Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sambas Enredo

+5
DenisLM
Claudio
fheliojr
allexcosta
edumerino
9 participantes

Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 2:26 pm

Resolvi criar este tópico (que talvez já nasça morto) pra ver se tem alguém mais por aqui que gosta de sambas enredo. Não gostaria que o tópico se tornasse sobre "eu gosto de carnaval" ou "eu odeio carnaval". A idéia é falar dos sambas musicalmente, se agrada, se não agrada, qual agrada e tals...

De repente o pessoal do Rio tem um know how legal pra falar do tema (adianto que, na minha opinião, só no Rio são feitos sambas decentes, não consigo gostar das músicas aqui de SP...).

Enfim, alguém mais aqui gosta do assunto?

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por allexcosta Ter Jan 10, 2012 3:30 pm

Tem alguns que eu consigo escutar e até gostar da letra. Gosto também de escutar o cavaquinho.

Clássicos como Bumbum paticumbum prugurundum, Sonhos do Vice-Rei ou Voa Canarinho Voa eu escuto, mas dificilmente consigo ouvir outro samba-enredo depois. A queda pra menor e a volta pro maior deixa tudo meio com cara de "déjà vu", pelo menos pra mim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por fheliojr Ter Jan 10, 2012 3:37 pm

ué, tds os sambas nao têm os mesmo arranjo? Twisted Evil poke

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 3:37 pm

Isso é fato, repetição de fórmulas faz a coisa ficar meio cansativa... Mas me animei a fazer este tópico justamente porque ouvi dois sambas desse ano que me chamaram muito a atenção em termos de qualidade/originalidade: Portela (falando da Bahia, ok, isso não é lá a coisa mais original do mundo) e Vila Isabel (falando de Angola, também não é a coisa mais original do mundo). Mas o conjunto melodia/letra está acima da média atual nos dois casos!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Claudio Ter Jan 10, 2012 3:55 pm

A única coisa que consigo achar interessante em Samba Enredo, é o trabalho de pesquisa realizado para poder desenvolver o tema, que acabam sempre abordando muitos aspectos históricos e culturais do país que na maior parte nem conhecemos.

Tirando isso, qualquer batucada proveniente de manifestações carnavalescas, é algo que me irrita profundamente. Neste aspecto eu nasci no país errado, aqui no Rio eu vivo cercado dessa joça... prefiro meu "retiro" no CarnaJazz.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 4:04 pm

Meu caso é engraçado. Eu curto "rock" e ponto. Pouco fujo disso e sou muitas vezes rotulado como "cabeça fechada". Não gosto de "samba" de uma forma geral, não consigo ouvir Beth Carvalho, Arlindo Cruz, nada disso.
MAS gosto de samba enredo, exclusivamente de samba enredo... É estranho, deve ser herança do meu pai que ouvia muito isso na minha meninice...

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por DenisLM Ter Jan 10, 2012 4:04 pm

eu acho bizarro de uma forma geral e repetitivo por motivos óbvios.
mas pensando em ritmos brasileiros populares sou muito mais esse tipo de carnaval (e música também) que axé, pagodinho, funk carioca.....
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Amagomes Ter Jan 10, 2012 5:47 pm

edumerino escreveu:Resolvi criar este tópico (que talvez já nasça morto) pra ver se tem alguém mais por aqui que gosta de sambas enredo.

Eu fui um grande fã,gostava muito mesmo. Na década de 70 tínhamos verdadeiras obras primas de letra e melodia. E tinha os vinis de 1970 até o ano de 1983, à partir daí o nível começou a cair vertiginosamente na mesma proporção em que o andamento e o número de compositores de cada samba aumentava... . Em tempo: Não sou e nem nunca fui chegado a carnaval, o meu interesse sempre foi puramente musical, nos sambas e nas baterias.


Última edição por Amagomes em Ter Jan 10, 2012 7:54 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 5:58 pm

^to nessa também, o negócio não é o "carnaval" em si, e sim os sambas, as melodias, bateria, cordas. Aliás meu pai tinha muitos vinis dessa época também... Sei lá, depois do hit do Salgueiro "Peguei o Ita no Norte" com o famoso "Explode, coração, na maior felicidade..." a coisa partiu pro oba-oba.

Mas ainda acho que tem coisas boas, ouça o samba de 2010 da Vila Isabel composto pelo Martinho da Vila em homenagem ao Noel Rosa, acho de extremo bom gosto!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por DenisLM Ter Jan 10, 2012 6:07 pm

edumerino escreveu:^to nessa também, o negócio não é o "carnaval" em si, e sim os sambas, as melodias, bateria, cordas. Aliás meu pai tinha muitos vinis dessa época também... Sei lá, depois do hit do Salgueiro "Peguei o Ita no Norte" com o famoso "Explode, coração, na maior felicidade..." a coisa partiu pro oba-oba.

Mas ainda acho que tem coisas boas, ouça o samba de 2010 da Vila Isabel composto pelo Martinho da Vila em homenagem ao Noel Rosa, acho de extremo bom gosto!

nuss, eu lembro disso! meu pai era fã!
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 6:11 pm

^tá vendo! Esse foi hit tipo "aí se eu te pego" ahuahua Ainda "toca" nos estádios de futebol por sinal.
Outro hit é aquele "hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, eu to feliz...". Doces lembranças da infância! Meu querido pai curtia muito nos momentos pingaiada dele!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Amagomes Ter Jan 10, 2012 7:59 pm

Eu sempre gostei mais daqueles mais melódicos,geralmente em tom menor. Esse aqui é um clássico, considerado um dos mais bonitos de todos os tempos:



Os sambas eram verdadeiras aulas de história...

Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por allexcosta Ter Jan 10, 2012 8:32 pm

^ Muito bom esse Ama, não conhecia...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Ter Jan 10, 2012 8:42 pm

Muito muito bom Amagones, não conhecia esse! Aliás, clicando no link do youtube desse vídeo tem muitos outros clássicos! Muito bom! Bastante crítico, isso é ótimo...

Bom, pra comparar as épocas, aqui vai o da Portela 2012, pelo que andei lendo na net vem sendo apontado como um dos melhores dos últimos anos, eu gostei. O estilo é mais "animado" mas acho que combina bem com o tema...



____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jan 10, 2012 8:53 pm

Apesar de ser rockeiro, eu gosto de todos os sambas da Escola de Samba Gaviões da Fiel. Não sei porque...
Hehehehe!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por allexcosta Ter Jan 10, 2012 8:59 pm

Muito bom esse samba da Portela 2012...

Se os caras tivessem coragem de colocar um especial de bateria tipo Olodum ali no meio então ia ficar perfeito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Amagomes Qua Jan 11, 2012 8:30 am

allexcosta escreveu:^ Muito bom esse Ama, não conhecia...

Esse ano, 76,além de "Os Sertões" teve vários sambas antológicos, como os da Portela, Império Serrano e esse aqui, o do primeiro título da Beija-flor, outro clássico:




Aqui uma raridade. Desde 76,o Único ano em que o Samba da Beija-Flor , não foi gravado pelo Neguinho no disco, na avenida não me lembro se ele estava.

Beija-Flor 1977.


Última edição por Amagomes em Qua Jan 11, 2012 3:24 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Qua Jan 11, 2012 9:33 am

Vou ouvir esse, não consigo gostar de nenhum samba da Beija-Flor desde a época dos vinis do meu pai...não sei o que acontece.

Esse da Império Serrano é fantástico. Eles reeditaram esse desfile acho que em 2009, a gravação ficou legal também (com o irmão do Neguinho da Beija Flor), mas o antigão não tem comparação!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Claudio Qua Jan 11, 2012 2:27 pm

Desde quando passei a compreender o mínimo sobre música brasileira, eu acho que o nome "Samba Enredo" meio equivocado. Deveria ser Batucada Enredo, ou Batuque Enredo, ou qualquer outra coisa que o valha, menos Samba Enredo.

Quando eu digo pra alguém que gosto muito de Samba, vem sempre aquela pergunta ingrata de responder: "Já ouviu os Sambas das escolas dese ano? qual a tua escola?"

Aí eu tenho que explicar que quando eu me refiro o termo SAMBA, estou falando de: Noel Rosa, Zé Keti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, João Nogueira, Paulinho da Viola e outros...

Mas o pior mesmo, quando digo que gosto de Samba, e vem um pra perguntar se eu costumo ouvir o Exalta Samba... aí eu respondo: @#$%!(@)$#@riu, seu !@#$%$#$#@ta.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por edumerino Qua Jan 11, 2012 2:35 pm

Acho que isso entra na discussão dos gêneros que rolou no tópico sobre o "top of mind forró". São subgêneros dentro de um gênero maior... Estou longe de ser expert no assunto mas os compositores de samba-enredo costumam cultuar todos estes autores citados (Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho ano passado, Vila Isabel homenageou Noel e por aí vai). Apenas a abordagem do samba-enredo é outra (entendendo por "abordagem" a estrutura musical propriamente dita, a coisa da batucada e tals).

Passo pelo mesmo quando tenho que explicar que gosto de rock e metal: "nããão...Sepultura não toca o tipo de som que gosto...é diferente e blablabla"...

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por allexcosta Qua Jan 11, 2012 2:36 pm

ClaudioBass escreveu:gosto muito de Samba

Legal, eu também...

Já ouviu o novo disco do É o Tchan? hide

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Claudio Qua Jan 11, 2012 2:43 pm

Tiro Tiro Tiro Furioso

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por andremega Qua Jan 11, 2012 2:58 pm

ClaudioBass escreveu:Desde quando passei a compreender o mínimo sobre música brasileira, eu acho que o nome "Samba Enredo" meio equivocado. Deveria ser Batucada Enredo, ou Batuque Enredo, ou qualquer outra coisa que o valha, menos Samba Enredo.

Quando eu digo pra alguém que gosto muito de Samba, vem sempre aquela pergunta ingrata de responder: "Já ouviu os Sambas das escolas dese ano? qual a tua escola?"

Aí eu tenho que explicar que quando eu me refiro o termo SAMBA, estou falando de: Noel Rosa, Zé Keti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, João Nogueira, Paulinho da Viola e outros...

Mas o pior mesmo, quando digo que gosto de Samba, e vem um pra perguntar se eu costumo ouvir o Exalta Samba... aí eu respondo: @#$%!(@)$#@riu, seu !@#$%$#$#@ta.


Reza a lenda que a transformação do samba-enredo no que conhecemos hoje foi o LP. Quando foram registrar em estúdio para fazer o Disco das Escolas de Samba, havia necessidade de colocar as letras dentro dos 2 a 3 minutos disponíveis para cada uma, o que exigiu acelerarem o andamento. Aí acabaram fundindo algumas figuras rítimcas tradicionais do gênero, distanciando do samba cadenciado.

Como bom concurso, fica tudo quase igual pra diferenciarem em pequenos detalhes. tanto que sempre tratam as músicas em tom menor como grande exceção, como algo pouco convencional.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Amagomes Qua Jan 11, 2012 3:27 pm

ClaudioBass escreveu:Desde quando passei a compreender o mínimo sobre música brasileira, eu acho que o nome "Samba Enredo" meio equivocado. Deveria ser Batucada Enredo, ou Batuque Enredo, ou qualquer outra coisa que o valha, menos Samba Enredo.
Quando eu digo pra alguém que gosto muito de Samba, vem sempre aquela pergunta ingrata de responder: "Já ouviu os Sambas das escolas dese ano? qual a tua escola?"
Aí eu tenho que explicar que quando eu me refiro o termo SAMBA, estou falando de: Noel Rosa, Zé Keti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, João Nogueira, Paulinho da Viola e outros...

Cláudio,

Discordo de que o termo "samba enredo"seja equivocado...é apenas um entre os mais de 30 tipos de samba catalogados e conhecidos na MPB segundo J.R. Tinhorão e outros pesquisadores.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por refuse / resist Qui Jan 12, 2012 10:27 am

As vezes em festas de fim de ano da família meu tio começa a colocar umas músicas de carnavais antigas... tem umas bem legais! haha. Não sei se é a cerveja =p

edumerino escreveu:Passo pelo mesmo quando tenho que explicar que gosto de rock e metal: "nããão...Sepultura não toca o tipo de som que gosto...é diferente e blablabla"...

Ah, eu gosto de Sepultura :p

____________________________
He who does not punish evil, commands it to be done. - Leonardo da Vinci
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Sambas Enredo  Empty Re: Sambas Enredo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos