Baixos com potenciômetro "Mid Sweep "

Ir em baixo

Baixos com potenciômetro "Mid Sweep " Empty Baixos com potenciômetro "Mid Sweep "

Mensagem por Sá Reston em Dom 31 Jul 2011, 19:00

Pessoal, estou com uma dúvida...

Recentemente vi alguns baixos (todos com Pre Bartolini) que tinham um knob de Mid Sweep, mas não tinham nenhum controle do nivel de médios... Nesse caso com o sweep vc seleciona a faixa de frequencias que será atenuada ou aumentada? E em qual grau?
Sá Reston
Sá Reston
Membro

http://www.sareston.com

Baixos com potenciômetro "Mid Sweep " Empty Re: Baixos com potenciômetro "Mid Sweep "

Mensagem por dibass em Dom 31 Jul 2011, 20:18

Sa os pres da bartolini q ja vi tem as frequencias de medio selecionadas por chave de 3 posiçoes e com o knob vc ou corta ou deixa mais presente determinada frequencia
dibass
dibass
Membro

Baixos com potenciômetro "Mid Sweep " Empty Re: Baixos com potenciômetro "Mid Sweep "

Mensagem por jgs em Dom 31 Jul 2011, 20:25

o preamp era exatamente o mesmo nos baixos diferentes? talvez tenha algo na documentação do preamp (se é que tem)... eu tbm imagino que esse potenciometro seja apenas pra selecionar a frequencia a ser realçada.

jgs
jgs
Membro

Mensagem por lsardeiro em Ter 30 Ago 2011, 10:28

cara, se funcionar como acho que seria o U-Retro, você deve selecionar a frequência desejada e dar um boost nela. Olha só as especificações do U-Retro:

"The upper knob controls the amount of Mid boost or cut at frequencies according to the setting of the Frequency knob. The midway indent is the 'flat' position.
The lower outer knob is continuously variable and sets the Mid frequencies for boost or cut."

No entanto, ele funciona com um pot concêntrico. Se só tiver o Mid Sweep, talvez o nível de boost já esteja pré-definido, não sei...

lsardeiro
Membro

Mensagem por NETOULTRA em Ter 30 Ago 2011, 10:30

No meu TRB o Pré funciona assim. Dentro dele tem um tripot que vc configura cada "estalo" do pot do médio. Deu pra entender?

NETOULTRA
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter 30 Ago 2011, 10:47

Sá Reston escreveu:não tinham nenhum controle do nivel de médios...

Tem certeza?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por LFBruschi em Ter 30 Ago 2011, 10:48

lsardeiro escreveu:cara, se funcionar como acho que seria o U-Retro, você deve selecionar a frequência desejada e dar um boost nela. Olha só as especificações do U-Retro:

"The upper knob controls the amount of Mid boost or cut at frequencies according to the setting of the Frequency knob. The midway indent is the 'flat' position.
The lower outer knob is continuously variable and sets the Mid frequencies for boost or cut."

No entanto, ele funciona com um pot concêntrico. Se só tiver o Mid Sweep, talvez o nível de boost já esteja pré-definido, não sei...
Para mim é uma das melhores caracteristicas do U-RETRO principalmente quando uso o captador da ponte, usei o bartolini NTMB que tinha um push-pull para selecionar apenas 2 frequências, apesar de ter um boost nos médios não me agradou muito.
abraços
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagem por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 16:40

allexcosta escreveu:
Sá Reston escreveu:não tinham nenhum controle do nivel de médios...

Tem certeza?

Na prática, o potenciometro Mid Sweep parece dar um boost nos médios... O Pré tem 4 chavinhas na parte de dentro que eu imagino serem pra regular que frequencias serão boostadas ao se mexer no potenciômetro...

Mas porque os caras chamam a por** do botão de Mid Sweep? Não era melhor chamar de Mid, só? Vejam pela foto que o adesivo da fábrica diz: Volume, Pan/Blend, Bass +/- Treble +/- (stacked) e Mid Sweep. scratch

Baixos com potenciômetro "Mid Sweep " 31
Sá Reston
Sá Reston
Membro

Mensagem por Lapetina em Ter 30 Ago 2011, 16:47

não sei, mas se for analisar o nome, este botão deveria ser para definir em qual frequencia o boost ou cut de medio teria o seu centro.

será que não tem um trimpot dentro do baixo de define o boost/cut ???
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagem por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 16:51

Lapetina escreveu:não sei, mas se for analisar o nome, este botão deveria ser para definir em qual frequencia o boost ou cut de medio teria o seu centro.

será que não tem um trimpot dentro do baixo de define o boost/cut ???

Que mané trimpot, sei lá o que é isso? Laughing

Tem as 4 chavinhas que falei, pra definir as frequencias... O potenciometro (o resultado sonoro) me parece ser boost/cut de médios...

Última edição por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 17:04, editado 1 vez(es)
Sá Reston
Sá Reston
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter 30 Ago 2011, 16:51

Qual o modelo desse baixo ou do pré?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 16:52

Baixo Washburn USA XB925

O pre é o Bartolini original que vem com o baixo, não saberia te precisar o modelo.

Última edição por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 17:03, editado 1 vez(es)
Sá Reston
Sá Reston
Membro

Mensagem por Lapetina em Ter 30 Ago 2011, 16:53

huahuaahahua

trimpot é isso
Baixos com potenciômetro "Mid Sweep " Images?q=tbn:ANd9GcTQ9ud4Q02tbjmwFUSvvPAVi4qxa9ZdITo0Tp_iwYDKKg1Lek04yg

mas se tu ja testou ja era!
ponto negativo pra descrição do potenciometro!
rs
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagem por edumerino em Ter 30 Ago 2011, 22:49

Eu odeio potenciômetros...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagem por Sá Reston em Ter 30 Ago 2011, 22:53

^

claps
Sá Reston
Sá Reston
Membro

Mensagem por lsardeiro em Qua 31 Ago 2011, 04:16

^ só não fale isso perto do seu baixo, porque se os seus forem sensíveis e deixarem de funcionar é dor de cabeça... Razz

lsardeiro
Membro

Mensagem por edumerino em Qua 31 Ago 2011, 11:57

Pra um cara plug´n play como eu, ter que lidar com todas as especificações chatas dos pots me faz odiá-los hehe. Gosto deles lá dentro do baixo fazendo o que tem que ser feito, fora desse contexto, eu os odeio ...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagem por Sá Reston em Qua 31 Ago 2011, 12:02

Eu tb... Nao só com especificações, mas com a existencia deles mesmo...

Por isso desisti de baixo ativo... Com raras exceções, tive a impressão que na maioria dos baixos com pré, a configuração flat nao soa exatamente do jeito que eu gosto, então os controles se tornam necessários... Com baixo passivo é plugar, em 5 minutos tá bom e o resto é diversão.

Pra mim, é claro.
Sá Reston
Sá Reston
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: