Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo

Ir em baixo

Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo Empty Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo

Mensagem por J.Adalberto em Qui Ago 11, 2011 2:49 pm

Entao,

Tecnicamenteo existe alguma diferença (funcional) qdo o ajuste do tensor é posicionado no Headstock ou do lado do corpo do baixo?

ou tanto faz o lado do ajuste?
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo Empty Re: Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qui Ago 11, 2011 4:31 pm

Nunca tinha pensado nisto.
Fiquei curioso, agora Question
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo Empty Re: Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo

Mensagem por allexcosta em Qui Ago 11, 2011 6:56 pm

Também fiquei curioso...

Vou dar uma opinião de semi-leigo:

Acho que sendo bem feito não faz diferença, mas em projetos que utilizam uma escala relativamente fina o ideal seria ser próximo ao corpo. Grande parte dos baixos Fender mais antigos que tem a escala fina e o ajuste no headstock tem algum tipo de rachadura na escala.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Maurício_Expressão em Qui Ago 11, 2011 7:25 pm

Tem também uma lenda de que tem que desmontar o braço dar uma pequena torção e depois remontar o braço, esperar estabilizar e ver como ficou...
Para baixos com regulagem de tensor do lado do corpo.
Mas hoje tem formas de se fazer essa regulagem sem precisar desmontar o braço, fazendo uma pequena retirada de material no corpo do baixo e usando tensores com chave tipo hexagonal, por exemplo.
Na prática não sei qual a diferença, mas que baixos com braços mais finos normalmente tem essa regulagem do lado do corpo é fato.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por GusVCD em Qui Ago 11, 2011 8:26 pm

Bom, eu tive um Fender JB 78 com regulagem no headstock e tenho hj um Fender Precision 78 com regulagem do lado do corpo... sendo da mesma época, examinei bem a madeira e não percebi nenhuma diferença em relação a qd regulava os dois... ambos me parecem extremamente precisos...
GusVCD
GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por ct.colela em Qui Ago 11, 2011 10:10 pm

Nao muda nada
o que muda é a forma de trabalho
os instalados na mao sao mais faceis de regular pois alguns instalados nam traseira do braço exigem a retirada do mesmo
tem um outro tensor que é meio raro de se ver por aqui ,só vi uma guita assim
Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo Trussrodadjustment

ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Tunis em Qui Ago 11, 2011 10:17 pm

ct.colela escreveu:Nao muda nada
o que muda é a forma de trabalho
os instalados na mao sao mais faceis de regular pois alguns instalados nam traseira do braço exigem a retirada do mesmo
tem um outro tensor que é meio raro de se ver por aqui ,só vi uma guita assim
Tensor no HeadStock ou do lado do Corpo Trussrodadjustment

Desse tipo eu também nunca vi...
Paulo Tunis
Paulo Tunis
Membro

Mensagem por J.Adalberto em Sex Ago 12, 2011 5:27 am

o que eu acho estranho é justamente a fender que constroi seu baixo alguns com tensor no headstock outros no corpo...

nao sei se é regra, mas pelo menos nos baixos atuais...os american tem o tensor do lado do corpo e os mexicanos na headstock...
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: