deOliveira Dream 4c

Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty deOliveira Dream 4c

Mensagem por Felipe Tavares em Qui Jun 04, 2009 1:17 pm

deOliveira Dream 2005
Corpo: Marupá
Braço: Pau-marfim
Escala: Imbuia
Ponte: Genérica
Tarrachas: Genéricas
Captadores: Seymour Duncans SJB-1
Trastes: 22
Cordas: D'addario Nickelwound 0.40

(nem tão) Breve história do baixo

A minha história com esse baixo é muito interessante. Em 2004/2005 eu tinha um Tagima Jazz Bass creme com escudo tortoise. Tratava-se de um instrumento razoável, mas com madeira ainda verde (trastes sobrando na escala). Certo dia, quando eu estava gravando com a minha banda (SeuZé) no estúdio Promídia, aqui em Natal, Paulo Milton (dono da deOliveira) propôs construir um baixo para mim, alegando que ficaria bem melhor que o meu Tagima. Convencido disso, vendi o meu baixo de então e comprei a captação que hoje está no meu Dream. Paulo Milton me apoiou com a construção do instrumento e as demais peças. Eu queria um modelo jazz bass, mas ele não queria fazer uma simples cópia de um Fender. Foi assim que surgiu o molde do atual modelo Dream.

Eu havia encomendado um baixo com acabamento Olympic white (pintura branca com escudo tortoise), mas fiquei surpreso ao receber o baixo com uma cor diferente, um laranja que deu um aspecto bem vintage. Acabei gostando bastante do visual.

Aconteceu, porém uma coisa bem peculiar quanto ao uso desse instrumento. Durante muito tempo eu o usei o baixo plugado a pedais/pedaleiras e, de certa forma, gostava do som do baixo, mas sempre com a idéia de que aquele ainda não era o meu som em relação a jazz bass. De 2006 até esse ano, sempre usava o baixo passando pelo Hartke Bass Attack, que é um ótimo pedal, mas cuja função Shape altera consideravelmente o timbre do instrumento, tirando um pouco do "roncado" que eu tanto queria.

Há alguns meses troquei os meus pedais analógicos por uma GT-6B e desde então a sensação é que estou tocando em outro instrumento. Agora posso ouvir o som real dos basslines SJB-1. E que som!

A sensação de que estou com um novo instrumento também foi impulsionada pela mudança na pintura do baixo, conforme relatei nesse tópico: http://www.contrabaixobr.com/luthieria-f5/tirei-a-pintura-do-meu-deoliveira-dream-t894.htm

Seguem as fotos do visual antigo, do baixo sem a pintura e com o atual acabamento:

[img]deOliveira Dream 4c 72792862.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 16871762.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 15487807.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 65478963.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 76570112.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 79376367.th[/img]

[img]deOliveira Dream 4c 91575807.th[/img]

Então, estou numa nova lual de mel com o meu baixo e extremamente bem servido em relação a jazz bass. A vontade de um Fender continua mais como um fetiche do que propriamente por uma necessidade.

Vamos aos aspectos mais técnicos, todos com base na minha experiência atual com esse baixo.

Preço pago: tenho um apoio da marca e só paguei captadores. Um instrumento desses deve custar cerca de R$ 2.000.

Construção/acabamento

Tenho um problema com o desenho desse baixo, pelo fato de a curvatura da parte inferior do instrumento (abaixo da ponte) ter uma forma peculiar, o que faz com que o baixo não fique normalmente posicionado no meu suporte. Preciso incliná-lo um pouco para deixá-lo fixo.

De uma maneira geral, gosto muito do acabamento do baixo. O corte para os captadores é bem feito. A adaptação do escudo também ficou muito legal. Em relação às ferragens, que desconheço a marca/procedência, estou bem servido em relação as tarrachas, que seguram muito bem a afinação. Durante algum tempo tive alguns problemas com a ponte, cujos parafusos dos saddles folgavam facilmente. Curiosamente, hoje em dia não tenho mais esse problema.

Captação

Quando mandei fazer o baixo, estava em dúvida entre Fenders Custom Shop ou Seymour Duncan SJB-1. Optei pelos basslines após uma pesquisa em fóruns e não me arrependo nem um pouco. Som equilibrado, com graves definidos e agudos cortantes. Captação passiva com controles padrões (2 controles de volume e um de tone)

Em relação ao ruído, ainda não estou 100% satisfeito, mas creio que o meu baixo seja relativamente silencioso se tratando de um instrumento com "j" passivos.

Tocabilidade

Depois que mandei aplicar o novo verniz, o baixo voltou com uma regulagem excelente, ação baixíssima e no limite para o trastejamento. Tem sido excelente tocar com esse baixo nos últimos tempos.

Confesso que já toquei em instrumentos cujo acesso às regiões mais agudas era mais fácil. Mas, mesmo assim, o corte foi bem pensado.

Outras impressões

- Pelo tamanho avantajado do headstock, tive dificuldade para encontras bags e cases que o comportassem bem. Há um bom tempo uso um semicase da Solid Sound, mas devo providenciar um case térmico para ele nos próximos tempos.

Vou tentar gravar algo nesses dias para postas aqui.


Última edição por Felipe Tavares em Qui Jun 04, 2009 1:24 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Corrigir grafia)
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 145
Localização : Natal, RN, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Daniel em Qui Jun 04, 2009 2:10 pm

Muito bom!!

Agora estamos no aguardo do som. Se puder captar pela placa de audio seria melhor ainda.

Um vídeo tb não seria ruim... Rolling Eyes
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por César_RS em Qui Jun 04, 2009 2:17 pm

É um baixo muito bonito. Concordo que seria melhor um vídeo, mas áudio já quebra um galho.
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Antonio_Ramone em Qui Jun 04, 2009 6:05 pm

Há alguns anos que conheço O "Seu Zé", banda que o Felipe é baixista e vocalista, por sinal é umas das melhores bandas aqui do meu estado. Sábado passado dia 30/05, tive a oportunidade de ver mais uma vez o LIpe e esse baixão em ação, durante o show da banda, no festival MPBECO. Realmente esse baixo tem um timbre muito bom, graves muito fortes.

Abçs
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Claudio em Qui Jun 04, 2009 9:22 pm

Antonio_Ramone escreveu:Há alguns anos que conheço O "Seu Zé", banda que o Felipe é baixista e vocalista, por sinal é umas das melhores bandas aqui do meu estado.

Pô Felipe, posta material do Seu Zé aqui pra nós... também curtimos coisas boas!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15182
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Cid em Qui Jun 04, 2009 9:39 pm

Acho q achei:
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9269
Localização : Pense numa terra boa

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por takfar em Qui Jun 04, 2009 10:00 pm

Po, esse video é ainda do tempo que o Dream era "cheddar". Eu lembro desse show!

Um bom lugar pra ouvir o seuZé é o site da banda. Acho que a maioria das gravações disponíveis lá foi feita com o Dream, mas isso Lipe teria que confirmar.
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Antonio_Ramone em Qui Jun 04, 2009 11:23 pm

Esse vídeo foi do mada, como o Takfar falou era o tempo que era "cheddar".
O endereço do site do Seu Zé é: http://www.seuze.net , confiram que a banda é muito boa.

Abçs
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Antonio_Ramone em Qui Jun 04, 2009 11:38 pm

Alguns vídeos aí do Seu Zé e do Experiência Apyus, banda paralela do Lipe. Nesse último vídeo tem um jazz bass branco com escudo tortoise, será que ele é o tagima que o Lipe referiu no review?

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/qZvl3UGcMU0&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/qZvl3UGcMU0&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/HK0FK0yrO9Y&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/HK0FK0yrO9Y&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Felipe Tavares em Dom Jun 07, 2009 3:51 pm

Antonio_Ramone escreveu:Há alguns anos que conheço O "Seu Zé", banda que o Felipe é baixista e vocalista, por sinal é umas das melhores bandas aqui do meu estado. Sábado passado dia 30/05, tive a oportunidade de ver mais uma vez o LIpe e esse baixão em ação, durante o show da banda, no festival MPBECO. Realmente esse baixo tem um timbre muito bom, graves muito fortes.

Abçs

Cara, legal que você curte o SeuZé. A gente tá preparando um material novo. Nos próximos meses vamos gravar um novo disco e tentar voltar a ter uma evidência legal.


ClaudioBass escreveu:
Antonio_Ramone escreveu:Há alguns anos que conheço O "Seu Zé", banda que o Felipe é baixista e vocalista, por sinal é umas das melhores bandas aqui do meu estado.

Pô Felipe, posta material do Seu Zé aqui pra nós... também curtimos coisas boas!

Cara, como Takfar falou, no site da banda tem todas as músicas que já gravamos, disponíveis para download. É só chegar na seção multimídia e baixar. =))

www.seuze.net

Tem dois discos pra download. "Festival do Desconcerto", é o primeiro, gravado em 2004 (usei um Honner jazz bass com captadores bartolinni e um Precision mexicano). Em "A Comérdia Humana: solidão", um compacto com 3 músicas, eu usei o deOliveira Dream com o tone praticamente fechado e com o encordoamento propositadamente velho. Eu queria um som bem próximo do que Roger Waters tirou em "Time", no "Dark Side of The Moon". Como estava em cima da gravação e eu não tinha encontrado encordoamento flat, a solução acima foi a que encontrei. heheheheh

Nos próximos 3 meses devo participar da gravação de 2 ou 3 discos e devo usar o Dream novamente. Vou procurar por aqui algumas gravações que eu já fiz com esse baixo para postar no fórum.
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 145
Localização : Natal, RN, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Cambraia em Dom Jun 07, 2009 4:56 pm

Som muito bem feito! O sotaque dá um charme legal pras letras, lembra Zeca Baleiro, mas mais pesado.
Parabéns!
Cambraia
Cambraia
Membro

Mensagens : 392
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Cantão em Sab Jun 20, 2009 2:57 pm

Baixo excelente , sem dúvida...parabéns ao proprietário...
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 18634
Localização : Bauru

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Antonio_Ramone em Seg Jun 22, 2009 10:51 am

Tamos no aguardo Felipe pelo cd novo.

Abçs
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Cantão em Seg Jun 22, 2009 2:07 pm

Muito bom o som da Banda Seu Zé..... e a Experiência Ápyus por excelência é muito bom tbm , achei ótimo.... Felipe , parabéns pelo trabalho de vcs ... cheers
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 18634
Localização : Bauru

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Felipe Tavares em Qui Jun 25, 2009 2:11 pm

Cambraia escreveu:Som muito bem feito! O sotaque dá um charme legal pras letras, lembra Zeca Baleiro, mas mais pesado.
Parabéns!

Cantão escreveu:Muito bom o som da Banda Seu Zé..... e a Experiência Ápyus por excelência é muito bom tbm , achei ótimo.... Felipe , parabéns pelo trabalho de vcs ... cheers

Legal que vocês tenham gostado, caras. Vou postar coisas das bandas em que toco por aqui, em offtopics da vida.

Antonio_Ramone escreveu:Tamos no aguardo Felipe pelo cd novo.

Abçs

Vamos começar a gravar logo em breve, cara. Acho que agora em julho.
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 145
Localização : Natal, RN, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Felipe Tavares em Qui Jun 25, 2009 3:19 pm

Pessoal,

Segue abaixo o link com uma gravação que fiz há 2 semanas, usando o deOliveira Dream. Trata-se de uma composição minha de 2004, que não chegou a entrar no primeiro disco do SeuZé.

Decidi gravá-la agora para inscrevê-la em alguns festivais. Nessa gravação eu toquei o baixo, violões e gravei as vozes.

Dá para ter uma noção do timbre do bass. O baixo foi gravado, plugado diretamente numa Digi 002 (Pro Tools) e mexi minimamete na equalização, para equilibrar o baixo com o bumbo.

http://www.4shared.com/file/114098918/2bce58bc/01-Lipe_Tavares___Jos_e_Maria.html


Última edição por Felipe Tavares em Qui Jun 25, 2009 3:20 pm, editado 1 vez(es) (Razão : link)
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 145
Localização : Natal, RN, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

deOliveira Dream 4c Empty Re: deOliveira Dream 4c

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum