Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considerações sobre Homestudio

+21
Laysson
Zéff
evenme
renanx
afonsodecampos
NETOULTRA
Mateus Bass
tcraposo
Marck
wodtke
LuCaSbass
nukebass
Tonante
joabi
J.Adalberto
NESCAU
Bass_shoW
Jhun
Gomba
malka_aff
Claudio
25 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por tcraposo Ter Nov 08, 2011 10:47 am

Gomba escreveu:Se é pra microfonar baixo, o amp e a caixa tem que ser MUITO bons. Boto um 57 colado no falante (de 12" pela minha preferência), um mic mais ou menos duro no duto e um condensador a mais ou menos 1m. Fiz isso duas vezes só e nunca vi tanto baixo numa mix, rs. Mas ficou maneiro.

Tu acha que a combinação GK MB500 + Aguilar GS112 + Shure SM57 fica boa?
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por J.Adalberto Ter Nov 08, 2011 11:00 am

wodtke escreveu:um SM57 + um MXL 990 em um meteoro de 15' fica bom? quero fazer esse teste... porem minha interface tem só duas entradas, eu não gravaria o baixo em linha, so os mics...

desculpa wodtke, mas a palavra Bom e Meteoro são coisas que não combinam!!!

como o Gomba disse se é pra microfonar, tem que ser com equipamentos bons!!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por wodtke Ter Nov 08, 2011 11:03 am

^^ heheheheh, cara tu sabe que eu também achava isso... pode até ver meu perfil lá... eu escrevo que meteoro não presta...

Mas tenho levado ele em GIGs e mandei um cara dar uma mexida, ele está bom, pro meu gosto... (comparando com um staner) obvio... não da para comparar com gk+epifani ou aguilar
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 11:48 am

malka_aff escreveu:o que é um mic mais ou menos duro? da ume xemplo ae. e o condensador, qual tu usa geralmente? Depois que eu comprar meu GK MB200 e a caixinha, pretendo investir em captação pro baixo, principalmente, dae, eu aprendendo a me captar começo a pensar em outros intrumentos

É um mic menos sensível, que aguenta maiores pressões sonoras. Condensadores são muito sensíveis. Dinâmicos pra voz são mais ou menos sensíveis. Microfones pra sopro e percussão sou mais ou menos duros e microfones pra kick são MUITO duros.

Ao vivo eu costumo usar o md421 pra baixo. Gravando, sm57 no falante, md421 no duto e um condensador pra pegar ambiencia e o resto da caixa. Aí varia de acordo com o estúdio e o que eu tenho também. Em casa só tenho condenser tsi, aí quando gravo com equivo meu, vai o tsi mesmo. Tô com um neumann aqui. Ai se precisar gravar vou com ele. 57 e 421 eu tenho facilidade em conseguir.


-----

Vale lembrar que: gravar baixo microfonado envolve uma série de coisas. Primeiro a sala tem que ser muito boa, porque se algo vibrar ou alguma frequencia ressoar, vai dar pra ouvir tudo. Se tier alguma coisa ressoando, tem que dar um jeito de passar o baixo por um equalizador antes de ir pro amp (vamos supor que o C tá ressoando, ai você tem que cortar por volta de 130hz pra diminuir isso). Só que isso pode estragar o sinal do baixo, aí nem sempre vale a pena.
(pra conseguir isso bem, você precisa de um pré que tenha insert e um equalizador bom que nao estrague seu som (nada de behringer)).

Aí, convenhamos que é mais fácil plugar seu baixo numa DI e ser feliz, rs
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 8:27 pm

^^ o meteoro é um nitrous cb dos novos, o timbre até que é bom!
Cara,n é por nada não,mas eu tenho um amp igual a esse que vc ta falando.. o timbre me agrada muito,mas cuidado com a confiabilidade e a durabilidade dele.. o meu ja explodiu 1 vez eu levei na garantia e eles concertaram.. ficou uma bosta,mas ele ainda ta respirando...
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 8:31 pm

Se é pra microfonar baixo, o amp e a caixa tem que ser MUITO bons.
Fato! por isso que eu nem arrisco.. Fora que além de ter que ter amp e cabnetes f***s, você precisa de NO MÍNIMO um Shure SM57,e aquele microfone redondão tipo de bumbo, e essa conta fica super barata.. praticamente o dinheiro do meu lanche no colégio...
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Ter Nov 08, 2011 8:33 pm

Bixo, não sei se é porque o estilo que eu gravo não pede, mais nunca gostei de baixo no amp... eu acho que perde muito o médio-grave... acho muito feio...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Ter Nov 08, 2011 8:34 pm

[quote="Marck"]
aquele microfone redondão tipo de bumbo

Shure Beta52, ou Akg D112...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 9:20 pm

Bixo, não sei se é porque o estilo que eu gravo não pede, mais nunca gostei de baixo no amp... eu acho que perde muito o médio-grave... acho muito feio...


Quando eu fiz isso,o médio tomou conta... e eu ODEIO MÉDIO!
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por NETOULTRA Ter Nov 08, 2011 9:29 pm

Marck escreveu:ODEIO MÉDIO!

O seu som deve ter uma inteligiblidade ótima...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 9:45 pm

O seu som deve ter uma inteligiblidade ótima...

Bom ja conversei com baixtas que NÃO VIVEM SEM MÉDIO e outro que não gostam muito,então,não sei se vc esta sendo irônico.

Mas o médio "Doi" meu ouvido,uma das regras que meu pai me disse e que eu tb li na internet,´que: O Som pode estar o mais alto o possivel,no talo,mas ele nunca pode fazer seu ouvido doer,quando dói,é médio sobresaindo..

Ele me recomendou escutar uma música que eu recomendo a vocês tb.
"The Captain Of Her Heart - Double". A Masterização dessa musica tem ZERO de médio.. e ela tem um peso do c******..
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Ter Nov 08, 2011 10:36 pm


Marck, já analisou a música por um RTA (Real Time Analyzer)? Se não tiver nada de médios, tem alguma coisa muito errada... tudo é uma questão de equilibrio.

Aliás, "médios" é um termo genérico demais. A qual frequência você se refere?


PS.: Parabéns pela iniciativa de mortar um estúdio já na sua idade!
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por NETOULTRA Ter Nov 08, 2011 10:46 pm

Marck escreveu:
O seu som deve ter uma inteligiblidade ótima...

Bom ja conversei com baixtas que NÃO VIVEM SEM MÉDIO e outro que não gostam muito,então,não sei se vc esta sendo irônico.

Mas o médio "Doi" meu ouvido,uma das regras que meu pai me disse e que eu tb li na internet,´que: O Som pode estar o mais alto o possivel,no talo,mas ele nunca pode fazer seu ouvido doer,quando dói,é médio sobresaindo..

Ele me recomendou escutar uma música que eu recomendo a vocês tb.
"The Captain Of Her Heart - Double". A Masterização dessa musica tem ZERO de médio.. e ela tem um peso do c******..

Quando vc toca, como fica a eq do Amp?

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 10:51 pm

Obrigado,mas tipo quando eu digo ZERO em médio,é zero e não -15. é como se fosse o médio muito,muito bem controlado,sem o mínimo excesso.

O Timbre de baixo que eu mais curto tem médio pra caramba(tipo o do DuffMcKagan),mas o que me da mais peso é o sem médio,onde eu deixo o médio no -8[ou no zero](de -15 a 15)mais ou menos Grave no 8(de -15 a 15) e Agudo no 0(de-15 a 15).

O Médio é algo que eu particularmente acho que precisa ter muito controle. Não sei se porque meu pai enfiou isso na minha cabeça e eu curti,mas eu fico desconfortável ouvindo uma musica que tem excesso de médio.. não sei porque..

Talvez seja porque eu ja tenho um trauma de médio mesmo. Na minha cidade(Resende-RJ) Muita das vezes eu toquei com aparelho e operador de som que ficava mendigando som.. e tacava médio em tudo... uma vez ouvi um papo de que eles faziam isso,porque o médio não forçava tanto os graves nem as cornetas e tinha tendencia a ficar "mais alto". Por se cidade pequena raramente eu vejo um som que presta por aqui. Que não economiza dos graves e deixa o médio no seu devido lugar.


Última edição por Marck em Ter Nov 08, 2011 10:54 pm, editado 1 vez(es)
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Ter Nov 08, 2011 10:52 pm

wodtke escreveu:Ninguem microfona a amp de baixo para gravar então?

Joabi, me explica aí... heheh

Opa, só agora vi que era pra mim, mas já se comentou bastante sobre o assunto, não é mesmo?
Bom, na minha opinião, só com um bom preamp (ou mesa) já dá para chegar num timbre muito bom. Quando uso um amp (sim, tem que ter um som bacana, mas sinceramente, não me importo com a marca), enfim, quando uso, prefiro justamente pelo oposto do que o Malka falou... eu gosto dos graves, que podem ser mais macios (menos ataque que o som direto da linha) e tem uma pequena compressão natural. Lembrando sempre que usar duas captções para a mesma fonte sonora requer um cuidado maior com fases e cancelamentos, senão a receita desanda...

abs,



Última edição por joabi em Qua Nov 09, 2011 2:34 am, editado 2 vez(es)
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Ter Nov 08, 2011 10:59 pm


Quando vc toca, como fica a eq do Amp?

Para um som mais aveludado,tocado com dedo:

Low: 6 (de -15 a 15)
Mid: -5 (de -15 a 15)
High: 3 (de-15 a 15)
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Ter Nov 08, 2011 11:23 pm

Bixo, se eu colocar o Gráfico do Eq aqui pra vocês, vocês vão ter um infarto... hahaha'
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 11:32 pm

Engraçado. Meu som bom pro baixo em amps eh quase sempre Flat. Nos gks é sempre flat, Nos hartke eu só mudo o lance do pré, que jogo mais valvula que o transistor, desligo o eq e subo um pouco o hi pass. Ampeg quase sempre flat.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Ter Nov 08, 2011 11:33 pm

^E quando cê pega um Merdeoro? haha'
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 11:35 pm

Cara, flat também. Tenho tocado sempre com meu Gkzinho, mesmo com meteoro o som fica outra coisa. E cara, os meteoros costumam ter um som satisfatório. O problema é que são frágeis. Amp que eu sofro pra timbrar mas é um tanque de guerra é o BS120 lá da igreja.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Ter Nov 08, 2011 11:37 pm

Não consigo deixar nada flat, passo a festa todinha mexendo... haha'
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 11:45 pm

Po, cara, eu sei lá. Sempre quando eu faço equalizações demais eu enfeio o som. Eu até faço equalizações pra ver se consigo algum resultado melhor. Mas sempre o igual pra mim acaba sendo flat.

Costumo alinhar os P.As, por exemplo, primeiro passo o RTA pra alinhar. Não deixo totalmente reto e sim com uma queda a partir de 12k chegando em 6db em 20k. Depois viro um 58 pras caixas pra ver se nao rola microfonia. Se rolar, corto. Daí meto ruído de novo e mudo o que nao me agrada no som.
Feito isso, quase tudo de mic e equipo que eu plugo, eu mexo pouco na equalização. O que faço mais são cortes mesmo.

Mas, por exemplo, tem ambiente que eu faço de tudo pra tentar alinhar o sistema e que, ainda assim, tenho que mexer absurdos nas eqs. Recentemente tive que mexer em todas as frequencias de grave de um kick, num evento numa quadra de esportes. Tava com uma m7cl e mexi em frequencias que eu nunca nem sonhava que um dia precisava mexer num kick com beta52a. Cortei graves entre 80~100hz porque nao tava dando o punch e sim ressoando pelo estadio inteiro.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Qua Nov 09, 2011 12:04 am

cortar frequência...
Bixo, adoro cortar 225hz e 1khz do Kick, e guitarra é regra, cortar 1khz, e baixo, low-pass em 180hz e boost em 320hz... fica muito massa.
=D
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qua Nov 09, 2011 1:16 am


^^ Você corta tudo acima de 180Hz no baixo?? affraid

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por nukebass Qua Nov 09, 2011 1:28 am

Mateus Bass escreveu:[...]e baixo, low-pass em 180hz e boost em 320hz...
joabi escreveu:^^ Você corta tudo acima de 180Hz no baixo?? affraid
Se não há nada acima de 180, porque dar boost em 320? scratch

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qua Nov 09, 2011 2:02 am


Nuke, dependendo da intenção é usual colocar um boost acima do corte. Serve para mudar a curva, no caso citado, do low-pass. O corte começa em 180Hz, mas termina em aproximadamente 1800Hz (se a redução for de 6dB por oitava), o que justifica esse uso.

Simulei a situação proposta num EQ para ficar mais visível. Primeiro só o corte de 180Hz e depois com um boost razoável em 320Hz.

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Eq1e

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Eq2xu


O que questionei é o corte em 180, que ceifa demais os médio e agudos. Para mim não fica natural, mas é uma questão de gosto mesmo.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Qua Nov 09, 2011 6:43 am

Não consigo deixar nada flat, passo a festa todinha mexendo... haha'
Uma hora o cara vai cortar seu baixo do PA se você tiver usando linha ou aumentar demais o amp de retorno,operadores de som ODEIAM que fique mechendo.. é tenso...
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Qua Nov 09, 2011 6:45 am

é que to sem tempo de ver aqui agora,mas o gráfico da eq do meu baixo fica tipo uma Cúpula. Com A Abertura voltada para cima,porem o grave um pouco mais alto que o agudo...
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por J.Adalberto Qua Nov 09, 2011 8:45 am

galera só pra dar um toque, pra quem ainda nao viu...

a revista sound on sound desse mes esta muito boa, vale a pena conferir

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Claudio Qua Nov 09, 2011 9:05 am

^ Fiz a assinatura da Sound On Sound, e lá no site ainda consta a edição 15 como atual. A edição 16 já chegou nas bancas?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qua Nov 09, 2011 9:24 am

Gomba escreveu:Engraçado. Meu som bom pro baixo em amps eh quase sempre Flat. Nos gks é sempre flat, Nos hartke eu só mudo o lance do pré, que jogo mais valvula que o transistor, desligo o eq e subo um pouco o hi pass. Ampeg quase sempre flat.
Achei que era o único que fazia isso

Gomba escreveu:Cara, flat também. Tenho tocado sempre com meu Gkzinho, mesmo com meteoro o som fica outra coisa. E cara, os meteoros costumam ter um som satisfatório. O problema é que são frágeis. Amp que eu sofro pra timbrar mas é um tanque de guerra é o BS120 lá da igreja.
é o que eu sempre digo, meteoro tem som bom, mas não é confiável.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Qua Nov 09, 2011 9:29 am

Mateus Bass escreveu:cortar frequência...
Bixo, adoro cortar 225hz e 1khz do Kick, e guitarra é regra, cortar 1khz, e baixo, low-pass em 180hz e boost em 320hz... fica muito massa.
=D

Meu kick a partir de 120hz não tem mais nada... Depois disso é frequencia que só serve pra embolar. Só volta lá em cima pro agudo do kick
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Qua Nov 09, 2011 1:47 pm

nukebass escreveu:
Mateus Bass escreveu:[...]e baixo, low-pass em 180hz e boost em 320hz...
joabi escreveu:^^ Você corta tudo acima de 180Hz no baixo?? affraid
Se não há nada acima de 180, porque dar boost em 320? scratch

Foi mal galera, me enganei... não faço low-pass, faço um hi-pass haushaushas'

Laughing Laughing
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qua Nov 09, 2011 2:02 pm

então tu tira tudo que tem abaixo de 180 hz? Uhum, interessante, corta todas as frequencias fundamentais da corda B e E. E fica legal?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Marck Qua Nov 09, 2011 3:33 pm

Bom gallera,não sei se vcs gostam. Mas a igreja la onde eu toco,me pediu pra gravar umas musicas e tal e aproveitando esse tópico,que na verdade trata-se se home studio no geral,eu postei aqui pra vocês pra vocês darem uma olhada.

Deem uma olhada no baixo pra vocês verem,gravei direto( a eq deixei um formato de cúpula).. não usei nenhum pedal,só o simulador da interface.
Com a guitarra a mesma coisa... No vocal usei os plug-ins que ela me oferece pra dar uma "Levantada" na qualidade,ja que não gravei com mic's tão bons...A Bateria eu gravei com a "frescurinha" de trigger que o Mateus disse.

Só por favor desculpem o meu vocal,ficou meio oscilante e semi-tonando as vezes...

Sacramento Da Comunhão.mp3
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qua Nov 09, 2011 3:54 pm

Mateus Bass escreveu:
Foi mal galera, me enganei... não faço low-pass, faço um hi-pass [em 180 Hz]haushaushas'

Laughing Laughing
O negrito foi adição minha.
Bom, impulsionado pelo o que o Mateus disse, eu calculei as frequencias fundamentais das notas do nosso instrumento, então, usando um baixo de 4 cordas cheguei a conclusão de que fazendo um Hi-pass em 180Hz você perde as frequencias fundamentais de quase toda a extensão do braço, a primeira nota que achei acima de 180Hz foi o fá# da corda G na casa 11, com 186,754Hz

Caso vocês queiram posso postar algumas frequencias aqui e/ou mostrar os cálculos feitos pra chegar nessa conclusão.

Lembrando o pessoal que a frequencia fundamental é apenas aquela que dá a nota, o que nós ouvimos é a soma de varias frequencias juntas, chamadas harmonicos, logo, cortar em 180Hz ou menos não significa que não ouviremos as notas abaixo disso, mas a carcteristica principal da nota é cortada.

EDIT: é só uma curiosidade teórica, não sei qual é o resultado disso na prática, até por que, acredito que o corte não signifique que ele limou a frequencia 100%, deve ter apenas atenuado elas, atenuado bastante, mas não eliminado elas.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Qua Nov 09, 2011 5:18 pm

O Gráfico da Eq fica assim...

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Bass_img

O som fica assim...

<embed src="http://www.4shared.com/embed/929833565/36469254" width="420" height="250" allowfullscreen="false" allowscriptaccess="always"></embed>
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qua Nov 09, 2011 7:57 pm


Segue uma tabela legal relacionando as extensões de cada instrumento:

http://www.ka5cvh.com/sound/musicchart1.pdf

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qua Nov 09, 2011 10:21 pm

malka_aff escreveu:[

Lembrando o pessoal que a frequencia fundamental é apenas aquela que dá a nota, o que nós ouvimos é a soma de varias frequencias juntas, chamadas harmonicos, logo, cortar em 180Hz ou menos não significa que não ouviremos as notas abaixo disso, mas a carcteristica principal da nota é cortada.

Aqui vale um comentário, pois esse assunto é bem amplo e interessante. Com excessão de um sintetizador, que pode gerar sons puros (sem harmônicos), todo som encontrado na natureza é formado por parciais, como o Malka descreveu muito bem. A somatória dessas parciais (não confundir com a técnica de baixo chamada harmônico, que é outra coisa) resulta no som que nós ouvimos de um determinado instrumento, e damos a isso o nome de TIMBRE. A diferente proporção dessas parciais gera sons (timbres) completamente diferentes, portanto, quando colocamos um equalizador, mexemos no volume de cada parcial, alterando dessa forma o timbre resultante. É bastante importante que o técnico conheça a série harmônica pelo menos até a oitava parcial. Quem não conhece, digita no google que aparece alguma tabelinha, é simples.

Outra coisa importante mas que nem todo mundo sabe, é que além da série harmônica, que gera parciais sempre em direção ao agudo, a interação do instrumento com a sala gera parciais em direções aleatórias, inclusive em direção ao grave. Essas parciais aleatórias são chamadas de Overtones. Instrumentos que não possuem afinação definida, como tambores de bateria, percussão, etc contêm maior quantidade de Overtones do que harmônicos, por isso a afinação é imprecisa.

Na maioria das situações os overtones poluem as mixagens, por isso gosto de 'limpar' os graves, usando um passa-altas, mas sempre procuro manter as fundamentais. Elas são parte muito importante no timbre.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Mateus Bass Qua Nov 09, 2011 11:15 pm

Até hoje, onde percebi mais isso que o Joabi falou, foi em um naipe de Metais...
Tem muito espúrio de frequência... você percebe isso fácil, fácil, usando um Analisador de Frequências...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qua Nov 09, 2011 11:52 pm

joabi escreveu:
Segue uma tabela legal relacionando as extensões de cada instrumento:

http://www.ka5cvh.com/sound/musicchart1.pdf



Muito boa essa tabelinha, ela fala não só as fundamentais, mas também qual a frequencia do ataque da nota e também o "som de corda"!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Qui Nov 10, 2011 12:12 am

Malka, você oue muito pouco as fundamentais e muito mais os harmonicos da corda...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qui Nov 10, 2011 9:07 am

Eu imagino, gomba, por que as fundamentais são muito baixas, e nosso ouvido é péssimo pra frequencia baixa, mas eu me pergunto se cortar a fundamental não seria mesma coisa que tirar a "alma" do som. Um dia vou experimentar isso no reaper, vou cortar tudo abaixo de 180, mas cortar mesmo, ponto a ponto no gráfico, 180 pra tras zero tudo, e gravo e ponho aqui =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Gomba Qui Nov 10, 2011 9:25 am

Cara, pra forró no estilo que o Mateus toca, até que não fica tão ruim. O problema é: se não tomar cuidado, você embola com a voz e com o resto dos instrumentos.
Ao vivo que o baixo deve ficar meio sem graça.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qui Nov 10, 2011 10:43 am

Sad

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qui Nov 10, 2011 11:08 am

malka_aff escreveu:Eu imagino, gomba, por que as fundamentais são muito baixas, e nosso ouvido é péssimo pra frequencia baixa, mas eu me pergunto se cortar a fundamental não seria mesma coisa que tirar a "alma" do som. Um dia vou experimentar isso no reaper, vou cortar tudo abaixo de 180, mas cortar mesmo, ponto a ponto no gráfico, 180 pra tras zero tudo, e gravo e ponho aqui =)

Nada, a gente ouve bem os graves, pelo menos até uns 25Hz é tranquilo. São os sistemas domésticos que não reproduzem com perfeição abaixo de 80Hz (isso num sistema bom, mas tem coisa bem pior por aí). Tirar as fundamentais tanto assim não faz sentido para mim, realmente é como tirar o recheio do sanduíche e comer só o pão. O baixo tem muita informação importante nessa região que estamos falando, e a pulsação da música fica comprometida, na minha opinião. Se pensarmos na nota E grave, que é em torno de 40 e tantos Hz, a gente perde bastante volume nos 3 primeiros formantes do timbre.

Gomba escreveu:Cara, pra forró no estilo que o Mateus toca, até que não fica tão ruim. O problema é: se não tomar cuidado, você embola com a voz e com o resto dos instrumentos.
Ao vivo que o baixo deve ficar meio sem graça.

Concordo com você, Gomba. Se for gravado com esse corte, o baixo passa a ter outra função dentro da mix. Tudo o que se corta de frequencias durante a gravação não tem como voltar depois.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por J.Adalberto Qui Nov 10, 2011 12:14 pm

esse top tá bom demais rsrsrsrsr

aprendendo muito ...

galera e pra gravar dois Bumbos (não pedal duplo), o que vcs tem a dizer....alguém já teve uma experiencia boa nisso.

1 - qdo os dos estão afinados iguais?

2 - qdo estão com afinações diferentes?

3 - será necessário abrir um pouco no pan ?

4 - como vc costuma microfonar nesse caso?

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qui Nov 10, 2011 12:16 pm

bom, pra quem quiser saber, fiz a tabela ae, calculei a partir de A = 440
homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Oh72fs

P.S.: não é A "hífen" dois, é A menos dois xD. Recentemente descobri que não é B0 e sim -2 o que temos na 5ª corda do baixo.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por joabi Qui Nov 10, 2011 12:26 pm


Excelente trabalho, Malka. claps

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por malka_aff Qui Nov 10, 2011 12:29 pm

que isso, Joabi, é só um excelzinho de nada.
Basta achar o fator entre semitons e ta feita a naba. Isso é uma simples progressão geométrica.
Antes, quando falei da frequencia de fá# em 185, eu tinha calculado usando as comas, nessa tabela calculei usando o sistema temperado, isso dá uma pequena diferença nos sustenidos principalmente, mas como é o utilizado pelo nosso instrumento, tomei ele como o "certo" nesse caso.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

homestudio - Considerações sobre Homestudio - Página 3 Empty Re: Considerações sobre Homestudio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos