Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

3 participantes

Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por cazandré Qua Fev 01, 2012 1:01 am

Tenho um Lakland DJ5 com o J-retro onboard, tenho algumas dúvidas em relação a gravação mais simples:

Leio sempre por aí que o VT bass é um preamp e que também um simulador. Quando existe a necessidade de fazer uma gravação direta (D.I.) de baixo com o objetivo de utilizar, nesse caso, o VT Bass como simulador de amp, a mistura deste pedal com o J-Retro do Lakland seria redundante? Ou o J-Retro + D.I. já resolve uma gravação direta?
cazandré
cazandré
Membro

Mensagens : 40
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 01, 2012 7:09 am

^
O J-Retro + DI simples já resolve sim. No entanto, se você for usar algum tipo de distorção (overdrive, fuzz ou distortion), então uso de um emulador/modelador/simulador de amp seria recomendável. Wink

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por allexcosta Qua Fev 01, 2012 8:03 am

Não existem muitas regras quanto a isso, mas o usuário deve entender que uma ótima regulagem em um pré com uma ótima regulagem em um segundo pré ou pedal não necessariamente dará um ótimo som, pois algumas frequências se cancelam e outras se exacerbam.

Use o ouvido, respeite a estrutura de ganho e tudo ficará bem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por cazandré Qua Fev 01, 2012 8:02 pm

JAZZigo escreveu:^
O J-Retro + DI simples já resolve sim. No entanto, se você for usar algum tipo de distorção (overdrive, fuzz ou distortion), então uso de um emulador/modelador/simulador de amp seria recomendável. Wink

Jazzigo, vou usar os meus pedais Heart Blower OD e Moby Dick do Ed nessa gravação. Por favor, se possível, gostaria de entender/aprender o motivo do uso da emulação/simulação de amp.
cazandré
cazandré
Membro

Mensagens : 40
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por cazandré Qua Fev 01, 2012 8:07 pm

allexcosta escreveu:Não existem muitas regras quanto a isso, mas o usuário deve entender que uma ótima regulagem em um pré com uma ótima regulagem em um segundo pré ou pedal não necessariamente dará um ótimo som, pois algumas frequências se cancelam e outras se exacerbam.

Use o ouvido, respeite a estrutura de ganho e tudo ficará bem.

Exatamente, senti uma presença de som estranha na mistura do J-retro e outro pré, na gravação.
cazandré
cazandré
Membro

Mensagens : 40
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por cazandré Qua Fev 01, 2012 8:08 pm

Pelo pouco tempo de uso do J-Retro, já percebi que a fama dele é verdadeira.
cazandré
cazandré
Membro

Mensagens : 40
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 01, 2012 9:21 pm

cazandré escreveu:
JAZZigo escreveu:^
O J-Retro + DI simples já resolve sim. No entanto, se você for usar algum tipo de distorção (overdrive, fuzz ou distortion), então uso de um emulador/modelador/simulador de amp seria recomendável. Wink

Jazzigo, vou usar os meus pedais Heart Blower OD e Moby Dick do Ed nessa gravação. Por favor, se possível, gostaria de entender/aprender o motivo do uso da emulação/simulação de amp.
Opa, Cazandré!

Não sei explicar tecnicamente o que acontece (talvez alguém aqui no fórum possa fazê-lo), mas é um fato. A maioria dos pedais de saturação/distorção foi projeta para funcionar com amplificador. Raros são so pedais de overdrive, fuzz ou distortion que possuem saída pronta para conexão em linha, para citar alguns: os Tech 21 SansAmp, os AMT Electronics, os Swell Pedals, entre outros poucos. Não sei se o Ed's Mod Shop Heart Blower e o Moby Dick se encaixariam entre eles, acredito que não, mas basta fazer um teste antes de você entrar no estúdio, gravando qualquer coisa em casa e ouvir por si mesmo. Para gravação com overdrive, fuzz ou distortion, minha recomendação é um bom amp/caixa microfonado ou um simulador de amp, de preferência, analógico, ou mesmo um digital. Por via das dúvidas, vá para o estúdio com um SansAmp Bass Driver DI ou um Para Driver DI emprestado e troque uma idéia com o engenheiro de som! Wink

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por cazandré Qui Fev 02, 2012 2:22 am

Ok, Jazzigo,
Muito obrigado. Agora já visualizo um caminho a seguir com esses pedais. O timbre do Heart Blower OD é muito bom, só preciso de um bom D.I. Como se trata de uma pré-produção, meu foco é a estrutura de composição das músicas, e o SanspAmp, sendo indicado por você me deixa mais tranquilo.
Lá na frente da gravação vou partir para o uso do sistema amp/mic.

Abraços.
cazandré
cazandré
Membro

Mensagens : 40
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass  Empty Re: J-Retro onboard + Tech 21 Sansamp VT bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos