Rastilho (NUT)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rastilho (NUT)

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 12:42 pm

Galera estou com uma duvida

ontem eu na minha incrivel distração digo ate um pouco de burrice comprei um jogo de cordas com a bitola da sizona de 135 porem meu rastilho (NUT) estava com abertura para 130 resultado na hora de afinar a sizona o NUT quebrou, vou ter q desembolsar uma grana pra arrumar. queria saber se eu colocar a abertura do NUT para cordas 0.45 , 0.65, 0.85, 105, 135 e depois for colocar com a sizona em 130 ou menor da algum problema na sonoridade ou no encaixe das cordas????
walldynamus
Membro

Re: Rastilho (NUT)

Mensagem por Raissa em Seg Jan 30, 2012 1:22 pm

Se a espessura da corda for maior que a do nut, ficará apertado, a corda não encaixará, resultando a quebra do nut e vários outros problemas, como de trastejamento. Se a espessura da corda for menor do que o "slot" (rasgo) do nut, vai ficar sobrando espaço podendo trastejar também. Se o problema for para alargar o rasgo do nut é até fácil de resolver, lixando ou limando cuidadosamente até chegar a espessura adequada. Se a cavidade do slot for maior do que a espessura da corda, ou, porventura você alargá-la na hora de lixar, já é mais complicado., pois terá que comprar outro nut ou fazer gambiarra. O melhor a fazer é pedir para um luthier competente e de confiança confeccionar um para você.
Raissa
Membro

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 1:31 pm

^^ no meu caso o nut quebrou mesmo como vou ter q levar pro luthier fazer outro entao é melhor fazer o slot para o tamanho q eu quero entao porque eu estava pensando em deixar para 135 pq quando por uma 130 iria caber tranks mas pelo visto pode trastejar entao vou deixar na medida de 130 mesmo
walldynamus
Membro

Mensagem por subgrave em Seg Jan 30, 2012 3:44 pm

Pede pro seu luthier fazer de osso.

subgrave
Banido

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 4:28 pm

é ja estava pensando em fazer isso mesmo.
walldynamus
Membro

Mensagem por heitor_pg em Seg Jan 30, 2012 5:09 pm

Eu faria com a medida da corda maior mesmo. Não acredito que 0.005" vá fazer tanta diferença. É muito comum trocar encordoamento 0.045 por 0.040e conseguir boa regulagem.
heitor_pg
Membro

Mensagem por GusVCD em Seg Jan 30, 2012 6:26 pm

walldynamus escreveu:^^ no meu caso o nut quebrou mesmo como vou ter q levar pro luthier fazer outro entao é melhor fazer o slot para o tamanho q eu quero entao porque eu estava pensando em deixar para 135 pq quando por uma 130 iria caber tranks mas pelo visto pode trastejar entao vou deixar na medida de 130 mesmo

Amigão, usar "virgula" e "ponto" ajudariam bastante... desisti de ler no meio do caminho pela confusão...
GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 6:34 pm

GusVCD escreveu:
walldynamus escreveu:^^ no meu caso o nut quebrou mesmo como vou ter q levar pro luthier fazer outro entao é melhor fazer o slot para o tamanho q eu quero entao porque eu estava pensando em deixar para 135 pq quando por uma 130 iria caber tranks mas pelo visto pode trastejar entao vou deixar na medida de 130 mesmo

Amigão, usar "virgula" e "ponto" ajudariam bastante... desisti de ler no meio do caminho pela confusão...

no meu caso o nut quebrou mesmo, como vou ter q levar pro luthier fazer outro entao é melhor fazer o slot para o tamanho q eu quero(130). porque eu estava pensando em deixar para 135 e quando por uma 130 iria caber tranks, mas pelo visto pode trastejar entao vou deixar na medida de 130 mesmo.

espero ter ajudado a compreender melhor.
walldynamus
Membro

Mensagem por GusVCD em Seg Jan 30, 2012 6:43 pm

A tá, agora ficou claro... eu já tive uma pancada de baixos em abertura pra encordoamento .045 e coloquei cordas .040, e nunca tive problemas... só deixar o fundo da abertura ligeiramente concavo, q qualquer uma das cordas assenta sem problemas...
GusVCD
Moderador

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 6:48 pm

pois eh mas o meu problema nao foi nas cordas de baixo e sim na sizona. meu medo é fazer a abertura do nut para corda sizona 135 e quando eu colocar uma 130 por ai dar algum problema de trastejamento ou algo parecido. ta certo q 5mm nao influenciariam tanto mas melhor se previnir né kkk. porque se der alguma zica eu prefiro fazer abertura para 130mm.
walldynamus
Membro

Mensagem por GusVCD em Seg Jan 30, 2012 6:55 pm

Bom, vc já tem a sua resposta então! Agora é só executar. What a Face
GusVCD
Moderador

Mensagem por walldynamus em Seg Jan 30, 2012 6:58 pm

é amanha meu bb615 estará no luthier cedo para os reparos aproveitar e dar uma reguladinha...
walldynamus
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: