Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

+32
BASSIST
Laysson
Fernando Zadá
Renato Nogueira
subgrave
Fabrício Simões
ricargeta
abfandre
ricardorony.boliveira
Joao Tozzi
fheliojr
cristiano luiz steigleder
Felipe Costa
luizzeross
Thales_Sr
GusVCD
RFFanBR
HOTA
Henrique Alencar
andersonlsouza
felix_sjc
Fá Mendonça
Mauricio de Moraes Corrêa
LuCaSbass
Rena Cáceres
Rafael do Baixo
allexcosta
denis lucas
Renato
LENTO
DenisLM
Mr_Arthur
36 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Ter Jun 02, 2009 10:49 am

O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

1. Tirar a música apenas escutando a nota que está tocada e reproduzir no instrumento?
2. Ao tempo que for tirando a música devo ir vendo que notas estão sendo usadas para identificar em que tonalidade ela está sendo tocada?
3. Caso identifique a tonalidade, tem como saber quais os caminhos que aquela música pode tomar? quais notas que eu vou poder tocar dentro do tom?
4. Qual a melhor maneira de identificar o tom de uma música pra começar a tirar ela? Identificando as notas que estão sendo tocadas e ver qual o respectivo tom?
5. Qual a melhor maneira de treinar essa identificação do tom?
6. Existem boas praticas de estudo quando for tirar uma música de ouvido?

Valeu galera.
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por DenisLM Ter Jun 02, 2009 11:04 am

eu que não manjo nada muito fundo de música eu tiro inicialmente o tom de cada parte, e depois os detalhes.
normalmente tiro tocando "em cima" mesmo

pra falar a verdade, não gosto de tirar música de ouvido. acho que nunca tiro 100%, principalmente se o baixo for meio apagado na banda em questão, e dá muito trabalho... Razz
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por LENTO Qua Jun 03, 2009 3:45 pm

eu sou completamente tapado pra isso.
LENTO
LENTO
Membro

Mensagens : 521
Localização : Taguatinga-DF

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Renato Qua Jun 03, 2009 3:47 pm

LENTO escreveu:eu sou completamente tapado pra isso.
2 Suspect

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Qua Jun 03, 2009 3:53 pm

Eu até consigo tocar a música com bastante tempo gasto e treino em cima dela.
Tem detalhes que eu não consigo escutar ou até pegar no instrumento mesmo.
Mas a minha dúvida é:
Apenas tirando a música de ouvido eu estou estudando? (Música em geral, não só a técnica no baixo)
Se eu ficar escutando a música infinitas vezes e ficar procurando a nota no baixo está certo ou tem jeito melhor de fazer isso...
Tem musicas que agente tira e nem sabe que notas agente está tocando realmente a não ser que pare pra olhar direito.
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por denis lucas Qua Jun 03, 2009 4:28 pm

_1° ouça bem a música,prestando muita atençaona linha do baixo(se preciso ouça quantas vezes achar melhor até vc já ter idéia de como é a linha do baixo)

_2° tente identificar o tom e as partes da música (introdução, refrão , outro,etc...)

_3° tire por exemplo a introdução até ficar redondinha,depois toque em cima da música e ouça se está certo,só quando vc tiver certeza que está correto ae vc passa para a frente(ex: refrão) quando tirar o refrão ai vc toca em cima da música desde o início até a parte que vc tirou para não esquecer, assim por diante.

faço desse jeito e dependendo da música não fica 100%
mas uns 90% acredito que sim...
outra coisa legal é vc procurar arquivos como o guitar pro ,mas cuidado é muito dificil estes arquivos estarem 100%

espero ajudar abrss

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Renato Qua Jun 03, 2009 4:32 pm

Denis Lucas escreveu:outra coisa legal é vc procurar arquivos como o guitar pro ,mas cuidado é muito dificil estes arquivos estarem 100%
Algumas músicas como "Have you ever seen the rain - Creedence", "New years day - U2" e tantas outras mais eu tirei utilizando o Guitar Pro. Tenho sempre o cuidado de baixar, quando possível, várias versões da mesma música e compara-las entre sí e ver a que mais se aproxima da música original.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por denis lucas Qua Jun 03, 2009 4:35 pm

Mr_Arthur escreveu:Eu até consigo tocar a música com bastante tempo gasto e treino em cima dela.
Tem detalhes que eu não consigo escutar ou até pegar no instrumento mesmo.
Mas a minha dúvida é:
Apenas tirando a música de ouvido eu estou estudando? (Música em geral, não só a técnica no baixo)
Se eu ficar escutando a música infinitas vezes e ficar procurando a nota no baixo está certo ou tem jeito melhor de fazer isso...
Tem musicas que agente tira e nem sabe que notas agente está tocando realmente a não ser que pare pra olhar direito.

Claro que você está estudando,além de treinar o seu ouvido você está praticando,
não adianta vc só conhecer a teoria vc tem que praticar, conheço pessoas que conhecem muito de teoria ,
mas que não tiram músicas,quando pegam algum instrumento não tocam muito bem, vc tem que conciliar as duas coisas pois será de grande proveito!!!
abrass

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 03, 2009 4:36 pm

Pratique percepcao e tente escrever a harmonia da musica sem nenhum instrumento na mao. Comece por musicas simples, como parabens pra vc ou cai-cai-balao e avance conforme seu ouvido vai melhorando. Compare suas anotacoes com a musica tirada com o instrumento ou cifras da internet ou livros. Eh importante tentar escrever os acordes, maiores, menores, setima, quinta aumentada, etc, pois isso eh muito importante pras linhas de baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por denis lucas Qua Jun 03, 2009 4:39 pm

Renato escreveu:
Denis Lucas escreveu:outra coisa legal é vc procurar arquivos como o guitar pro ,mas cuidado é muito dificil estes arquivos estarem 100%
Algumas músicas como "Have you ever seen the rain - Creedence", "New years day - U2" e tantas outras mais eu tirei utilizando o Guitar Pro. Tenho sempre o cuidado de baixar, quando possível, várias versões da mesma música e compara-las entre sí e ver a que mais se aproxima da música original.

Certinho vc Renato,tem que tomar cuidado!!!!as vezes as músicas estão erradas...
''News years Day'' Que músicão curto bastante U2 Devo ter todos os albúns!!!a maioria HEHe!!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Rafael do Baixo Qua Jun 03, 2009 5:06 pm

Eu sempre tive facilidade pra tirar músicas de ouvido,mesmo quando eu não sabia nada de teoria,eu sempre coloco a música pra tocar e acompanho,em algumas passadas por ela eu já a tenho pronta,só quando a música é mais trabalhada,cheia de detalhes,frases e ritmos mais intrincados que eu levo mais algum tempinho,as vezes fico ouvindo em loop as partes que eu tenho mais dificuldade,até conseguir entender o que é feito alí.

O ideal é você ouvir a música que vai tirar várias vezes,até ter ela em sua cabeça.

Uma coisa que eu acho que pode ajudar muito a pessoa a tirar músicas de ouvido,é estudando escalas e intervalos,até você conseguir sentir bem os saltos de intervalos,conseguindo sentir e acompanhar bem a distância de uma nota pra outra,a tarefa de tirar uma música fica muito mais fácil,pois em pouco tempo você passa a associar os saltos de intervalos ás escalas,e isso já te leva aos acordes da harmonia da música.

Não sei se esse método é fácil de se seguir ou não,pois pra mim ele funciona bem naturalmente.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Rena Cáceres Qua Jun 03, 2009 6:14 pm

uma coisa legal tbm pra treinar o ouvido é estudar escalas, arpejos, intervalos cantando enquanto toca

Aí vc se acostuma a cantar um intervalo, frase, ou arpejo, e tocar exatamente o que está cantando. Assim quando vc ouve uma música, ouve a levada do baixo e identifica a harmonia, vc já tem idéia do que o baixista usou naquela frase, e com o tempo a mão vai naturalmente.

isso é uma coisa que eu estou treinando bastante também.. pois nunca fui boa de ouvido, senti muita diferença depois que comecei a estudar contrabaixo acústico, começa a desenvolver uma afinação, e agora eu pratico tirando músicas

quando não consigo identificar a harmonia eu pego a cifra da música... procuro tirar a levada do baixo de ouvido, mas quando não consigo eu vou atrás guitarpro/tabs/parts/etc para tirar a dúvida e entender o que está sendo tocado

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Qua Jun 03, 2009 8:09 pm

Rena,

Quando você pega a cifra de uma música e vai tirar-la, a cada acorde da cifra as notas que você toca no baixo são apenas as referentes aquele acorde ou você está livre para tocar qualquer nota do tom da música?
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 03, 2009 8:49 pm

Pra melhorar a percepção, tente ligar numa radio e ir acompanhando a musica, nao importa qual vier. No começo provavelmente nao vai sair nada, mas vc vai ver que vai evoluir rapidinho!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Rena Cáceres Qui Jun 04, 2009 5:40 pm

Mr_Arthur escreveu:Rena,

Quando você pega a cifra de uma música e vai tirar-la, a cada acorde da cifra as notas que você toca no baixo são apenas as referentes aquele acorde ou você está livre para tocar qualquer nota do tom da música?

Bom... aí depende de várias coisas
cada acorde compreende um número de notas, mas há quem diga que qualquer nota pode ser tocada em cima de qualquer acorde, dependendo apenas do lugar onde vc coloca essa nota.

mas não indo tão longe assim: se vc vai tirar uma linha de baixo como o outro baixista gravou, é muito provavel que as notas que ele usou sejam as notas do acorde, se tiver algo além disso provavelmente serão notas da escala que originou o acorde (como modos gregos, escala alterada, etc), ou ainda as notas que poderiam fazer parte do tal acorde (por exemplo, b9, 9, #11, 6, e assim por diante...).

tudo isso varia muito de acordo com a música, o estilo, o baixista que gravou... e varia tbm de acordo com o que vc quer fazer com a música que está tirando. Você pode querer tocar exatamente como tá na gravação ou pegar apenas a base harmônica e a idéia original e criar sua linha, seu groove, em cima disso. estudando um pouco de harmonia, modos gregos e escalas, vai clarear bastante pra você esse lance de "que notas usar em tal acorde" (ta aí um tópico bom para ser criado hahaha)

por favor, me corrijam se falei besteira... mas eu vejo dessa forma What a Face

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Jun 05, 2009 2:16 pm

Ou seja:

Entre para uma escola ou curso de musica e estude:

1º) Teoria, percepção musical (que são aplicadas em qualquer instrumento).
2º) Piano (pois para o estudo de harmonia é perfeito).
3º) Canto e coral (que para o estudo da percepção é perfeito).
4º) Expecialize-se em Contrabaixo.

Não estou dizendo que você precisa ser Cantor e Pianista para tocar contrabaixo, mas que com esta bagagem de estudo, tudo fluira com muito mais facilidade.

Aconselho estudar musica Erudita e Jazz pois que toca/estuda estas duas faz qualquer coisa em qualquer estilo.

Bons estudos...
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por allexcosta Sex Jun 05, 2009 2:41 pm

Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:Não estou dizendo que você precisa ser Cantor e Pianista para tocar contrabaixo, mas que com esta bagagem de estudo, tudo fluira com muito mais facilidade.

Concordo em genero, numero e grau.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Jun 05, 2009 4:14 pm

Como falei no tópico de partituras de Música Erudita (Clássica), sou um monstro do Contrabaixo Twisted Evil KKKKKKKKKKK Laughing Laughing Laughing
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Sex Jun 05, 2009 4:29 pm

Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:Como falei no tópico de partituras de Música Erudita (Clássica), sou um monstro do Contrabaixo Twisted Evil KKKKKKKKKKK Laughing Laughing Laughing

¬¬' se eu não fosse curioso e tivesse ido lá ler ia achar que tu era muuuito pre-potente, a modéstia em pessoa. Very Happy
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Jun 05, 2009 4:36 pm

Mr_Arthur escreveu:
Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:Como falei no tópico de partituras de Música Erudita (Clássica), sou um monstro do Contrabaixo Twisted Evil KKKKKKKKKKK Laughing Laughing Laughing

¬¬' se eu não fosse curioso e tivesse ido lá ler ia achar que tu era muuuito pre-potente, a modéstia em pessoa. Very Happy

Na verdade eu sou é muito palhaço, isso sim. jocolor jocolor

Se liga no elefantinho. elephant Tão bunitim!!!!
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Renato Sex Jun 05, 2009 4:43 pm

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
O Artur já ia "pegar ar"...
lol!

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Sex Jun 05, 2009 4:46 pm

ia nada...
Mesmo que ele fosse o monstro eu só ia achar falta de modestia da parte dele mermo, mais não ia comentar nada não Very Happy eu sou de boa.
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Jun 05, 2009 4:51 pm

Mas eu sou um monstro que ver:

affraid BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pô, não saiu correndo?
Preciso treinar mais..

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Fá Mendonça Sex Jun 05, 2009 6:35 pm

Cara,

Eu sempre escuto a música umas 3 ou 4 vezes antes de botar a mão no instrumento

Depois disso eu pego um violão e vou tirando a harmonia. às vezes tento pegar somente as funções de cada acorde, depois pego as inversões. Aí eu vou prestar atenção nos contrapontos, quando for o caso, para adicionar as tensões aos acordes.

Depois de tudo isso eu vou e pego o baixo pra tocar.

Deve ser por isso que o meu repertório nao é tão vasto assim hoje em dia, mas eu gosto muito de fazer assim porque eu realmente aprendo a música. Já tirei muitas músicas também em q eu só repetia o que o cara estava tocando, sem entender o que estava acontecendo, me serviu para ter uma percepção "melhor", mas foi bem no comecinho...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Mr_Arthur Sex Jun 05, 2009 7:54 pm

Podis crer Fá,
essa é uma boa.

Da pra saber quando muda o acorde e o que você vai ter que fazer no baixão...

massa!
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por felix_sjc Ter Jun 09, 2009 11:39 am

O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

1. Tirar a música apenas escutando a nota que está tocada e reproduzir no instrumento?
como assim?

2. Ao tempo que for tirando a música devo ir vendo que notas estão sendo usadas para identificar em que tonalidade ela está sendo tocada?
SIM. é fundamental + vc tb deve ter uma sensibilidade auditiva pra identificar modulações... as vezes isso atrapalha quando vc veste o cabresto do campo armonico. rs...


3. Caso identifique a tonalidade, tem como saber quais os caminhos que aquela música pode tomar? quais notas que eu vou poder tocar dentro do tom?[/quote]

aconselho um estudo de tendencia escalar.
as chamadas notas tensas ( 7ªM, 4ªJ, 2ªM e 6ªM) costumam chamar pelas notas resolutivas (Tônica, 5J ou 3ª )
cada uma dessas notas , tensas ou resolutivas, tem um "potencial" de tensão/resolução diferente... ... por isso.....tem que estudar hehe a percepção disso é meio complicada. acho eu!

4. Qual a melhor maneira de identificar o tom de uma música pra começar a tirar ela? Identificando as notas que estão sendo tocadas e ver qual o respectivo tom?

melodia... tira a melodia e associe-a a um modo qualquer (jonio, dorico, frigio bla bla bla). o estudo de tensão te ajuda nisso. por exemplo: se o desenho da melodia predeominar numa escala de ré dórico... a música esta em dó maior ou em lá menor. estar em dó maior ou na sua relativa menor (lá menor) nao muda mta coisa caso vc queira só tirar a música de ouvido



5. Qual a melhor maneira de treinar essa identificação do tom?
pega um vilão ou um teclado e toque 100 vezes por dia as escalas de um campo armonico qualquer.

vc vai perceber isso quando pegar uam música bem simples (bem simples MESMO) que esteja em dó maior , por exemplo, se vc ficar tocando a escalinha de dó maior durante a música toda vc vai sentir que ta tocando um solo tosco porém todinho afinado.

6. Existem boas praticas de estudo quando for tirar uma música de ouvido?

escute bem a música cara...e tente entender a proposta da melodia/harmonia....é bem mais facil vc tocar uma música que vc tem familiaridade que uma musica que vc não tem....ta cheio de música facil por aí que é f*** de tirar de ouvido justamente pq não se esta acostumado com aquile tipo de som...

então se for tirar uma música com uma pegada nova....com um toque diferente... escute ela bastante ou , que é até melhor, escute o trabalho do autor o máximo que puder.
felix_sjc
felix_sjc
Membro

Mensagens : 56
Localização : SP-capital/SP-São josé dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por andersonlsouza Qui Ago 06, 2009 12:40 am

A dica da Rena Cáceres, de estudar escala cantando os intervalos é otima, comecei a fazer isso a pouco tempo, depois q vi um workshop de um p*** saxofonista, o ivan meyer, e realmente, minha percepção melhorou 200%.
antes soh pegava pelo band in a box.
andersonlsouza
andersonlsouza
Membro

Mensagens : 10
Localização : olinda - PE

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 10, 2009 1:37 pm

Rena Cáceres escreveu:uma coisa legal tbm pra treinar o ouvido é estudar escalas, arpejos, intervalos cantando enquanto toca

Aí vc se acostuma a cantar um intervalo, frase, ou arpejo, e tocar exatamente o que está cantando. Assim quando vc ouve uma música, ouve a levada do baixo e identifica a harmonia, vc já tem idéia do que o baixista usou naquela frase, e com o tempo a mão vai naturalmente.

isso é uma coisa que eu estou treinando bastante também.. pois nunca fui boa de ouvido, senti muita diferença depois que comecei a estudar contrabaixo acústico, começa a desenvolver uma afinação, e agora eu pratico tirando músicas

quando não consigo identificar a harmonia eu pego a cifra da música... procuro tirar a levada do baixo de ouvido, mas quando não consigo eu vou atrás guitarpro/tabs/parts/etc para tirar a dúvida e entender o que está sendo tocado

Isso é ótimo mesmo, mesmo eu tendo parado de fazer.
Vou voltar imediatamente!!!
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 10, 2009 1:38 pm

Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:Ou seja:

Entre para uma escola ou curso de musica e estude:

1º) Teoria, percepção musical (que são aplicadas em qualquer instrumento).
2º) Piano (pois para o estudo de harmonia é perfeito).
3º) Canto e coral (que para o estudo da percepção é perfeito).
4º) Expecialize-se em Contrabaixo.

Não estou dizendo que você precisa ser Cantor e Pianista para tocar contrabaixo, mas que com esta bagagem de estudo, tudo fluira com muito mais facilidade.

Aconselho estudar musica Erudita e Jazz pois que toca/estuda estas duas faz qualquer coisa em qualquer estilo.

Bons estudos...

Cara concordo contigo!!!
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 10, 2009 1:41 pm

Meu método para tirar a música é, ouvir até saber + ou - o que o baixista ta fazendo, depois vou tirando a tônica dos acordes e depois vou tirando a linha de baixo.
às vezes pego o violão para tirar a harmonia certinha.

Depois de ter pego a música vem a melhor parte, desconstruí-la e criar a minha linha ou criar ornamentos na linha original.
Tem linhas que deixa original mesmo, faço poucas coisas diferentes, geralmente só acrescento algo nas voltas ou espaços vazios.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por HOTA Sex Set 11, 2009 12:10 am

andersonlsouza escreveu:A dica da Rena Cáceres, de estudar escala cantando os intervalos é otima, comecei a fazer isso a pouco tempo, depois q vi um workshop de um p*** saxofonista, o ivan meyer, e realmente, minha percepção melhorou 200%.
antes soh pegava pelo band in a box.
Conheço o Ivan, gente boa, multi-intrumentista e, um baita amigão... também aprendi isso, minha esposa que é cantora sempre me fala isso... eu que sou preguiçoso mesmo... kkk.
HOTA
HOTA
Membro

Mensagens : 369
Localização : Nova Mutum - MT

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por RFFanBR Sáb Fev 06, 2010 12:22 am

Pois é, eu aqui com um problema danado Sad

Meu ouvido é mais burro que a dona, os dois neurônios nem se fala. Meu professor passou como dever de casa tirar algumas músicas de ouvido, mas até agora não consegui nenhuma. Buáaaa!!! Crying or Very sad

Minto, os três acordes da frase, no refrão empaquei Rolling Eyes

Pior é que nem adianta ir atrás de tabs, ou estão erradas ou simplesmente não tem.

Vou fazer o que a Rena falou, ficar cantando os intervalos. Nem que todo mundo no busão me olhe torto, kkkkk. Fazer o quê.

O teacher até falou pra ficar cantarolando a melodia da música até se tocar das notas, mas quem disse que consigo isso.

Agora, querer repetir a linha de baixo não tem como. Tem música que vai, mas tem outras que pelo amor do São Zirislau das Cordas Usadas, o baixista sacaneia comigo.

Se eu conseguir tirar uma que seja gravo o vídeo só pra vcs verem a ziriquizera que consigo fazer e dar uma aula "di grátis" de como NÃO se deve tirar uma música de ouvido Razz

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por GusVCD Sáb Fev 06, 2010 1:05 am

A melhor coisa é dar uma boa carga no MP3, porque se for tapado q nem eu, vai demorar... Rolling Eyes

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Fev 06, 2010 1:18 am

Tem que praticar mesmo... Começa com músicas simples e depois vai dificultando.
Eu gosto de ir cantarolando a linha do baixo (ou da guitarra, enfim, do instrumento que eu quero tirar), já serve como um guia.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por luizzeross Sáb Fev 06, 2010 9:15 am

Como o Thales disse, tem que RALAR! Eu toco guitarra também, e sempre que vou tirar uma música na guitarra, acho mais fácil que no contra-baixo.

Dependendo da música, se o baixo for muito apagado, é melhor tu pegar a base musical e construir uma linha em cima.

Improvisos também sempre são bem vindos. Por exemplo, quando vou tocar uns Iron Maiden da vida, as linhas do Steve Harris são muito "retilíneas" com a guitarra, sem variações, daí eu gosto de fazer umas coisas em cima pra saltar o baixo da linha da guitarra e dar um "up" pra música.

Boas músicas que recomendo pra começar a tirar de ouvido, que o baixo são bem destacados, são as músicas do Black Sabbath na época do Ozzy. As linhas de baixo do Geezer Butler são bem construídas (jazzera), e são bem destacadas da guitarra como em "Junior's Eyes" do album "Never Say Die" e "Fairies Wear Boots" do album "Paranoid".
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por RFFanBR Ter Fev 09, 2010 9:06 pm

Consegui tirar a With Or Without You, do U2 (dá até vergonha de comemorar, de tão fácil que é essa música facepalm ). E meu professor achando que eu ia chegar na aula hoje sem nada, pelo menos ganhei um ponto, kkkkk.

E o começo da Once, do Rascal Flatts. Só que essa nem o teacher conseguiu tirar o refrão. É música pra ouvir até ficar com "enjou", só aí vc tira a danada inteira. A Prayin for Daylight teve pegadinha, nem me toquei, o refrão tem as mesmas 4 notas das frases, só que eu outra seqüência Rolling Eyes A jumenta aqui precisa estudar mais pelo visto What a Face

Mas pelo menos tô descobrindo as manhas da coisa. Se eu cantarolar a melodia e escutar a batera fica mais fácil.

E num é que esse negócio vicia? Simbora tirar mais músicas!!

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Felipe Costa Sex Mar 26, 2010 12:46 pm

Existe um tipo de treino que consiste em escutar várias vezes a mesma música concentrando-se apenas na linha desejada. Há quem diga que em determinado estágio ouve-se a parte ou linha alvo em primeiro plano e os outros instrumentos ficam em plano de fundo.

A técnica é simples concentre-se e ouça só o que deseja. Isso deixa a percepção aguçada. Mas não é fácil, é coisa de monge budista, mas você adquire uma técnica que a longo prazo facilita tua vida no quesito tirar música de ouvido, todavia o tempo que leva para adquirir esta habilidade é o mesmo a se perder aprendendo a ler uma partitura, então é algo a se pensar...

Não podemos esquecer a qualidade do áudio tem coisa que simplesmente não dá para ouvir.

Quem entende um pouquinho de música prefere criar algo que combine que perder tempo com a orelha.

Felipe Costa
Membro

Mensagens : 16
Localização : Sorocaba /São Paulo

http://www.felipecostamusic.webnode.com.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por cristiano luiz steigleder Dom Jul 21, 2013 1:47 am

cristiano luiz steigleder
cristiano luiz steigleder
Membro

Mensagens : 14
Localização : tramandai -RS

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por fheliojr Dom Jul 21, 2013 4:23 pm

^o objetivo deste tópico eh um pouco mais abrangente q o seu, q, tb, eh muito válido.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Joao Tozzi Qua Jul 24, 2013 11:30 am

Vamos lá vou tentar responder sua pergunta.

A primeira coisa que eu faço quando vou tirar uma musica no contrabaixo é ouvi-la bastante prestando atenção no contrabaixo.
As vezes o baixo por ter um som muito grave não aparece muito na musica por isso é bom procurar ouvir a musica que você deseja tirar em um aparelho de som onde o som do baixo fique o mais audível possivel para facilitar a sua vida.

Depois eu procuro compreender o que o baixo está fazendo na musica, ele está fazendo um padrão (groove) que se repete apenas mudando os acordes? ou ele está casando com o bumbo da bateria? Há alguma parte da música que ele faz alguma frase junto com a guitarra?

Ai é so começar a tirar as notas.

Quanto a tonalidade, geralmente (pode haver excessoes) o primeiro acorde da musica é o que da nome a tonalidade.

Já para saber as notas que podem ser usadas dentro de uma certa tonalidade eu te aconselho a estudar Campo Harmônico.

É muito importante ir tirando a musica por partes, não adianta querer tirar tudo de uma vez. Ouça bem, tire a parte, toque junto com a música e só depois que estiver satisfeito com o resultado passe para a próxima parte.
Joao Tozzi
Joao Tozzi
Membro

Mensagens : 8
Localização : Serra, ES

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por ricardorony.boliveira Qua Jul 24, 2013 1:03 pm

"Quanto a tonalidade, geralmente (pode haver excessoes) o primeiro acorde da musica é o que da nome a tonalidade."

Eu já aprendi que o tom da musica pode ser encontrada no final da frase de uma estrofe, quando há um certo "descanso". cyclops cyclops Arrow Arrow Idea Idea Idea 

Aí é bom conhecer campo harmônico e suas possíveis sequências modal na música, ou seja, é um conjunto de conhecimento que todo músico tem que estudar para se ter uma idéia do todo.

Abs
ricardorony.boliveira
ricardorony.boliveira
Membro

Mensagens : 68
Localização : DF

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por abfandre Qua Jul 24, 2013 10:53 pm

Sou violonista há muito tempo e também toco baixo e um pouco de teclado.

No violão, eu me dedico ao máximo em ser fiel à harmonia original da música, o objetivo é sempre tirar os acordes buscando a perfeição, tentar representar fielmente a música.

No baixo, eu só me preocupo em tirar exatamente igual as partes marcantes, que descaracterizariam a música se fossem ignoradas. Ou seja, na minha visão o grande barato do baixo é te permitir uma certa liberdade de criar, improvisar, de nunca repetir rigorosamente as mesmas notas. Eu não vejo nenhuma vantagem em se tirar uma música de forma idêntica à gravação, do início ao final. E se você decora aquilo e toca igual todas as vezes, você está criando uma limitação como instrumentista.
abfandre
abfandre
Membro

Mensagens : 36
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por ricargeta Sex Ago 02, 2013 3:36 pm

eu já não concordo muito nessa tese de que tem que criar sua própria linha e talz, acho que o músico que é bom ele tem que pegar o original, afinal de contas a música não é dele, é de outra pessoa. Deixa pra criar linhas quando for sua música...
imagina o cara chegar tocando num lugar e o povo ali assistindo e derrepente aquela viradinha do baixo não existe. Os nego ficam tudo se olhando e dizendo o cara nem toca original aff.....
estou perdendo resto dos cabelos com essa aqui:
Mad Mad Mad
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Fabrício Simões Qui Ago 08, 2013 1:08 pm

Não acredito que exista receita de bolo, mas faço da seguinte forma:

1-ouço a música até me acostumar com ela;
2-toco a música sozinho no violão;
3-ouço a música com fone intra-auricular com regulagem que privilegie o som do baixo;
4-tento reproduzir a música por partes, deixando os detalhes pro final, sempre usando metrônomo;
5-coloco um fone circo-auricular (ligado no baixo) por cima do intra-auricular (ligado na música) e toco junto.

Funciona na maioria das vezes, quando não, recorro a tablaturas, vídeo-aulas, guitar pró e afins, pois vale tudo, menos tocar avacalhado Smile
Fabrício Simões
Fabrício Simões
Membro

Mensagens : 39
Localização : corinto-mg

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por subgrave Qui Ago 08, 2013 1:46 pm

abfandre escreveu:

No baixo, eu só me preocupo em tirar exatamente igual as partes marcantes, que descaracterizariam a música se fossem ignoradas. Ou seja, na minha visão o grande barato do baixo é te permitir uma certa liberdade de criar, improvisar, de nunca repetir rigorosamente as mesmas notas. Eu não vejo nenhuma vantagem em se tirar uma música de forma idêntica à gravação, do início ao final. E se você decora aquilo e toca igual todas as vezes, você está criando uma limitação como instrumentista.
claps

Gurizada, o negócio é praticar, praticar e praticar, se meu ouvido hoje é bom não é nenhum dom, mas por causa de esforço e até necessidade, pois quando comecei não tinha guitarpro nem nenhuma outra trakitana, somente uma fita k7 tocando fora do tom, e nem afinador para se afinar os instrumentos. Um dos momentos mais esperados das aulas de música era poder afinar o instrumento com o diapasão em A da professora! Então acaba parecendo que essas facilidades de hoje em dia somente acabam é causando mais dificuldades, esqueçam um pouco as ferramentas tecnológicas e ouçam ouçam e ouçam a música.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por ricargeta Qui Ago 08, 2013 2:13 pm

subgrave escreveu:
abfandre escreveu:

No baixo, eu só me preocupo em tirar exatamente igual as partes marcantes, que descaracterizariam a música se fossem ignoradas. Ou seja, na minha visão o grande barato do baixo é te permitir uma certa liberdade de criar, improvisar, de nunca repetir rigorosamente as mesmas notas. Eu não vejo nenhuma vantagem em se tirar uma música de forma idêntica à gravação, do início ao final. E se você decora aquilo e toca igual todas as vezes, você está criando uma limitação como instrumentista.
claps

Gurizada, o negócio é praticar, praticar e praticar, se meu ouvido hoje é bom não é nenhum dom, mas por causa de esforço e até necessidade, pois quando comecei não tinha guitarpro nem nenhuma outra trakitana,  somente uma fita k7 tocando fora do tom, e nem afinador para se afinar os instrumentos. Um dos momentos mais esperados das aulas de música era poder afinar o instrumento com o diapasão em A da professora! Então acaba parecendo que essas facilidades de hoje em dia somente acabam é causando mais dificuldades, esqueçam um pouco as ferramentas tecnológicas e ouçam ouçam e ouçam a música.
concordo!!!
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por subgrave Qui Ago 08, 2013 2:52 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:Não estou dizendo que você precisa ser Cantor e Pianista para tocar contrabaixo, mas que com esta bagagem de estudo, tudo fluira com muito mais facilidade.
Concordo em genero, numero e grau.
O violão clássico (de orquestra) me ajudou muito no contrabaixo, já cheguei no baixo com uma formação de música clássica e teoria musical e isto sempre me facilitou muito no contrabaixo, deve ser diferente para quem começa a formação musical no contrabaixo, é natural que demore mais pois tem que apreender desde o básico.

Que violão clássico se toca muito com pizzicato, daí sempre lembro que quando cheguei na aula de contrabaixo o professor me ensinou aquela mesma técnica que eu tocava no violão clássico (pizzicato), foi tudo muito fácil e eu rendia bemmmm mais que outros alunos iniciantes... graças ao violão.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Renato Nogueira Qui Ago 08, 2013 3:39 pm

Acho que o principal, muita gente já citou: ouvir, mas ouvir muita música para ter diversas referências, e claro, ouvir repetidas vezes a música a qual pretende-se tirar de ouvido.

Uma dica: acho importante saber estruturar a música. Detectar onde é a introdução, parte A, parte B (refrão), parte C, etc. Divide-se esses trechos, e TREINAR o ouvido em cima desses trechos. Parece fácil, mas quando se tem isso em mente, a linguagem do baixista aplicada àquela música também pode ser mas facilmente absorvida pelos ouvidos.

Para quem não consegue perceber o som do baixo em determinadas músicas, o treino (já dito acima também) de isolar mentalmente primeiro a bateria, depois a guitarra, depois o vocal, e por fim o baixo, acho interessante e de grande ajuda. E isso, pra variar..rs, requer TREINO e ouvir MUITO a música.

Acho também que, por mais que o baixista tente aprender sozinho (meu caso), jamais deve deixar de lado bases teóricas mínimas, como escalas e harmonia. Ler bastante sobre teoria ajuda muito. Como é sabido, um bom improvisador não consegue um bom desempenho se não sabe aquilo em que está tocando. Portanto, para o baixista treinar o ouvido, ele também precisa saber aquilo que está ouvindo.

Enfim, não há uma regra nisso. Tem baixista que tem mais facilidade em ouvir e reproduzir. E mesmo esse baixista (mais uma vez, meu caso) tem que ouvir, ouvir, ouvir e ouvir. E sempre que possível, ler, ler e ler sobre o mínimo e os princípios básicos de harmonia e escalas.

____________________________
"Rock and roll ain't noise pollution". by AC/DC.

Clube Fender - #62

www.vintagebox.com.br
soundcloud.com/renato_nogueira
facebook.com/renato.nogueira
Renato Nogueira
Renato Nogueira
Membro

Mensagens : 64
Localização : São Paulo-SP

http://soundcloud.com/renato_nogueira

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 08, 2013 4:14 pm

ouvido é treino quanto mais se brinca e se pratica prestar atenção no que ouve ele vai melhorando.
No inicio ele pode funcionar mais por comparações e pode ser difícil tirar música mas vale investir tempo nisso que vai te dar segurança e confiança conforme vai reconhecendo sons e situações comuns.
Minha primeira tentativa de afinar um violão pegando as notas por um disquinho quando era moleque foi um desastre mas insisti e aos poucos vi que era mais questão de relaxar e prestar atenção. Achava que era algo mágico mas vai ficando comum.
Tem gente que tem facilidade auditiva de cara mas pra quem não tem vale insistir e principalmente cantar notas e quando entender tentar cantar a linha de baixo pra depois tentar tirar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por ricargeta Sáb Set 21, 2013 11:19 am

Fernando Zadá escreveu:ouvido é treino quanto mais se brinca e se pratica prestar atenção no que ouve ele vai melhorando.
No inicio ele pode funcionar mais por comparações e pode ser difícil tirar música mas vale investir tempo nisso que vai te dar segurança e confiança conforme vai reconhecendo sons e situações comuns.
Minha primeira tentativa de afinar um violão pegando as notas por um disquinho quando era moleque foi um desastre mas insisti e aos poucos vi que era mais questão de relaxar e prestar atenção. Achava que era algo mágico mas vai ficando comum.
Tem gente que tem facilidade auditiva de cara mas pra quem não tem vale insistir e principalmente cantar notas e quando entender tentar cantar a linha de baixo pra depois tentar tirar.
kd o botão curtir?
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos