Fretless, oitavas, etc...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fretless, oitavas, etc...

Mensagem por Rdg Bass em Qua Set 21, 2011 3:20 am

A ponte do meu fretless alem de ter o rastilho um pouco inclinado tem uma especie de Saddles para compensar as oitavas

Rdg Bass
Membro

Mensagem por Sá Reston em Qua Set 21, 2011 9:13 am

Galera, como já foi dito aqui, esse negócio de regular 8vas em fretless é desnecessário! Inclusive postaram fotos e videos que provam o contrário...

O baixo de vcs que vem com inclinação é tudo frescura. Não viram aí, se não tiver fretlines e for experiente fretless player, nem a afinação das cordas precisa estar perfeita, pois tá tudo no dedo ok?
Sá Reston
Membro

http://www.reverbnation.com/sareston

Mensagem por CG em Qua Set 21, 2011 9:18 am

Tá bom, tá bom, eu errei muito feio, acho que fui influenciado pelo meu avatar... Prometo melhorar na próxima. Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
CG
Moderador

Mensagem por allexcosta em Qua Set 21, 2011 9:21 am

CG escreveu:Tá bom, tá bom, eu errei muito feio, acho que fui influenciado pelo meu avatar... Prometo melhorar na próxima.

Acontece com qualquer um. Esse assunto nem merece um split. Voltemos aos sanduíches. Hmmm, deu fome...
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sá Reston em Qua Set 21, 2011 9:28 am

CG escreveu:Tá bom, tá bom, eu errei muito feio, acho que fui influenciado pelo meu avatar... Prometo melhorar na próxima. Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

hehehehe

Normal CG, vc ficou na duvida e procurou saber, tem gente aí que vai continuar afirmando o contrário... E tocando merio afinado, meio não.

Voltemos aos sanduíches!!
Sá Reston
Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qua Set 21, 2011 8:52 pm

Permitam-me...
lembro-me das aulas de acústico que tive a umas décadas atrás...boa época...
Mas, além do ouvido e memória muscular, que o Sá falou, e já ouvi o Cláudio citar, também, existem outras referências.
No acústico, sempre procurávamos estas referências, olhando com a visão periférica, observávamos o polegar e ele nos dizia onde estávamos. E mesmo no acústico, podemos usar referências visuais. Observem o espelho deste baixo do Edgar Meyer:

Além das famosas "bolinhas", o polegar do rapaz, serve de referências para as outras notas que ele vai buscar na escala - memória muscular, auditiva e visual.

Voltemos aos sandubas...
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por Sá Reston em Qui Set 22, 2011 11:38 am

Isso aí Tarcício... No Acústico é mais fácil de a gente fazer essas relações visuais, e a propria sensibilidade do braço (pra mim) é mais intuitiva...

Agora, se o Edgard Meyer usa bolinha pra ajudar, não sei porque as pessoas vêem tanto problema nisso... Como se o fato de ter marcações fizesse alguém menos alguma coisa, ou menos capaz de afinar, etc... Acho que já está na hora de o pessoal parar um pouco com essas bobagens. O importante é tocar afinado, pra mim... Se o cara usa bolinha, tracinho, macumba ou qualquer outro artifício, pouco importa.
Sá Reston
Membro

Fretless, oitavas, etc...

Mensagem por André Souza em Qui Set 22, 2011 12:46 pm

^
Vocês falaram tudo. Acredito que o mais importante é tocar afinado, o resto é secundário.

Fica mais bonito com a escala sem nada, mas é a minha opinião estética.
André Souza
Membro

Fretless e oitavas

Mensagem por LuCaSbass em Qui Set 22, 2011 12:52 pm

Concordo 100%. O que adianta uma escala sem marcação ser linda se o cara é desafinado?
O lance é estudar pra melhorar a memoria muscular e não ser escravos de bolinhas e tracinhos, mas eu pelo menos prefiro ouvir um fretless com marcação afinado que um sem nada totalmente fora.
LuCaSbass
Membro

Mensagem por DenisLM em Qui Set 22, 2011 1:32 pm

eu sou escravo de bolinhas e tracinhos.... Crying or Very sad
meu fretless não tinha nenhuma marcação na escala, só em cima, e era um parto tocar.

um dia ainda aprendo a tocar um upright, mas vai ser desse modelo e com as marcações e tudo:
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por J.Adalberto em Qui Set 22, 2011 1:40 pm

estava muito afim de aprender tocar com Fretless...

mas depois dessa polemica toda desisti!!!

muita coisa, afina oitava, não afina oitava, ponte fixa, ponte movel. com bolinhas, sem bolinhas...etc

muita coisa.....

e ai ainda lembro que ainda não sei nem tocar com trastes rsrsrsrs
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Vlad em Qui Set 22, 2011 2:15 pm

Se afinar no fretless fosse assim tão importante, ninguém mais me chamava pra tocar...
Vlad
Membro

http://twitter.com/vladcarvalho

Mensagem por bodhan em Qui Set 22, 2011 3:20 pm

... procuro tocar o fretless sentado, com a correia bem alta e manter na medida do possível a mesma postura. Não é ficar estático, mas procurar manter a relação do seu corpo com o baixo a mesma. Mesma inclinação do braço, por exemplo. Dessa forma fica mais fácil para desenvolver a memória muscular.
Eu não toco o acústico, mas creio que seja mais fácil de afinar, pois a escala é maior e, portanto, com uma tolerância maior. Também existe a referência com o próprio corpo. Como por exemplo a altura do nariz que corresponde a tal nota e assim em diante ... não é assim, Cláudio?
bodhan
Membro

Mensagem por Sá Reston em Qui Set 22, 2011 3:39 pm

bodhan escreveu: Como por exemplo a altura do nariz que corresponde a tal nota e assim em diante ... não é assim, Cláudio?

Por isso eu sempre achei fácil afinar no acústico!!! Descobri!! heehehe
Sá Reston
Membro

Mensagem por Eliseumohr em Qui Set 22, 2011 10:09 pm

Sá Reston escreveu:Não CG, não é assim não... As oitavas tem que estar afinadinhas pra vc padronizar as posições...

Pra (por exemplo) logo abaixo do D na 12a casa, vc ter um G na 12a casa, e não mais ou menos pra vc afinar e se virar... As posições podem nao ser visíveis, mas estão ali... É o que faz ter sentido ter marcações no fretless.

Se não tiver tudo no lugar, fica uma loucura (maior do que já é o fato de ser fretless hehe)
Falou tudo! concordo !
Eliseumohr
Membro

Mensagem por Rodrigo.Bass em Qui Set 22, 2011 11:36 pm

Ducati Monster escreveu:Definitivamente não entendo nada de baixos hehe.

Vem pro nosso mundoo decha o grave bater no seu coração afro
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagem por edumerino em Sex Set 23, 2011 9:44 am

Lendo esse tópico eu paro e penso: Me livrei de uma boa passando meu fretless hehe
edumerino
Membro

http://www.myspace.com/arkkammetal

Mensagem por LetBbass em Seg Out 24, 2011 10:12 pm

Galera pelo amor de Deus alguem me tira uma duvida que esse topico me colocou: Vocês tão dizendo que o fretless so afina com a corda solta e que não se eu for afinar pela oitava tambem eu nunca vou parar de afinar/tentar afinar, eh? ou eu entendi totalmente errado? scratch
O.b.s.: Respondam sem mts termos técnicos pois aquela que vos escreve tem um fretless porem mal entende de baixo com traste. Embarassed
LetBbass
Membro

Mensagem por LeandroMuniz em Seg Out 24, 2011 10:24 pm

LetBbass escreveu:Galera pelo amor de Deus alguem me tira uma duvida que esse topico me colocou: Vocês tão dizendo que o fretless so afina com a corda solta e que não se eu for afinar pela oitava tambem eu nunca vou parar de afinar/tentar afinar, eh? ou eu entendi totalmente errado? scratch
O.b.s.: Respondam sem mts termos técnicos pois aquela que vos escreve tem um fretless porem mal entende de baixo com traste. Embarassed

Cara, EU não me preocupo com isso. Simplesmente afino pelo afinador, normalmente, depois "acerto" a frequência pelo harmônico, como no baixo com trastes, e só.

Pode ser que outros amigos mais experientes daqui do Forum tenham esse cuidado, pode ser não, temos baixistas aqui que se preocupam com isso, mas acho que pra mim e você que somos iniciantes afinar no padrão é mais do que suficiente. Claro que baixo desregulado também não rola.

Que me corrijam se eu estiver errado.
LeandroMuniz
Membro

Mensagem por Sá Reston em Seg Out 24, 2011 10:29 pm

LeandroMuniz escreveu:
Cara, EU não me preocupo com isso. Simplesmente afino pelo afinador, normalmente, depois "acerto" a frequência pelo harmônico, como no baixo com trastes, e só.

É justamente sobre esse passo que estamos falando... Um cuidado que temos que ter com qualquer baixo na minha opinião. Vc é mais um que regula as oitavas do seu instrumento.

LetBass, acho que vc entendeu errado, estamos falando sobre a regulagem das oitavas do instrumento, e não de entonação (afinação das notas ao tocar).
Sá Reston
Membro

Mensagem por LeandroMuniz em Seg Out 24, 2011 11:29 pm

Sá Reston escreveu:Vc é mais um que regula as oitavas do seu instrumento.

Puxa, legal, nem sabia! Eu simplesmente aprendi com meu professor, treinei o ouvido no harmônico (gastei uns minutos desafinando e afinando pra pegar o esquema) e afinei o fretless, simples. Melhor coisa é afinar por harmônico, viciei depois que aprendi.
LeandroMuniz
Membro

Mensagem por ifernandes em Seg Out 24, 2011 11:40 pm

afinar por harmonicos, pra mim, alem de mais facil, e mais eficiente Smile
ifernandes
Membro

Mensagem por LeandroMuniz em Seg Out 24, 2011 11:51 pm

ifernandes escreveu:afinar por harmonicos, pra mim, alem de mais facil, e mais eficiente Smile

Sem dúvida.
LeandroMuniz
Membro

Mensagem por LetBbass em Qua Out 26, 2011 7:12 pm

Sá Reston escreveu:
LeandroMuniz escreveu:

É justamente sobre esse passo que estamos falando... Um cuidado que temos que ter com qualquer baixo na minha opinião. Vc é mais um que regula as oitavas do seu instrumento.

LetBass, acho que vc entendeu errado, estamos falando sobre a regulagem das oitavas do instrumento, e não de entonação (afinação das notas ao tocar).

Ahhhh, desculpa a lerdeza de minha parte galera... mas to treinando isso realmente e eficiente mais ainda nem fez uma semana que eu comprei o meu fretless então realmente to me acostumando Very Happy
LetBbass
Membro

Mensagem por LeandroMuniz em Qua Out 26, 2011 7:31 pm

LetBbass escreveu:Ahhhh, desculpa a lerdeza de minha parte galera... mas to treinando isso realmente e eficiente mais ainda nem fez uma semana que eu comprei o meu fretless então realmente to me acostumando Very Happy

Leva um tempinho mesmo para se habituar, mas como o Claudio diz, bem orientado e treinando com regularidade o fretless não é difícil não.
LeandroMuniz
Membro

Mensagem por Sá Reston em Qua Out 26, 2011 8:14 pm

Desculpa se não me fiz entender corretamente, mas estou falando de regulagem de oitavas, não de afinar o instrumento.

Como não sou a pessoa mais indicada pra explicar o que seria isso, caso alguém quiser saber mais sobre o que é, entre em contato com algum luthier e ele explicará rapidamente, beleza?

Abraços! up
Sá Reston
Membro

Mensagem por Edão em Sex Jan 18, 2013 3:58 am

Preciso ressuscitar este tópico simplesmente pra dizer: regulei as oitavas do meu fretless... What a Face

O som "parece" um Quindin!

Tão batendo as notas das cordas soltas, com as oitavas e harmônicos da décima segunda casa.

E as demais notas de cada fretline também estão afinadas... Putz que coisa boa. Ou seja, a construção tá certinha. Ê coisa boa. O som tá demaaaaais!!!

Edão
Membro

Sempre regulei as oitavas !!!!

Mensagem por smoners em Sex Jan 24, 2014 9:54 pm

Olá, sou novo no forum,
tenho um baixo tipo FRANKENSTEIN, marca samick passivo com capitadores Lace Sensor® P & J http://www.lacemusic.com/Bass_Sensors_PJ.php (os mesmos dos baixos fender), e tirei as traste dele para deixa-lo fretless, e qnd fiz essa "adaptação" acertei as oitavas dele, toco me guiando pelas bolinhas, tá certo que toco PUNK ROCK autoral, e to com um head da tubeamps feito tmbm FRANKENSTEIN de fender bassman 135 com giannini buldog seguem algumas fotos do set. só não tenho do baixo agora, vou tirar umas e mando a vc´s

frente

parte de traz

set completo" />" />" />

geek
smoners
Membro

http:// www.bandasdegarajem.uol.com.br/smonerspunkrock

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo