Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza do baixo

+3
Laysson
GeTorres
Yanbaixo
7 participantes

Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Limpeza do baixo

Mensagem por Yanbaixo Dom Fev 05, 2012 11:36 pm

Eu estou querendo limpar meu baixo, mais to com medo de tirar as cordas e o braço empenar, eu queria dicas, se tem alguma forma de tirar as cordas e nao danificar o braço.
Eu vo usar oleo de peroba na escala que é Rosewood e passar bombril nos trastes, tem algum problema?
e os parafusos, posso usar qualquer tipo, quero trocar todos, a maioria ta enferrujado.
Me desculpa se ja existe algum topico com esse tema, mais esse baixo é filho unico, se detonar nao vo ver um baixo tao cedo kkkkk

Yanbaixo
Membro

Mensagens : 4
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por GeTorres Seg Fev 06, 2012 12:37 am

Seja bem vindo ao FCBBr Yanbaixo!

Pode tirar as cordas para efetuar a limpeza sim, não vai demorar e assim não tem problema.

Mas aconselho que você faça uma procura pela ferramenta de busca do fórum, que fica no canto superior a direita, com certeza temos muito material sobre o assunto. Para facilitar para você hoje, veja o link abaixo

11 Tópicos somente sobre limpeza e conservação dos nossos queridos filhos!!
https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=limpeza+e+conserva%E7%E3o

Quanto aos parafusos, não é qualquer um não!!! Tem lojas que vendem parafusos de instrumentos. Não vai colocando qualquer parafuso no bass não!!! Isso é uma judiação com o filho e isso não se faz! (heheheheh)> Mas é sério!

Não deixe de apresentar-se em:
https://www.contrabaixobr.com/t19703p250-novos-membros-se-apresentem-aqui-continuacao
Assim toda a galera vai te conhecer, e você recebe o "boas vindas oficial" do Mister Cantão

Leia a carta de boas vindas do Tio Allex, é muto legal:
https://www.contrabaixobr.com/t61-carta-oficial-de-boas-vindas

E como todo lugar temos regras, peço que as leia, inclusive a netqueta.
https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
https://www.contrabaixobr.com/t14382-netiqueta-para-foruns

Grato pela atenção Yanbaixo!!!

Sinta-se em sua casa baixista! up


____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Laysson Seg Fev 06, 2012 12:40 am

Bom, pra uma limpeza rápida, creio não haver problemas não. Sugiro dar uma lida no tópico sobre Regulagem Básica pra não ter problemas quanto a colocação das cordas e a regulagem de tensor. Sempre que troco as cordas, faço esse procedimento com uma limpeza e hidratação na escala com o óleo de peroba. Também dedico um tempo aos trastes. Eu sempre colocava fita crepe na escala antes de passar esponja de aço nos trastes, pra prevenir arranhões e desgastes elevados. Hoje eu uso um protetor em que cobre a escala e deixa exposto apenas o traste a ser polido. Já vi a recomendação de usar esponja de aço pra limpar a escala, como creio que necessite de uma suavidade bem maior, acredito que o ideal seja um procedimento separado pra cada parte caso queira usar o mesmo método. Com relação aos parafusos, é bem isso que o GeTorres falou. No mais, seja bem vindo ao fórum e também recomendo seguir as dicas do colega!
up
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por ifernandes Ter Fev 07, 2012 7:26 pm

eu na minha leiguice, sai descendo o dedo no bombril, na escala, e nos trastes D: meu baixo nao tem construçao de alto nivel nem nada, acho que por isso, nao teve problemas..
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Laysson Ter Fev 07, 2012 7:30 pm

Pois é, os meus também são medianos. Mas já vi algumas escalas de rosewood, em que tinha acabamento encerado na escala. Tenho uma guitarra assim, fui passar a esponja nela, e percebi que essa camada encerada tava saindo. Daí desisti de continuar e fiz limpeza com um pano mesmo, e pros trastes usei essa proteção.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por ifernandes Ter Fev 07, 2012 7:53 pm

o meu nem chega a ser mediano hm
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por marcellonapinha Sáb Fev 25, 2012 9:11 pm

O meu, eu faço o seguinte:

- Retiro as cordas uma por uma
- passo pano seco para retirar residuos.
- Limpo os trastes com bombril, com muito cuidado
- Limpo o corpo, escalas, trastes e headstock com Alcool Isopropilico e algodão
- retiro o alcool seco com pano seco
- passo Cera autbomotiva para dar brilho e proteção.
- coloco as cordas e afino novamente

E esta pronto !!!!

*** Agora minha pergunta, um amigo disse que posso limpar o corpo, trastes, escalas e parte de Hardware com Freon, não em spray, mas em liquido totalmente puro !!!
Estou com duvidas, alguem pode me ajudar ??
marcellonapinha
marcellonapinha
Membro

Mensagens : 59
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Fev 26, 2012 10:24 am

Dêem uma lida nos tópicos que aparecem aqui na busca, que responderá a praticamente todas as dúvidas sobre limpeza de instrumentos, como bem apropriadamente o Gê colocou:

11 Tópicos somente sobre limpeza e conservação dos nossos queridos filhos!!
https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=limpeza+e+conserva%E7%E3o

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Rdg Bass Dom Fev 26, 2012 10:40 am

O meu Tagima quando levei para o luthier reformar, peguei todos parafusos e fui em uma loja de parafuso com cada um dos que tinha no baixo, e achei todos na mesma medida e em inox ainda, mas tinha preto, galvanizado, latão etc.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Yanbaixo Seg Mar 05, 2012 12:31 am

Obrigado pessoal, as dicas ajudaram muito

Yanbaixo
Membro

Mensagens : 4
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por GeTorres Seg Mar 05, 2012 3:41 am

Rdg Bass escreveu:O meu Tagima quando levei para o luthier reformar, peguei todos parafusos e fui em uma loja de parafuso com cada um dos que tinha no baixo, e achei todos na mesma medida e em inox ainda, mas tinha preto, galvanizado, latão etc.

Rdg, no caso dele vai ser complicado isso, quem mora em SP, como é seu caso tem facilidades para muitas coisas, ruas que vendem produtos para públicos específicos (Noivas = Rua São Caetano no Bom Retiro / Artigos para eletro-eletrônicos = Rua Santa Efigênia / Sacoleiros = Rua 25 de março / Ferramentas Florêncio de Abreu e por ai vai! Hehehe 28 anos em SBC e 2 de motoboy te ensina os macetes!)

Mas o colega que abriu o tópico é de Teresina, eu creio que ele não terá a mesma facilidade que você teve. Conheço pessoas no ML que vendem parafusos cromados específicos para instrumentos, pode sair um pouco mais caro, mas é bem melhor que um parafuso comum no baixo.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Yanbaixo Ter Mar 13, 2012 1:11 am

Ja consegui ajeitar o baixo, levei ele em um luthier e la tinha os parafusos que eu presisava.

Yanbaixo
Membro

Mensagens : 4
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos