Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tarraxa "meio solta"

+3
Mauricio Luiz Bertola
lsardeiro
RenanB
7 participantes

Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Sáb Out 15, 2011 4:27 pm

bom, fui fazer a primeira troca de cordas do meu baixo e na hora de colocar a corda nas tarraxas percebi q 3 delas estavam meio soltas, não parecem bem "acochadas" no headstock, se forçar um pouquinho elas se movem um pouco, já apertei o parafuso q fica na parte de tras o máximo mas mesmo assim continua, tb tentei apertar um pouco a rosca q fica na parte de cima e melhorou um pouco, mas o problema persiste, existe alguma chave específica pra apertar essa rosca de cima? ou a tarracha pode estar espanada no headstock? to na dúvida aqui ainda não coloquei as cordas pq to achando perigoso na hora de afinar forçar e piorar alguma coisa =S

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por lsardeiro Sáb Out 15, 2011 5:44 pm

qual o baixo e o tipo de tarraxa?

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Sáb Out 15, 2011 5:50 pm

é um warwick corvette STD as tarrachas são desse modelo:
tarraxa "meio solta" Adg257825436-Warwick-SE-5-Pala-detras


RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 15, 2011 7:22 pm

^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Sáb Out 15, 2011 9:45 pm

então é normal ela ficar meio solta assim com o tempo? a última regulagem nele feita por luthier foi a quase um ano

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 15, 2011 10:05 pm

a última regulagem nele feita por luthier foi a quase um ano
Hora de ir de novo..... Besta
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por allexcosta Sáb Out 15, 2011 10:14 pm

Se os furos foram mal feitos vai ficar balançando mesmo. Pra apertar basta uma chave de boca e 30 segundos do seu dia.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Sáb Out 15, 2011 10:23 pm

consegui uma chave q encaixou na rosca, apertei bem e agora ta firme cheers conheço alguns luthiers aqui na minha cidade q iriam me cobrar os olhos da cara só pra apertar essa rosca silent pelo menos dessa eu me livrei rs

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Cantão Sáb Out 15, 2011 10:28 pm

Mas é bom levar a um luthier brother , sabe como é , pra uma regulagem geral no menino...se as tarraxas estavam assim , deve ter mais coisas pra regular...abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 15, 2011 10:35 pm

RenanB escreveu:consegui uma chave q encaixou na rosca, apertei bem e agora ta firme cheers conheço alguns luthiers aqui na minha cidade q iriam me cobrar os olhos da cara só pra apertar essa rosca silent pelo menos dessa eu me livrei rs
Vc não precisa de um luthier para isso, né...?
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Sáb Out 15, 2011 10:36 pm

sim, pretendo levar quando tiver dinheiro, infelizmente por aqui tem muito picareta que se diz luthier que faz até medo deixar instrumento lá, o único q eu confio cobra um pouco caro pelo serviço, vo esperar juntar dinheiro pra levar nele, só arrisquei mexer pq precisava mesmo mudar as cordas.

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por allexcosta Sáb Out 15, 2011 10:44 pm

Venhamos e convenhamos, apertar os parafusos e roscas do baixo de vez em quando qualquer músico tem a obrigação de fazer. Admiro o trabalho dos luthiers e sei que tem muita coisa que só com eles mesmo, mas isso aí não tem necessidade nenhuma...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Vetlata gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por guerra_luthier Sáb Out 15, 2011 11:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.

Eu sabia que ainda existem bons profissionais. Bertola, sabia que poucos fazem isso na manutenção? Não sei aí no Rio, mas aqui em SP nem comento! rsrs

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 16, 2011 10:59 am

guerra_luthier escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.

Eu sabia que ainda existem bons profissionais. Bertola, sabia que poucos fazem isso na manutenção? Não sei aí no Rio, mas aqui em SP nem comento! rsrs
Pois é Guerra, eu faço isso o tempo todo, inclusive, muitos garotos que vivem reclamando que a guitarra ou o baixo está desafinando, na verdade é por conta das tarrachas não estarem apertadas, nem as cordas colocadas corretamente. Algo simples e básico... Abração!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Diegobass Dom Out 16, 2011 1:42 pm

^^ idem. dos instrumentos que regulo aqui em minha região eu sempre faço isso.
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Seg Out 17, 2011 1:17 pm

é aquela velha história, em toda profissão existem os bons e os ruins, no caso de luthier é a mesma coisa, falta de sorte a minha viver num lugar em que é extremamente difícil achar um bom profissional, lamentável isso, a única solução pra mim é tentar aprender regular eu mesmo o que for possível, e arriscar levar no "menos carniceiro" em casos mais graves =/

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por lsardeiro Seg Out 17, 2011 2:16 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.

allexcosta escreveu:Se os furos foram mal feitos vai ficar balançando mesmo. Pra apertar basta uma chave de boca e 30 segundos do seu dia.


só uma dúvida: vocês estão falando da mesma coisa? É que me pareceu que o Bertola está falando dos parafusos NA tarraxa e que o Allex tá falando dos parafusos que PRENDEM A TARRACHA no instrumento. A dúvida surgiu somente porque, se entendi o Allex da maneira correta, não sabia que esses parafusos também afrouxam... é isso mesmo, gente?

valeu, abraços.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por allexcosta Seg Out 17, 2011 4:06 pm

Tô falando desses furos:

tarraxa "meio solta" Deluxe5_1

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 17, 2011 5:17 pm

É que me pareceu que o Bertola está falando dos parafusos NA tarraxa e que o Allex tá falando dos parafusos que PRENDEM A TARRACHA no instrumento.
Todas elas tem que ser reapertadas de vez em quando... As DAS tarrachas (mormente as de tipo "blindadas"), com bem mais frequencia...
Inclusive as da trócula (que prendem o braço); já peguei muitos baixos com esses parafusos folgados e mesmo espanados...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por RenanB Seg Out 17, 2011 7:20 pm

os parafusos q eu apertei no caso "roscas" são os que prendem as tarraxas no braço na parte da frente, iguais a esses aqui:
tarraxa "meio solta" Images?q=tbn:ANd9GcQWd30P_ouaS7bK5_UOB_cFu5VbM4Mu85TNX4ELZc6MFf0pOsNqhcbx8sG_

acredito que a folga possa ter sido decorrente das várias viagens q esse baixo enfrentou, da Alemanha para os EUA, dos EUA para o Brasil e ainda entre estados aqui no Brasil, só foi regulado uma vez por luthier que infelizmente deixou passar isso.....mesmo não sendo impossível, acho meio improvável ser o caso de furos mal feitos devido ao rigido controle de qualidade da warwick na alemanha, e o baixo ter apenas 1 ano de uso.

RenanB
Membro

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por lsardeiro Ter Out 18, 2011 10:37 am

Allex, Bertola, valeu mesmo. Eu morria e não sabia que tinha de apertar parafusos além daqueles NA tarracha... nunca pensei que com o tempo a tarracha começava a soltar do headstock. Vivendo e aprendendo...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Diegobass Sáb Dez 29, 2012 7:17 am

desculpem desenterrar o topico... mas vendo o meu warwick, o ww do amigo aew de cima e de um rapaz da minha cidade vejo que esse problema da tarracha é bem comum nos instrumentos dessa marca, não adianta vc apertar a porquinha, das duas uma, ou ele vai espanar e não vai dar mais aperto ou ele vai ficar um tempinho apertado e vai voltar a soltar de novo e vc so vai perceber quando for trocar as cordas de novo... uma tarracha minha quebrou eu fui abri-la para ver o problema, simplesmente o parafuso ue aperta a engreganem por dentro é muito pequeno e espana com facilidade a peça por onde vc enfia as cordas, a solução ao meu ver é so trocando o jogo de tarrachas mesmo... bom fica aew a minha dica..
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tarraxa "meio solta" Empty Re: tarraxa "meio solta"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos