Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por webercar em Sab Jul 16, 2011 9:44 pm

Cláudio César Dias Baptista (também conhecido pela abreviatura CCDB, São Paulo, 6 de maio de 1945) é escritor, produtor de equipamentos de som e músico brasileiro. Foi um dos fundadores do grupo musical "The Thunders" (depois rebatizado "Os Seis") que viria a se tornar mais tarde Os Mutantes. Depois da entrada de Rita Lee, que com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias (irmãos de Cláudio) integravam a formação considerada clássica da banda, CCDB atuava nos bastidores como "o quarto mutante" (chamado por alguns "O Primeiro Mutante", "The First Mutante", "O Quarto Integrante da Banda" ou ainda "O Mutante Oculto", uma referência a seu estudo místico), fazendo as vezes de técnico de som e construtor de todo o equipamento dos Mutantes, como a Guitarra de Ouro, as mesas de som e os equipamentos CCDB. Cláudio começou a mostrar seus dotes ainda criança, construindo telescópios. Em 1963 fabricou suas primeiras guitarras. Uma delas, a partir de um violino.

A pedido de um amigo, empenhou-se em fazer “a melhor guitarra do mundo”, com peças banhadas a ouro. Ao cabo de oito meses, entregou a encomenda. Na parte de trás, a inscrição de uma “maldição”: se alguém roubasse a guitarra, espíritos perseguiriam o gatuno para sempre.

Em 1964, os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista, juntamente com Raphael Vilardi e Roberto Loyola, fundaram o grupo The Wooden Faces. Um ano depois, conheceram e convidaram Rita Lee - então no Teenage Singers - a integrar a banda. Ainda entraria no grupo Sérgio, o caçula na família Baptista. A nova banda passou a se chamar Six Sided Rockers, depois O Conjunto e O´Seis.

Em 1966, eles gravaram compacto simples pela Continental com as composições "Suicida" (de Raphael e Roberto) e "Apocalipse" (de Raphael e Rita), que vendeu menos de duzentas cópias. Ainda naquele ano, Cláudio César, Raphael e Roberto deixariam o grupo. Com o aparecimento dos Mutantes em 1966, Cláudio fica responsável pela construção dos instrumentos: guitarras, baixos e amplificadores. Seus inventos proporcionam possibilidades ímpares de sonoridade, marca registrada da banda. Arnaldo, Rita e Sérgio mantiveram o grupo, que foi rebatizado com o nome definitivo de Os Mutantes - por sugestão de Ronnie Von, que, naquela ocasião, lia O Império dos Mutantes, ficção científica de Stefan Wul. Von, uma das estrelas da Jovem Guarda, comandava então o programa dominical O Pequeno Mundo de Ronnie Von, transmitido pela TV Record, e não havia gostado do nome anterior. Em 15 de outubro de 1966, Os Mutantes estrearam no programa. Impressionaram tanto que o grupo foi convidado a fazer parte do elenco fixo do programa. Eles também participaram das gravações do LP Ronnie Von - nº 3.

Contrabaixo Regvlvs sólido:

[img] [/img]

"Projetou e manufaturou para Raul, contrabaixista de Erasmo Carlos. Se esse contrabaixo da década de 60 fosse lançado hoje por uma grande empresa fabricante de guitarras, superaria TODOS os modelos atualmente em uso. As guitarras Regvlvs sólidas tinham também o seu modelo, diferente daquele do contrabaixo na foto, e entre outros inúmeros recursos compartilhados com esse contrabaixo (como a parte elétrica ativa), possuíam chaves atrás do cabo, para controle com o polegar livre."

Fontes sobre este pioneiro luthier de guitarras, contrabaixos e assessórios eletrônicos no Brasil:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_C%C3%A9sar_Dias_Baptista

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra_de_Ouro

http://www.ccdb.gea.nom.br/guitarras_ccdb.html

abraços...
avatar
webercar
Membro

Mensagens : 3126
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por luiztebet em Sab Jul 16, 2011 9:58 pm

Boa lembrança essa,muito boa mesmo.Se esse cara fosse gringo,teria estatua em praça publica,mas como é brasileiro...
avatar
luiztebet
Membro

Mensagens : 493
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por allexcosta em Sab Jul 16, 2011 10:09 pm

avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 41750
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por RonaldoCigano em Ter Jul 26, 2011 7:57 am

Em 1990, peguei de um amigo, um CCDB Turbo-Compressor 2000. Era um amplificador de 2000WRMS!!!. Era também mixer de 8 canais (se não me engano) com compressor e o escambau. O "bagulho era tão sinistro" que era a base das potências do meu PA e meu cabeçote de baixo ao mesmo tempo. Tinha tanto recurso que resolvi entrar em contato e ver se ele me atenderia. Ele marcou o dia e horário e fui ao seu apartamento. Chegando lá, uma série de coisas extraordinárias aconteceram.
1- Ele pediu que eu levasse 3 fitas K7 virgens. Ao chegar, colocou uma fita em um gravador, apertou o REC e mandou brasa. Foram 3 horas de aula de áudio. Só que tem um detalhe. Sem gaguejar uma palavra. Sem usar uma gíria. Sem parar para pensar. Parecia que lia um texto. Uma fluência e uma eloquência que me assustam até hoje quando lembro.
2- Lá, ele tinha uma mesa de 24 canais confeccionada por ele, ligada a um aparelho igual ao meu. Ele fez o seguinte: Ligou a potência e "atochou" os volumes. Ligou a mesa e mandou todos os faders para cima. Resultado: Nem um ruído! Nada!Silêncio!
3- Ele havia projetado uma caixa de sub-grave con falante de, se não me engano, 10". Ligou o som, ali no apartamento, som ambiente. Acendeu um esqueiro ZIPO, colocou na frente do duto, a um palmo de distância aproximadamente e a chama apagou. Pode não parecer nada, mas quem tem um ZIPO original, sabe do que estou falando.

Amigos. Impressionante. Nunca mais esquqci daquele dia. Eu passei uma tarde com uma lenda, e ele me tratando como se fosse um velho conhecido. Ele tinha um lance meio "religioso". Gostava de ensinar, "evangelizar". Tinha prazer em compartilhar conhecimento. Ainda está vivo, mas soube que sua "cuca" não vai lá muito bem. Saúde para ele.
avatar
RonaldoCigano
Membro

Mensagens : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por bruno the manager em Ter Jul 26, 2011 12:16 pm

^ sinistro hein! Shocked taí uma pessoa que eu gostaria de conhecer
avatar
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por bwbass em Seg Set 12, 2011 5:39 pm

Fiquei feliz de saber que um talento brasileiro " underrated" - pouco reconhecido, possui admiradores ainda hoje...há anos possuo uma série de artigos sobre som e P.A. do CCDB na revista Nova Eletrônica, dos anos 70...e construí alguns dos projetos para caixa acústicas de instrumentos, amplificadores, crossovers, entre outros, e só tenho á dizer que funcionam excepcionalmente bem ! a despeito das limitações que ele tinha na época em conseguir componentes, falantes, etc......não são só os "gringos" que tem criatividade ...
avatar
bwbass
Membro

Mensagens : 21
Localização : sao paulo sp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Luthier história: Cláudio César Dias Baptista - CCDB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum