Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folga na tarraxa

+7
Yngway
basslave
Moshe Bar Elohim
SMR
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
stéfano
11 participantes

Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Folga na tarraxa

Mensagem por stéfano Qua Dez 21, 2011 6:48 pm

Boa noite pessoal,

gostaria que alguém me ajudasse/orientasse,


possuo um baixo fender jazz bass reissue 62 MIJ. As tarraxxas quando estão sem as cordas, tem uma ligeira folga (não sei se é normal, ou caracteristico do da re-edição) pois ja tentei apertar na tarraxa e não vai mais. Na tarracha da corda Sol, dependendo do aperto/giro da tarraxa, ela faz um barulho quando se toca a corda, ou seja, quando está tensionado e com corda, dependendo do lugar onde deu o aperto na coroa da tarraxa sol, ao tocar algumas notas faz um barulho nela.


Pergunto, existe alguma forma de regular, de dar aperto, desmontando a tarraxa da pra regular, alguma alternativa?


Obrigado


Última edição por stéfano em Qui Dez 22, 2011 12:55 pm, editado 1 vez(es)

stéfano
Membro

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por allexcosta Qua Dez 21, 2011 6:59 pm

Tudo isso é comum em tarraxas tipo Fender.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 21, 2011 7:43 pm

Já comentei aqui, noutro tópico, que há a necessidade de se apertar os parafusos e porcas das tarrachas de quando em vez. No caso dessas tarrchas tipo Fender, algumas, de marca genérica, nessecitam mesmo serem trocadas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por SMR Qua Dez 21, 2011 7:54 pm

Bom... tive um problema parecido no meu eagle... O meu problema era o seguinte: o " "trevo" ficou com uma folga no pino que desce para a engrenagem q afina. Resolvi colocando um pouco de cola branca, q ocupou o espaço e segurou a vibração. Mas só fiz essa gambi pq se tratava de um baixo mto barato e usado. Não compensava comprar um bom jogo do tarrachas.
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Dez 21, 2011 8:16 pm

Não adianta apertar os parafusos amigo. Creio que o seu problema seja o mesmo que houve no meu Tagima. Fiquei meses tentando descobrir em que parte da paleta se originava um ruído. Coincidentemente também só quando tocava na corda sol. Parafusei, reparafusei, apertei, reapertei em todas as tarraxas e nada...

Quando já estava quase desistindo daquele barulho chato e comprar novas tarraxas, de repente me deu um estalo ou como se algo me dissesse: "desmonta tudo".

Desmontei todas as tarraxas olhei meticulosamente com olhos de águia e enfim descobri:

A borboleta da primeira tarraxa (a da corda sol) estava levemente solta da haste que a prendia. Bem na junção galvanizada da borboleta que se encaixa na fenda da haste assim:

Folga na tarraxa Jb62022


Ela não estava totalmente solta mas com uma folguinha minúscula que quase passou batido. Mesmo aplicando força ela não balançava mas a folga era tão pequena que ao vibrar a corda a tarraxa chiava.

Foi então que exclamei: "ó e agora quem poderá me ajudar?" A súper cola apareceu (ou Súper Bonder para os íntimos). Apliquei na junção nos dois lados da borboleta e esperei secar alguns minutos e instalei-a novamente. Pronto o ruído chato havia desaparecido.

^ Acho que foi mais ou menos isto que aconteceu também com o SMR . ^

Evitei de comprar um jogo novo de tarraxas também.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por basslave Qua Dez 21, 2011 8:29 pm

^uma curiosidade Moshe, vc coloca a correia ali? affraid

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Dez 21, 2011 8:45 pm

Basslave este baixo não é o meu. Foi uma foto utilizada daqui do fórum que usei apenas para exemplificar o que eu fiz.

Esse baixo é do GusVCD e eu retirei esta foto deste link.

O baixo dele tem strap lock tando no final do corpo quanto na borda do chifre e esquisitamente na paleta. Vai entender né?!?!? Talvez ele seja fissurado por strap locks. weed

Pergunta pra ele.

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por basslave Qua Dez 21, 2011 8:48 pm

up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por allexcosta Qua Dez 21, 2011 8:49 pm

Na década de 60 os baixos vinham com strap button ali, pois vários músicos preferiam esse local. Os RI da década geralmente trazem o aparato.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por basslave Qua Dez 21, 2011 8:55 pm

vivendo e aprendendo...

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Yngway Qua Dez 21, 2011 8:57 pm

Meu Giannini tinha isso aí. Eu usava pra deixar a correia esticada na bag. Laughing

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por malka_aff Qui Dez 22, 2011 9:10 am

^boa, vou colocar no meu giannini também, tenho uns sobrando aqui em casa, kkkk

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Guilé Qui Dez 22, 2011 11:12 am

Já passei por esse problema, sendo que a vibração era sentida tocando a Mizona solta, apenas....qdo pressionava qq outra corda ou nota ficava normal.

Fiz de tudo, verifiquei ponte, tarraXas, troquei carrinho de ponte e tarraXas de posição e nada, então decidi aproveitar q iria ter q levar a um luthier pra olhar, ja comprei um jogo de cordas novas pra uma regulagem geral.

Fiquei encafifado e mais uma vez meti a mão pra procurar o problema, aí resolvi trocar as cordas, pois como estava alterando o calibre de 0,40 (que veio de fábrica) pra 0,45, pra ver se esta mudança alteraria alguma coisa.

Ao trocar as cordas aproveitei pra tirar todas de uma vez e dar uma conferida no nut e após retirar a tarraxa e o nut dei umas batidinhas pelo headstock pra ver se ouvia alguma vibração....aí notei que o abaixador de cordas ( aquele redondo que vem nos jazz bass) não estava totalmente fixado e o barulho era idêntico ao q fazia qdo tocava o Mizão solto.

Então apertei o parafuso até o final, fixando a peça completamente...coloquei o nut e as cordas, afinei e o ruído sumiu !! \o/

Não sei se o seu caso é isso mas dá uma conferida nisso tb. mas de qualquer forma fica aqui o registro como dica para investigação em possíveis casos similares. Wink





* Obs: Sugiro a edição do título do tópico utilizando a grafia correta, a saber, TARRAXA. Desta forma ajudamos futuras buscas pelo assunto.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por stéfano Qui Dez 22, 2011 1:15 pm

Fala pessoal,

muito obrigado pelos comentários, realmente o fórum é massa demais.

Guilé, corrigi a grafia do tópico Smile, foi mal a burrice.

Então pessoal, pena que não tenho câmera de foto se não tiraria umas fotos aqui pra mostrar. Mas o seguinte, o meu baixo é de 91/92, não fui o primeiro dono, achei que por ser mais antigo estaria com problema, ja troquei os carrinhos.


As tarraxas parecem estar boas saca, não parecem estar desgastadas demais, e ainda tem um cado bom do brilho do metal, ou seja, parecem estar normal, a folga aparece quando está sem corda, justo naquele parafuso que aperta a coroa, só que o parafuso não da mais aperto, dai eu forçar demais não rola, pode quebrar a cabeça do parafuso ou coisa pior, sei la.

Essa folga deixa a borboleta meio solta igual o Moshe disse. Mas não entendi como foi que ele aplicou a cola, desculpe mas não consegui sacar o lugar certo.

Guilé, vou conferir lance do abaixador de cordas, mas não lembro dele estar pouco apertado, mas irei conferir.


Tava pensando, o que percebo aqui para as tarraxas ficarem mais fixadas, seria uma especie de ruela, ou algum metal que preenchesse o espaço onde existe a folga, até porque não queria trocar as tarraxas, seguram a afinação tranquilo e tals.

Vou pensando aqui e tomando coragem para desmontar, medo de não conseguir instalar direito depois (sou muito cagado rs).

Agradeço desde já a todos que estão me ajudando!

Abração galera.

stéfano
Membro

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Yngway Qui Dez 22, 2011 1:24 pm

Stéfano, teu problema parece ser diferente do que o Moshe teve.

No caso dele a borboleta não estava bem fixada na haste. Parece que no teu caso é o conjunto haste/borboleta que está com jogo. Se a tarraxa já está suficientemente apertada, pode ser desgaste na engrenagem mesmo.

Meu conselho é trocar o jogo de tarraxas.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Alexanddez Sex Jun 29, 2012 9:22 am

alex e se a tarraxa estiver muito dura a ponto de naum conseguir afinar como faço faço para folgar ?

Alexanddez
Membro

Mensagens : 76
Localização : Caxias-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por allexcosta Sex Jun 29, 2012 9:25 am

Alexanddez escreveu:alex e se a tarraxa estiver muito dura a ponto de naum conseguir afinar como faço faço para folgar ?

Aí tem que ver... Talvez seja melhor trocar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Raphael Amin Sex Jun 29, 2012 9:36 am

Parafuso ou rosca espanados? Tenta tirar e dar uma olhada.

Pode ser parafuso muito comprido também. Já bateu no final e não terminou de apertar o conjunto.

____________________________
"Uma revolução poderá talvez causar a queda do despotismo pessoal ou de uma opressão cúpida e ambiciosa, mas não estará jamais na origem de uma verdadeira reforma da maneira de pensar; novos preconceitos servirão, assim como os antigos, de rédeas ao maior número,  incapaz de refletir." Immanuel Kant
Raphael Amin
Raphael Amin
Membro

Mensagens : 376
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Alexanddez Sex Jun 29, 2012 9:54 am

vou tentar tirar e ver o q é !

Alexanddez
Membro

Mensagens : 76
Localização : Caxias-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Alexanddez Sex Jun 29, 2012 11:27 am

ahm galera era só a corda q tava mal colocada...já ajeitei...q alívio hein !!

Alexanddez
Membro

Mensagens : 76
Localização : Caxias-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Folga na tarraxa Empty Re: Folga na tarraxa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos