arthur_21 Sex Jul 15, 2011 8:35 am

Se eles te batem, devolva com maior força.
Não pare por causa de uns babacas que se acham espertos, seus conhecimentos acrescentam muito a esse fórum.


____________________________
Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Maniaky Sex Jul 15, 2011 8:46 am

Disse tudo Claudio, bora Mauricio voce contribui muito com o forum e é querido por todos aqui.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jul 15, 2011 10:03 am

jgs escreveu:mauricio, por acaso o livro que vc citou é esse aqui?

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=601082&sid=016219849137157711483281


Sim, jgs.
Com esse livro, todos os detalhes de cada ano dos Fenders Jazz Bass e Precision são desvendados.

Também tem um resumo no final dizendo cada modificação ao longo dos anos, desde 1951 até 2000.

E por fim mostra as modificações de headstock, de neck-plate, de pick-guard, enfim, de todos os detalhes construtivos ano a ano.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Sex Jul 15, 2011 10:13 am

Maurição!! Os seus conhecimentos são e continuarão sendo de suma importância para nós usuários aqui do Fórum e fora dele também.
Abração Brother!!

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Tonante Sex Jul 15, 2011 10:53 am

Maurício,

Como já falado, tenha certeza que seu trabalho é de utilidade pública.

Sempre lembro de você e de seus posts quando vejo aquele programa TRATO FEITO do History Channel. Pra quem não conhece o programa, é uma loja de penhores onde as pessoas levam antiguidades para vender, e sempre que os donos da loja tem dúvida sobre a originalidade e/ou procedencia de um artigo eles chama um especialista no assunto para dar o parecer.

O bakana da loja e acho que vem da cultura americana, é que o parecer é sempre imparcial e na frente do cliente e do lojista e após a avaliação ele vai embora e nem acompanha se o negócio vai ser fechado ou não...

No Brasil não veja muito isso. Seus conhecimentos e sua honestidade e imparcialidade são uma preciosidade nest fórum. Feliz de quem tem acesso a esse conhecimento e não precisa pagar nada. Como já disse em outros tópicos, acho até que a Fender através de algum representante aqui do Brasil deveria lhe credenciar, ou lhe dar algum certificado de perito em baixos Fender. Se houvesse essa possibilidade poderíamos até enviar e-mails para a fender solicitando isso e tal...

Só posso lhe Parabenizar pela sua história...

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jul 15, 2011 11:11 am

Maurício, "fássunão" Crying or Very sad
Conhecimento como o seu, é ímpar. Seu silêncio empobrece o Fórum em todos os sentidos.
Se amanhã, alguém me perguntar algo sobre baixos Fender, quero poder dizer: "Entra no Fórum ContrabaixoBr, que lá tem um cara, fera em Fenders, e poderá te dar toda a ajuda que precisar. Seu nick é Maurício_Expressão".

"Fássunão, Maurição!!!" up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por NeyBass Sex Jul 15, 2011 11:14 am

Mauricio

Tenho a seguinte opinião a respeito do assunto:

se você tem certeza da autenticidade quando está avaliando, não há porque se calar, afinal você está falando porque tem conhecimento, embasamento para provar.

agora se não tem certeza (o que não é o seu caso), mas tem muita gente que o faz, então não opine.

continue com seu trabalho, ajudando os amigos foristas
quanto ao livro, ele até dá um certo conhecimento sim, mas por exemplo, um cara igual eu que nunca viu um fender legítimo pessoalmente, então penso que um livro não me ajudaria muito, e assim como eu há outros músicos também.

eu mesmo ficaria pêdavida com você se eu te pedisse essa opinião e você não me ajudasse, e eu acabasse comprando gato por lebre...rsrs

abç. e parabéns pelo seu invejável conhecimento.


Última edição por NeyBass em Sex Jul 15, 2011 11:28 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por jgs Sex Jul 15, 2011 11:18 am

Maurício_Expressão escreveu:
jgs escreveu:mauricio, por acaso o livro que vc citou é esse aqui?

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=601082&sid=016219849137157711483281


Sim, jgs.
Com esse livro, todos os detalhes de cada ano dos Fenders Jazz Bass e Precision são desvendados.

Também tem um resumo no final dizendo cada modificação ao longo dos anos, desde 1951 até 2000.

E por fim mostra as modificações de headstock, de neck-plate, de pick-guard, enfim, de todos os detalhes construtivos ano a ano.

*acho* que eu vi esse livro na própria livraria cultura (loja física mesmo) no shopping bourbon, aqui pertinho de onde estou. no dia eu dei uma folheada bem de leve, tem muita informação boa ali. só não tinha visto o preço, vi quando achei o link aí. mais barato do que eu pensava. pra quem sofre de "fender GAS" crônica, é aficcionado por fenders, faz parte do clube fender do fórum, etc etc, vejo esse livro como uma excelente aquisição...

(eu disse *acho* pois não tô lembrando da capa, se é igualzinha a do site... memória RAM é dose)

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por edumerino Sex Jul 15, 2011 11:25 am

Uma das coisas que faz este Fórum ser o que é é a possibilidade de trocar informações com pessoas que manjam MUITO deste instrumento que amamos. Isso não pode acabar!

Parabéns Mauricião!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por warZ Sex Jul 15, 2011 11:34 am

Olha! Sou novato como se pode perceber, porém tenho a boa sorte de observar que pessoas neste fórum são as agulhas desta bússola que nos aponta o norte para o nosso desenvolvimento musical. Passo muito tempo on line, apesar de não ficar 24 horas na frente da tela, por isso tenha a certeza Maurício, esta sua cruzada tem 99% de apoio deste fórum, os outros 1% certamente são constituídos vendedores, endorses, fanfarrões, estes mal intencionados, assim como existe os bem intencionados, os outros 99%, afinal isto é a internet. Parabéns pela sua coragem e despreendimento, você é um sábio autêntico, cuja a sabedoria é difundir o conhecimento para formar outros tantos sábios.


Última edição por warZ em Sex Jul 15, 2011 2:41 pm, editado 2 vez(es)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Ivanov_br Sex Jul 15, 2011 12:07 pm

É Maurício.... e vc acha que quem vende gato por lebre descaradamente não vai te ameaçar???
Isso é Brasil, meu caro!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por MauKnop Sex Jul 15, 2011 12:14 pm

Pois é... Sou novato aqui no Fórum mas já vi que rola MUIIIIITO mais que informação por aqui... Há, nesses poucos dias que os acompanho, o que faz "A" diferença entre dois caras tocando o mesmo instrumento, com mesma aparelhagem, a mesma música....mas um toca muiiiito melhor que o outro...simplesmente porque o que toca melhor toca com "alma"!! Há um ser humano ali interagindo com o instrumento!!! E, na minha opinião, é isso o que acontece com todo o conhecimento do Maurício Expressão: ele o tem para si e para dividir com os outros, para AJUDAR. Sabe aquela história de "fazer o bem sem olhar a quem"???.... Pois é... vejo isso aqui! Já viram o filme "Corrente do Bem"?? Vejam! Bassmaniacs...Desculpe a intromissão... Não conheço o Maurício e nenhum de vocês...mas os percebo do Bem! Abraços! P.S: acabei de comprar o livro indicado pela net. R$55 na Livraria Cultura!
up

____________________________
"A Vida com El!!"
MauKnop
MauKnop
Membro

Mensagens : 203
Localização : SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Dpaulo Sex Jul 15, 2011 12:34 pm

NeyBass escreveu:agora se não tem certeza (o que não é o seu caso), mas tem muita gente que o faz, então não opine.

Isso de fato é um problema que vejo aqui no fórum, a maioria das vezes acho que nem é por dolo, e também não em relação a autenticidade, mas muitos membros opiniam e indicam equipamentos que nunca tocaram.
Canso de vêr algum iniciante perguntando sobre determinado amp ou instrumento e muitos indicando só de ouvir falar, isso sim acho de muita irresponsabilidade...
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por gmv bass Sex Jul 15, 2011 12:55 pm

Maurício;
vc fez/faz um trabalho exemplar, pois o intuito é ajudar a esclarecer se tais fenders são ou não legítimos,com isso ajudando o pessoal do fórum.
Quanto aos supostos processos de "perdas e danos" são sem fundamentos
e fantasmagóricos; por lógica se a pessoa vende um produto que não coaduna com sua originalidade prometida, esse pessoa tem responsabilidade em arcar com uma eventual demanda, você é expert no assunto e não tem nada haver com o negócio de ninguem.Por analogia, é como a compra de um carro usado; voce leva em um mecanico pra ver se está tudo ok"
continue nos ajudando !!!!!
Parabéns!!! e fique tranquilo!
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por bernardo Sex Jul 15, 2011 1:21 pm

Oi Mauricio, sou novo por aqui mas acho esse tipo de participação (a sua avaliação) importante. Quando vejo produtos na net, principalmente no ML, consulto o forum para aprender sobre o produto.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Craftsman Sex Jul 15, 2011 1:50 pm

O que as pessoas procuram nesse tipo de veiculo [FORUNS] é informação... Continue informando brother e se alguém não quiser saber.. então que não pergunte...

Siga em frente !!!

____________________________
Craftsman
Classe dos Artesãos >> Frater Alexander
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por HCSC Sex Jul 15, 2011 2:02 pm

Oi Mauricio, lhe parabenizo pelo conhecimento e pela prestação de serviços aos golegas do fórum. Eu sou um que recorro ao fórum de vez emquando pra pedir ajuda e cara, como é reconfortante recebê-la. Apesar de não ser muito ativo em postagem eu sou dos que diariamente, faça chuva ou faça sol estou aqui lendo e procurando aprender um pouco mais sobre esse instrumento que resolvi aprender a tocar à menos de 1 ano e meio quando resolvi depois de quase 20 anos voltar a mexer com música. Não deixe de dar a sua contribuição pois ela é muito valiosa pra gente, assim como as opiniões do Jazzigo sobre pedais e vários outros que participam deste fórum.

Um grande abraço.
Humberto Campos
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Laysson Seg Jul 18, 2011 11:34 am

No Google Books existem prévias desses livros. São materiais enriquecedores. Abaixo nos relacionados, há uma série de livros sobre instrumentos da Fender. É só clicar no exibir prévia desse livro, que abrira um arquivo parecido com um pdf mostrando algumas páginas pra se ter uma idéia do conteúdo.

The Fender Bass Handbook: How to Buy, Maintain, Set Up, Troubleshoot, and Modify Your Bass (MBI Publishing Company, 2010 - 204 páginas)
http://books.google.com/books?id=iWR1TcX0i8YC&dq=Alexis+Fender&ie=ISO-8859-1&source=gbs_gdata

The Fender bass: an illustrated history (Hal Leonard Corporation, 2001 - 128 páginas)
http://books.google.com/books?id=rC2X0BiF2ZMC&dq=Alexis%20Fender&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks

O complicado do ser humano nessa hora é que ele não quer acreditar. Então fica na defensiva e ataca de uma maneira vil, transferindo a culpa da enganação pra quem a revelou. Pra piorar, ataca tentando tirar a moral da pessoa. Lembro de alguns livros que falavam que normalmente o Rei cortava a cabeça do mensageiro que trazia má notícia, e premiava aquele que trazia boa notícia, mesmo ambos sendo apenas mensageiros, e não tendo nada a ver com a notícia. É pra se lamentar esse tipo de atitude.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por jgs Seg Jul 18, 2011 11:38 am

Laysson escreveu:The Fender Bass Handbook: How to Buy, Maintain, Set Up, Troubleshoot, and Modify Your Bass (MBI Publishing Company, 2010 - 204 páginas)
http://books.google.com/books?id=iWR1TcX0i8YC&dq=Alexis+Fender&ie=ISO-8859-1&source=gbs_gdata

é esse aí que tem na livraria cultura do shopping bourbon! vi o livro lá, só não vi o preço

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Guilé Seg Jul 18, 2011 11:44 am

Craftsman escreveu:O que as pessoas procuram nesse tipo de veiculo [FORUNS] é informação... Continue informando brother e se alguém não quiser saber.. então que não pergunte...

Siga em frente !!!

Podes crer, é por aí mesmo....mas o que vejo é que as pessoas perguntam pra ver se algum desavisado atesta algo que ela mesmo não acredita, e talvez dessa forma, porque alguem disse, ela passe a acreditar.

Tipo o cara que tem um baixo e fica perguntando o que os outros( que não conhecem ) acham...tipo: O que vcs me dizem dessa safra ??? O que acham desse instrumento ??? Esse baixo é bom ??? Essa série é boa ???

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Tucone Seg Jul 18, 2011 11:48 am

Eu já comprei esse livro da Fender na Amazon, baratinho. Boa dica, Mauricio, valeu. Só esperar chegar =]
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por DaniloFujise Seg Jul 18, 2011 11:24 pm

Quando comprei meu fender via ML, antes de liberar o $ perguntei aqui no forum e levei em um cara que conhece um pouco mais de instrumentos musicais sobre a autenticidade do baixo.

Acho que qualquer pessoa que preze pelo $$$ que ganha faça o mesmo e não ameace quem tente lhe ajudar
DaniloFujise
DaniloFujise
Membro

Mensagens : 141
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Paulo Penna Ter Jul 19, 2011 5:59 pm

Eu tb tenho o livro.... posso enviar algumas partes mas não seiu se da pra postar ele todo...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por jgs Ter Jul 19, 2011 10:56 pm

acho que nem algumas partes, já que o livro é protegido por copyright... direitos autorais, coisa e tal

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Paulo Penna Qua Jul 20, 2011 8:25 am

eu sei... e ele é muito barato.... vale muitoa pena.....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Yngway Qua Jul 20, 2011 11:47 am

Como o Claudio falou, mete um ban no infeliz e toca pra frente.

Se houver um processo um dia, conto no mínimo 100 pessoas pra atestar sua idoneidade na frente de um juiz.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Andrezinho Qui Jul 21, 2011 7:21 pm

O pior é que pra mim, isso que o Maurição faz tem um nome - CONSULTORIA - e, justamente por isso, tem um preço bem alto!

Se ele começar a cobrar por este serviço, quem está pagando não pode reclamar...

No mais, Maurição: Toca o barco ai, parceiro!
Esquece esses cabeças-de-pedra e manda ver!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por clabass Qui Jul 28, 2011 8:44 pm

Se o Mauricio não opinar sobre um baixo ser falso ou não, eu opino. E podem me processar, provando o contrário!!!
clabass
clabass
Membro

Mensagens : 126
Localização : MInas

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por abluesados Qui Jul 28, 2011 11:53 pm

Maurício, quer um conselho de xará, ESCREVA um livro ou TRADUZA os livros da FENDER e adicione as partes sobre o SOUTHERN CROSS. Garanto que terá editora que pagará para editar, terá pessoas que comprarão o livro e imortalizará suas certezas para sempre.

abluesados
Membro

Mensagens : 115
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por fheliojr Sex Jul 29, 2011 12:19 am

o mauricio eh O CARA dos fenders!!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por lester Sex Jul 29, 2011 4:29 am

Obrigado Maurício_Expressão!
Não tenha dúvida...tua palavra é muito importante e faz do forum um lugar especial.
Com o tempo o forum vai se tornar um grande documento escrito por várias mãos.




lester
lester
Membro

Mensagens : 221
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jul 29, 2011 10:47 am

abluesados escreveu:Maurício, quer um conselho de xará, ESCREVA um livro ou TRADUZA os livros da FENDER e adicione as partes sobre o SOUTHERN CROSS. Garanto que terá editora que pagará para editar, terá pessoas que comprarão o livro e imortalizará suas certezas para sempre.

Muito obrigado pelas palavras, mas não é tudo isso não... hehehe.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Autenticidade de Baixos Fender (desabafo) Empty Re: Autenticidade de Baixos Fender (desabafo)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos