Amplificadores e suas classes!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Eliseumohr em Qui Dez 29, 2011 10:54 pm

Boa noite amigos do fórum!
Bem sempre tive dúvidas sobre classes de amplificadores , ex : amps classe A, B, AB...!
Quais as diferenças , o que significam.

Pesquisei e encontrei esse texto que pode exclarecer aos que como eu ainda não saibam a diferença!
http://autosom.net/artigos/classe.htm


se algum dos técnicos aqui do fórum tiver mais a acrescentar, eu agradeço!

Moderação se tiver algum tópico sobre o assunto pode trancar!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por DUDUBASS em Qui Dez 29, 2011 11:20 pm

Bacana, pra mim que também não sacava é um norte.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2471
Localização : FORTALEZA

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Sonikado em Qui Dez 29, 2011 11:40 pm

Poxa, o único site que conhecida sobre isso era gringo!
Valeu por encontrar esse artigo! =)
Mas ele está um pouco desatualizado, já existem amplificadores classe D/H funcionando em toda a faixa audível e também em potências leves.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1178
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por fheliojr em Qui Dez 29, 2011 11:43 pm

DUDUBASS escreveu:Bacana, pra mim que também não sacava é um norte.

[2]

valeu, eliseu!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 9576
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por CG em Qui Dez 29, 2011 11:50 pm

Só para complementar:

As classes de amplificação não são qualidades e sim técnicas de construção dos sistemas, o que permite que determinado tipo de amplificador seja mais adequado para uma determinada faixa de frequencias, como todos os equipamentos de audio, as principais são:

Classe A - Os dispositivos de amplificação do sinal (transistores ou válvulas) de saída conduzem corrente durante todo o ciclo do sinal. O rendimento é baixo (teoricamente 25%, tipicamente menos ainda), mas a qualidade é máxima, pois não existe transição entre dispositivos, sendo assim o sinal absolutamente ininterrupto. Pelo alto consumo e peso, esta classe é usada quase exclusivamente por audiófilos e em amplificadores de referência (estudio), ou então em valvulados de baixa a média potência (até 30W) para guitarra, bem como alguns equipamentos residenciais de alta fidelidade.

Classe B - Os dispositivos de saída conduzem corrente durante exatamente meio ciclo de sinal cada um. Um dispositivo é responsável pelo semiciclo positivo, e o outro pelo negativo. Na passagem de um dispositivo para o outro, um deles deixa de conduzir corrente antes de o outro começar a fazê-lo, e aparece uma descontinuidade no sinal, chamada distorção de transição. Esta distorção afeta fortemente sinais de alta freqüência e baixa amplitude. Por esta razão, não se usam amplificadores classe B "pura". O rendimento teórico é de 64% aproximadamente.

Classe AB - Para sanar o problema da distorção de transição, na classe AB cada dispositivo de saída conduz corrente durante um pouco mais do que meio ciclo, de modo que quando um dispositivo assume o sinal, o outro ainda está ativo e portanto não existe a descontinuidade citada na classe B. A qualida-de sonora se aproxima da classe A, mas o rendimento energético é bem maior, chegando na prática a 60%. São os tipos de amplificadores mais utilizados em sistemas de P.A. e em sistemas residenciais, possuem uma relação de qualidade X peso X custo muito aceitável e integram certamente mais de 70% dos equipamentos de uso geral.

Classe D - Nesta classe, os dispositivos de saída não operam diretamente amplificando o sinal de áudio. O sinal de entrada é aplicado a um conversor PWM (modulador de largura de pulso), que produz uma onda retangular de alta freqüência (muito acima de 20kHz), perfeitamente quadrada quando não há sinal de áudio na entrada. Quando existe sinal, a parte positiva da onda retangular se torna tão mais larga quanto mais alta é a tensão do sinal de áudio, estreitando-se a parte negativa de modo que a freqüência da portadora (a onda retangular) se mantém constante, mas o valor médio da tensão se torna tão mais positivo quanto o sinal de entrada. No semiciclo negativo, naturalmente a parte negativa da portadora é que se alarga, tornando negativo seu valor médio. Na saída, fazendo-se a portadora modulada passar por um filtro sintonizado em sua freqüência, ela é removida, restando o sinal de áudio. Em um projeto bem feito, pode-se obter alta qualidade de áudio com um rendimento energético teórico de 100%. Como isso é possível? Os dispositivos de saída, operando com uma onda retangu-lar de amplitude constante e máxima (de um extremo a outro da tensão da fonte), estão - o tempo todo - um deles com tensão zero e corrente máxima, e o outro com tensão máxima e corrente zero. Sendo a potência igual ao produto da tensão pela corrente, fica claro que a potência dissipada nos dispositivos de saída é sempre zero, portanto toda a energia da fonte de alimentação é transferida para o alto-falante. Na prática, os dispositivos de saída não chegam a trabalhar com ondas perfeitamente retangulares, nem chegam à tensão zero, o que causa um certo desperdício de potência; mas mesmo assim, o rendimento é sempre mais de 90%.

Classe D em ponte - Classe K - É uma variante da classe D. Para eliminar o filtro passivo na saída do amplificador, que é volumoso, pesado e ainda reduz o fator de amortecimento, usam-se dois amplificadores classe D ligados em ponte. Com isso, a portadora é cancelada (pois ela existe nas duas seções em classe D com a mesma amplitude e fase), restando o sinal puro de áudio sem a necessidade do inconveniente filtro passivo. O amplificador classe D em ponte é chamado por alguns fabricantes de amplificador classe K.

Classe H - Nestes amplificadores, a tensão da fonte de alimentação varia conforme o sinal de entrada, de forma a só fornecer ao estágio de saída a tensão necessária a seu funcionamento. A tensão da fonte pode variar entre dois ou mais valores, acompanhando assim de forma aproximada o sinal de saída. Dessa maneira, a tensão sobre os dispositivos de saída se mantém, em média, muito menor do que em um amplificador classe AB. Reduz-se então a potência dissipada nestes dispositivos, consumindo então muito menos energia para a mesma potência de saída. O estágio de saída é, na realidade, uma classe AB cuja fonte varia "aos pulos" conforme a potência requerida. Em potências baixas, quando a fonte não chega a comutar, o amplificador classe H se comporta exatamente como se fosse uma classe AB de baixa potência. As vantagens do amplificador classe H são evidentes: menor consumo, menor tamanho e menor peso que o classe AB. A desvantagem é a qualidade inferior de áudio, principalmente nas freqüências mais altas, causadas pela comutação da fonte, que transparece para a saída em forma de distorção de transição. Quanto maior o número de comutações de tensão de fonte, maior é o rendimento energético e pior é a qualidade sonora. Os amplificadores classe H são os mais usados, em sistemas de sonorização, para a reprodução de subgraves e graves, onde se requerem as maiores potências e também onde os defeitos da classe H não afetam a qualidade sonora. É preciso deixar claro que os amplificadores classe H não são melhores para os graves - mas são, realmente, mais econômicos e atendem perfeitamente à necessidade.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 11348
Localização : São Roque - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por fheliojr em Sex Dez 30, 2011 3:14 am

seria legal se dessem um exemplo, ao menos, de amps. de cada uma destas classes.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 9576
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por andremega em Sex Dez 30, 2011 3:52 am

Velho, esses mini, tipo mb200, são, acredito que todos, classe D. Isso inclui amps específicos de guitarra e potências com 1 unidade rack, como os powersoft e os finados ps800 da soundtech (em geral com menos de 10kg e potência de 400w RMS pra cima, sem variar muito o peso).

Os maiores, tipo a familia RB, acredito que sejam classe AB. Sempre grandes, esquentam, consomem, mas são verdadeiros tanques. Os monitores de audio que pesquisei até agora (Genelec, KRK e Behringer) são todos AB, com exceção de alguns subwoofers, que usam classe D.

Dos demais, só sei que existem. Que saiba nunca vi (a não ser que algum equipamento que eu tenha use um deles como amp de headphone!).


andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2877
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Rodrigo M. em Sex Dez 30, 2011 8:36 am

Bacana, deu pra entender um pouco melhor.
Rodrigo M.
Rodrigo M.
Membro

Mensagens : 558
Localização : Porto Alegre/RS

http://about.me/rdmacedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por zanforlin em Sex Dez 30, 2011 8:56 am

Se não me engano, os VOX AC30 e AC15 são classe A. Os peavey classic 30, são classe B
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Thales_Sr em Sex Dez 30, 2011 10:43 am

O Vox AC30 é classe AB
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7380
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO em Sex Dez 30, 2011 11:04 am

Muito bom mesmo. claps
Útil, tanto para leigos, quanto para os iniciados Very Happy

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por allexcosta em Sex Dez 30, 2011 11:06 am

Complicado isso...

Eu leio agora e esqueço daqui a 5 minutos. Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45252
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Nando Vasques em Sex Dez 30, 2011 11:14 am

allexcosta escreveu:Complicado isso...

Eu leio agora e esqueço daqui a 5 minutos. Laughing
Não tem nada de complicado nesse assunto.
Por Ex:
Classe A Todos os GKs do mundo
Classe B (de bosta) Ampegs e derivados q tenham muitos botoes
Entendestes bem agora? Besta
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4644
Localização : Nova Friburgo RJ Brasil.

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por zanforlin em Sex Dez 30, 2011 11:15 am

Complicado isso...

Eu leio agora e esqueço daqui a 5 minutos.

+1


Isso é algo totalmente para engenheiros hehe. Acho que nem devia vir na especificação do amp, à não ser no manual. É o velho item que ninguém entende, mas que o marketing fala mais alto.

Quando é classe A então, é a primeira coisa que vem do lado da marca e modelo.
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por allexcosta em Sex Dez 30, 2011 11:18 am

Nando Vasques escreveu:Classe B (de bosta) Ampegs e derivados
Entendestes bem agora?

Ah tá, finalmente alguém explicou com termos para leigos. Entendi perfeitamente. Obrigado, Latinando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45252
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Fabio Motta em Sex Dez 30, 2011 11:31 am

Eu não conhecia este assunto, agora conheço e não entendo absolutamente nada ! facepalm
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Tonante em Sex Dez 30, 2011 11:37 am

Nando Vasques escreveu:
allexcosta escreveu:Complicado isso...

Eu leio agora e esqueço daqui a 5 minutos. Laughing
Não tem nada de complicado nesse assunto.
Por Ex:
Classe A Todos os GKs do mundo
Classe B (de bosta) Ampegs e derivados q tenham muitos botoes
Entendestes bem agora? Besta

Fiquei com preguiça de ler... obrigado presidente!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3475
Localização : BH

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por ct.colela em Sex Dez 30, 2011 1:02 pm

fheliojr escreveu:seria legal se dessem um exemplo, ao menos, de amps. de cada uma destas classes.
Gk muitos são ab mas hoje mais da metade da familia gk esta na classe d
Mark bass=d
gens bens=d
david eden= a mairoria classe ab alguns classe d
epifani=d
waricki=ab
ampeg classe ab e alguns novos classe d
mesa boogie classe ab
trace elliot classe ab
swr classe ab
obs: muitos dos amplis citados como classe ab podem ter modelos da linha classe d,pois não estou atualizado com novos lançamentos das marcas citadas
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3334
Localização : Orlândia

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Sonikado em Sex Dez 30, 2011 1:23 pm

zanforlin escreveu:
Complicado isso...

Eu leio agora e esqueço daqui a 5 minutos.

+1


Isso é algo totalmente para engenheiros hehe. Acho que nem devia vir na especificação do amp, à não ser no manual. É o velho item que ninguém entende, mas que o marketing fala mais alto.

Quando é classe A então, é a primeira coisa que vem do lado da marca e modelo.
Não tem nada de engenharia aí. Nada mesmo, deveria ser conhecimento comum.
Porque? Pela classe tu tem uma visão fácil relação de potência x peso(e evita jogadas falsas de marketing), pra quem carrega o dito pra tudo quanto é lado isso economisa um bom tempo garimpando informações escondidas no manual Very Happy

Sonikado
Membro

Mensagens : 1178
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por allexcosta em Sex Dez 30, 2011 1:27 pm

ct.colela escreveu:gens bens=d
epifani=d

A GB tem amps AB.
A maioria dos Epifani é AB também.

Em amps de baixo se for de tamanho normal e relativamente pesado é AB, se for pequeno e leve é D.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45252
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Eliseumohr em Sex Dez 30, 2011 1:30 pm

Muito bom!
agora não vou ficar mais boiando no assunto!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por jiroumaru em Sex Dez 30, 2011 1:40 pm

Classe D também é muito utilizado para home theaters devido ao tamanho reduzido.
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por allexcosta em Sex Dez 30, 2011 1:44 pm

Complementando, TODOS os amps classe D de baixo e a maioria de caixas amplificadas de PA e Home Theater usam os mesmos amplificadores modelo ICEpower fabricados pela Dinamarquesa Bang & Olufsen.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45252
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Sonikado em Sex Dez 30, 2011 2:00 pm

jiroumaru escreveu:Classe D também é muito utilizado para home theaters devido ao tamanho reduzido.
Diz isso pro Harman/Kardon AVR3600. Very Happy
Geralmente quando o HT é muito muito pequeno ele usa CI's(tipo o TDA2050, google it), só que aí já não sei direito quanto à classe deles.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1178
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por ct.colela em Sex Dez 30, 2011 2:01 pm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213072714-amplificador-digital-de-2500w-com-mosfet-placa-montada-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213533896-pre-amplificador-de-audio-c-controle-de-grave-medio-e-agudo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208887986-fonte-chaveada-pro-nosso-amplificador-de-3000w-da-triell-_JM
é só montar seu ampli classe d
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3334
Localização : Orlândia

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por fheliojr em Sex Dez 30, 2011 2:13 pm

allexcosta escreveu:
ct.colela escreveu:gens bens=d
epifani=d

A GB tem amps AB.
A maioria dos Epifani é AB também.

Em amps de baixo se for de tamanho normal e relativamente pesado é AB, se for pequeno e leve é D.

o GK 1001 RB II é AB, neh?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 9576
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Thales_Sr em Sex Dez 30, 2011 4:09 pm

Sim.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7380
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por fheliojr em Sex Dez 30, 2011 4:25 pm

up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 9576
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Acsjunior em Dom Fev 19, 2017 8:48 pm

Recussitando esse tópico, vcs escolheriam qual dos 2 se estiverem na mesma faixa de preço, um hartke lh500, que seria classe A, ou o recente hartke TX 600?, Que seria classe D??? Estou nessa dúvida e vi pouca coisa sobre o TX

Acsjunior
Membro

Mensagens : 10
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por gsfteodoro em Seg Fev 20, 2017 1:59 pm

Eu iria de LH500 por não conhecer o TX600. Mas, se tivesse a escolha do HA3500, com certeza compraria esse.

PS: Só pra deixar registrado neste tópico, o TC Electronics BH 550 / BH 800 não são classe D e sim, B (que, por sinal, para os meus ouvidos, é o melhor dos mini-amplificadores).
gsfteodoro
gsfteodoro
Membro

Mensagens : 4875
Localização : Brezil

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por rafacar em Seg Fev 20, 2017 4:01 pm

Esse lançamento da Hartke está uma tentação!
Não tem como não ir nele!
Deve ser excelente como todo o resto da linha.
Compra lá e depois conta para nós suas impressões.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 743
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por castrodg em Seg Fev 20, 2017 5:41 pm

gsfteodoro escreveu:
PS: Só pra deixar registrado neste tópico, o TC Electronics BH 550 / BH 800 não são classe D e sim, B (que, por sinal, para os meus ouvidos, é o melhor dos mini-amplificadores).

de onde você tirou essa informação? no site da TC não fala nada, e acho bem improvável esse amp ser classe B.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 59
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por JAZZigo em Seg Fev 20, 2017 6:02 pm

^
Parece que o amigo castrodg tem razão, Guilherme. Acho que o Class B descrito no manual não se refere à seção de amplificação de áudio, mas apenas à de interface digital do equipamento (porta USB, Tone Print etc.).

 Amplificadores e suas classes! Captura_de_Tela_2017_02_20_a_s_17_47_40
Fonte: http://cdn-downloads.tcelectronic.com/media/4047706/tc_electronic_bh550_bh800_manual_english.pdf
JAZZigo
JAZZigo
Membro

Mensagens : 12343
Localização : Asa Norte, Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por castrodg em Seg Fev 20, 2017 6:25 pm

Exatamente JAZZigo, dando uma rápida pesquisada aqui esse class B se refere a adequação do produto ou algo assim, ele pode ser A ou B.

Canadian ICES-003:
https://www.ic.gc.ca/eic/site/smt-gst.nsf/vwapj/ices-003-i6-v2-e.pdf/$file/ices-003-i6-v2-e.pdf

Além disso no manual dele fala sobre radiofrequências e etc, o que comprova que o estágio de potência é sim classe D(que trabalha com PWM em alta frequência).
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 59
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Raul S. em Seg Fev 20, 2017 7:33 pm

"ICES-003: Estabelece os requisitos técnicos relativos aos ruídos de rádio gerados por Equipamentos de Tecnologia da Informação (ITE)"

Essa norma canandese prevê limites de ruído em duas categorias: Classe A para operação não residencial e Classe B para operação residencial. Esse trecho acima foi retirado de uma nota técnica referente a um servidor de rede.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1420
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por arturbmallmann em Seg Fev 20, 2017 11:41 pm

Assunto bem tretoso este. Classe D são menores, mais leves, mais eficientes e teoricamente geram menos distorção(mais fiéis), porém a qualidade é muitas vezes questionada.

Classe AB são grande e pesados, geralmente tem um transformador gigante ou toroidal(bastante qualidade, mais compactos e causam pouquíssimas distorções, porém tem grande influência no preço), são bastante confiáveis, menos eficientes que os D, tem o "som quente"(fruto de distorções harmônicas que podem ser bem vindas), porém bem mais eficientes que classe A pura, que falar a verdade não existe em lugar algum mais, apenas entre alguns audiófilos devido a alta fidelidade dos mesmo.

Mas tem outros fatores importantes como qualidade do projeto, da construção e dos componentes utilizados. Não pode-se generalizar os méritos de modelos específicos para nenhum dos dois lados. O que importa é a reputação do projeto. Eu prefiro escolher o amp, não a classe Razz .
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 1986
Localização : Mondaí-SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por castrodg em Ter Fev 21, 2017 1:16 am

Eu não tenho nada contra os classe D, aliás sou a favor de menos tamanho e mais eficiência... mas confesso que nunca cheguei a tocar em um e tenho muita curiosidade, e certo ceticismo quanto a qualidade do som, então não posso falar muito além do conhecimento técnico.

Mas junto a isso, se der algum problema, pra arrumar depois não é qualquer um que vai fazer, como em um classe AB convencional. Eu acho que o pessoal tem mais medo disso.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 59
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por arturbmallmann em Ter Fev 21, 2017 4:21 am

/\ Com certeza.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 1986
Localização : Mondaí-SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por gsfteodoro em Ter Fev 21, 2017 8:36 am

castrodg escreveu:
gsfteodoro escreveu:
PS: Só pra deixar registrado neste tópico, o TC Electronics BH 550 / BH 800 não são classe D e sim, B (que, por sinal, para os meus ouvidos, é o melhor dos mini-amplificadores).

de onde você tirou essa informação? no site da TC não fala nada, e acho bem improvável esse amp ser classe B.

JAZZigo escreveu:^
Parece que o amigo castrodg tem razão, Guilherme. Acho que o Class B descrito no manual não se refere à seção de amplificação de áudio, mas apenas à de interface digital do equipamento (porta USB, Tone Print etc.).

 Amplificadores e suas classes! Captura_de_Tela_2017_02_20_a_s_17_47_40
Fonte: http://cdn-downloads.tcelectronic.com/media/4047706/tc_electronic_bh550_bh800_manual_english.pdf

É que eu não estou em casa agora mas tem esta informação, não me recordo se na etiqueta na parte de cima do amplificador ou se no painel traseiro.
E também "sinto" ser diferente pois, dos minis, ele foi o único que não comprime quando extremamente exigido.
Ele tem som de amplificador grande... Não sei como explicar...
gsfteodoro
gsfteodoro
Membro

Mensagens : 4875
Localização : Brezil

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Willian Casagrande em Ter Fev 21, 2017 9:36 am

castrodg escreveu:Eu não tenho nada contra os classe D, aliás sou a favor de menos tamanho e mais eficiência... mas confesso que nunca cheguei a tocar em um e tenho muita curiosidade, e certo ceticismo quanto a qualidade do som, então não posso falar muito além do conhecimento técnico.

Mas junto a isso, se der algum problema, pra arrumar depois não é qualquer um que vai fazer, como em um classe AB convencional. Eu acho que o pessoal tem mais medo disso.

O que se ganha em praticidade, se perde em qualidade de som, pelo menos para mim. Não gostei da voz de nenhum classe D que já experimentei. Aqueles Ampegs da série PF são tristes, e o pior é que tem em todo estúdio e bar.
Esse negócio da manutenção é mesmo complicado. Tem colega forista aqui que já gastou uma boa grana pra arrumar.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3608
Localização : Londrina/PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 21, 2017 9:44 am

Tecnologia é um lance interessante.
Acho que os amps classe D ainda estão na "infância" de seu desenvolvimento...
IMHO, o que a 1º coisa que interessa em um amp é confiabilidade...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 13689
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Willian Casagrande em Ter Fev 21, 2017 9:49 am

^ Sim. Depois disso, não muito atrás, vem a voz. Pra portabilidade eu nem ligo, sinceramente.
Vi uma frase do Rico aqui uma vez muito boa: "O dia em que a tecnologia me entregar um amp de 1 kg com o som que eu quero, aí eu vou usar. Enquanto isso, carrego peso". É bem o que penso, até que seja atingido por uma hérnia ou algo do tipo...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3608
Localização : Londrina/PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 21, 2017 10:08 am

Willian Casagrande escreveu:^ Sim. Depois disso, não muito atrás, vem a voz. Pra portabilidade eu nem ligo, sinceramente.
Vi uma frase do Rico aqui uma vez muito boa: "O dia em que a tecnologia me entregar um amp de 1 kg com o som que eu quero, aí eu vou usar. Enquanto isso, carrego peso". É bem o que penso, até que seja atingido por uma hérnia ou algo do tipo...
Acho que o pessoal anda muito "fracote"...
Além de não ser mais garoto, tenho problemas sérios de coluna (já perdi os movimentos das pernas...) e não sou forte...
Mas não me aperreio em carregar peso e carregar, quando necessário, amp e caixa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 13689
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Willian Casagrande em Ter Fev 21, 2017 10:12 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Acho que o pessoal anda muito "fracote"...
Além de não ser mais garoto, tenho problemas sérios de coluna (já perdi os movimentos das pernas...) e não sou forte...
Mas não me aperreio em carregar peso e carregar, quando necessário, amp e caixa...

Pode crer rsrs. Eu estou com tendinite nos braços e carrego peso mesmo assim. Meu combo já beira os 30 kg e o head + caixa que vou montar já vai beirar os 50 kg. Vida que segue.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3608
Localização : Londrina/PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por castrodg em Ter Fev 21, 2017 11:33 am

Rapaz esses Ampegs aí só vejo falar mal, ainda não toquei neles. Mas esse TC aí é muito interessante, imagina a mão na roda que é pra gravação, nem precisa levar aquela pedalboard gigantesca hahaha

O que já passei de raiva em gig não ta no livro... prefiro carregar peso e não ter problemas nenhum depois scratch
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 59
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por ct.colela em Ter Fev 21, 2017 12:06 pm

Não adianta repetir,uns olham equipamentos como mero acessórios de se carregar,e não se dão conta que é uma parte importante do som,gastam fortuna com baixos caros ,prés, pedais, cabos ,cordas e no final das contas vão tocar com um classe d ligado em uma caixinha com 1x12 feita de mdf
eu não entendo a logica disso tudo
O que adianta ter as melhores armas,mas ir para a guerra com mamonas de munição???
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3334
Localização : Orlândia

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 21, 2017 12:12 pm

ct.colela escreveu:Não adianta repetir,uns olham equipamentos como mero acessórios de se carregar,e não se dão conta que é uma parte importante do som,gastam fortuna com  baixos caros ,prés, pedais, cabos ,cordas e no final das contas vão tocar com um classe d ligado em uma caixinha com 1x12 feita de mdf
eu não entendo a logica disso tudo
O que adianta  ter as melhores armas,mas ir para a guerra com mamonas de munição???
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 13689
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Willian Casagrande em Ter Fev 21, 2017 12:20 pm

ct.colela escreveu:
O que adianta  ter as melhores armas,mas ir para a guerra com mamonas de munição???

Mamona mancha a roupa que é uma beleza, pelo menos Laughing
É tudo verdade. Um amp tosco mata o som dos pedais, do baixo, de tudo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3608
Localização : Londrina/PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por afonsodecampos em Ter Fev 21, 2017 12:39 pm

gsfteodoro escreveu:É que eu não estou em casa agora mas tem esta informação, não me recordo se na etiqueta na parte de cima do amplificador ou se no painel traseiro.
E também "sinto" ser diferente pois, dos minis, ele foi o único que não comprime quando extremamente exigido.
Ele tem som de amplificador grande... Não sei como explicar...

O meu é o BH550, este da foto. Aqui no trabalho só tenho esta mas posso fotografar o detalhe completo logo mais a noite.

 Amplificadores e suas classes! 8DOl7ZE?r

http://m.imgur.com/8DOl7ZE?r
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5017
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Raul S. em Ter Fev 21, 2017 5:52 pm

equipamento digital Classe B ≠ amplificador de potência Classe B.

todos os produtos comercializados nos Estados Unidos e Canadá são obrigados a apresentar uma nota ou selo de conformidade da Comissão Federal de Comunicações (FCC, no caso dos EUA) ou órgão equivalente, que prevê duas categorias de operação: A - industrial, e B - residencial, referentes à compatibilidade eletromagnética (EMC) e a níveis de ruído e interferência (ITE, IC ou ICES).

 Amplificadores e suas classes! Designed
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1420
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

 Amplificadores e suas classes! Empty Re: Amplificadores e suas classes!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum