Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar Improvisação com guitarrista?

+4
Fernando Zadá
allexcosta
NeyBass
Romano
8 participantes

Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Qua Nov 30, 2011 7:34 pm

Vendo um vídeo do Lucas,em que executa um solo do guitarrista Mike Moreno,e lendo alguns comentários,criei esse tópico,pois tb era uma dúvida minha.


Para nós,baixistas,é melhor estudarmos improvisação com outro baixista?
Existe diferenças no modo de improvisar? Eu acho que o improviso do baixista,não deve fugir muito do groove!

Vou começar meus estudos de improvização com um guita de jazz!

Abçs
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por NeyBass Qua Nov 30, 2011 7:44 pm

acho que independente de qual instrumento vai tirar suas fontes de estudo é sempre bem-vindo, pode aprender algo diferente com cada um. Ainda mais guitarristas que usam bastante, ligadura, bends, deve ser massa executar no baixo.
Vi uma uma entrevista com o Arthur Maia, que ele diz que comprava livros de musicas para saxofone, e tirava os arranjos do sax e executava no baixo.

é bem válido essa sua ideia.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Qua Nov 30, 2011 7:53 pm

^Sim. Pensando pelo lado ,que vc pode acrescentar coisas novas de outros instrumentos em seu improviso é ótimo. Mas e o medo de ouvir : "Aquele cara sola igual um guitarrista"! rsrsrs

Sobre o Arthur é isso mesmo,ele tirava solos de sax,e na minha opinião isso fica bem nitido em seus improvisos!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por allexcosta Qua Nov 30, 2011 8:05 pm

O Nico solava igual pianista.

Não há problema nisso. A linguagem é uma só...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Qua Nov 30, 2011 8:12 pm

allexcosta escreveu:O Nico solava igual pianista.

Não há problema nisso. A linguagem é uma só...

Curto muito os solos do Nico!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 01, 2011 8:18 am

Eu procurava um pianista ou saxofonista.
Guitarrista é tudo meio mala!!!! jocolor
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Polli Qui Dez 01, 2011 8:37 am

Eu sempre pensei em improvisação mais para o lado de instrumentos de sopro e piano.

Sempre gostei de tirar linhas de saxofonistas,trompetistas e afins.

Também vejo improvisação como uma linguagem,como o Allex comentou,independente do instrumento (que aliás não tem este nome a toa,instrumento = veículo/meio).

No mais todo material de estudo é valido,desde que tenha o mínimo de cuidado com o conteúdo didático.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Masteles Qui Dez 01, 2011 9:06 am

romanobass escreveu:^Sim. Pensando pelo lado ,que vc pode acrescentar coisas novas de outros instrumentos em seu improviso é ótimo. Mas e o medo de ouvir : "Aquele cara sola igual um guitarrista"! rsrsrs

Sobre o Arthur é isso mesmo,ele tirava solos de sax,e na minha opinião isso fica bem nitido em seus improvisos!

Grande parte do que aprendi sobre improvisação foi com um amigo (atual guitarrista de uma de minhas bandas), professor à quase duas décadas!

É nítida a diferença que temos que ter em mente na execução e tocabilidade, quando estudamos algo com um professor de outro instrumento, baixo é baixo e guitarra é guitarra.

Uma coisa que aprendi com esse professor de guitarra, que uso muito no baixo, são harmônicos artificiais!

A teoria musical é a mesma, campos harmônicos também, mudando apenas a forma de execução, algumas técnicas e claro a pegada e groove!

Creio ser válido sim, qualquer tipo de estudo com o intuito de melhorar habilidades!

Como diria o filósofo:

Conhecimento é a chave do fazer!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 01, 2011 9:09 am

Se possível descole o livro do Turi Collura que tem bastante coisa interessante e assista o workshop do Sá do último encontro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por LuCaSbass Qui Dez 01, 2011 10:51 am

Acho que o legal é estudar solos de outros instrumentos, não só guitarra... Se você acha um improviso legal, tente tirar ele no baixo. Adoro os improvisos do Bill Evans(pianista), Miles Davis(trompete), Pat Metheny(guitarra)...

A maioria dos grandes baixistas improvisadores fizeram isso. O Thiago Espírito Santo tirou um cd inteiro do saxofonista Johnny Griffin, tocando tudo... Tem frases dificílimas ali de se executar no baixo, mas tirar isso é um exercício de técnica melhor que qualquer outro ensinado em escolas por ai.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Cayo Castro Qui Dez 01, 2011 11:23 am

Fernando Zadá escreveu:Eu procurava um pianista ou saxofonista.
Guitarrista é tudo meio mala!!!! jocolor

Tu é guitarrista que eu sei... HAHA
Tava até querendo falar sobre isso... Desde que saí da banda em que eu era baixista, só to pegando GIG como guitarrista. Tinha visto num tópico que você tava passando pelo mesmo "problema"... point

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Masteles Qui Dez 01, 2011 11:30 am

LuCaSbass escreveu:Acho que o legal é estudar solos de outros instrumentos, não só guitarra... Se você acha um improviso legal, tente tirar ele no baixo. Adoro os improvisos do Bill Evans(pianista), Miles Davis(trompete), Pat Metheny(guitarra)...

A maioria dos grandes baixistas improvisadores fizeram isso. O Thiago Espírito Santo tirou um cd inteiro do saxofonista Johnny Griffin, tocando tudo... Tem frases dificílimas ali de se executar no baixo, mas tirar isso é um exercício de técnica melhor que qualquer outro ensinado em escolas por ai.

Realmente é bem desafiador e recompensador estudar desta forma!

Eu viajo muito pegando uns lances do Steve Morse (que para mim é deus, amém) e Charlie Parker!

Twisted Evil

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Qui Dez 01, 2011 12:02 pm

Fernando Zadá escreveu:Se possível descole o livro do Turi Collura que tem bastante coisa interessante e assista o workshop do Sá do último encontro.

Vlw a dica. Sobre o workshop do Sá ,eu já assisti,gostei muito e vou aplicar tb !
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Qui Dez 01, 2011 12:03 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu procurava um pianista ou saxofonista.
Guitarrista é tudo meio mala!!!! jocolor

Também acho! Mas o que seria mala pra vc? srrs
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Romano Dom Jan 15, 2012 8:38 pm

Comecei os estudos .
Tá rolando muito bem.
Ele está focando o estudo de improvisão através das tríades.

Alguém conhece?

Estudo um pouco na guitarra mesmo e depois vou para o contrabaixo!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Masteles Seg Jan 16, 2012 1:46 pm

Bacana! Tríades são a base para arppegios e acordes. São indispensáveis (NMO),

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Improvisação com guitarrista? Empty Re: Estudar Improvisação com guitarrista?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos