Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peter Hook

+4
Eduardo Tob
Normando Neto
Pedroporto01
Zubrycky
8 participantes

Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Peter Hook

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 02, 2012 5:25 pm

Como não encontrei nenhum tópico dedicado a ele, decidi criar um tópico dedicado a um baixista que se tornou uma grande influência para mim: Peter Hook, baixista do Joy Division, New Order, Revenge, Monaco e Freebass.

Para começar, eis alguns vídeos dele ao vivo com o Joy Division.






____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Pedroporto01 Sáb Abr 13, 2013 6:21 pm

Eu tava pesquisando sobre os Yamaha série BB dos anos 80 e acabei chegando nesse vídeo bem interessante onde ele (Peter Hook) mostra pra um fã como tocar a levada de 'Love Will There Us Apart'.
Achei o timbre muito legal (engraçado quando o fã não segura um "wow" ao ouvir a primeira nota soando com aquele timbre).
Não sei se eu saberia chegar num timbre muito parecido.
O ponto de partida com certeza é palheta+chorus (ou seria flanger?).
Mas acredito que vai além disso: parece ter também reverb e uma saturaçãozinha...


[i]
Pedroporto01
Pedroporto01
Membro

Mensagens : 79
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Normando Neto Sáb Abr 13, 2013 7:31 pm

Sou fã do Peter / Joy Division / New Order, também... Aliás, rock inglês dos 80's é minha praia... O Cure é outra banda que tem um baixista fantástico, o Simon Gallup...

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Eduardo Tob Sáb Abr 13, 2013 7:35 pm

^ Simon Gallup me fez tocar contrabaixo! Very Happy

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Zubrycky Qui Abr 25, 2013 12:53 am

Lembrando que Peter Hook também fez parte do New Order. What a Face hyper


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Eduardo Tob Qui Abr 25, 2013 11:02 am

New order é lindo

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Edu Fettermann Qui Abr 25, 2013 11:10 am

Não curto muito essa onda gótica/pós-punk não, mas até que curti algumas músicas do The Cure.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Pedroporto01 Sex Abr 26, 2013 9:58 am

Edu Fettermann escreveu:Não curto muito essa onda gótica/pós-punk não, mas até que curti algumas músicas do The Cure.

Posso estar enganado e fazendo um julgamneto muito baseado no meu gosto.
Mas tenho a impressão que pra curtir Joy Division e New Order é necessário "entrar na onda" mesmo.
Já o The Cure é uma banda que, mesmo que a pessoa não goste, é fácil perceber a qualidade e originalidade das composições.
É uma grande banda em vários aspectos. Continuam fazendo shows impecáveis, produzindo discos relevantes e ainda sendo fieis às raízes depois de 35(?) anos de estrada.

E, só pra não desviar completamente do tópico...
o Peter Hook é um baixista extremamente influente e original. Diria até que uma das peças fundamentais da sonoridade pós-punk.
A grande característica dele são as linhas melódicas executadas em registros altos (pro normal do contrabaixo).
Li numa entrevista há muuuuito tempo atrás que o motivo pelo qual ele tinha o costume de tocar em registros mais agudos era que "quando começou, costumava a tocar em equipamentos muito ruins, e tocando mais no agudo ficava mais fácil de ser ouvido".
Pedroporto01
Pedroporto01
Membro

Mensagens : 79
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Emerson Rickenbacker Dom Jul 07, 2013 1:29 pm

Sou fanático por Joy Division/New Order e as linhas de Peter Hook me fizeram aprender a tocar baixo. Baixista fantástico.
Emerson Rickenbacker
Emerson Rickenbacker
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por luisb Qua Jul 10, 2013 9:19 pm

é verdade baixista fantástico, gosto mais do baixo em joy division. mais visceral, mais rock. mais alguns ensaios e toco a colectanea substance do primeiro ao ultimo tema. ele passou por lisboa para tocar temas dos joy division...infelizmente não pude ir algo que vou-me arrepender pro resto da vida.

luisb
Membro

Mensagens : 23
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por WHead Sex Abr 19, 2019 8:44 pm

Saudações. 
Inspirados pelo Sex Pistols e toda a urgência do punk rock inglês, Peter Hook e Bernard Sumner formaram o Joy Division em 1976, em Salford, Inglaterra. Na verdade o nome só veio no final de 77 mas Hook já estava lá desde o início. Hook disse que seu estilo de tocar baixo surgiu da necessidade de se fazer ouvir frente ao volume da guitarra de Bernard Sumner. Muito plausível. Das cópias de Gibson EB-0 e Rickenbacker 4001, que ele usou nos primeiros anos da banda, passando pelo  Shergold Marathon de seis cordas, até o Yamaha BB734 e o Eccleshall 335 que o acompanha hoje em seu projeto "Peter Hook and the Light", mais de 40 anos se passaram sem que Hook se separasse de seu grande parceiro: o pedal Electro-Harmonix Clone Theory.
No ano em que "Unknow Pleasures", primeiro álbum da Joy Division completa 40 anos, resolvi homenagear a banda e o disco através dessa simples menção à Peter Hook e seus instrumentos.
Abraço. 




https://youtu.be/SwbG7x_6Mm8
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2711
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

peter hook - Peter Hook Empty Re: Peter Hook

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos