Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amplificador hand-made

+7
steba
Hélcio Júnior_bass
GANSO
Maurício_Expressão
Renato
Thales_Sr
Fred
11 participantes

Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Fred Ter Jun 02, 2009 3:29 pm

Olá a todos,
Sou novo no fórum, sempre estou lendo pra aprender mais sobre os assuntos acerca do baixo pois é algo que gosto muito; Hoje tive uma duvida e acredito caber neste tópico, então pegarei essa carona:

Quando custa mais ou menos fazer um amp handmade de 200w a 300w?? Vocês tem alguma noção deste valor? Encontrei diversos esquemas na internet e fiquei interessado; sou daqueles que acreditam no potencial handmade.

Desculpem se já existe um tópico sobre isso, procurei em outros tópicos mas não encontrei...

Abraços a todos.
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 4:35 pm

Transistorizado, não conheço ninguém.

Todos os handmakers de amplificadores que eu conheço só fazem all-tube.

Você já tem alguma experiência com eletrônica? Amplificador não é algo que eu recomendaria pra um iniciante não...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Renato Ter Jun 02, 2009 5:10 pm

Inicialmente, seja bem vindo!! cheers

Bom, tenho um pouco do espírito Handmade e cheguei a cogitar esta possibilidade, inclusive estudei alguns projetos pensando em iniciar a montagem de um amp caseiro, mas desisti pelos motivos abaixo:

- A maior parte dos projetos é voltada para guitarras, que trabalham em frequências diferentes e exigiria modificações nos circuitos de pré, fonte e outros mais para um desempenho adequado quando usados com contrabaixos;

- A dificuldade e o custo dos transformadores para alimentação do circuito de potência, que normalmente exige tensão e corrente altas;

- Quase inexistência no mercado de gabinetes para acomodar a montagem, o que exigiria além do trabalho de eletrônica conhecimentos em marcenaria, funilaria e outros - Tudo bem que o espírito é ser handmade, mas essas habilidade eu não tenho.

- Colocando tudo na ponta do lápis, o custo é pouco abaixo de um amp pronto, com garantia do fabricante e acabamento impecável.

No site HANDMADES existem alguns projetos, inclusive um em construção AQUI.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Fred Qui Jun 04, 2009 1:21 am

Eu não tenho experiencias não...
Mas queria saber os custos porque tenho quem faça pra mim (com experiencia).
Eu andei vendo, as caixas valem muito mais a pena montar do que comprar uma, dai fiquei na duvida sobre os heads... (sem contar q é uma alternativa mais barata para quem sonha com heads caros d+)
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jun 04, 2009 8:18 am

Fred

Uma coisa é valer a pena financeiramente (eu mesmo uso caixas hand made). Outra coisa é valer a pena qualitativamente falando.
Uma boa relação custo benefício tem que ser analisada.

Pra mim, para caixas 4x10" + 1x15" até vale a pena, desde o projeto das caixas e qualidades dos componentes sejam de primeira qualidade.

Mas para ampli, nem pensar.

Mesmo não vendendo os equipamentos (eu nunca vendo meus gears) o equipamento também tem que ter confiabilidade além da qualidade, afinal é você que estará em cima do palco segurando as pontas se algo falhar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 04, 2009 12:31 pm

Fred
O custo geralmente não compensa não... Vai sair pouco mais barato do que amplificadores à venda por aí, e você não estará amparado por nenhuma garantia de fábrica ou algo do tipo...

Eu montei pra mim um amplificador de uns 15-20w (não sei ao certo, não medi). Já tinha os transformadores, caixa, falante... Tive que comprar só o necessário pra montar o amplificador.

Usando LM1876, a brincadeira me custou uns 50-60 reais, e isso porque não montei pré, não usei nem potenciômetro...
Botando na ponta do lápis se fosse comprar tudo, daria por volta de 180-200 reais (ou mais... não pesquisei o preço de tudo), sendo que por 300 eu compro um combo 20w dessas marcas baratas, mais bem acabado, com mais funções (o meu certamente não teria equalizador, nem line out, nem phone out...), e com a garantia que funciona.

Mas se o espirito DIY falar mais alto...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por GANSO Qui Jun 04, 2009 4:14 pm

Acho que tem mais um agravante: Na hora de vendê-lo ou trocá-lo, o preço oferecido por um hand made é muito baixo... mesmo sendo de um fabricante mais conhecido.
Os amps de marca (qualquer que seja) matem o seu valor de mercado.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 04, 2009 4:47 pm

Acho que tem mais um agravante: Na hora de vendê-lo ou trocá-lo, o preço oferecido por um hand made é muito baixo... mesmo sendo de um fabricante mais conhecido.
Aí varia do handmaker... Tem pedrone aí usado sendo vendido por um preço maior que um novo. Motivo: Não tem que esperar meses pra ter o ampli.

Os amps de marca (qualquer que seja) matem o seu valor de mercado.
Tira o (qualquer que seja)... kkk...
Meteoro e Warm Music o povo já não quer novo, usado então... heheh

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por GANSO Sex Jun 05, 2009 7:12 am

Thales
Nisso você tem razão.
Tem uns que a negada não pega nem de graça, só que o custo/benefício é bem interessante.
Quanto aos hand made, já não sei.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Sex Jun 05, 2009 11:56 am

Fred escreveu:Eu não tenho experiencias não...
Mas queria saber os custos porque tenho quem faça pra mim (com experiencia).
Eu andei vendo, as caixas valem muito mais a pena montar do que comprar uma, dai fiquei na duvida sobre os heads... (sem contar q é uma alternativa mais barata para quem sonha com heads caros d+)

Fred...tipo assim, mais barato não vai sair tanto assim não, montar uma coisa handmade assim é mais por espírito DiY mesmo. Não sai mais barato por algumas coisas, por exemplo, na construção de uma aparelhagem vc tem que levar em consideração o tipo de power que vc vai ter que usar, esse power vai ter que se ao pré pra não distorcer e, além de td, vc não vai poder usar uns alto-falantes que não aguentem esse pré. Com isso, vc tem que fazer testes e é aí que vão os gastos.

Uma idéia: Compra um Amp pronto que seja mais adequado ao seu estilo e monte apenas outro pré no lugar do original e faça um teste. No google tem muito esquema de amps conhecidos. Aí, é só projetar e montar. Vai sair muito mais em conta e vc vai ter um bom equipamento pra fazer testes até vc chegar no seu timbre.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por steba Sex Jul 10, 2009 2:15 pm

O mais indicado é entrar em contato com os fabricantes mesmo.
Segue alguns links:
Alien Amplificadores Valvulados
Pedrone
Tubeamps

O Pedrone é um cara gente fina, muito atencioso. Mas os outros desconheço.

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por cvmoretti Seg Jan 07, 2013 10:40 am

Fala Galera to dando uma desenterrada no tópico, recentemente vi um kit para montar amplificador valvulado no ML... fiquei afim de me arriscar em um projeto handmade...

a Principio quero fazer apenas o estágio de potência valvulado.

comprando um kit deste:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457744349-amplificador-valvulado-estereo-se-el84-kit-trafos-placas-_JM
e mais as válvulas...

qual é o grau de dificuldade de montar um aplificador que funcione?
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Rick Charles Seg Jan 07, 2013 11:55 am

cvmoretti escreveu:qual é o grau de dificuldade de montar um aplificador que funcione?

Pra mim é muito alto, porque sou um 0 a esquerda em eletronica (apesar de ter estudado um pouco).
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Aldo MF Ter Jan 08, 2013 10:30 pm

Eu sou a favor de hand-made, já tem muita coisa boa nacional.

Em nossa banda temos dois combos de guitarra all tube (um 40w 2x10 e um 40w 2x12) feitos pelo Bruschi Amps (Blumenau-SC), a qualidade é supreendente, acabamento, etc.

Ainda não está no site/face mas ele também já faz um head 80w all tube (Kt88) para baixo e caixas ativas (até 240w class D) e passivas com falantes Emminence (4x10, 1x12 e 2x12).

Em março vou encomendar o Head e uma 2x12.

https://www.facebook.com/Bruschi.Amps?ref=ts&fref=ts

Não tenho os preços atuais, somente a descrição:

HEAD ALL TUBE BASS B80H - Cabeçote para baixo. É uma versão do G40H 80W, sem reverb e com alguns ajustes importantes para usar com contra-baixo. Utiliza 3 válvulas 12AX7 para o pré, loop e driver. Utiliza um par de KT88 na saída. Possui controles de ganho, graves, médios, agudos, presença e master. Tem loop de efeitos, saída para caixa escrava etc. Dimensões 57cm (largura) x 27cm (altura) x 25cm (profundidade).

BASS BP112 - Caixa passiva compacta de 120W. Utiliza um alto-falante Eminence Basslite S2012 de 12". Este alto-falante foi escolhido por sua leveza e excelente sonoridade. Desta forma conseguimos criar uma caixa leve, muito compacta e de alta-performance. Dimensões 48cm x 43cm x 33cm.

BASS BP212 - Uma BP212 em dobro. Com dois S2012 conseguimos mais eficiência e potência. Sonoramente tem mais volume, peso e definição do que se conseguiria com um único falante de 15". Dimensões 60cm x 60cm x 40cm.

BASS BA112 - Versão ativa da BP112. Possui um power transistorizado Classe C embutido de 120W. O power foi desenhado por nós especificamente para ser usado com guitarra e baixo. Foi tomado cuidado para que o power se comportasse de forma muito limpa até próximo do limite de potência quando então ele passa a distorcer de forma muito semelhante a um bom power valvulado. Dimensões 60cm x 60cm x 40cm.

BASS BA212 - Versão ativa da BP212. Possui power transistorizado Classe D de 240W. Dimensões 60cm x 60cm x 40cm.

As caixas ativas você pode utilizar como reforço para um combo, por exemplo. Você também pode utilizá-las com um pré-amplificador ou com o instrumento diretamente conectado.
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Janning Qua Jan 09, 2013 1:40 pm

Tenho um combo Pedrone cópia do Marshall Plexi, adaptado para 30w e volume Master. Comprei quando eu só tocava guitarra e o bichinho fala muito alto e com muita qualidade. O serviço do Pedrone é excelente. E na época (2008 acho) o preço era magnífico, valeu MUITO a pena.



Gostei demais até do som dele com o baixo, pena que o falante de 12 não tem tanto grave para um baixo. (Acho que vou transformá-lo em um head e fazer uma caixa de 15 para tocar com o baixo).
Janning
Janning
Membro

Mensagens : 46
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador hand-made Empty Re: Amplificador hand-made

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos